domingo, 3 de junho de 2012

EM SALITRE, NO SUL DO CEARÁ, CHOVEU 97% ABAIXO DA MÉDIA EM 2012


O município de Salitre, no Sul do Ceará, sofre com a estiagem. Em algumas localidades da cidade choveu apenas 16 milímetros em 2012, 97,7% abaixo da média, que é de 630 milímetros. O prefeito Agenor Manoel Ribeiro (PT) decretou situação de emergência desde o dia 14 de maio.

A cultura da mandioca, que representa 75% da economia de Salitre, foi prejudicada. A maior parte do que foi plantado não germinou e o que restou, sem chuva, deve secar nos próximos dias. “Não sobrou nada. Nada mesmo”, diz o agricultor Francisco Alexandre, que plantou milho e feijão, mas teve as plantas atacadas por lagartas.

Na Serra do Chagas, a 15 km da sede do município, a falta de chuvas secou a cisterna comunitária, que abastece 32 famílias. “A chuva que deu aqui foi apenas duas. Não deu nem para molhar a cisterna. A gente tá precisando comprar água”, afirma a dona de casa Josefa Ana do Nascimento.

Para amenizar os problemas, o município está sendo abastecido com nove carros-pipa do Exército.
FONTE: G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE:

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.
O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU