sábado, 18 de fevereiro de 2012

BLOCO CORDÃO DO BOLA PRETA ARRASTA 2,3 MILHÕES PELO CENTRO DO RIO

Avenida Rio Branco tomada de foliões atrás do Bola Preta (Foto: Alexandre Durão/G1)

O Cordão da Bola Preta arrasta cerca de 2,3 milhões de foliões na tarde deste sábado (18), segundo informou a Polícia Militar. Já de acordo com a estimativa dos organizadores do tradicional bloco de rua do Centro do Rio de Janeiroesse número chega a 2,5 milhões de pessoas. De uma forma ou de outra, a concentração de foliões superou a do ano passado, quando 2 milhões passaram pelo local.

Um rio de gente se esbalda pelo asfalto e toma a Avenida Rio Branco, desde a Candelária, ponto de partida da folia, até chegar à Cinelândia.

Nem mesmo o sol forte diminui o ânimo de cariocas e turistas, que dançaram ao som de marchinhas como "Aurora" e "Quem não chora não mama".

Considerado o bloco de rua mais antigo do Rio, com 93 anos, o Cordão da Bola Preta reúne uma turma animada com fantasias caprichadas.

Foliões deram asas à criatividade em suas fantasias. Muitos optaram por versões de super-heróis, como Homem-Aranha, Super-Homem e The Flash. Os Smurfs e os Simpsons também foram personagens homenageados pelos foliões.

Musas esbanjam simpatia
A cantora Maria Rita e a atriz Leandra Leal desfilam há quatro anos como madrinha e porta-estandarte, respectivamente. Amigas de carnaval, lideram a folia ao lado do mais antigo fundador da banda do Bola Preta vivo, Bené do Bola Preta. "Sou o único fundador vivo da banda", diz Bené, intérprete carnavalesco de 85 anos, orgulhoso e emocionado por acompanhar a folia preta e branca desde 1953.
Leandra Leal (à esquerda) e Maria Rita saem há quatro anos no Cordão da Bola Preta (Foto: Tai Nalon / G1)

As artistas também dividem as atenções do público com a estreante no posto de rainha do bloco, a atriz Desirée Oliveira, a Mulata Difícil do programa "Zorra Total", da TV Globo. Já as musas Dayane Machado, Bianca Leão e Patricia Pontes esbanjam simpatia e sensualidade, arrancando gritos e aplausos dos foliões.

Leandra, que desfila no Bola Preta desde criança, afirmou que acompanhar o cordão é mais que tradição - o que, segundo ela, faz do carnaval de rua mais charmoso. Ela também desfila neste ano em outro bloco tradicional do Rio, o Cacique de Ramos, no domingo e na terça-feira de carnaval.

Por volta das 11h, no entanto, o bloco parou por cerca de cinco minutos para pedir uma ambulância na altura da Sete de Setembro, após uma briga entre foliões.
Versões modernas da personagem Chapeuzinho Vemelho alegram o bloco (Foto: Renata Soares / G1)

História
Fundado em 1918, o Cordão da Bola Preta é o mais tradicional e maior bloco carnavalesco do Rio, tendo arrastado dois milhões de foliões pelo Centro da cidade em 2011. Patrimônio Cultural do Povo Carioca, o “Bola” realizou grandes bailes com a Orquestra Tabajara, Ed Lincoln, Chiquinho do Acordeon, Orquestra Tupy e muitas outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU