O Ceará foi o segundo Estado com mais processos julgados durante a primeira edição da ação em 2014
Espera-se que 273 processos sejam julgados pelo Tribunal de Justiça do Ceará de hoje até sexta-feira, como parte da segunda edição da Semana Nacional do Júri. Serão ao menos 29 sessões em Fortaleza e outras 243 no interior do Estado.
Iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ação acontece em 27 tribunais de Justiça do País, com a perspectiva de julgamento de 3.142 processos, um aumento de 28% em relação aos enviados a júri na mobilização de 2014.
Uma das prioridades nos processos é a cronologia. Quanto mais antigo, mais próximo de ser julgado na Semana. Outro critério são os crimes de repercussão social grave.
O Ceará, Pernambuco, Bahia e Goiás são os Estados com mais processos listados para a Semana Nacional do Júri.
No ano passado, dos 2.442 processos levados a júri popular durante a 1ª Semana Nacional do Júri, 1.523 julgamentos terminaram em condenações para os acusados e houve 751 absolvições. No mesmo período, 241 unidades judiciais de todo o País realizaram pelo menos quatro sessões do júri.
O objetivo da iniciativa, encampada também pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Ministério da Justiça, é levar a julgamento especialmente réus de processos referentes a crimes praticados pelo menos cinco anos antes.
AUTOR: DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU