segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

EM FORTALEZA (CE), 2 SUSPEITOS DE ROUBO DE VEÍCULO SÃO CAPTURADOS COM ARMA DE FOGO

(Foto: Divulgação/SSPDS)

Dois homens, de 18 e 20 anos, foram presos na madrugada deste domingo (5) no bairro Granja Lisboa, em Fortaleza, suspeitos de roubo de veículo. 

A captura foi realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) com o suporte da tecnologia do Núcleo de Vídeomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A PMCE foi acionada após a denúncia do roubo e, com o auxílio do vídeomonitoramento, localizou o veículo no bairro Siqueira, também na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2). Os policiais iniciaram um acompanhamento tático e, após diligências, capturaram os suspeitos.

Além do veículo roubado, foram apreendidos com a dupla um simulacro de arma de fogo e a carteira da vítima. Os homens foram encaminhados ao 32° Distrito Policial, onde foram autuados por roubo de veículo.

O carro foi recuperado e será devolvido ao proprietário. A ação destaca a eficácia do uso de tecnologias como o vídeomonitoramento na rápida resposta policial, contribuindo para a segurança pública na capital cearense.

FONTE: O SOBRALENSE Via: GC Mais

EM ARARIPE (CE), INFLUENCER É AGREDIDA COM TACO DE SINUCA PELO EX-NAMORADO, FILHO DE VEREADORA

 

Ana Paula sofreu ferimentos na cabeça e foi levada para o hospital, mas já recebeu alta Foto: Reprodução/Instagram

Uma influenciadora digital de 28 anos foi agredida a pauladas pelo ex-namorado, na madrugada desse domingo (5), em Araripe, na Região do Cariri. Ana Paula da Silva dormia em seu quarto, que estava trancado, quando a porta foi arrombada pelo suspeito — filho da vereadora Tânia de Arnaldo (PDT), vice-presidente da Câmara Municipal.

Segundo a vítima, os dois moraram juntos por cerca de uma década e se separaram há um ano, mas o homem insistia em mandar mensagens e tentar reatar o relacionamento.

Desde que a gente separou, não tivemos mais nada. Até o dia em que ele chegou lá em casa. Eu estava dormindo e, quando vi, ele estava quebrando a porta do meu quarto".

Ana Paula da Silva

Influenciadora digital

Ana Paula diz que dormia de porta trancada porque sabia que o ex-namorado ainda tinha a chave de casa, mas não a de seu quarto. Ela temia porque, às vezes, depois de ingerir bebida alcoólica, ele costumava aparecer na residência para tentar resgatar o namoro. "Mas ele não tinha ido mais [recentemente] porque tinha uma menina morando comigo e ele respeitava a presença dela", explicou a influenciadora.

'Ligou para a mãe' ameaçando matar a ex

Quando arrombou a porta do quarto de Ana Paula, o homem começou a agredi-la diversas vezes com um taco de sinuca que encontrou na casa.

"Começou, primeiro, no meu quarto. Depois, ele me puxou para o outro quarto, trancou a porta e continuou com as agressões. Aí, teve um momento em que ele estava me enforcando e ligou para a mãe dele [Tânia de Arnaldo], de chamada de vídeo, falando que ia me matar. A mãe dele começou a pedir que, pelo amor de Deus, ele não fizesse isso, e foi quando ele resolveu me deixar sair", recordou a vítima.

Nesse momento, Ana Paula correu para a casa de uma vizinha e pediu ajuda. "Eu vi quando o pai dele [do suspeito] passou. Não me recordo se a mãe estava junto, mas o pai dele passou, chegou lá em casa e eles ficaram conversando alto, só que não me viram porque eu estava com medo e fiquei escondida. Quando vi que tinham saído lá de casa, voltei, e, enquanto chegava a ajuda, fiquei sentada, perto da área. Aí chegaram pessoas para me socorrer", disse ela.

Ana Paula foi levada para o hospital e passou alguns dias internada, se submetendo a uma bateria de exames, devido às fortes pancadas que sofreu na cabeça. Nesta segunda-feira (6), quando falou com o Diário do Nordeste, ela já havia recebido alta e estava na casa de parentes, com medo de voltar para o próprio lar.

"Estou me recuperando bem, graças a Deus, só muito abalada ainda. [...] Não me sinto segura em ficar sozinha", lamentou a influencer.

Investigação

Embora, no relato da vítima, o suspeito tenha saído do local com o pai, ele ainda não foi encontrado pela Polícia. 

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a ocorrência de lesão corporal no contexto da violência doméstica é investigada pela Delegacia Municipal de Araripe, que está em diligências para localizar o autor do crime e elucidar o fato.

O Diário do Nordeste buscou contato com a vereadora Tânia de Arnaldo por meio do advogado que a assessorou na última campanha eleitoral. No entanto, o jornal foi informado que a parlamentar ainda está muito abalada e não consegue falar sobre o assunto, mas se pronunciará em outro momento. O espaço segue aberto.

Ana Paula, por sua vez, afirmou que registrou o caso em um Boletim de Ocorrência e que solicitou medida protetiva.

FONTE: DN

EM FORTALEZA (CE): MOTORISTA DE APLICATIVO É BALEADO EM TENTATIVA DE ASSALTO LOGO APÓS BUSCAR PASSAGEIROS

Motorista reagiu, mas foi baleado enquanto fugia do assalto Foto: Reprodução

Um motorista de aplicativo foi baleado em uma tentativa de assalto logo após buscar dois passageiros no bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza, na manhã desta segunda-feira (6). Ele foi socorrido a uma unidade de saúde, conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), mas o estado de saúde dele é desconhecido. 

O crime foi gravado por uma câmera de segurança, que mostra um homem e uma mulher entrando no veículo, que fica parado por alguns segundos. Nesse momento, um suspeito armado aborda o motorista, que reage ao assalto e arranca com o carro, mas leva um tiro antes de sair. 

Veja o momento:

Segundo a SSPDS, Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) investiga o caso de lesão corporal, por meio dos 13° Distrito Policial. Diligências são feitas para encontrar os suspeitos da tentativa de roubo. 

A Corporação "investiga uma ocorrência de lesão corporal e tentativa de roubo ocorrida, na manhã desta segunda-feira (6), no bairro Cidade dos Funcionários", diz nota. 

FONTE: DN

EM SOBRAL (CE), HOMEM É ASSASSINADO A BALA NO DISTRITO DE TAPERUABA

 

Na noite deste domingo, 5 de janeiro de 2025, Felipe Cedro, de 33 anos, foi morto enquanto trabalhava em uma oficina de funilaria no distrito de Taperuaba, município de Sobral.

A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência e isolou o local do crime. Segundo relatos iniciais, o crime ocorreu enquanto Felipe realizava suas atividades profissionais, mas ainda não há informações oficiais sobre a motivação ou autoria do homicídio.

A Polícia Civil já iniciou as investigações para elucidar o caso, que é mais um registro de violência na região norte do estado.

FONTE: BLOG SINHÁ SABOIA/ SOBRAL ONLINE 

UTILIDADE PÚBLICA: SAIBA COMO FAZER BOLETIM DE OCORRÊNCIA PELA INTERNET SEM SAIR DE CASA

 

Em quais casos posso fazer um boletim de ocorrência?

Todos os casos abaixo podem ser registrados pela internet no portal da Polícia Civil:

- Extravio
- Dano
- Acidente de trânsito
- Injúria
- Furto
- Difamação
- Roubo a pessoa
- Calúnia
- Desaparecimento de pessoa
- Roubo a residência
- Violação de domicílio
- Maus-tratos aos animais
- Estelionato 
- Ameaça
- Furto qualificado (arrombamento)
- Crime contra o idoso
- Apropriação indébita
- Crime contra o consumidor
- Preconceito - Raça ou Cor
- Preconceito - Conduta Homofóbica
- Preconceito - Conduta Transfóbica
- Outros fatos não delituosos

Como registrar o B.O.?

Para fazer o registro de um boletim de ocorrência pela internet, o usuário deve obrigatoriamente ser maior de 18 anos, ter documentos válidos e possuir endereço fixo e endereço de e-mail válidos.

Os dados são importantes por dois motivos: com eles, a polícia tanto pode entrar em contato com o cidadão, caso necessário, como pode investigá-lo em casos em que a denúncia se prove falsa.

Em seguida, é necessário descrever a ocorrência com todos os detalhes possíveis.


FONTE: SOBRAL 24 HORAS

EM TIANGUÁ (CE), DROGAS E MATERIAIS ILÍCITOS SÃO APREENDIDOS, SUSPEITO FUGIU PELO MATO

 Fonte: Divulgação/ PMCE

A polícia Militar apreendeu drogas e materiais ilícitos no bairro rodoviária no município de Tianguá. No local foram encontrados 589 papelotes de cocaína, totalizando 821 gramas, uma capa de colete balístico e uma balaclava.

Durante patrulhamento de rotina, a equipe identificou um indivíduo comercializando entorpecentes. Ao perceber a aproximação policial, o suspeito fugiu em direção a uma área de mata. Os policiais realizaram buscas na região, mas não conseguiram localizar o suspeito.

O material apreendido foi encaminhado à Delegacia Regional de Tianguá, onde foi registrado um inquérito policial para investigar os fatos.

FONTE: CEARÁ AGORA

domingo, 5 de janeiro de 2025

EM CAMOCIM (CE), MULHER É PRESA APÓS ESFAQUEAR CUNHADA DURANTE DESENTENDIMENTO

 

Uma mulher foi presa por pm’s do P.O.G. de Camocim sob acusação de esfaquear sua cunhada no bairro da Brasília.

Segundo apurou o blog Camocim polícia 24h, por volta de 00h30 já deste domingo, 05, uma equipe do P.O.G. foi acionada para atender uma ocorrência em que uma mulher teria sofrido golpes de faca e estaria sendo atendida no hospital Deputado Murilo Aguiar, em Camocim. 

No local, os militares encontraram a vítima, uma mulher identificada como Maria Elenir, de 25 anos. Ela não contou muitos detalhes, mas informou que sua cunhada identificada como Maria das Dores Brito Ramos, 44 anos, teria lhe lesionado com um golpe de faca durante um desentendimento.

Os policiais saíram em diligências e conseguiram localizar a acusada nas proximidades da antiga estação ferroviária. 

A mulher confessou as agressões e então recebeu voz de prisão, sendo conduzida para DRPC de Granja, local onde foi autuada em flagrante com base nos crimes de lesão corporal e ameaça, ambos combinados com a lei de violência doméstica e familiar contra a mulher. 

A vítima foi liberada após receber atendimento médico.

Efetuaram a prisão: Cb Adriano e Sd Cunha 

FONTE: Camocim Polícia 24h

EM BARROQUINHA (CE), ENQUANTO DORMIA, ADOLESCENTE É ESFAQUEADA 9 VEZES POR SUPOSTO "AMIGO". POLÍCIA MILITAR PRENDE ACUSADO

 

Na manhã deste sábado, 04, por volta das 09h30, os pm’s do destacamento de Barroquinha receberam uma denúncia de que uma jovem adolescente, 17 anos, havia sido lesionada a faca e levada para o hospital de Barroquinha. 

No hospital, os policiais entraram em contato com a vítima, a qual relatou que estava na casa de um amigo identificado como Diego Souza Carneiro, 34 anos, no distrito de Bitupitá, quando por volta das 07h00 da manhã, acordou com ele em cima dela, desferindo várias facadas. 

A jovem ainda teria informado que não sabe o motivo, só disse que ele aparentava está sob efeito de drogas e teria surtado.

Segundo as informações apuradas pelo blog Camocim Polícia 24h, a vítima sofreu nove perfurações, sendo três no pescoço, três no braço esquerdo, uma no ombro esquerdo e duas nas costas. A médica que atendeu a vítima teria informado que, apesar da quantidade de perfurações, as lesões foram superficiais, sem risco de morte.

Captura

As equipes policiais dos Destacamentos de Barroquinha e de Bitupitá iniciaram as diligências na tentativa de localizar e prender o acusado. Já por volta das 16h30 ainda do sábado, 04,  Diego deu entrada no Hospital Municipal de Barroquinha com lesões na cabeça. 

Ele teria confessado aos pm's que foi capturado por alguns indivíduos, dentre eles o namorado da jovem esfaqueada, e levado a um local onde foi lesionado a pauladas na cabeça. Diego afirmou ter resistido e conseguido escapar das mãos dos indivíduos e chegou até o hospital após conseguir uma carona.

Diante dos fatos, o caso foi levado para a DRPC de Granja, onde o Delegado plantonista entendeu que não havia mais flagrante e abriu penas inquérito por portaria para apurar o crime que deixou a jovem esfaqueada. Diego foi liberado em seguida.

Efetuaram a condução: Sb Nascimento, Sd Carvalho e Sd C Moraes / 

FONTE: Camocim Polícia 24h

EM JERICOACOARA (CE), PM’S DO BPTUR PRENDEM SUSPEITO DE ENVOLVIMENTO COM O TRÁFICO DE DROGAS

 

Policiais do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUR), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), prenderam um homem de 22 anos, suspeito de tráfico de drogas, na noite desse sábado (4), em Jijoca de Jericoacoara.

A equipe realizava patrulhamento na praça principal do distrito quando um turista informou sobre atividades suspeitas na Rua das Caipirinhas. Durante a varredura, quatro indivíduos fugiram, mas os policiais capturaram um deles, que portava R$ 510,75 em espécie.

Em buscas no perímetro, os policiais localizaram dois sacos contendo 624 gramas de maconha, 67 gramas de cocaína fracionada, duas balanças de precisão, papel filme e outros itens usados no tráfico. Os materiais estavam em uma casa abandonada, onde também foram encontrados tabletes de maconha e uma mala com uma carteira de trabalho em nome do homem que estava detido.

O suspeito foi então conduzido à Delegacia Regional de Acaraú, onde foi autuado por tráfico de drogas, e está à disposição da justiça.

FONTE: Camocim Polícia 24h via Ascom PMCE

EM IRACEMA (CE), PROFESSOR É INVESTIGADO POR ASSÉDIO SEXUAL COMETIDO CONTRA ALUNA ADOLESCENTE PELAS REDES SOCIAIS

 

O crime de assédio sexual é investigado pela Polícia Civil do Ceará, após pedido do Ministério PúblicoFoto: Divulgação/ PCCE

Um professor da rede estadual de ensino é investigado pela Polícia Civil do Ceará (PCCE) por suspeita de assédio sexual contra uma aluna, de 16 anos, no Município de Iracema (a cerca de 285 km de distância de Fortaleza), no Interior do Ceará. O crime teria sido cometido a partir de mensagens enviadas pelo suspeito à adolescente, nas redes sociais.

A Polícia Civil confirmou, por nota, que "investiga um crime contra a dignidade sexual ocorrido no município de Iracema - Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado". "Mais informações serão repassadas em momento oportuno para não comprometer os trabalhos policiais. O caso está a cargo da Delegacia Municipal de Iracema", completou a Instituição, sem passar mais informações sobre a investigação.  

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) informou que, "para garantir a preservação do espaço escolar, afastou o profissional da escola onde ocorreram os fatos". Uma sindicância foi aberta pela Secretaria para apurar a denúncia contra o professor, em âmbito administrativo.

O nome do professor não será publicado nesta reportagem porque ele ainda não foi indiciado pela Polícia Civil e também para preservar a vítima, que tem menos de 18 anos. A reportagem não conseguiu contato com o suspeito.

Conforme documentos obtidos pelo Diário do Nordeste, a denúncia do assédio sexual chegou à direção da escola onde a jovem estudava, em agosto de 2024. A denúncia apontava que, no mês de julho último, o professor utilizou as redes sociais Instagram e WhatsApp para enviar mensagens "em horários inoportunos" para a aluna, que estava se sentindo perseguida.

A direção da escola recebeu "prints" das conversas entre o professor e a aluna. "Não lhe vejo com olhos de pais", disse o suspeito, à 1h58, na madrugada de um dia. Em outro momento, por volta de 0h10, o professor diz para a jovem que "mas, pelo que estou vendo, tu ia querer era tomar a minha namorada [...] Quando acabasse com ela, ia namorar com você".

Em uma mensagem enviada às 22h17, o professor pede para a estudante: "Se afoba não, gata. Relaxa. [...] Chega aqui e dá um cheiro". A adolescente responde: "Me deixa em paz. Por favor". E o suspeito reage: "Calma. Estamos só conversando".

O professor também se declarou para a aluna. "Te amo", publicou em um 'story' da rede social Instagram. Após ser bloqueado no Instagram e no WhatsApp, ele enviou uma mensagem por SMS: "Já tá tá na hora de me tirar do castigo no Insta e no Zap né! [...] Eu entendo que você nesse momento esteja organizando os seus sentimentos e a sua vida! Espero que no momento certo eu consiga me encaixar em sua trajetória, pois o que sinto por você vai além de um mero sentimento casual, é amor de verdade!".

MPCE pediu abertura de inquérito policial

No dia 8 de novembro último, o Ministério Público do Ceará (MPCE) enviou um ofício urgente para a Polícia Civil, com documentos em anexo, para "requisitar a instauração de inquérito policial para apurar as condutas possivelmente criminosas ali noticiadas, assim o fazendo mediante realização das diligências investigativas pertinentes".

FONTE: DN

EM CARIDADE (CE), 3 JOVENS SÃO ASSASSINADOS A TIROS

 

A noite desse sábado (4) foi marcada por violência no Município de Caridade (a cerca de 98 km de distância de Fortaleza), no Interior do Ceará. Três jovens foram assassinados a tiros, em dois locais diferentes. A Polícia Civil do Ceará (PCCE) investiga se os crimes têm relação.

No início da noite, dois corpos foram encontrados na estrada que dá acesso ao Distrito de Siriema. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), "os corpos de um homem e uma mulher, ainda não identificados formalmente, foram encontrados em estado de putrefação e com lesões decorrentes de disparo de arma de fogo".

Perto de meia-noite, um jovem de 19 anos foi retirado de casa por criminosos e executado a tiros, no Distrito de Campos Belos. "Conforme as primeiras informações, a vítima, um homem de 19 anos, foi a óbito após ser lesionado por disparos de arma de fogo em via pública", confirmou a SSPDS.

Equipes da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) coletaram indícios dos crimes para auxiliar nas investigações iniciadas pela Delegacia Regional de Canindé.

Policiais civis e militares também estiveram no local e realizaram as primeiras diligências, para apurar a autoria e a motivação dos homicídios.

A SSPDS destacou que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais, pelo número 181, o Disque-Denúncia da Pasta, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

A população ainda pode procurar o "e-denúncias", o site do serviço 181 (por meio do endereço eletrônico https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/).

As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3343-6813 da Delegacia Regional de Canindé. O sigilo e o anonimato são garantidos pela Secretaria.

FONTE: DN

CRIMES VIRTUAIS: SAIBA COMO IDENTIFICAR E SE PROTEGER PARA NÃO CAIR EM GOLPES

 Imagem de apoio ilustrativo. FOTO FAMETRO

Os crimes virtuais ou cibernéticos estão se tornando cada vez mais comuns. Com o avanço tecnológico, eles saíram do modelo presencial e se popularizaram por e-mails, SMS´s, mensagens no WhatsApp. A prática vem se tornando diversa e as ações, conforme Código Penal, são consideradas crime de fraude e estelionato eletrônico levando a pena de um a oito anos de reclusão e multa.

Em entrevista ao O POVO, especialistas explicam como suspeitar se aquela mensagem é de teor duvidoso, quais os tipos de crimes virtuais, como as pessoas podem se proteger e quais as orientações após cair em um golpe. Os golpes mais comuns estão ocorrendo por meio do WhatsApp, no qual criminosos entram em contato com a vítima, alegando, por exemplo, problemas com um banco ou empresa que possui relacionamento com o alvo.

Em outra tática, o criminoso usa a foto da vítima em um perfil na rede social com um número desconhecido e envia mensagens aos seus contatos, tentando obter vantagens financeiras. Muitas vezes, o criminoso que se passa pela vítima inicia a conversa informando que trocou de telefone e que este é seu novo número, sempre com objetivos de adquirir vantagens financeiras. 

De acordo com o doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professor do campus de Itapajé da Universidade Federal do Ceará (UFC), Israel Barros, é fundamental estar atento aos sinais que podem conduzir a um golpe virtual.

“Desconfie de ofertas irresistíveis, verifique a autenticidade de sites e-mails, evite clicar em links desconhecidos, utilize senhas fortes e únicas, mantenha seus softwares atualizados, habilite a autenticação de dois fatores e não compartilhe informações pessoais por canais inseguros. Além disso, utilize um software antivírus, faça backups regularmente e esteja ciente dos golpes mais comuns”, orienta o professor.

Ainda segundo o professor, é possível identificar uma tentativa de um golpe virtual por meio de outras características das mensagens. Entre elas, Israel aponta para os pedidos urgentes de informações pessoais, erros de ortografia, links suspeitos, histórias emocionais para manipulação, solicitações de pagamentos antecipados e comunicação exclusiva por canais não seguros.

Entre os mais comuns, conforme o professor, está o golpe de phishing. Ele é um tipo de crime cibernético onde os criminosos tentam obter informações confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito, informações bancárias ou outros dados pessoais, fingindo ser uma entidade confiável.

Segundo o presidente da Comissão de Direito Digital, Inovações e Startups da Ordem dos Advogados do Estado do Ceará (OAB/CE), João Araújo Monteiro Neto, é fundamental esclarecer a diferença legal entre dois crimes que acontecem no cenário virtual: furto qualificado eletrônicos e estelionato eletrônico.

No furto qualificado eletrônico, o crime acontece após a obtenção não autorizada de informações, muitas vezes via softwares, sem interação ativa da vítima. Já no crime de estelionato eletrônico, a vítima é induzida a fornecer informações, como códigos ou senhas, ativamente. Ambos os crimes possuem pena de quatro a oito anos de prisão mais multa.

“Sempre procurar entrar em contato com a instituição que se diz sendo que está enviando a mensagem, o banco ou a operadora de saúde ou de telefonia. Então, sempre desconfiar e procurar falar dos espaços oficiais desses órgãos ou instituições”, orienta João Araújo.

Ainda segundo o advogado, é crucial realizar denúncia sobre os crimes nos canais oficiais ou diretamente nas delegacias especializadas. No Ceará, a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) fica localizada no bairro de Fátima, em Fortaleza.

Idosos são alvos fáceis em golpes virtuais

Entre os grupos mais vulneráveis a golpes virtuais, Barros aponta que os idosos, pessoas acima de 65 anos de idade, possuem menor familiaridade com a tecnologia. Ele afirma que devido à confiança e à dificuldade em identificar fraudes, correm maior risco de cair nas fraudes digitais. Para se proteger, o professor afirma que é fundamental manter-se em alerta e adotar medidas preventivas.

A educação sobre segurança online é crucial para identificar e evitar fraudes, principalmente nesse público. No ano passado, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos recebeu mais de 21 mil denúncias de violações deste tipo de crime contra idosos. Os dados são da Agência Brasil, divulgados em outubro passado. Ainda de acordo com o Painel de Dados da ouvidoria, quase 80% dos casos são denunciados por terceiros e não pela própria vítima.

FONTE: O POVO

sábado, 4 de janeiro de 2025

EM FORTALEZA (CE), VÍDEO FLAGRA ASSALTANTES ROUBANDO MOTORISTA DE CARRO

Vídeo flagra assaltantes roubando motorista em Fortaleza.

Um vídeo mostrou (veja acima) o momento em que dois homens assaltaram o motorista de um carro, em Fortaleza, nesta sexta-feira (3). O crime aconteceu na esquina da Rua Monsenhor Catão com Avenida Padre Antônio Tomás, no bairro Aldeota.

No vídeo, é possível ver que dois homens em bicicletas roubaram itens de um carro, pela porta do motorista. Não há informações de quantas pessoas estavam no veículo no momento do assalto.

Outros veículos passavam pelo local na hora do crime. O cruzamento é de duas ruas movimentadas da região. Após o crime, os dois homens fugiram nas bicicletas.

A Secretaria da Segurança Pública informou que a Polícia Militar foi acionada para uma ocorrência de roubo. Na ocasião, uma equipe policial realizou diligências na região. Não foi registrado nenhum boletim de ocorrência até este sábado. Ninguém foi preso.

FONTE: G1/CE

SOBRAL (CE), TERMINA 2024 COM 117 HOMICÍDIOS DOLOSOS

 

Carlos Henrique Ribeiro do Nascimento, de 28 anos, faleceu nesta sexta-feira (3) no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral, onde estava internado em estado gravíssimo desde o dia 27 de dezembro. 

Ele foi vítima de uma tentativa de homicídio na Rua Jacinto Antunes, no bairro Dom José, quando dois indivíduos em uma motocicleta efetuaram disparos que o atingiram na cabeça.

Segundo a polícia, Carlos Henrique possuía antecedentes criminais.

A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar os autores do crime e esclarecer as motivações.

Sobral registrou 117 homicídios dolosos no ano de 2024, pois o crime foi registrado no dia 27 de dezembro de 2024. 

VEJA O QUE DIZ O CÓDIGO PENAL SOBRE TEMPO DO CRIME:

O Código Penal, em seu artigo 4º, define, de forma objetiva, que:

Tempo do crime

Art. 4º – Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado.

Portanto, independentemente se o resultado da ação/omissão ocorreu apenas em momento posterior, o que valerá, para fins de TEMPO do crime, é o momento da conduta (ação/omissão).

Com efeito, é por isso que se diz que o Código Penal Brasileiro adotou a Teoria da Atividade, que é aquela que adota o momento da conduta/atividade como tempo do crime.

FONTE: SOBRAL 24 HORAS

EM SANTANA DO ACARAÚ (CE), MULHER TRANS TEM CASA INVADIDA E EXECUTADA A TIROS NO DIA DE SEU ANIVERSÁRIO

 

Na madrugada deste sábado, 04, a cidade de Santana do Acaraú, no interior do Ceará, foi registrado um homicídio na cidade. Eliarlan dos Santos, de 48 anos, uma mulher trans, natural de Tianguá, foi morta a tiros dentro de sua própria residência, localizada nas proximidades da base do BPRaio na chamada “Baixa”.

Segundo informações preliminares, indivíduos armados invadiram a casa da vítima e efetuaram vários disparos, fugindo logo em seguida. 

A motivação do crime ainda não foi esclarecida. A notícia se torna ainda mais trágica porque o crime aconteceu no dia do aniversário da vítima.

Equipes da Polícia Militar estiveram no local para realizar os primeiros levantamentos. 

O corpo de Eliarlan foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos de praxe.

FONTE: portalfnews

EM SOBRAL (CE), POLÍCIA PRENDE CASAL E APREENDE 180 KG DE SUPERMACONHA

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma importante apreensão de drogas na cidade de Sobral, no Ceará. Durante uma fiscalização, os agentes identificaram 180 kg de skunk – uma variante de maconha de alto valor comercial – escondidos dentro de pneus de caminhão.

A abordagem ocorreu quando os policiais pararam um caminhão reboque que transportava uma caminhonete modelo S10 e seis pneus de caminhão. Ao serem questionados, o condutor do veículo e sua esposa, que o acompanhava, relataram que haviam sido contratados na cidade de Santa Inês, no Maranhão, para levar a carga até Natal, no Rio Grande do Norte.

Durante a verificação, os policiais perceberam irregularidades nos pneus, que aparentavam ter sido modificados. Ao abrirem os pneus, encontraram o entorpecente embalado e ocultado estrategicamente. Estima-se que a carga de skunk apreendida teria um valor milionário no mercado ilegal, sendo um duro golpe nas organizações criminosas que atuam na região.

O condutor foi preso em flagrante e encaminhado, junto com a droga e o veículo, à Delegacia da Polícia Civil em Sobral, onde será investigado por tráfico de drogas. 


FONTE: Camocim Polícia 24h

EM FORTALEZA (CE), CORPO DE HOMEM É ENCONTRADO PEGANDO FOGO NO BAIRRO VILA UNIÃO

 

Cadáver foi localizado em uma área de mata do bairro Foto: Reprodução

O corpo de um homem foi encontrado em chamas na tarde dessa sexta-feira (3), em um terreno baldio no bairro Vila União, em Fortaleza. A vítima ainda não foi identificada.

O Diário do Nordeste teve acesso a imagens que mostram o corpo em combustão, mas optou por não usá-las na íntegra diante da sensibilidade das cenas. 

De acordo com a Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o cadáver apresentava “sinais de violência”.

Motivação e suspeitos do crime são desconhecidos

As circunstâncias do crime são desconhecidas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), que apura a ocorrência através da 5ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Os suspeitos também não foram localizados até a publicação desta matéria.

Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram acionadas realizar os primeiros levantamentos no local. 

FONTE: DN

EM SÃO PAULO (SP), HOMEM QUE TENTOU INSTALAR FACÇÃO NO CEARÁ E COMPANHEIRA SÃO PRESOS COM 1,3 TONELADAS DE DROGAS

A ação foi feita em conjunto entre a polícia do Ceará e a polícia de São Paulo. Foto: Reprodução / SSPDS-CE

Um homem de 24 anos que estava foragido da polícia cearense foi preso na cidade de Campo Limpo Paulista (SP), no fim da tarde essa sexta-feira (4). A mulher dele, de 21 anos, também foi detida em flagrante com cerca de 1,3 tonelada de drogas, em Jarinu, município vizinho. 

O suspeito, que não teve a identidade divulgada, é apontado como responsável pela tentativa de instalação de um grupo criminoso de origem carioca no Ceará, segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). 

Havia contra ele um mandado de prisão preventiva expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Ele é investigado por crimes como homicídio, roubo, receptação, associação criminosa, posse ou porte ilegal de arma de fogo e tráfico ilícito de drogas.

Mega apreensão

Após a prisão do homem, os policiais seguiram diligências complementares e chegaram ao endereço da companheira dele, em Jarinu. 

No imóvel, foram encontrados dois cadernos com anotações referentes ao tráfico de drogas, um aparelho celular e 1.619 tabletes de entorpecente pesando aproximadamente 1,3 tonelada, além de um quilo de pasta base de cocaína. 

A mulher foi autuada em flagrante por tráfico ilícito de drogas. Conforme a SSPDS, ela já possui passagens por receptação, posse irregular de arma de fogo e tráfico de drogas.

FONTE: DN

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

ESTADO DO CEARÁ REGISTRA MAIS DE 3.100 HOMICÍDIOS NO ANO DE 2024, E VOLTA A TER MORTES VIOLENTAS APÓS 3 ANOS

 

Fortaleza teve aumento de pelo menos 8% no número de homicídios em 2024, na comparação com 2023, segundo dados parciais Foto: Thiago Gadelha

O ano de 2024 terminou com aumento de homicídios no Ceará, na comparação com 2023. Conforme dados parciais disponibilizados no site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), o Estado registrou pelo menos 3.151 mortes violentas no ano passado, até o dia 20 de dezembro (números dos últimos 11 dias do ano ainda não foram divulgados). Os anos de 2023 e 2022 terminaram com 2.970 homicídios, cada.  

O crescimento de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) registrado no último ano, na comparação com o ano anterior, é de pelo menos 6% - mas esse número irá aumentar com a atualização dos dados de dezembro, que devem ser divulgados pela SSPDS nos próximos dias. Os CVLIs abrangem homicídios, feminicídios, latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte.

Um dos principais crimes ocorridos no ano foi a Chacina de Viçosa do Ceará, que deixou oito mortos e dois feridos, em uma praça no Município que fica na Região Norte do Estado, na madrugada do dia 20 de junho último. Criminosos abordaram as vítimas, que se encontravam no local, mandaram elas ficarem enfileiradas e efetuaram os disparos. Pelo menos dois suspeitos de participarem do crime - inclusive o mandante - foram presos pela Polícia, em outros estados brasileiros, enquanto fugiam.

Os homicídios também aumentaram em Fortaleza. Em 2024, até o dia 20 de dezembro, foram 801 Crimes Violentos Letais Intencionais. No ano inteiro de 2023, foram 738 mortes violentas na Capital. O aumento foi de pelo menos 8,5% - número que também irá aumentar, com a consolidação dos dados dos últimos dias do ano.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará destacou que "mantém, ininterruptamente, seus esforços direcionados à redução dos indicadores de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) em todo o território cearense. A SSPDS tem desenvolvido diversas iniciativas com o objetivo de reforçar a atuação das Forças de Segurança no combate às mortes violentas em todas as regiões do Ceará".

As estatísticas da Secretaria da Segurança Pública também mostram que o Estado voltou a ter aumento de homicídios após três anos. Em 2021, houve uma queda de 18,3% nas mores violentas, na comparação com o ano anterior. Em 2022, a redução foi de 9,9%. E em 2023, o índice estagnou.

O último aumento de CVLIs em um ano havia sido registrado em 2020, que fechou com 4.039 mortes violentas. O crescimento foi de 78,9%, na comparação com 2019, que teve 2.257 crimes.

O ano de 2019 teve o menor número de homicídios no Ceará, nos últimos 10 anos, segundo os dados da SSPDS. Já o ano mais violento nesse período foi 2017, com o recorde de 5.133 Crimes Violentos Letais Intencionais, impulsionado principalmente pelo conflito sangrento entre duas facções criminosas por território para o tráfico de drogas.

Guerra entre facções criminosas se intensifica

Fontes ouvidas pelo Diário do Nordeste apontam que o principal motivo para a volta do aumento de homicídios é o acirramento da guerra entre as facções criminosas no Ceará, nos últimos anos.

Um policial que atua na Inteligência da SSPDS analisa que "esses índices (de homicídios) apontam exatamente a movimentação das organizações criminosas". "Em 2019, quando houve aquela série de ataques, estávamos vivenciando o auge das disputas. Na ocasião, tínhamos PCC (Primeiro Comando da Capital) ao lado da GDE (Guardiões do Estado), contra o CV (Comando Vermelho)", lembra.

¨Quem era de uma determinada organização criminosa jamais poderia chegar perto de área rival, as disputas territoriais eram banhadas a muito sangue e carnificina. Tínhamos chacinas seguidas. Depois daquele problema, veio a mudança na gestão dos presídios. E uma série de outras medidas que levou as facções a repensarem essas disputas. Vimos os índices arrefecerem."
Policial da Inteligência da SSPDS Identidade preservada

Entretanto, surgiu um novo elemento na guerra entre as facções no Ceará: a organização criminosa denominada de Massa Carcerária, que provocou um "rasga-rasga de camisas" (troca de facções), segundo o policial. A disputa entre a nova facção e os grupos mais antigos foi se acirrando, a cada ano. "As guerras territoriais, que jamais foram extintas, voltariam mais fortes. O tráfico de drogas é o elemento central. Fortaleza é um local de grande circulação de drogas e o Ceará figura como um trampolim para mercados internacionais", conclui.

O sociólogo, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), Luiz Fábio Paiva, afirma que esse número de mais de 3 mil pessoas mortas, em um ano, "é muito significativo" e tem outras causas, além da guerra entre as facções criminosas.

¨O Ceará vive entre momentos de aumento e de redução de homicídios, mas, independentemente do número, a gente vive uma situação que se repete ano após ano. Nós temos situações de confronto entre grupos armados, conflitos que transbordam para a população, conflitos interpessoais que causam homicídios e feminicídios, além de outras causas."
Luiz Fábio Paiva Sociólogo

Luiz Fábio afirma que "há uma ineficiência em tratar de determinadas situações e muita dificuldade no controle da ação das facções" e destaca que crimes violentos cometidos pelo crime organizado, no fim do ano de 2024, "surpreenderam". "A gente precisa entender e produzir uma solução que seja duradoura. Ano após ano, tem operações (policiais) e aumento de efetivos, mas não se consegue impedir que esses grupos se reproduzam", aponta.

Mudança de panorama no meio do ano

Apesar do aumento de homicídios em 2024 na comparação com 2023, o Estado celebrou reduções de mortes violentas nos últimos meses do ano passado. A mudança de panorama ocorreu após a troca do titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará. Roberto Sá assumiu a Pasta no início de junho último.

A SSPDS ressaltou que o Ceará teve uma redução de 5,8% nas mortes violentas e Fortaleza, uma redução de 10,7%, entre julho e novembro de 2024, na comparação com igual período de 2023. Segundo a Pasta, "houve intensificação na presença policial nas ruas e novos policiais militares e civis foram empossados, fortalecendo ações ostensivas e investigativas, além da aquisição de equipamentos como viaturas, rádios-comunicadores e coletes".

"Ainda para reforçar a Segurança Pública no Ceará, o governador Elmano de Freitas lançou, no final do mês de agosto, o programa Ceará contra o Crime. Se tratando de prevenção aos CVLIs, a SSPDS segue mantendo diálogo permanente com outros órgãos estaduais em busca de articular, de forma integrada, políticas públicas para promover lazer, cultura e esporte em territórios vulneráveis, com base nos estudos realizados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), uma dos órgãos vinculados à SSPDS", destacou a Secretaria, em nota.

Em dezembro de 2024, o Governo ainda divulgou um plano de reestruturação das Forças de Segurança Pública, com um investimento de R$ 24 milhões ao ano; criação de novos cargos para a Polícia, o que deve levar o Estado a promover novos concursos públicos; promoção de mais de 2 mil militares; e entrega de novos equipamentos para a Polícia.

Leia a nota da SSPDS na íntegra:

"A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) informa que mantém, ininterruptamente, seus esforços direcionados à redução dos indicadores de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) em todo o território cearense. A SSPDS tem desenvolvido diversas iniciativas com o objetivo de reforçar a atuação das Forças de Segurança no combate às mortes violentas em todas as regiões do Ceará.

Com o conjunto de ações, a partir do segundo semestre de 2024, considerando de julho a novembro, quando houve intensificação na presença policial nas ruas e novos policiais militares e civis foram empossados, fortalecendo ações ostensivas e investigativas, além da aquisição de equipamentos como viaturas, rádios-comunicadores e coletes, Fortaleza teve uma redução de 10,7% nas mortes violentas, com 338 CVLIs nos cinco meses, contra 347 casos no mesmo período em 2023. Somente no mês de novembro, a redução, na Capital, foi de 27,8%. Com 57 CVLIs no período, contra 79 registros em 2023, o resultado de novembro foi o melhor na série histórica, desde 2009. 

Conforme os dados, compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS, em todo o Ceará, houve redução de 5,9% nos CVLIs, durante o mês de novembro de 2024. Durante os cinco primeiros meses do segundo semestre, o Ceará também teve uma redução de 5,8% nas mortes violentas. 

Ainda para reforçar a Segurança Pública no Ceará, o governador Elmano de Freitas lançou, no final do mês de agosto, o programa Ceará contra o Crime. Se tratando de prevenção aos CVLIs, a SSPDS segue mantendo diálogo permanente com outros órgãos estaduais em busca de articular, de forma integrada, políticas públicas para promover lazer, cultura e esporte em territórios vulneráveis, com base nos estudos realizados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), uma dos órgãos vinculados à SSPDS.

Por fim, a pasta ressalta que o realinhamento entre os órgãos ocorreu em sintonia com o reforço de efetivo policial e investimentos na Segurança Pública promovidos pelo Governo do Ceará, visando o combate aos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) no Ceará."

FONTE: DN

ALERTA: CRIMINOSOS USAM IA PARA ALTERAR VÍDEO DE LOTERIA DE FORTALEZA (CE), E APLICAR GOLPES EM APOSTADORES DA MEGA DA VIRADA

 
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL FOTO: aivancity blog

Criminosos se aproveitaram do desejo de jogadores de ganharem na Mega da Virada para aplicar golpes em nome de uma loteria de Fortaleza. Com a ajuda de ferramentas de Inteligência Artificial, os suspeitos manipularam conteúdos publicados pela Loteria Aldeota nas redes sociais, induzindo os consumidores a adquirirem contas de bolões em sites falsos, não ligados à loteria ou à Caixa Econômica Federal.

Em um vídeo alterado pelos golpistas (assista abaixo), é possível observar que a imagem e a voz do proprietário do local, Alessandro Montenegro, conhecido como "Rei do Bolão", foram adulteradas e editadas para influenciar internautas a comprar o serviço falso. 

Veja vídeo

Ao Diário do Nordeste, nesta sexta-feira (3), o empresário detalhou que mais de 500 pessoas teriam sido vítimas do esquema somente na Mega da Virada, sorteada na última terça-feira (31). 

"Entre o Natal e o Ano Novo, tomamos conhecimento [do golpe]. Após o sorteio, muitas vítimas nos procuraram. Mais de 500 caíram nesse golpe. Ele modifica nosso vídeo, usando inteligência artificial, chama para uma plataforma falsa da Caixa e as pessoas são lesadas."

Conforme Montenegro, não é a primeira vez que o crime acontece. Ele tomou conhecimento do caso a primeira vez ainda setembro do ano passado. Na época, registrou um boletim de ocorrência sobre o caso e também notificou a instituição financeira.

A Polícia Civil confirmou que investiga o crime de fraude eletrônica ocorrido por meio virtual. Segundo a autoridade, um inquérito sobre o caso foi instaurado e as investigações estão a cargo da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), unidade especializada da corporação. Para não comprometer os trabalhos dos investigadores, não foram repassados detalhes.

As manipulações dos criminosos incluem ainda ofertas enganosas de bolões inexistentes a preços extremamente baixos, com pedidos de pagamentos direcionados a contas que não pertencem à loteria. Além disso, também há o uso indevido da logomarca da Caixa Econômica Federal, podendo levar os consumidores ao erro. O Diário do Nordeste solicitou mais informações sobre caso ao banco e aguarda retorno. 

Vendas são realizadas apenas por telefone

Os produtos da Loteria Aldeota são comercializados exclusivamente através do número de telefone 0800 999 5050, que também é WhatsApp. Em nota, a empreendimento lamentou o caso e destacou que vídeos da loja são publicados exclusivamente no Instagram, através do usuário @loteriaaldeota.

Conteúdos compartilhados por outros perfis nas redes sociais tratam-se necessariamente de material não autorizado e possível golpe. Em caso de dúvida, a loteria indica que os clientes entrem em contato pelo telefone ou se dirijam à unidade física, na avenida Dom Luís, 600, em Fortaleza.

"Nós, da Loteria Aldeota, temos compromisso com a segurança dos nossos clientes e transparência em todas as nossas atividades. Asseguramos que estamos cobrando as autoridades para resolverem a situação."

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas ao número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou ao (85) 3101-0181, que é WhatsApp. Neste é possível denunciar via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. Também é possível auxiliar via o “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico.

As denúncias também podem ser feitas para o telefone (85) 3101-7586, da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernética. O sigilo e o anonimato são garantidos. 

FONTE: DN

NO CEARÁ, DE TRÁFICO DE DROGAS A HOMICÍDIOS: 35 LÍDERES DE FACÇÕES CRIMINOSAS FORAM PRESOS EM 2024

 

No total, foram 24 operações, dentre elas a operação 'Demote', que chegou a 15ª fase em dezembro e resultou em 18 suspeitos presos, em Fortaleza, Região Metropolitana, Beberibe e Jijoca de Jericoacoara. Foto: Halisson Ferreira

Homicídios, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e crimes contra a administração pública. Em 2024, a Polícia Civil do Ceará prendeu 337 integrantes de facções criminosas. Destes, 35 tinham papel de chefia dentro das organizações.

O balanço foi divulgado pela PCCE nesta sexta-feira (3), que informou ainda ter havido aumento de quase 40% nas capturas, comparado ao ano de 2023, "quando 242 indivíduos foram retirados de circulação". As prisões aconteceram dentro e fora do Ceará, também indicando "a asfixia financeira de grupos criminosos".

O titular da Especializada, delegado Alisson Gomes, disse em entrevista ao Diário do Nordeste que "entendemos como liderança todos aqueles com poder de mando dentro da organização. Sabemos que há uma estreita relação entre esses membros retirados de circulação e os crimes violentos. Tiramos de circulação os chefes que mandam praticar os crimes, quanto os subordinados, os que executam os homicídios". 

Policiais da Delegacia de Repressão às ações Criminosas Organizadas (Draco) apreenderam no último ano 52 armas de fogo e 9.701 munições de diversos calibres, este, número que chega a ser quatro vezes maior do que em 2023.

"A unidade especializada da Polícia Civil promoveu, ainda, a representação de bloqueios de contas bancárias dos alvos em que resultou um total de mais de R$ 37 milhões. O objetivo foi promover a asfixia financeira e descapitalização de grupos criminosos, que muitas vezes usam valores adquiridos de forma ilícita, para lavagem de dinheiro, adquirindo bens, imóveis e veículos de luxo. Ainda durante o ano de 2024, mais de R$ 3 milhões em veículos foram apreendidos" PCCE.

RELEMBRE ALGUMAS DAS ÚLTIMAS PRISÕES:

Uma das prisões destacadas pelo titular da Draco foi a de 'Nem do Parazinho'. José Joaquim Benício Lopes é apontado como chefe da facção criminosa Comando Vermelho (CV) no distrito de Parazinho, em Granja, Interior do Ceará. Com a prisão e a apreensão do celular dele, a Polícia deflagrou a operação Captum, nos meses de janeiro a abril do ano passado.

Setembro: Uma ofensiva da PCCE resultou no cumprimento de um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 40 anos, investigado por integrar um grupo criminoso e apontado como autor de homicídios ocorridos no bairro Praia do Futuro. A captura ocorreu no bairro Bom Jardim.

Outubro: Capturado o chefe de grupo criminoso em condomínio de alto padrão na Região Metropolitana de Fortaleza. Contra o homem de 35 anos havia mandado de prisão preventiva em aberto. Ele foi preso em Maracanaú

Novembro: Um homem de 35 anos, suspeito de envolvimento no tráfico internacional de drogas, foi preso em um shopping de Fortaleza. Ele ainda é apontado pelos investigadores como chefe de um grupo criminoso carioca com atuação nos bairros Serviluz e Vicente Pinzon.

Dezembro: Com apoio da Coin/SSPDS, policiais civis capturaram chefe de grupo criminoso e elucidaram o homicídio na Região Metropolitana de Fortaleza.

No total, foram 24 operações, dentre elas a operação 'Demote', que chegou a 15ª fase em dezembro e resultou em 18 suspeitos presos, em Fortaleza, Região Metropolitana, Beberibe e Jijoca de Jericoacoara. 

HOMICÍDIOS

Apesar do aumento das prisões em 2024, o número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) cresceu no Ceará nesse período. Conforme dados parciais disponibilizados no site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), o Estado registrou pelo menos 3.151 mortes violentas no ano passado, até o dia 20 de dezembro (números dos últimos 11 dias do ano ainda não foram divulgados). Os anos de 2023 e 2022 terminaram com 2.970 homicídios, cada.

Um dos principais crimes ocorridos no ano foi a Chacina de Viçosa do Ceará, que deixou oito mortos e dois feridos, em uma praça no Município que fica na Região Norte do Estado, na madrugada do dia 20 de junho último. Criminosos abordaram as vítimas, que se encontravam no local, mandaram elas ficarem enfileiradas e efetuaram os disparos. Pelo menos dois suspeitos de participarem do crime - inclusive o mandante - foram presos pela Polícia, em outros estados brasileiros, enquanto fugiam.

Fontes ouvidas pelo Diário do Nordeste apontam que o principal motivo para a volta do aumento de homicídios é o acirramento da guerra entre as facções criminosas no Ceará, nos últimos anos.

Um policial que atua na Inteligência da SSPDS analisa que "esses índices (de homicídios) apontam exatamente a movimentação das organizações criminosas". "Em 2019, quando houve aquela série de ataques, estávamos vivenciando o auge das disputas. Na ocasião, tínhamos PCC (Primeiro Comando da Capital) ao lado da GDE (Guardiões do Estado), contra o CV (Comando Vermelho)", lembra.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará destacou que "mantém, ininterruptamente, seus esforços direcionados à redução dos indicadores de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) em todo o território cearense. A SSPDS tem desenvolvido diversas iniciativas com o objetivo de reforçar a atuação das Forças de Segurança no combate às mortes violentas em todas as regiões do Ceará".

FONTE: DN