domingo, 26 de outubro de 2014

40 PESSOAS PRESAS NO CEARÁ POR CRIMES ELEITORAIS

No Ceará, 40 pessoas foram presas por crimes eleitorais (Foto: Juscelino Filho/G1)

No Ceará, 40 pessoas foram presas na manhã deste domingo (26) por crimes eleitorais, segundo a Polícia Federal. Cinco pessoas foram presas no Bairro João XXIII por crimes de boca de urna; eles foram flagrados distribuindo material de campanha em veículos com som alto com jingles de um dos candidatos a governador do Ceará.

No Bairro Álvaro Weyne, duas pessoas foram flagradas distribuindo santinhos de campanha. Em Fortaleza, uma carreta – proibida no dia da eleição – foi dispersada na Avenida Leste-Oeste. Duas pessoas foram detidas na carreata, uma delas vai responder também por desacato aos policiais militares.

Apesar do número de denúncias, o presidente da Comissão de Segurança da Justiça Eleitoral, Mauro Liberato, classifica este segundo turno como “muito tranquilo”.

A legislação permite a manifestação "individual e silenciosa" da preferência do eleitor por um partido ou candidato na hora da votação "portando exclusivamente bandeiras, broches, dísticos e adesivos". Mas é proibido pedir voto para o candidato aos demais eleitores. A lei não cita especificamente o uso de camisas e bonés, porém os ministros entendem que se o eleitor usar esses itens nas condições acima, não há problema.

A Justiça Eleitoral ressalta que a lei proíbe, no entanto, a aglomeração de pessoas com material de propaganda de candidatos, por isso não é recomendado que famílias e grupos vão votar vestindo camisas dos candidatos ou partidos, por exemplo, pois os fiscais podem entender como propaganda eleitoral.

O Exército Brasileiro, por meio da 10ª Região Militar, atua no 2º turno das eleições 2012, que acontece neste domingo (26), no Ceará. Serão 2.500 militares à disposição da Justiça Eleitoral distribuídos entre 11 municípios já confirmados: Fortaleza, Caucaia, Maranguape, Pacatuba e Maracanaú, além de zonas eleitorais de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Sobral, Crateús e Aracati. O reforço foi solicitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao Ministério da Defesa.

AUTOR: G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU