De acordo com o levantamento da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), no mesmo período, 119 denúncias de exploração sexual foram recebidas no Ceará, que ocupa o 9º lugar no ranking nacional de comércio sexual de crianças e adolescentes.
O serviço telefônico é mantido pela Secretaria de Direitos Humanos. O Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) ressalta que abuso e exploração são diferentes. O abuso sexual acontece quando o corpo de uma criança ou adolescente é usado para a satisfação sexual de um adulto, com ou sem o uso da violência física, e pode ser dentro ou fora do ambiente familiar. Já a exploração sexual é caracterizada pelo uso de jovens em atividades sexuais remuneradas, como no comércio do sexo.
Pesquisa por bairros
Pesquisa da Rede Aquarela, programa da Prefeitura de Fortaleza que executa ações de enfrentamento ao abuso contra jovens, na capital cearense apontou os 10 bairros com maior incidência do problema: Barra do Ceará, Jangurussu, Praia de Iracema, Beira-Mar, Praia do Futuro, Castelão, Centro, Avenida Osório de Paiva, Avenida Expedicionários com São Cristovão, um trecho da BR-116 e também nos terminais de ônibus.
"Essa pesquisa foi um marco para gente, em Fortaleza, porque ela quebrou o paradigma de que apenas turistas faziam exploração sexual na cidade. Não é verdade", afirma a coordenadora do Programa Rede Aquarela, Lana Paiva de Souza. Segundo ela, a pesquisa permitiu a realização de um mapeamento mais abrangente.
Além disso, conforme a coordenadora, a pesquisa permitiu também a identificação dos "sentimentos" que motivam, principalmente a exploração sexual. "Não é só a necessidade financeira. Tem também o consumo, a drogadição, a situação familiar conflituosa e até a internet", destaca. O próximo passo, de acordo com Lana, é realizar um trabalho "em rede", mobilizando a população e entidades.
O dia 18 de maio, desde 2000, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Nesta data, no Ceará, serão realizadas atividades do Programa Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes no Território Brasileiro (Pair).
Ao todo, 22 municípios vão participar: Fortaleza, Maracanaú, Maranguape, Itaitinga,Horizonte, Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati, Icapuí, Caucaia, Paracuru, Paraipaba, Trairi, Acaraú, Itapipoca, Camocim, São Gonçalo do Amarante e Jijoca de Jericoacoara.
Atividades em Fortaleza
Na sexta-feira (17), campanhas nos terminais de ônibus com distribuição de material educativo mobilizaram a população. Neste sábado (18), no ginásio Aécio de Borba e no estádio Presidente Vargas, serão realizadas, a partir das 9h, atividades lúdicas e de sensibilização. Às 16h, há jogo simbólico com times formados por autoridades, artistas, humoristas, ex-jogadores e crianças.
Serviço
Denúncias podem ser feitas através do Disque Denúncia: Ligue 100 - Disque Direitos Humanos: 0800. 0252302 - Alô Fortaleza: 0800.2850880 - Os telefones funcionam 24 horas por dia e as ligações são sigilosas.
AUTOR: G1/CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE:
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU