segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

VIOLÊNCIA FORA DE ESTÁDIO DE FUTEBOL NO CAIRO, DEIXA 22 MORTOS

Veículo pega fogo após enfrentamentos em frente ao estádio Air Defense, no subúrbio do Cairo, na madrugada de segunda (9) (Foto: AP)

Vinte e duas pessoas morreram do lado de fora de um estádio de futebol no Egito, no domingo, depois que as forças de segurança impediram a entrada de torcedores, informou a procuradoria.

A maioria dos mortos ficou sufocada quando a multidão saiu em correria depois que a polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar os torcedores que tentavam entrar a força na partida da liga egípcia entre dois times do Cario, Zamalek e Enppi, de acordo com médicos e testemunhas.

Jogos de futebol costumam ser foco de violência no Egito. Em fevereiro de 2012, 72 torcedores morreram durante uma partida em Port Said, e desde então o governo limitou o número de pessoas permitidas em cada partida. Em alguns casos, torcedores tentam invadir arenas em que não estão autorizados a entrar.

A relação entre as forças de segurança e as torcidas organizadas do Egito está marcada pela tensão desde o levante popular de 2011 que acabou com o regime do autocrata Hosni Mubarak, em que os torcedores de futebol tiveram um papel-chave nos protestos nas ruas.

A procuradoria determinou a prisão dos líderes do grupo de torcedores do Zamalek Cavaleiros Brancos após o incidente de domingo, de acordo com a mídia estatal.

Em sua página no Facebook, os Cavaleiros Brancos descreveram os 22 mortos como "mártires" e acusaram as forças de segurança de cometerem um "massacre".

Apesar da violência, a partida foi disputada e terminou com um empate de 1 x 1.

Depois do jogo, o governo anunciou em nota que o campeonato será suspenso por período indeterminado.

AUTOR: REUTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU