domingo, 22 de junho de 2014

FELIPE MASSA GARANTE POLE NA ÁUSTRIA

Massa comemora vitória com a esposa após ter emplacado uma volta espetacular nos segundos finais do Q3 e assegurado a primeira posição no grid FOTO: REUTERS

Viena. Felipe Massa acabou com um jejum de quase cinco anos dos pilotos brasileiros ao conquistar neste sábado a pole-position no Grande Prêmio da Áustria, oitava prova da temporada na Fórmula 1, em dobradinha da escuderia Williams.

Neste domingo, o paulistano largará na frente pela 16ª vez na sua carreira, dividindo a primeira fila com o companheiro de equipe Valterri Bottas. O piloto da Williams conseguiu a pole position nos segundos finais do treino classificatório ao cravar 1min08s759.

Primeiro lugar pós 93 corridas sem sair da primeira posição, Massa acabou triunfando no treino de classificação de uma corrida que estava fora do calendário da F1 desde 2003. Ele não experimentava essa alegria desde quando partiu da ponta do GP do Brasil, onde obteve sua última vitória, que por muito pouco não lhe deu o título do Mundial de 2008, quando o inglês Lewis Hamilton só garantiu o campeonato na última volta da prova em Interlagos.

Comemoração

O resultado de Massa, claro, mereceu muita comemoração. “Fantástico”, celebrou o piloto com o time pelo rádio. Assim que o cronômetro zerou, a esposa Raffaela e o filho Felipinho - de quatro anos, que nunca tinha visto o pai ser pole - correram em direção aos boxes da Williams para abraçar o herói do dia. Antes, na pesagem obrigatória, Massa ainda ganhou um abraço apertado do amigo Fernando Alonso, seu companheiro de Ferrari por quatro anos.

Já a Williams não largava na frente desde o GP da Espanha de 2012, quando o venezuelano Pastor Maldonado conquistou uma vitória surpreendente, sua única na F1. O desempenho da escuderia britânica é surpreendente, já que desbancou a Mercedes, que reinava absoluta nos últimos treinos classificatórios.

Líder do campeonato, o alemão Nico Rosberg largará na terceira posição, dividindo a segunda fila com o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. O outro piloto da Mercedes, o inglês Lewis Hamilton, ficou apenas em nono, depois de cometer dois erros no Q3.

O jovem australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) voltou a ter um bom desempenho e largará em quinto, superando novamente seu companheiro de equipe, o atual tetracampeão Sebastian Vettel, que sequer passou do Q2 e ficou em 13º.

Transmissão

A TV Globo transmite as emoções do GP da Áustria a partir das 9h deste domingo. Na corrida, válida pela oitava etapa da temporada 2014.

Grid de largada

1) Felipe Massa (Williams)
1m08s759
2) Valtteri Bottas (williams)
1m08s846 +0s087
3) Nico Rosberg (mercedes)
1m08s944 +0s185
4) Fernando Alonso (ferrari)
1m09s285s +0s526
5) Daniel Ricciardo (renault)
1m09s466 +0s707

AUTOR:DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE:

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU