A proposta de se incluir um novo segundo foi colocada em debate no começo do ano, em uma reunião realizada entre o órgão e as Nações Unidas. A razão para se fazer isso é o “excesso de pontualidade” dos relógios ou, em outras palavras, um ligeiro atraso da nosso planeta Terra.
Os países ao redor do mundo utilizam relógios atômicos extremamente eficientes para controlar os seus horários. O problema é que a Terra não consegue acompanhar esse ritmo extremamente preciso durante o seu movimento diário de rotação, e acaba ficando um pouquinho para trás. Dessa forma, se faz necessário lançar mão de um pequeno “truque” para colocar tudo em ordem.
Essa não será a primeira vez que esse “segundo extra” será utilizado para essa readequação de horários. Em 24 outras ocasiões o órgão realizou o trabalho. A última foi recentemente, no dia 31 de dezembro de 2008.
FONTE: IERS, Time and Date e G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
IMPORTANTE:
Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU