sábado, 17 de maio de 2014

PRESOS COM CATAPORA SÃO TRANSFERIDOS PARA PRESÍDIO

Os presos doentes estavam recolhidos no xadrez do 29ª DP (Pajuçara). A Delegacia vem sofrendo com fugas e superlotação FOTO: AGÊNCIA DIÁRIO
Delegado Jairo Pequeno disse que os outros 11 detentos não foram contaminados FOTO: KIKO SILVA

Quatro presos do 29º DP (Pajuçara) que haviam sido diagnosticados com catapora foram transferidos, na noite de ontem, para um presídio da Grande Fortaleza (Capital e Região Metropolitana). Segundo a Polícia, eles receberão tratamento e serão medicados em área isolada de uma unidade penitenciária para não contaminar outros detentos.

De acordo com o delegado Jairo Façanha Pequeno, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), outros 11 presos recolhidos nos xadrezes do 29º DP já estão tomando remédios. "Eles foram examinados, mas não estão contaminados, por isso, estão tomando remédios e permanecerão por lá", afirmou o delegado.

O recambiamento foi realizado no fim da noite de ontem com o apoio de equipes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), sob a supervisão dos delegados Jairo Pequeno e Vagner Jorge, titular do 29º DP.

Os primeiros sintomas em um dos presos começou na semana passada. A confirmação veio no último dia 14. Conforme o diretor do DPM, após conversas com o Poder Judiciário e a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), foi autorizado o recambiamento de quatro detentos para o presídio. "A Sejus, por meio da coordenadora da Coordenadoria do Sistema Penal (Cosipe), Socorro Matias, foi sensível ao caso e conseguiu as vagas", afirmou.

Surtos

O delegado não descartou a possibilidade de surtos de catapora ou de outras doenças ocorrerem em celas de delegacias da Grande Fortaleza. Jairo Pequeno afirma que a superlotação aliada à questão do aumento de viroses por conta das chuvas têm aumentado os riscos de contaminação para presos e policiais.

A Sejus ressaltou, por meio da Assessoria de Comunicação, que, somente nesta semana, 140 presos foram tirados de delegacias para unidades prisionais.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU