sexta-feira, 5 de outubro de 2012

INCÊNDIO DE 5 DIAS JÁ ATINGE MAIS DE 1000 HECTARES NA SERRA DO IPU (CE)

FOTO ILUSTRATIVA
Um incêndio que ocorre há cinco dias já destruiu mais de 1000 hectares na Serra do Ipu, no Ceará, segundo o chefe de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Ceará, Rolfran Ribeiro. Ele afirma que o incêndio começou na segunda-feira (1°) e ainda não foi controlado.

Segundo Rolfran, duas brigadas do Ibama estão na região, tentando controlar as chamas. Ele afirma que os ventos fortes impedem que o fogo seja apagado mais rapidamente, alastrando o incêndio pela serra. "Já solicitamos até um helicóptero para ajudar na operação", diz. Em contato com o G1, por telefone, o Corpo de Bombeiros disse não ter conhecimento da ocorrência, mas afirmou que que entraria em contato com o Ibama para verificar a situação.

De acordo com Rolfran Ribeiro, ainda não foi possível detectar a origem do incêndio. Ele explica que, caso seja confirmado que o incêndio foi criminoso, a multa para cada hectare de terra queimado é de R$ 1.500. O chefe de fiscalização afirma que para que um agricultor possa fazer uma queimada, é preciso pedir autorização.

O Ibama mantém cinco brigadas contra incêndio nos municípios de Viçosa, Acopiara, Quixadá, Crateús e Jaguaribara, com um efetivo de 75 homens.

AUTOR: G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU