quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

AGENTES DESCOBREM TÚNEL DE 8 METROS NA PENITENCIÁRIA DO SERIDÓ (RN)

Segundo direção do presídio, túnel possui aproximadamente 8 metros de comprimento (Foto: Divulgação/Coape)

Um túnel com aproximadamente 8 metros de extensão foi descoberto, na manhã desta quinta-feira (18), escavado sob um dos pavilhões da Penitenciária Estadual do Seridó, que fica na cidade de Caicó, a pouco mais de 250 quilômetros de Natal. O buraco foi aberto a partir da cela 9 do Pavilhão C, onde estão mais de 160 presos. O 'Pereirão', como é mais conhecido o presídio, possui atualmente 526 detentos.
“Todos os presos que estão neste pavilhão certamente fugiriam se não tivéssemos descoberto o túnel”, afirmou ao G1 o diretor da unidade, o agente penitenciário Alex Alexandre.

Ainda segundo o diretor, o túnel foi escavado com barras de ferro e outras ferramentas artesanais. Todo o material foi encontrado e apreendido. "Dentro do buraco havia até uma gambiarra feita com fios, bocais e lâmpadas, o que atesta que os presos estavam trabalhando principalmente durante a noite e madrugada. A areia retirada do buraco foi ensacada e armazenada dentro de uma das celas", acrescentou.

Alex disse também que será instaurada uma sindicância para que se identifique os presos responsáveis pela escavação.
Areia retirada do buraco foi ensacada e armazenada dentro de uma das celas (Foto: Divulgação/ Coape-RN)

A descoberta do túnel no Pereirão é a terceira tentativa de fuga em massa frustrada no sistema prisional potiguar somente neste mês de dezembro.
Caverna foi encontrada no dia 9 sob o Pavilhão 1 de Alcaçuz (Foto: Divulgação/Coape-RN)

Caverna
No último dia 9, uma 'caverna' com mais de 15 metros quadrados foi descoberta escavada embaixo do Pavilhão 1 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. Segundo a direção, pelo menos 250 presos planejavam a maior fuga da história da unidade. No local, estão encarcerados parte dos presos investigados na Operação Alcatraz, deflagrada no início do mês e que aponta a existência de facções ditando regras e comandando crimes a partir de presídios do Rio Grande do Norte.

Neste último final de semana, uma retroescavadeira foi enviada á unidade para empurrar areia e brita para dentro do buraco. Algumas passagens da galeria, que possuíam aberturas para o interior das celas, foram concretadas.

Túnel
Já no dia 3, também em Alcaçuz, uma revista realizada no Pavilhão 4 encontrou um túnel na quadra usada pelos detentos para o banho de sol. Na ocasião, o diretor da penitenciária explicou que os presos utilizaram sacos de areia e o próprio piso de pedra da quadra para esconder o túnel. "Fizeram um corte naquele espaço e camuflaram com pedras. O local é usado pelo menos quatro vezes por semana para banhos de sol e visitas íntimas. São momentos em que os presos sabem que não há uma segurança mais enérgica", ressalta o diretor. Ivo Freire acredita que vários detentos se revezaram para cavar o túnel.

Alcaçuz
Alcaçuz foi inaugurada em 1998. Quando erguida, chegou a ser considerada pelo Estado como unidade de segurança máxima. Em 2012, a unidade passou dois meses interditada por condições degradantes de estrutura.
Presos usaram sacos de areia e piso para cobrir túnel no Pavilhão 4 de Alcaçuz (Foto: Divulgação/ Sejuc-RN)

AUTOR: G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE:

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU