quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

COMEDIANTE SID CAESAR MORRE AOS 91 ANOS NOS ESTADOS UNIDOS

Sid Caesar e Imogene Coca em cena de 'Your show of shows' (Foto: AP Photo/NBC)

Sid Caesar, um pioneiro da comédia na TV que atuou ao lado de Imogene Coca em quadros que se tornaram clássicos e inspiraram uma geração de famosos roteiristas, morreu na manhã desta quarta-feira (12). Ele tinha 91 anos.

Caesar morreu em sua casa em Los Angeles após uma breve doença, de acordo com o porta-voz de sua família, Eddy Friedfeld.

Em seus dois programas mais importantes, “Your show of shows”, exibido entre 1950 e 1954, e “Caesar’s hour”, que foi ao ar de 1954 a 1957, Caesar demonstrou impressionante talento em imitações, sátiras, mímica e esquetes cômicos e reuniu uma equipe de jovens roteiristas que conquistariam fama mundial – incluindo Neil Simon e Woody Allen.

Caesar trabalhava em proximidade com sua equipe, e encontrava inspiração em filmes mudos e estrangeiros e nos absurdos da prosperidade pós-guerra dos anos 50. Entre os que escreveram para Caesar estão Mel Brooks, Larry Gelbart, Simon e seu irmão Danny Simon e Allen, que criava piadas para Caesar e outros artistas quando ainda era adolescente.
Sid Caesar em foto de 28 de setembro de 2005 (Foto: AP Photo/Damian Dovarganes)

Caesar nasceu em 1922 em Yonker, NY, sendo o terceiro filho de um austríaco, dono de restaurante, e sua esposa russa. Ele inicialmente sonhava se tornar um músico, e tocou saxofone em algumas bandas durante a adolescência.

Mas, enquanto ajudava a servir mesas no estabelecimento de seu pai, ele gostava de observar a clientela diversa, e reconhecia o humor acontecendo diante de seus olhos. Seu talento para a comédia foi descoberto quando ele estava servindo na Guarda Costeira durante a II Guerra Mundial e participou de um musical da Guarda Costeira, “Tars and spars”. Mais tarde, ele apareceu em uma versão cinematográfica.
Seu primeiro programa de comédia e variedades na TV, “The admiral Broadway revue”, estreou em fevereiro de 1949, mas saiu do ar em junho. “Your show of shows”, que estreou em fevereiro de 1950, e “Caesar’s show”, lançado três anos depois, atingiram 60 milhões de telespectadores semanalmente e renderam ao seu astro US$ 1 milhão por ano, em uma época em que US$ 5, como ele mais tarde observou, pagavam um jantar para dois.

Quando “Caesar’s hour” saiu do ar, em 1957, Caesar tinha apenas 34 anos. Mas o imperdoável ciclo da televisão semanal teve um preço: sua dependência em álcool e pílulas para dormir. Em 1977, quando estava no palco em Regina, no Canadá, ele repentinamente teve um lapso. Caesar deixou o palco, se internou em um hospital e lidou com a abstinência. Era o início da recuperação, para a qual teve ajuda da esposa Florence Caesar, que ficaria ao seu lado por mais de 60 anos.

AUTOR: AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU