quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

TUFÃO MELOR DEIXA MORTOS NAS FILIPINAS

Casas modestas danificadas pelo tufão ‘Melor’ (Foto: Carisma Sayat / AFP Photo)

Pelo menos nove pessoas morreram após a passagem pelo centro das Filipinas do tufão "Melor", que castigou a região durante dois dias com ventos de até 185 km/h e fortes chuvas que causaram grandes danos materiais, informaram nesta quarta-feira (16) as autoridades locais.

Em Manila, fortes tempestades na terça-feira (15) à noite inundaram ruas e perturbaram o tráfego, mas nesta quarta-feira a água começou a baixar na cidade de 12 milhões de habitantes.

O tufão atravessou o centro do arquipélago, de leste para oeste, depois de tocar a terra na segunda-feira em Samar, uma ilha de 1,5 milhão de habitantes.

Na madrugada desta quarta-feira cruzou lentamente a ilha de Mindoro, uma zona agrícola de 1,2 milhão de moradores, antes de seguir par o Mar da China meridional.

O balanço aumentou depois que as autoridades de Mindoro, que fica 120 km ao sul de Manila, anunciaram a morte de cinco pessoas.

Quatro mortes foram registradas em Samar.
Casa destruída na província de Sorsogon, ao sul de Manila (Foto: Carisma Sayat / AFP Photo)

O Conselho de Gestão e Redução do Risco de Desastres indicou em seu último relatório que o tufão Melor danificou a rede elétrica de pelo menos uma província, cinco cidades e 88 municípios, por isso, centenas de milhares de pessoas ficaram sem luz.

O Melor também forçou a retirada de mais de 730 mil pessoas de suas casas e causou grandes danos na infraestrutura e em milhares de imóveis.

Somente na província de Samar do Norte, mais de 7 mil casas ficaram completamente destruídas, segundo as autoridades.

O tufão deixou o território filipino na noite de terça (15), várias horas depois do previsto pela agência meteorológica Pagasa, depois que o sistema desacelerou seu deslocamento, de 17 para 9 km/h.

Apesar disso, 12 províncias seguem em estado de alerta e mais da metade delas suspenderam as aulas em todos os centros educativos devido à possibilidade de que as intensas chuvas continuem.

Enquanto Melor, que é chamado de "Nona" pelas autoridades locais, ainda se encontra nas águas territoriais do arquipélago das Filipinas, outra forte tempestade pode chegar ao país.

Segundo anunciou o Centro de Advertência de Tufões dos EUA, um "ciclone tropical importante" está se deslocando a uma velocidade de 17 km/h no Oceano Pacífico em direção noroeste, rumo ao arquipélago asiático.

Entre 15 e 20 tufões passam todos os anos pelas Filipinas durante a temporada de chuvas, que começa geralmente em junho e termina em novembro.

AUTOR: G1/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE:

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU