domingo, 6 de dezembro de 2015

ATENTADO MATA GOVERNADOR DO IÊMEN, ESTADO ISLÂMICO REIVINDICA ATAQUE

Jaafar Mohammed Saad, governador da cidade de Áden, no Iemên, morreu neste domingo (6) junto com cinco de seus guarda-costas em um atentado com carro-bomba, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.

O veículo explodiu em uma rua próxima à sede da IV Zona Militar durante a passagem do comboio no qual as vítimas viajavam, depois que o governador saiu de sua casa, situado no bairro de Al Tauahi, com destino a seu trabalho.

Várias testemunhas disseram à Efe que a explosão deixou totalmente calcinado o veículo do governador e causou um enorme buraco na estrada.

Também em Áden, vários desconhecidos assassinaram no sábado a tiros o presidente de um tribunal especializado em casos de terrorismo e na organização Al Qaeda, quando viajava em seu carro.

Estes dois ataques confirmam a deterioração da segurança que afeta a cidade de Áden, escolhida como sede provisória do governo iemenita desde a fuga do presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi da capital Sana em fevereiro passado.
O Estado Islâmico, em comunicado divulgado em seu serviço de mensagens, disse que detonou um carro cheio de explosivos sobre a comitiva de Saad no centro do distrito de Tawahi, em Áden, e prometeu mais operações contra "os chefes da apostasia" no Iêmen.

A filial local do grupo islâmico tem intensificado as operações desde a eclosão da guerra civil no Iêmen, surgindo como uma rival forte para a Al-Qaeda na Península Arábica (AQAP), o principal grupo militante no país nos últimos anos.

O grupo lançou ataques espetaculares contra bases de segurança e mesquitas administradas por forças Houthi que controlam a capital, Sanaa. Os houthis, que seguem o ramo xiita Zaydi do Islã, têm enfrentado uma coalizão de forças, principalmente árabes do Golfo, que começou ataques aéreos contra eles em março.

O atentado acontece um dia após ataques matarem um oficial sênior do exército e um juiz que havia presidido o julgamento de militantes suspeitos de bombardear o navio de guerra norte-americano USS Cole em Aden em 2000, em dois ataques separados na cidade.

Em outubro, quatro homens-bomba haviam detonado carros em quarteis-generais temporários do governo do Iêmen e dois postos da coalizão árabe, matando mais de 12 pessoas.
FOTOS: GOOGLE

AUTOR: UOL/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE:

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU