quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

HOMEM É PRESO E CONFESSA TER MATADO ENTEADO FÃ DE RIHANNA, EM SERGIPE

Padrasto de adolescente morto era procurado desde madrugada de sábado (1º) (Foto: Marina Fontenele/G1)

Foi preso na manhã desta quarta-feira (5), em Aracaju, o padrasto que confessou ter matado a facadas, na madrugada de sábado (1°), o adolescente fã da cantora Rihanna Tiago Sobral Valença, de 15 anos, no município de Nossa Senhora do Socorro (SE), na Região Metropolitana. Além do jovem, foram mortos a mãe dele, a dona de casa Vanessa Sobral, de 32 anos, e o irmão, Osvaldo Pereira Júnior, de 9 anos.

O reparador de eletrodomésticos Marcos André Andrade dos Santos, de 32 anos, foi localizado em um ônibus da linha Fernando Collor/Atalaia que trafegava nas imediações do Iate Clube de Aracaju, por volta das 8h da manhã desta quarta.

Segundo o Grupamento Tático de Motos (Getam), foi feita uma denúncia anônima por meio do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no número 190, informando que um homem com características semelhantes às do padrasto estava no coletivo. Uma equipe do Getam conseguiu localizar o veículo e, assim que os policiais entraram nele, Santos tentou fugir pela janela, mas foi impedido, por policiais que cercavam o ônibus.

Durante a abordagem, o homem deu nome falso aos policiais, que fizeram uma comparação da fisionomia dele com fotografias divulgadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que havia decretado a prisão preventiva do padrasto. A polícia, então, constatou que o suspeito encontrado se tratava realmente do foragido.
Pai de Tiago (de boné), Eronilton Santos ficou cara a cara com assassino do filho (Foto: Marina Fontenele/G1)

Ao ser questionado sobre ter reagido à prisão, Santos negou que tenha resistido e informou que iria se entregar e que estava, inclusive, a caminho da delegacia. "A consciência pesou muito e eu já estava decidido a me entregar quando fui encontrado pelo Getam", afirmou.

O padrasto informou que, após ter cometido o triplo assassinato, tentou se matar ao se jogar da ponte do Conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro.

"Não consegui tirar minha vida e me escondi às margens do rio, em uma região de mangue. No dia seguinte, fui até a empresa onde eu prestava serviços, peguei um dinheiro e fui para um terreno no Bairro Aruanda, que fica em uma área distante do Centro de Aracaju, onde passei todos esses dias", relatou.

Ainda segundo o homem, na noite do crime, ele havia chegado em casa, no Conjunto Marcos Freire III, sob o efeito de drogas e álcool. O crime teria sido motivado por ciúmes e uma suspeita de traição.

"Estava fora de mim. Tenho consciência de que sou um monstro. Não lembro muito do que aconteceu, mas sei que havia consumido substâncias em excesso, e fiquei fora de controle. Iniciei uma discussão com a Vanessa e fiquei tomado pela raiva. Peguei uma faca que estava na cozinha e fiz toda essa tragédia."

O adolescente Tiago foi a segunda vítima a ser morta. O irmão menor dele foi morto na sequência. Uma adolescente de 13 anos que estava na residência presenciou tudo e chegou a ser amarrada pelo suspeito, que negou que tivesse tentado estuprá-la.

"Não a estuprei. Tenho plena consciência de que não fiz isso. Lembro que saí de casa transtornado e não retornei mais. Só peço a Deus que livre a minha alma", disse Santos.
Eronilton Santos, pai de Tiago Sobral, foi até a delegacia para ouvir do assassino do filho o real motivo do crime (Foto: Marina Fontenele/G1)

O pai de Tiago, o auxiliar de construção civil Eronilton Santos, e o tio do jovem Helício Pereira foram até a sede do Getam, na Zona Sul de Aracaju, para acompanhar as declarações do padrasto. Bastante nervoso, Helício fez um desabafo e elogiou o empenho da polícia.

"Ele merece morrer, é um monstro que não pode conviver em sociedade. Não podia ter feito o que fez, tirar a vida dos meus sobrinhos. Tiago [era] tão jovem, um menino bom, que só sabia ficar em casa e curtir a paixão dele, que era a cantora Rihanna. Osvaldo [era] tão pequeno, uma criança, que não mereceu piedade nenhuma. Ele [o padrasto] destruiu a nossa família, arrasou com todos. Graças a Deus, a polícia conseguiu colocar as mãos nesse ser horrível", afirmou o tio.
'Ele merece morrer, é um monstro que não pode conviver em sociedade', afirma tio do adolescente
morto no sábado (1°) (Foto: Marina Fontenele/G1)

Já o pai de Tiago se disse aliviado com a prisão do homem e preferiu não entrar em detalhes sobre a oferta feita pela cantora Rhianna.

"Vamos resolver isso aqui primeiro. Quero acompanhar tudo de perto, para ter certeza de que a justiça vai ser feita. Preciso ouvir da boca dele o que o motivou a cometer esse crime bárbaro. Prefiro me ater a isso e, posteriormente, poderei falar sobre a homenagem que pedi [a Rihanna] e a cantora disse que irá fazer ao meu filho. Ela havia oferecido também ajuda financeira, mas não julgo necessário. Mesmo assim, o produtor dela, que tem entrado em contato comigo, tem insistido bastante, mas não é o momento para se falar disso", enfatizou.

Santos foi transferido para o DHPP, por volta das 9h desta quarta-feira. Ele será interrogado pela delegada Thereza Simony, que está cuidando do caso.
Família das vítimas e curiosos acompanharam a transferência do padrasto (Foto: Marina Fontenele/G1)

Em depoimento, uma tia de Tiago contou que, depois de assassinar os três, o padrasto ainda amarrou a sobrinha, obrigou-a a usar drogas e disse que ia comprar cerveja para comemorar. Mas, quando voltou, a menina havia conseguido fugir pela porta dos fundos, levando consigo o filho biológico de Santos e Vanessa, um menino de 5 anos.

Repercussão
O caso ganhou repercussão nacional e internacional quando a cantora Rihanna lamentou a morte do fã brasileiro em seu perfil do Twitter. Ela pediu apoio à família e aos amigos de Tiago e também justiça.
Perfil da cantora Rihanna homenageou fã brasileiro morto (Foto: Reprodução/Twitter Rihanna)

"R. I. P. Para um dos nossos soldados mortos brutalmente assassinado ontem no Brasil! Thiago de 14 anos de idade será eterno em nossos corações!", postou a cantora, que depois escreveu: "Acabo de saber que a mãe e o irmão de Thyago também foram vítimas desse horrível assassinato, em uma reviravolta de acontecimentos! Querido Deus!"

Rihanna ainda colocou uma foto de Tiago em seu perfil na rede social e escreveu: "Vamos mandar nosso apoio para a família e amigos nesses tempos difíceis, pessoal!"

Ajuda
A produção da cantora nos Estados Unidos entrou em contato com a família do fã brasileiro na tarde de segunda-feira (3), para oferecer ajuda financeira.

"Não acreditei quando o rapaz, que é brasileiro, se identificou como produtor dela. Eles queriam saber das despesas com o funeral e disseram que iriam arcar com tudo. Mas informei que tudo já havia sido resolvido e que a melhor forma de a Rihanna ajudar seria homenageando meu filho, assim como ela já havia feito ao colocar a foto dele em seu perfil na rede social", afirmou o pai.

Segundo ele, o produtor insistiu muito para que a família aceitasse uma doação em dinheiro. "Ele passou meu posicionamento à cantora, que não aceitou. Ela quer mesmo que a família aceite ajuda financeira, e pediu que ele insistisse comigo. No entanto, estamos tranquilos quanto a isso, pois o que eu realmente queria era ter o meu filho de volta e isso, infelizmente, não poderei ter. O melhor que ela pode fazer é homenagear o Tiago e cobrar, assim como nós, que o assassino seja preso e que a justiça seja feita", disse Eronilton.

AUTOR: G1/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU