quarta-feira, 4 de junho de 2014

VULCÃO INTENSIFICA ERUPÇÃO NO ALASCA E PÕE REGIÃO EM ALERTA VERMELHO

Foto tirada no dia 30 de maio mostra erupção do vulcão Pavlof no Alasca (EUA) (Foto: REUTERS/Paul Horn/Alaska Department of Fish and Game/Handout via Reuters)

Um vulcão do Alasca (EUA) que tem expelido cinzas e lava há anos entrou em erupção com uma nova intensidade nesta semana, soprando uma nuvem de fumaça e cinzas de 7.315 metros, levando os cientistas a emitir o seu mais elevado alerta vulcânico em cinco anos, disseram as autoridades nesta terça-feira.

Mas a ação intensa do vulcão Pavlof, localizado em uma região desabitada cerca de 966 quilômetros a sudoeste de Anchorage, até agora não tem atrapalhado qualquer tráfego aéreo regional. O clima favorável tornou mais fácil para os aviões contornarem a área afetada.

Ainda assim, a erupção era intensa o suficiente para o Centro de Observação de Vulcões do Alasca emitir o seu primeiro alerta vermelho desde 2009, quando o Monte Redoubt teve uma série de erupções que lançaram cinzas a 15.240 metros de altura.

"Isso significa que ele pode ficar em erupção por semanas ou mesmo meses", disse a geóloga do observatório Michelle Coombs sobre o alerta. "Eu não acho que nós ficaremos no (alerta) vermelho durante todo esse tempo, mas deve durar algum tempo com base no seu passado."

AUTOR: REUTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU