segunda-feira, 30 de junho de 2014

COPA DO MUNDO 18º DIA: HOLANDA GARANTE VAGA, E COSTA RICA VENCE NOS PÊNALTIS

Depois do Brasil, foi a vez de Holanda e Costa Rica sofrerem para garantir suas vagas nas quartas de finais. Enquanto os europeus correram o risco de eliminação até os 42 minutos do segundo tempo no jogo contra o México, os costarriquenhos só puderam comemorar após a disputa de pênaltis contra a Grécia. 

As duas equipes agora se enfrentam no sábado (5), às 17 horas, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
A primeira seleção a passar sufoco na rodada de domingo das oitavas foi a Holanda. Até os 42 minutos do segundo tempo a vaga era do México, graças a um gol de Giovani dos Santos. Mas, depois do empate com um gol de Sneijder, veio um pênalti sobre Robben, convertido por Huntelaar já nos acréscimos, aos 48 minutos. A penalidade, aliás, foi questionada pelo técnico mexicano, Miguel Herrera, e o próprio Robben admitiu que exagerou na reação, mas garante que o pênalti realmente aconteceu. 

Já para Klaas-Jan Huntelaar, que chutou até bandeirinha na comemoração, a cobrança deu a sensação da “melhor droga do mundo”.
Irritado

Quem não gostou nem um pouco do resultado foi o ator mexicano Gael García Bernal. Ele, que esteve na Arena Corinthians durante a abertura da Copa e incentivou sua seleção no jogo contra o Brasil, postou mensagens no Twitter ao longo da partida e ficou muito irritado com uma brincadeira feita pela companhia aérea holandesa KLM na rede social. Depois de ser xingada por muitos outros mexicanos, a empresa, aliás, apagou o post.
No segundo jogo do dia, a Costa Rica, que se classificou em primeiro lugar em seu grupo e ajudou a eliminar Itália e Inglaterra, encontrou dificuldade para passar pela Grécia. Bryan Ruiz abriu o placar aos 6 minutos do primeiro tempo e a equipe parecia capaz de segurar a vantagem mesmo após a expulsão de Óscar Duarte, aos 21 do segundo tempo. Mas, aos 45 minutos do segundo tempo, Sokratis complicou a vida dos costarriquenhos ao empatar e levar a decisão para uma prorrogação, em que ninguém marcou. 

A definição aconteceu apenas na cobrança do nono pênalti, já que a Costa Rica converteu todas as suas tentativas, mas a Grécia teve o chute de Gekas defendido pelo goleiro Navas. O resultado leva a equipe da América Central às quartas de finais pela primeira vez na história das Copas.
Orgulhoso

Felizes da vida com a classificação inédita, os jogadores começaram a comemorar nas redes sociais ainda no vestiário da Arena Pernambuco, postando selfies e agradecimentos à torcida. E eles não foram os únicos. O presidente da Costa Rica, Luis Guillermo Solís, postou fotos em que aparece comemorando a vitória da seleção ao lado de sua família, incluindo uma selfie onde seu próprio rosto aparece apenas parcialmente. 

“Conseguimos. São gigantes esses jogadores” comemorou em uma das mensagens.
Veja quais serão os próximos jogos das oitavas (todos com horário de Brasília):

- França x Nigéria, na segunda (30), às 13h, no Mané Garrincha
- Alemanha x Argélia, na segunda (30), às 17h, no Beiro-Rio
- Argentina x Suíça, na terça (1°) às 13h, na Arena Corinthians
- Bélgica x Estados Unidos, na terça (1°) às 17h, na Fonte Nova

Veja a tabela completa

Dia seguinte

Um dia depois da classificação do Brasil nos pênaltis, Neymar admitiu que o jogo contra o Chile, no sábado, foi o mais “sofrido” de sua carreira. O jogador brincou ainda dizendo que ganhou alguns cabelos brancos e está morto.
Tchau

Eliminados, os jogadores chilenos voltaram para casa neste domingo. Mas, antes, fizeram questão de posar para uma última foto no Brasil, já na escadaria do avião. O volante Gary Medel postou a foto no Instagram e aproveitou para agradecer a todos que apoiaram o time, que, segundo ele, embarcou “de cabeça erguida”. Ao chegarem a Santiago, foram recebidos por milhares de torcedores e seguiram em carreata até o Palácio La Moneda, onde se encontraram com a presidente, Michelle Bachelet.
Tristeza

Apesar das vitórias de domingo, nem tudo foi alegria para brasileiros e colombianos. O carioca Jairo Ruedo de Oliveira Guimarães, de 69 anos, sofreu um infarto dentro do estádio Mineirão enquanto assistia ao jogo entre Brasil e Chile e faleceu. Em Teresina, o jovem Ruan Pedreira, de 21 anos, foi vítima de bala perdida durante uma briga na comemoração da classificação brasileira e teve morte cerebral declarada na manhã de domingo. E, na Colômbia, foram registradas mais de 3 mil brigas, com pelo menos 34 feridos e uma morte, de uma mulher de 25 anos que foi atingida por uma bala perdida.

‘A gente compra outra’

Feliz com a classificação do Brasil, o empresário Rafael Gambarim, de Umuarama, no Paraná, pensa agora no que fazer para assistir aos próximos jogos. No sábado, empolgado com a defesa de Julio César na primeira cobrança, que impediu um gol de Alexis Sánchez, ele simplesmente quebrou a TV. Um vídeo, no qual Gambarim aparece dando tapas no aparelho até a tela rachar fez muito sucesso, sendo compartilhado mais de 34 mil vezes apenas no Facebook. “Estava meio chateado [com o Sánchez porque] ele fez o gol no Brasil, e na hora que ele errou fiquei exaltado. 

Quando ele passou [na TV] falei ‘toma rapaz’, porque eu tava torcendo para ele perder o pênalti. Foi muita emoção na hora”, contou o empresário ao G1.
Fuleco peruano

O mascote Fuleco nasceu no Peru, torce para o Corinthians, fala espanhol e está hospedado em um hotel do Centro de São Paulo junto com a família - ao menos o Fuleco que fica na região do Vale do Anhangabaú, perto da Fifa Fan Fest. Miguel Angel Loayza Garcia, de 25 anos, chega a ganhar RS$ 400 por dia posando para fotos com a fantasia do personagem. 

O sucesso é tanto que ele até já encomendou uma segunda fantasia, que virá de avião do Peru.
Outra Copa

Criada por duas organizações sociais, a Copa do Mundo dos Refugiados conheceu sua campeã neste domingo. A seleção haitiana venceu a competição após derrotar o Congo por 2 a 0. Os jogadores, homens que estão no Brasil fugindo de guerras ou perseguição, vieram também da Síria, Costa do Marfim, Colômbia e Mali.
AUTOR: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE:

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU