quinta-feira, 26 de abril de 2012

AGENTE PENITENCIÁRIO É PRESO POR DESACATAR POLICIAL DO GATE

O agente penitenciário Elias Alves da Silva, lotado na Casa de Privação Provisória da Liberdade I (CPPL I), localizada no Município de Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza), foi detido, acusado de desacato à autoridade. O fato ocorreu no começo da manhã de ontem, quando duas patrulhas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), unidade de elite da PM cearense, foram até aquela unidade pegar um preso para levá-lo a uma audiência no Fórum de Itapipoca (147Km de Fortaleza).

Segundo o capitão PM Antônio Cavalcante, comandante do Gate, o agente penitenciário, ao avistar os policiais, passou a dirigir piadas contra eles. Pouco tempo depois, no refeitório, Elias Alves teria partido para a agressão verbal contra os militares e acabou recebendo voz de prisão.

O motivo dos insultos, segundo o oficial, seria o clima de animosidade entre policiais militares e agentes penitenciários desde a greve da categoria.

Abuso de poder

A presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário (Sindasp), Socorro Marques, rebateu a versão do capitão Cavalcante. Segundo ela, o agente Elias Alves foi reconhecido como sendo um dos participantes da greve que colocou a categoria contra os policiais durante a greve. "Ele, na verdade, ficou revoltado quando eu recebi voz de prisão (durante a greve) e tomou as dores", recordou a sindicalista.

O caso foi parar na Delegacia Metropolitana de Itaitinga. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra Elias, por desacato à autoridade. Socorro Marques informou que o Sindasp entrará com representação contra os policiais militares por abuso de poder. Segundo ela, o agente penitenciário foi algemado à força, chegando a ficar lesionado. Na delegacia, foi expedida uma guia para exame de corpo de delito.

O capitão Cavalcante acrescentou que, devido ao incidente, o preso não pôde ser levado a Itapipoca. Segundo o oficial, o juiz da comarca daquela cidade foi comunicado e os motivos da não condução foram expostos.
FONTE: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU