sábado, 31 de agosto de 2019

EM IPÚ (CE), MULHER É PRESA ACUSADA DE TRÁFICO DE DROGAS

Acusada 

Neste sábado, 31/08/, por volta de 05h30, a equipe de serviço no município, após receberem uma denúncia via 190, os policiais abordaram na Av. José Carvalho de Aragão s/n, Bairro Boa Vista no posto de gasolina Ipiranga a Sra. Yasmin de Brito Martins, 26 anos, solteira, desempregada, natural de São Gonçalo-RJ, residente no Bairro Boa Vista em Ipú. 

A mesma no momento da abordagem tentou se livrar de um saco que tinha, maconha 1 grama, 13 papelotes com cocaína 1.30 gramas, 06 pedras de crack 0.50 gramas, 50 reais em cédulas trocadas, 01 aparelho celular marca Samsung, 01 relógio G SHOCK, a mesma recebeu voz de prisão e foi conduzida para a Delegacia de Ipu-Ce.

A Composição policial apresentou todo o ocorrido ao Delegado de Plantão, que após ouvir as partes decidiu pela autuação da acusada nos Art. 35 da lei de entorpecentes (lei 11340), Art. 40-VI (lei 11340).

Vale ressaltar que a ocorrência foi atendida pela equipe comandada pelo sargento Sousa, soldados Timbó e F. Júnior.

AUTOR: IPAPORANGA NOTÍCIAS

EM TIANGUÁ (CE), CÂMARA MUNICIPAL APROVA TÍTULO DE ”PERSONA NON GRATA” PARA COMERCIANTE; ENTENDA A POLÊMICA

Nesta semana uma notícia repercutiu nas redes sociais: Só se fala no título de “persona non grata” concedido pela Câmara Municipal de Tianguá-CE a um comerciante da cidade. 

A informação foi veiculada em grandes sites da região do Cariri e em páginas com audiência em todo o Estado. O fato vem suscitando acesos debates e, diante disso, o site Ibiapaba 24 Horas preparou esta matéria para que você compreenda a polêmica ponto a ponto.

O QUE SIGNIFICA O TÍTULO DE “PERSONA NON GRATA”?

Sucintamente: Persona non grata é uma expressão em latim utilizada para indicar alguém que não é bem-vindo.

O título está bastante ligado às relações diplomáticas, porém tornou-se mais abrangente pois também tem sido empregado quando existe repúdio às declarações polêmicas pronunciadas por alguém.

Nessa levada, explica o jornalista Ariel Palacios, do Jornal Época, que é possível a aplicação formal do título no âmbito federal, estadual e municipal, além de poder ser usado, também, por entidades privadas.

QUEM PROPÔS O PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO PARA DECLARAR O COMERCIANTE “PERSONA NON GRATA”?

O Projeto de Decreto Legislativo que declarou “persona non grata” o comerciante Verisvelton Ximenes da Cunha, conhecido por Velton, é de autoria de 08 vereadores, a saber:

1) Sales Neto;

2) Cléber do Adautim;

3) Pi Mega Som;

4) Kim Turismo;

5) Netinho do Haroldo;

6) Jocelio Luiz;
7) Valdeci do Olhão

8) Nadir Nunes.

Ao contrário do que foi veiculado por alguns sites, o vereador Sales Neto não foi o único autor do referido Projeto de Decreto Legislativo.

QUANDO O PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO FOI APROVADO?

O Projeto de Decreto Legislativo nº 01/2019, que declara “persona non grata” no Município de Tianguá-CE o Sr. Velton Ximenes da Cunha, foi aprovado na última Sessão Ordinária Itinerante da Câmara Municipal de Tianguá-CE, realizada no dia 21 de Agosto de 2019, na quadra da Escola de Ensino Fundamental do Distrito de Bela Vista.

O projeto foi protocolizado no dia 21 de Agosto de 2019 e votado no mesmo dia.

MAS O QUE FEZ O SR. VELTON?

Para a apresentação do Projeto, os vereadores justificaram a proposição reduzindo a termo três considerações, a saber:

1) As declarações desrespeitosas do Sr. Velton com os vereadores por meio do Whatsapp;

2) A necessidade de reflexão por parte do Sr. Velton;

3) o instrumento legal para demostrar o desagrado da Câmara Municipal seria o Projeto de Decreto Legislativo em comento.

Em seu discurso na tribuna, o vereador Sales Neto defendeu a aprovação do projeto e reproduziu um áudio de 02 minutos e 34 segundos em seu celular em direção ao microfone. No áudio, o Sr. Velton refere-se aos vereadores usando palavras de baixo calão e insinua que os parlamentares só aprovam os projetos de autoria do Poder Executivo mediante negociações que objetivam obter vantagens financeiras indevidas.

Aos 02 minutos e 12 segundos de áudio, após uma sequência de palavras grosseiras e de sérias acusações, Velton chega a dizer: ”Enquanto não cair no bolso deles, eles não assinam nada. Nenhum vereador.” e finaliza, afirmando: “Pelo bem de Tianguá: nenhum! Se tiver é uns três. (...) O resto é só a papela (dinheiro) caindo no bolso.”.

Durante o discurso do vereador Sales Neto, o vereador Jocelio Luiz pediu um aparte e defendeu que o senhor Velton recebesse a alcunha de “persona non grata”. Jocelio disse: “Eu não preciso ser do lado do Prefeito ou ser contra o Prefeito; eu tenho que ser do lado do povo. Aquilo que vier pra cá, pra mim aprovar, que for de benefício ao povo, eu vou estar aqui fazendo as minhas discussões.”.

Insatisfeito com as palavras do Sr. Velton, o vereador Valdeci do Olhão disse que nunca recebeu nada de prefeito. “Eu não vim pra cá nem pra roubar e nem pra receber propina. Eu não preciso receber propina do Prefeito. De jeito nenhum!.” – disse Valdeci, que acrescentou: “Eu fui na Delegacia prestar uma queixa contra ele (Velton).”.

QUAL O RESULTADO DA VOTAÇÃO?

09 votos favoráveis; 03 contrários e 03 abstenções.

09 votos favoráveis:

01) Sales Neto;

02) Cléber do Adautim;

03) Pi Mega Som;

04) Kim Turismo;

05) Netinho do Haroldo;

06) Jocelio Luiz;

07) Valdeci do Olhão;

08) Nadir Nunes

09) Rogério Moita.

03 votos contrários: 

01) Eudim Pirrita; 

02) Fernando do Mário; 

03) Pierre Costa.

03 abstenções: 

01) Zé Bia; 

02) Claudoelder; 

03) Mariano Diniz.

Para o vereador Mariano Diniz o título de “persona non grata” não é cabível mas poderia ser feita, no máximo, uma Nota de Repúdio.

Noutra tocada, é importante destacar que a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara Municipal de Tianguá não preveem em nenhum de seus artigos o título de “persona non grata”. Assim, o Projeto de Decreto Legislativo não acha fundamentação na legislação municipal, porém, os vereadores autores da proposição disseram haver consultado advogados que não viram problemas na ausência de socorro legal na esfera municipal.

Na sexta (30/08) o vereador Sales Neto enviou uma Nota de Esclarecimento a um grande site de notícias do Cariri e informou que a proposição foi assinada por 08 vereadores e aprovada por 09; que a Casa Legislativa não poderia se omitir diante das alegações difamatórias e que o Sr. Velton já gravou vídeos ostentando grandes volumes de dinheiro ao passo que debochava dos garis que estavam com os salários atrasados.

Ainda segundo a Nota, o Sr. Velton já respondeu a procedimento administrativo criminal por suposta prática de crime de desacato.

Por outro lado, é grande o número de internautas que têm manifestado solidariedade ao comerciante Velton. Há quem diga que a atitude da Câmara foi exagerada. A desproporcionalidade da reação da Casa Legislativa estaria no fato do Sr. Velton não exercer cargo público ou função de expressão política tal que a Câmara devesse ocupar-se em conceder-lhe a alcunha de “persona non grata”.

Além disso, alguns internautas argumentam que outras pessoas - que ocuparam cargos públicos ou espaços de maior expressão política - são corruptas comprovadas pela Justiça e, mesmo assim, a Casa Legislativa se omitiu, o que justificaria uma possível perseguição política ao Sr. Velton. Os vereadores negam perseguição política e dizem que a motivação é somente a descrita na justificativa do Projeto de Decreto Legislativo.

Por Matheus Urias, Radialista de Tianguá-CE, para o Site Ibiapaba 24 Horas.

EM SP, SEGURANÇA É CONDENADO A 45 ANOS DE PRISÃO POR ESTUPRAR E MATAR RAYANE PAULINO

Michel Flor da Silva é condenado pela morte da jovem Rayane Paulino Foto: Carolina Paes/TV Diário

Depois de quase sete horas de julgamento, Michel Flor da Silva foi condenado a 45 anos e 4 meses de prisão pela morte da jovem Rayane Paulino Alves, de 16 anos. A adolescente foi morta após uma carona do segurança em outubro de 2018. A vítima tentava voltar para a casa depois de uma festa em Mogi das Cruzes.

A sentença foi lida às 20H16 desta sexta-feira (30) e o segurança foi condenado pelos crimes de homicídio, estupro e ocultação de cadáver.

Silva volta para a penitenciária José Parada Neto, em Guarulhos, e segundo a defesa, vai recorrer pedindo redução de pena.

Júri

O júri popular do segurança Michel Flor da Silva, acusado de matar e estuprar a estudante Rayane Paulino Alves, de 16 anos, começou às 13h40, desta sexta-feira (30), no Fórum Criminal de Mogi das Cruzes em Brás Cubas.

Silva está preso desde o dia 31 de outubro de 2018. Segundo a polícia, ele confessou ter matado a jovem.

Em carta divulgada nesta quinta-feira (30), o acusado afirma ter se arrependido, mas afirma que não quer pagar por crimes que não cometeu.
Interessados em assistir júri de Rayane formaram fila em frente ao fórum de Mogi das Cruzes Foto: Carolina Paes/TV Diário

O caso

Rayane Paulino Alves, de 16 anos, desapareceu na madrugada de um domingo, no dia 21 de outubro de 2018, após sair de uma festa em um sítio no limite entre Guararema e Mogi das Cruzes. 

A estudante saiu do sítio e começou a andar no sentido Guararema.
Rayane Paulino Alves, de 16 anos, desapareceu após festa em sítio de Mogi das Cruzes Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

No caminho, um motorista de transporte por aplicativo orienta a jovem que ela caminha no sentido contrário ao que queria ir, já que ela queria ir para casa, em Mogi das Cruzes. O homem a oferece carona até a rodoviária de Guararema, onde ela poderia pegar um ônibus.

Quando Rayane chegou ao local, conversou com o segurança Michel Flor da Silva, que ofereceu água e blusa, mas ela não aceitou. Depois, ele ofereceu uma carona e os dois saíram de carro.

Rayane ficou desaparecida por oito dias. O corpo dela foi encontrado uma semana depois, em uma área de mata, na Avenida Francisca Lerário, em Guararema.

De acordo com o delegado Rubens José Ângelo, Michel estava trabalhando na rodoviária como segurança e disse à polícia que, ao ver Rayane sozinha, se ofereceu para levá-la até a casa dela.

Para a polícia, ele já tinha a intenção de estuprar a jovem e, depois do crime sexual, matou Rayane asfixiada.

Na versão de Michel, Rayane disse que queria "curtir" e os dois decidiram ir para uma festa em Jacareí. No caminho, tiveram uma relação sexual e, depois, a jovem disse que ele havia abusado dela e iria chamar o pai, que era policial.

Ainda segundo o acusado, a vítima começou a bater nele, e ele deu um golpe mata-leão. Depois percebeu que ela ainda estava viva, então arrancou o cadarço da bota que ela usava e a asfixiou.

AUTOR: G1/SP

NO BAIRRO GRANJA PORTUGAL EM FORTALEZA (CE), MULHER DE 40 ANOS É EXECUTADA UM DIA APÓS SAIR DO PRESÍDIO

Uma mulher de 40 anos foi executada no cruzamento da Rua das Nações com a Rua Coronel Fabriciano, na Granja Portugal, em Fortaleza, nesta sexta-feira (30). O crime aconteceu um dia depois da vítima sair do presídio.

Segundo a Polícia Militar, Ana Mara Gomes de Freitas foi abordada por um homem no meio da rua. Após conversar por alguns minutos, o suspeito atirou contra a mulher e, com a vítima já caída ao chão, jogou uma pedra na cabeça dela.

O caso será investigado pela polícia. Um das linhas de investigação é que a vítima estivesse devendo a traficantes da região. Ana Mara tinha antecedentes criminais por tráfico de drogas.

AUTOR: G1/CE

SETEMBRO AMARELO: NO CEARÁ, CAMPANHA DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO COMPARTILHA MENSAGENS POSITIVAS NAS REDES SOCIAIS

MPCE quer que a população também crie, escreva e troque mensagens de valorização da vida por meio de seus perfis pessoais. Foto: Divulgação

Recados com mensagens de encorajamento serão divulgadas nas redes sociais, nos dias ímpares de setembro, em campanha de combate ao suicídio do projeto Vidas Preservadas, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). 

A iniciativa foi lançada nesta sexta-feira (30), no seminário “A evolução da prevenção do suicídio no Brasil e no Mundo: diretrizes para uma política efetiva”.

A ideia é que o Ministério Público inicie a postagem de bilhetes com frases de encorajamento, fotografados e compartilhados por meio das redes sociais. O objetivo da instituição é disseminar a ideia ao longo do mês para que a população também crie, escreva e troque mensagens de valorização da vida por meio de seus perfis pessoais.

'Epidemia'

Durante o seminário desta sexta-feira, discutiu-se a necessidade de criação de políticas públicas para contribuir na prevenção do suicídio no Ceará, onde os números alertam para a causa. “Nós temos uma realidade, em Fortaleza, que é de epidemia de suicídios. No Estado do Ceará, do ano de 2010 a 2018, houve um crescimento de 31,8% nos casos oficiais, fora aqueles que não foram notificados”, explica o coordenador do Vidas Preservadas, Hugo Mendonça.

O projeto oferece capacitações, seminários e outras campanhas de valorização à vida, e busca se expandir no interior do Ceará durante todo o ano. Conforme Hugo, cerca de 50 municípios já possuem o apoio do Vidas Preservadas.

AUTOR: G1/CE

NO BAIRRO MONTE CASTELO EM FORTALEZA (CE), FAMÍLIA DE COMERCIANTE É FEITA REFÉM DURANTE ASSALTO A RESIDÊNCIA, CRIMINOSOS ROUBARAM 30 CELULARES

Bandidos rendem moradores e assaltam casa

Uma família foi feita refém e ficou sob a mira de uma arma de fogo durante um assalto a residência no Bairro Monte Castelo, em Fortaleza, na noite desta quinta-feira (29). 

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), dois homens armados invadiram a residência e renderam os moradores. Os criminosos levaram cerca de 30 aparelhos celulares.

Imagens de câmera de segurança de dentro da casa flagraram a ação dos suspeitos. No vídeo, é possível ver um dos suspeitos apontando uma arma de fogo para a cabeça de um jovem e conduzindo a vítima para dentro da residência. Após o crime, eles fugiram do local em uma motocicleta.

Segundo o dono da casa, os criminosos trancaram ele, o filho e a esposa dentro de um quarto. "Meu filho estava saindo de casa quando eles invadiram. Prenderam a gente dentro de um quarto e roubaram os celulares da minha loja. Nunca tínhamos passado por isso e nem por algo parecido. Nossa família está muito abalada", disse o comerciante.

O filho do comerciante, que não foi identificado, foi ferido na ação e precisou de socorro. "Um dos assaltantes bateu com a arma na cabeça do meu filho que abriu um corte. Ele foi socorrido para um hospital com a cabeça sangrando. Eles também bateram com a arma na minha boca que cortou", relatou o comerciante.

Estoque de celulares

Ainda segundo o comerciante, a residência assaltada também era usada como estoque da sua loja de celulares. A vítima informou que os suspeitos foram ao local já sabendo que ele guardava os aparelhos lá. O comerciante estima que cerca de 30 aparelhos foram levados pelos suspeitos.

Investigação

A Polícia Civil investiga o caso para capturar e prender os autores do crime. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial.

AUTOR: G1/CE

NO BAIRRO JARDIM IRACEMA EM FORTALEZA (CE), CABO DO CORPO DE BOMBEIROS CONDENADO POR HOMICÍDIOS, É BALEADO

Policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vão investigar o caso. Foto: Rafaela Duarte

Um cabo do Corpo de Bombeiros condenado por dois homicídios e que cumpre pena no regime semi-aberto, foi baleado na noite desta sexta-feira (30), no bairro Jardim Iracema, Fortaleza.

Segundo a Secretaria da Segurança e Defesa Social (SSPDS), a vítima foi levada, orientada e consciente, para uma unidade hospitalar. O processo de demissão do cabo está em andamento e segue afastado das funções operacionais.

A Polícia Civil do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), investiga se o crime desta sexta-feira (30) tem relação com os homicídios pelos quais foi condenado.

AUTOR: G1/CE

EM SOBRAL (CE), ESTELIONATÁRIO É PRESO PELA POLÍCIA CIVIL APÓS PRATICAR GOLPE CONTRA IDOSO

A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta sexta-feira (30), um homem suspeito de praticar golpes contra idosos em Sobral. Conforme informações, o homem oferecia ajuda a idosos para fazer transações em caixas eletrônicos, aplicando golpes e lesando as vítimas. Com ele, a Polícia Civil apreendeu R$, 1.400 em espécie.

Segundo apurou a investigação, o homem identificado como COSMO MORENO DE PAIVA (34), com antecedentes criminais por estelionato e furto, teria aplicado um golpe contra um idoso na manhã da sexta (30). O fato ocorreu em uma agência bancária localizada no Centro de Sobral, após a vítima ter sido abordada no caixa eletrônico pelo infrator. Segundo levantamento feito pelos policiais civis, o homem conseguiu sacar todo o dinheiro da conta do idoso. Ao perceber o que havia acontecido, a vítima procurou a delegacia.

Após a comunicação do fato, os policiais civis munidos de informações acerca do infrator saíram em diligência para capturá-lo. Cosmo foi encontrado em sua residência, no bairro Sinhá Sabóia, portando uma mochila com alguns pertences, aparentando que faria uma viagem, de acordo com os agentes. Com ele, os agentes de segurança encontraram a quantia de R$ 1.400 em dinheiro.

De acordo com o delegado Márcio Luiz, responsável pela investigação do caso, Cosmo teria aplicado vários golpes e já tem pedido de prisão preventiva. “Ele se aproximava das vítimas bem-vestido e oferecia ajuda a pessoas idosas que não sabiam manusear os caixas eletrônicos corretamente e, a partir daí, ele fazia transferências ou pagamentos e depois devolvia o cartão. Em um golpe que ele praticou, chegou a pagar três boletos de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores)”, disse.

Diante dos fatos, o homem foi encaminhado para Delegacia Municipal de Sobral, onde foi autuado em flagrante por estelionato. A Polícia Civil segue investigando o caso.

Denúncias

A Polícia Civil orienta as possíveis vítimas que se sentiram lesadas pelo homem a procurarem a Delegacia Municipal de Sobral para formalizar um procedimento contra o suspeito na unidade policial. A sede da delegacia fica na Rua Miguel Teles da Frota, 98 – Campo dos Velhos. Para mais informações, o telefone de contato é o (88) 3611-7808. 

Fonte: SSPDS

AUTOR: TIANGUÁ AGORA

CRIMINOSO DO PCC, AFIRMA QUE RIVAIS E POLICIAIS ATUARAM JUNTOS PARA MATÁ-LO, EM INTERCEPTAÇÕES TELEFÔNICAS, OUÇA OS ÁUDIOS

Operação Saratoga(Foto: Divulgação/ MPCE)

João Neto, considerado um dos chefes do Primeiro Comando da Capital (PCC) do Bom Jardim, em Fortaleza, e que atualmente está em um presídio federal em Catanduvas (Santa Catarina), afirmou, durante uma conversa telefônica interceptada, que rivais e policiais atuaram juntos para matá-lo. 


O documento obtido pelo O POVO Online é a denúncia do Ministério Público do Estado do Ceará, da operação Saratoga, que foi articulada entre 2015 e 2016 e tem relação com a operação Maçãs Podres, que está em sua segunda fase.

Na interceptação telefônica, que foi realizada pela Coordenadoria da Inteligência (Coin), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), João diz que está comprando um fuzil para ele e outro para o Penca, que também é um dos denunciados.

"Eu vou dar trinta tiros de fuzil no Garoto, eu vou partir ele em cinquenta pedaços. Meu negócio ai e só com o Garoto. Eu não tenho maldade com nenhum de você, o Garoto tava preso e todo dia eu ia deixar merenda dele na Capturas. 


Um pilantra ai que eu não vou dizer o nome me chamou pra casa dele e eu fui recebido a bala e vim pra dentro da cadeia. Como eu tava dentro da cadeia eu mandei matar mesmo porque era um pilantra safado. Botar dentro do carro e matar, sentar-lhe o sarrafo. 

Os caras não gostaram mas esses caras que são meus inimigos tudo frouxos. Sabe por que? Porque uma vez tentaram matar ai, foram dois carros, cada carro tinha um polícia no meio. Na hora que puxei minha pistola correu tudim, deixaram só eu baleado no chão e acertaram só minhas pernas. Quando eu vou pra buscar eu pego mesmo".

João diz que gastou muito com o advogado e deu uma "quebrada", mas que está se recuperando. O Pop, que é a pessoa que conversa com João, pergunta se ele tem falado com a Nice e esta diz que não. João diz que só tem dois "cabras homens" "aí", Raul e Gangão.

Pop pergunta do "Pombão", "ele mandou matar". João pergunta quem é que está lá embaixo e Pop diz que não tem quase ninguém lá, tem só o Bodim e uns e outros lá. João pergunta por que é que mataram o Tiago, o "Olho de Bila", Pop diz que é porque cresceram os olhos nele. Pop diz que quem matou o Thiago foi Leócio, o "Olho de Bila". Pop diz que é porque cresceram o olhos nele. João pergunta por Tilim e Pop diz que não sabe mais.

Ouça áudios de policiais e traficantes presos suspeitos de formar quadrilha em Fortaleza:

Alvos da Operação “Maçãs podres”, policiais militares e supostos traficantes foram presos por suspeita de formar quadrilha com atuação no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. Deflagrada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), a ação prendeu 11 pessoas na manhã desta sexta-feira, 30. O POVO Online teve acesso a áudios obtidos por meio das investigações.

Áudio 01 – Diálogo entre policial militar e traficante

Policial adverte traficante para não conversar com outro suspeito porque este estava com celular grampeado.

Áudio 02 – Diálogo entre traficante e policial militar

Traficante diz para policial militar que o dono de uma pizzaria teria dois revólveres. Eles combinam como vão se apossar das armas, com ajuda de outros policiais, para vendê-las e dividir o dinheiro entre eles.

Áudio 03 – Diálogo entre policial militar e traficante

Policial militar conversa com traficante sobre como vão abordar o dono da pizzaria para pegar as armas e extorquir o comerciante.

Áudio 04 – Diálogo entre policial militar e traficante

Policial militar continua conversa com traficante sobre a forma de se apoderar das armas do dono da pizzaria e o plano para extorqui-lo.

Áudio 05 – diálogo entre dois policiais militares

Dois policiais militares conversam sobre a estratégia de abordar um homem e uma mulher, que seriam traficantes e donos de uma sorveteria, e extorquir dinheiro. O alvo da ação dos policiais tinha mandado de prisão em aberto.

Áudio 06 – Diálogo entre policial militar e traficante

Policial oferece a traficante 2,5 quilo de crack (“amarela”) que havia acabado de apreender. Traficante diz que precisa pegar uma amostra (“foto”) para decidir se compraria a droga.

Áudio 07 – diálogo entre policial militar e traficante

Policial pergunta a traficante se ele tem comprador para crack (“amarela”). PM oferece a droga por R$ 8 mil cada quilo. Policial diz que tem a amostra (“foto”). Traficante pergunta se PM tem maconha (“preto”), mas este diz que não e pede para que traficante consiga comprador para o crack.

AUTOR: O POVO

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

EM ESTACIONAMENTO EM FORTALEZA (CE), CORPO DE RECÉM-NASCIDO É ENCONTRADO EM FRENTE A BARRACA NA PRAIA DO FUTURO

Corpo de recém-nascido é encontrado dentro de estacionamento em frente a barraca de praia em Fortaleza Foto: Darley Melo/Sistema Verdes Mares

Um corpo de um recém-nascido foi encontrado dentro de um estacionamento em frente a uma barraca de praia na Avenida Clóvis Arrais, no Bairro Praia do Futuro, em Fortaleza. Testemunhas disseram que por volta das 11h vendedores ambulantes encontraram o bebê ainda com o cordão umbilical . Os trabalhadores da região acionaram a polícia e os agentes isolaram a área.

"É triste essa situação, estou me tremendo até agora, a gente fica imaginando o que se passou. O bebê já estava grandinho. Tem que punir quem fez isso", disse um trabalhador da região, que não quis se identificar.
Populares informaram ao G1 que ouviram o choro de uma criança na noite desta quinta-feira (29), procuraram de onde vinha o choro, mas não encontraram nenhum bebê. Não há informações se a criança foi deixada com vida ou não no estabelecimento.
Equipes da Polícia Militar e da Perícia Forense foram ao local para atender a ocorrência e fazer a retirada do corpo.

AUTOR: G1/CE

EM FORTALEZA (CE), POLICIAIS 'APADRINHAVAM' TRAFICANTES E DISTRIBUÍAM DROGAS E ARMAS APREENDIDAS COM CRIMINOSOS RIVAIS

Criminosos presos na operação Maçãs Podres são levados para a delegacia de Capturas Foto: Ministério Público/Divulgação

Em esquema de corrupção e tráfico de drogas, policiais militares “apadrinhavam” traficantes do Bairro Bom Jardim, em Fortaleza, e extorquiam de criminosos de grupos rivais, segundo o promotor de Justiça Rinaldo Janja, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).

Foram cumpridos 11 mandados de busca e prisão contra suspeitos de tráfico de drogas nesta sexta-feira (30), em Fortaleza, durante a segunda fase da Operação “Maçãs Podres", realizada pelo Ministério Público do Ceará. 

A primeira fase foi realizada no último dia 2 de agosto, quando 10 policiais militares foram presos por envolvimento com o grupo criminoso.

Dos 11 mandados cumpridos, cinco suspeitos já estavam recolhidos dentro do sistema prisional.

PMs perseguam criminosos rivais

"Esses policiais que faziam parte da organização se associavam com traficantes, faziam consórcio com traficantes e beneficiavam o tráfico desses traficantes que eles apadrinhavam”, explica o promotor de Justiça.

No esquema, os agentes de segurança ainda fiscalizavam os traficantes concorrentes e os extorquiam.

“Eles abordavam, não permitiam o tráfico dos concorrentes dos traficantes que eram associados com eles e ainda por cima se apoderavam do material ilícito, ou seja, drogas, armas, munições. E o que é pior, colocavam todo esse material no mercado”, detalha Janja.

Segundo o MPCE, os investigados na operação são suspeitos de participação nos crimes tráfico de drogas, associação para o tráfico, extorsão, corrupção ativa e passiva, porte e posse ilegal de arma de fogo, e organização criminosa.

AUTOR: G1/CE

EM FORTALEZA (CE), JUSTIÇA CONDENA BANDIDOS MEMBROS DA GDE QUE MATARAM JOVEM NO BAIRRO ÁLVARO WEYNE, NO ANO PASSADO

Pâmela tinha apenas 19 anos e foi executada porque os assassinos não encontraram o irmão dela
A garota costumava ficar sentada na calçada de uma residência, onde acabou sendo morta em fevereiro do ano passado

Três bandidos integrantes de uma facção criminosa que atua no Ceará foram condenados pela Justiça a penas que variam de 17 a 19 anos de prisão. 

Os três viraram réus no processo que apurou o assassinato de uma jovem no bairro Álvaro Weyne, na zona Oeste de Fortaleza, no ano passado. De acordo com a investigação, a jovem foi morta porque os criminosos não encontraram o irmão dela, que seria o verdadeiro alvo.
A sentença foi baseada nas investigações que culminaram na identificação e prisão dos três acusados do crime: Francisco Luan Silva Menezes, José Aírton Alves de Sousa, e Rafael Araújo Damasceno. Os três teriam participado diretamente do crime cuja foi vítima a jovem Pâmmela Kedlla da Silva Pereira. Ela foi assassinada no dia 20 de fevereiro do ano passado.

De acordo com o processo, os três acusados planejavam matar Gerson Breno da Silva (irmão de Pâmmela) e não o encontraram. Gerson seria integrante da facção Comando Vermelho (CV) e estava jurado de morte pelos inimigos, pertencentes à facção rival, no caso a Guardiões do Estado (GDE). Porém, não o localizaram e decidiram matar a irmã dele.

Era por volta de 13h30, quando os criminosos embarcaram em um carro modelo Celta, prata, e foram até a Rua João Ribeiro, casa 165, no bairro Álvaro Weyne. Passaram a rondar as casas em busca de encontrar Gerson e ele não foi achado. Por conta disso, passaram a atirar para cima, intimidando os moradores do local. Em seguida, cercaram a casa onde Greson poderia estar, mas não o acharam. Foram embora dali, mas, logo à frente, encontraram Pâmela, que foi executada com vários tiros. Após a prática do crime, eles fugiram do local gritando a seguinte frase: “É tudo três”, numa referência à sigla GDE

Condenados

O Conselho de Sentença da 2ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza, ao julgar os três réus, os condenou às seguintes penas: Francisco Luan Silva Menezes, a 17 anos e seis meses de reclusão; José Aírton Alves de Sousa a 18 anos de cadeia; e Rafael Araújo Damasceno a 19 anos e oito meses de cadeia. Todos foram sentenciados por homicídio duplamente qualificado além de envolvimento com organizações criminosas.

AUTOR: FERNANDO RIBEIRO

EM SOLEDADE (RS), 6 PESSOAS DA MESMA FAMÍLIA MORREM EM ACIDENTE ENTRE 2 VEÍCULOS NA BR-386

Vítimas estavam todas no mesmo veículo. Foto: Juliano Castro/RBS TV

Seis pessoas de uma mesma família morreram em um acidente envolvendo dois veículos, na BR-386, em Soledade, no Norte do Rio Grande do Sul, na madrugada desta sexta-feira (30). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o motorista do outro veículo estava sem cinto de segurança e foi arremessado para fora do carro. Ele está em estado grave.

Entre os mortos estão o condutor do Peugeot 207, de 36 anos, a esposa dele, de 39 anos, o filho do casal, de 6 anos, o pai e a mãe do motorista, de 61 e 55 anos, respectivamente, e ainda o tio do condutor, de 47 anos. Eles eram moradores de Canoas. A PRF informou que a criança não estava na cadeirinha.

A colisão aconteceu no quilômetro 236 da rodovia, por volta das 4h. O carro da família, um Peugeot 207, com placas de Porto Alegre, trafegava no sentido Capital-Interior quando teria invadido a pista contrária. O veículo bateu de frente com um Volvo, com placas de Bento Gonçalves, na Serra.

O motorista, de 34 anos, do Volvo, foi levado para o Hospital de Soledade, e depois transferido para o Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. A instituição informou ao G1 que homem está em estado grave, e passa por exames. Segundo a PRF, ele é de Soledade

A pista ficou bloqueada por cerca de cinco horas, e foi liberada por volta das 9h30.

Acidente entre dois veículos deixa mortos na BR-386, em Soledade
Ocupante do outro veículo foi levado para o hospital em estado grave. Foto: Juliano Castro/RBS TV
Acidente aconteceu por volta das 4h, na BR-386. Foto: Polícia Rodoviária Federal/Divulgação

AUTOR: G1/RS

EM PACATUBA (CE), CARTÕES DO BOLSA FAMÍLIA ERAM USADOS COMO GARANTIA DE PAGAMENTOS PARA SUSPEITO DE AGIOTAGEM

Suspeito de agiotagem é flagrado pela polícia, na Grande Fortaleza. Foto: Divulgação/SSPDS

Um homem foi autuado por crime contra a economia popular, popularmente conhecido como agiotagem, na tarde desta quarta-feira (28), em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza. 

Ele foi encontrado com mais de 40 cartões de terceiros, incluindo aqueles para recebimento do benefício do Bolsa Família, que mantinha como garantia dos pagamentos daqueles que deviam dinheiro.

O suspeito emprestava dinheiro a juros maiores que os permitidos pela legislação brasileira, além de ameaçar as pessoas que contraíam os empréstimos com ele e atrasavam o pagamento. O homem negou a acusação em depoimento.

A polícia encontrou o suposto agiota no Bairro Jereissati II, com alguns cartões magnéticos e R$ 330 em espécie. Na residência dele também havia mais cartões, além de extratos bancários de pessoas diversas e mais R$ 470.

Ele foi levado à Delegacia Metropolitana de Maracanaú, onde foi lavrado um termo circunstanciado de ocorrência (TCO), com base no artigo 4º da lei nº 1.521/1951 (Lei de Crimes contra a Economia Popular) em desfavor dele. A Polícia Civil investiga se há algum idoso entre as vítimas. Caso seja comprovada a existência de vítima acima dos 60 anos, o homem poderá responder a crimes previstos no Estatuto do Idoso.

AUTOR: G1/CE

EM IBIAPINA (CE), POLÍCIA APREENDE GRUPO COM IDENTIDADES FALSAS, DROGAS, ARMA E PRODUTOS SUSPEITOS

DESTACAMENTO DE POLÍCIA DE IBIAPINA - GUARDIÕES DA IBIAPABA

Ontem, dia 29 de agosto as 21h30, em uma simples abordagem a um veiculo na CE-187, nossa composição se deparou com a maior apreensão do ano em IBIAPINA.

Um veículo HB 20 vermelho de placas OIZ- 3759.

O indivíduo quando viu a VTR saiu em disparada no matagal perto da MARINA em Ubajara. Fizemos a perseguição do mesmo e logramos êxito.

O indivíduo de nome RAFAEL FERREIRA MARTINS, estava com este veículo clonado e uma identidade falsa.
Na residência que ele estava morando no bairro Paratibi em IBIAPINA, foi encontrado um casal onde o homem é conhecido com Carlos Andre de Lemis Sousa VULGO NENÉM e a mulher Alexsandra Oliveira de Lemos

Este homem também estava com uma identidade falsa. Os dois estavam foragidos, um da CPPL 3 e o outro da Cadeia publica de Caridade. Contra os mesmos tinham mandados de prisão.

Foi encontrado na casa:

1 PISTOLA CAL.9 MM GLOCK;

12 MUNIÇÕES INTACTAS;

935 KG DE COCAÍNA;

632 KG DE CRACK;

15 G DE MACONHA;

4 CELULARES;

1 NOTEBOOK;

6 CORDÕES;

1 ANEL;

1 PAR DE BRINCOS;

DOCUMENTOS DIVERSOS - FALSOS E VERDADEIROS .
Tivemos o apoio do 1° TEN CESAR Comandante da 2° CIA\3BPM, juntamente com o SGT MARCONDES vieram com duas composições da FORÇA TÁTICA de Tianguá, apoio também do DESTACAMENTO de Ubajara

Os mesmos estão sendo flagranteados na DPC. de Tianguá. Nos artigos: 16, 33, 35, 288, 180 e 311.

EQUIPE:

SUB TEN QUIRINO

SGT FABIANO

CB ALMEIDA.

FONTE: POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ

AUTOR: TIANGUÁ AGORA

EM TIANGUÁ (CE) CONSUMIDORES RECLAMAM NA DEMORA DO ATENDIMENTO DA ENEL

Consumidores de Tianguá reclamam na demora do atendimento no posto da Enel Distribuição Ceará, que fica localizado na rua Odilon Aguiar, nº 499, no centro da cidade.

Todos os dias, logo cedo uma fila se forma diante do escritório e a maioria das reclamações é referente à grande demora no atendimento. São apenas três atendentes que se revezam em dois computadores. Funcionários informam que o sistema de internet é lento e frequentemente fica sobrecarregado.

Apos pegar uma senha, o atendimento ao cliente pode demorar ate 5 horas de cansativa espera. No local não há painel eletrônico para chamada das senhas.

Consumidores são unânimes em dizer que após a privatização da Coelce os problemas da empresa são cada vez mais visíveis. 


Contas já pagas não são dado baixa no sistema e muita gente teve o fornecimento de energia cortado sem sequer ser notificado. Apesar de a distribuidora contar com uma Central de Atendimento e Canais Virtuais, a maioria dos clientes necessita do atendimento diretamente na loja, e pra isso tem que disponibilizar bastante tempo e muita paciência.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

EM SANTANA DO ACARAÚ (CE), ASSASSINATO DE CÉSAR AUGUSTO COMPLETA UM ANO, E AUTOR DO CRIME SEGUE NO CARGO DE PREFEITO DO MUNICÍPIO

César Augusto (vítima)

O município de Santana do Acaraú fica localizado na região Norte do Ceará, cidade que ficou conhecida em todo Brasil pelo bárbaro crime de morte (Homicídio), cometido pelo prefeito da cidade Marcelo Arcanjo contra seu ex aliado César Augusto do Nascimento.
Marcelo Arcanjo (prefeito)

Relembre o caso: 

O crime ocorreu no dia 29 de agosto de 2018, por volta das 18 horas, na casa da vítima. 

De acordo com a polícia, o prefeito Marcelo Arcanjo disse no depoimento foi até a casa do ex-funcionário da prefeitura para conversar. “Ao chegar ao local, as pessoas da casa estavam jantando. A vítima se dirigiu ao corredor e colocou a mão no pescoço do prefeito para cumprimentá-lo. Marcelo Arcanjo sacou a arma e atirou uma única vez em César Augusto”.

O tiro entrou pelo tórax da vítima, de baixo para cima, e o projétil saiu pelo pescoço. De acordo com as testemunhas, não houve nenhuma briga ou ação que justificasse o crime. César Augusto do Nascimento teve morte imediata.

UM ANO SEM CÉSAR AUGUSTO:

Nesta quinta-feira 29 de agosto de 2019, está completou 1 ano do assassinato de César Augusto, morto de forma covarde pelo prefeito da sua própria cidade.

PREFEITO SEGUE NO CARGO:

Mesmo tendo passado alguns dias preso após confessar a autoria do Homicídio, atualmente o prefeito Marcelo Arcanjo segue normalmente exercendo o cargo do município de Santana do Acaraú, o que pra muitos parece piada, mais para a população de Santana do Acaraú é realidade.

AUTOR: IPAPORANGA NOTÍCIAS

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

EM PALMÁCIA (CE), POLÍCIA INVESTIGA MORTE DE CRIANÇA

As imagens do corpo desnutrido da criança chocaram a população. Há suspeitas de maus-tratos

A Polícia Civil está investigando a morte chocante de uma criança de apenas 8 anos de idade que teria, supostamente, sofrido maus-tratos da família. 

A garota foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira em casa, na cidade de Palmácia, no Maciço de Baturité (a 83 Km de Fortaleza). O corpo deverá passar por exames para ser constatava a causa do óbito.

A Polícia já está tomando, neste momento, o depoimento da mãe da criança e de outros familiares, além de vizinhos. As primeiras informações colhidas pela Polícia no local revelam que a menina foi achada morta pela própria mãe.

No entanto, o estado da garota, que tinha problemas de saúde, surpreendeu as autoridades. Esquálida, a menina apresentava um alto grau de desnutrição e no corpo muitas marcas que podem ser resultantes de maus-tratos. A mãe teria contado aos policiais que a filha teria morrido ao cair do sofá.

O corpo foi encaminhado à Perícia Forense para exames. O caso chocou a população de Palmácia.

AUTOR: FERNANDO RIBEIRO

EM PARAMBU (CE), IDOSO DE 65 ANOS É PRESO PELA POLÍCIA CIVIL, POR ESTUPRAR ENTEADA E A FILHA DELA DE 7 ANOS

Uma investigação desenvolvida pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Municipal de Parambu, resultou na prisão de um idoso de 65 anos suspeito de estuprar a enteada e a filha dela, uma criança de sete anos. 

A prisão ocorreu, na tarde dessa quarta-feira (28), na localidade de Novo Assis, zona rural de Parambu, na Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22) do Estado.

Conforme o delegado Jefferson Lima, titular da delegacia municipal, as investigações referentes aos crimes tiveram início em maio deste ano, quando a Polícia Civil recebeu uma denúncia sobre o caso. 

As apurações policiais apontaram que o homem abusava sexualmente da enteada de 30 anos, que possui deficiência intelectual, e da filha dela, uma garota de sete anos. Após realizar diligência, a PCCE solicitou ao Poder Judiciário um mandado de prisão preventiva que foi deferido em desfavor do suspeito.

No momento da prisão, o idoso – que já possui antecedente criminal por manter estabelecimento em que ocorra exploração sexual – não reagiu. Ele foi encaminhado para a delegacia, prestou depoimento e, em seguida, foi transferido para o sistema penitenciário do Estado, onde encontra-se à disposição da Justiça.

FONTE: SSPDS

EM PENTECOSTE (CE), 2 GERENTES DO BANCO DO BRASIL, SÃO PRESOS SUSPEITOS DE ESQUEMA DE DESVIO DE MAIS DE R$ 59 MILHÕES

Gerentes são flagrados com integrante mineiro do esquema (camisa de cor rosa) Polícia  Civil/ Divulgação

Dois gerentes do Banco do Brasil (BB) no Ceará e outras quatro pessoas foram presos suspeitos de envolvimento em um esquema que tentou desviar R$ 59.998.765,00. 

O caso foi registrado nesta quinta-feira, 29. As informações são da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Os gerentes do BB Pedro Eugênio Leite e Celso Luiz Grillo de Lucca trabalhavam nas cidades cearenses de General Sampaio e Tejuçuoca, respectivamente.

Eles foram presos mediante cumprimento do mandado de prisão temporária de cinco dias expedidos pelo Poder Judiciário de Pentecoste. Os gerentes afirmaram terem sido sequestrados e que foram coagidos a realizar a transação financeira. Para movimentar a quantia foi necessária a assinatura digital dos dois gerentes. A Justiça bloqueou todas as contas que receberam os valores desviados, com base na lei da lavagem de dinheiro. Os celulares deles foram apreendidos.

De acordo com o delegado Victor Piona, titular da delegacia municipal de Pentecoste, as investigações apontaram que um dos gerentes forjou um crime de extorsão. Ele tinha a intenção de convencer um funcionário a realizar saques e transferências para contas determinadas pelos criminosos. No entanto, o plano foi descoberto e os dois foram presos.

Após a troca de informações da Polícia Civil e do setor de inteligência do próprio banco, ao perceber a movimentação suspeita, bloqueou parte dos valores desviados. O plano criminoso foi desarticulado na última sexta-feira, 23, depois que a Polícia Civil prendeu, no município de General Sampaio, Jefferson Alves Ferreira, 47, natural de Minas Gerais.

O homem teria vindo ao Ceará com o intuito de participar da ação fraudulenta, porém foi capturado. Com a descoberta do crime, a PCCE repassou informações para a Polícia Civil de São Paulo que capturou, na cidade de Ribeirão Preto, outras três pessoas que participavam do crime.

O Departamento de Polícia Especializada, por meio da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) e do Departamento de Polícia do Interior Norte (DPI/Norte), com apoio da delegacia de Pentecoste, realizou a ação.

Como funcionava o esquema

De acordo com informações obtidas pelo O POVO Online, a ação teve o apoio do Ministério Público. O setor de inteligência do Banco do Brasil verificou que havia um golpe em andamento e que os criminosos criaram um débito na agência de General Sampaio. Em seguida, eles creditaram em uma conta poupança do estado de São Paulo e receberam ajuda de funcionários da agência.

Já com o crédito em conta, os operadores começaram a fazer uma espécie de pulverização dos valores. Dois homens e uma mulher foram presos em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Eles faziam diversas operações financeiras.

Um dos presos havia recebido na conta R$ 59.998.765,00. Foram desviados de contas por meio de aviso de crédito feitos por gerentes de bancos do estado do Ceará. Na cidade de General Sampaio foi preso o Jefferson Alves Ferreira, 47 anos. Ele foi quem revelou o envolvimento dos gerentes de banco de General Sampaio e Tejuçuoca.

AUTOR: O POVO

EM FORTALEZA (CE), ADOLESCENTE É FORÇADA A ENTRAR EM CARRO, LEVADA A MOTEL, ESTUPRADA, ROUBADA E ABANDONADA EM AVENIDA

(Foto: Reprodução/Instagram)

Um homem de 46 anos foi preso nesta quinta-feira, 29, suspeito de estuprar e roubar uma adolescente de 15 anos, na Barra do Ceará, em Fortaleza. Identificado como Roger de Gois Rodrigues, ele já possui antecedentes criminais por estelionato, lesão corporal, dano, ameaça e crime contra a fé pública.

A garota, de apenas 15 anos, foi abordada pelo homem enquanto andava pela avenida Coronel Carvalho. Ele a ameaçou e a forçou a entrar em seu veículo, levando-a a um motel, onde a estuprou e roubou dinheiro, além de um aparelho celular. Após o crime, deixou a vítima na avenida Ulisses Guimarães, em Caucaia.

Após serem informados sobre uma mulher que pedia socorro no interior de um veículo Golf, pela avenida Ulisses Guimarães, profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizaram diligências para localizar o carro, que ia a caminho do Icaraí. 


Ao avistar um automóvel com as características repassadas estacionado em frente a um casa, os policias iniciaram buscas pelo suspeito na região. Roger foi encontrado em uma das casas, confirmando ser proprietário do carro.

O suspeito foi levado ao 22º Distrito Policial, sendo reconhecido pela vítima, que chegou a prestar depoimento informando ter sido estuprada. O criminoso foi autuado em flagrante por estupro, sequestro e por roubo.

AUTOR: O POVO

EM SOBRAL (CE), MENINO DE 12 ANOS É ATINGIDO POR 3 TIROS

Um menino de 12 anos foi atingido por tiros na noite desta quarta-feira, (28) próximo a uma lanchonete, no Bairro Dom José 2, no município de Sobral, na Região Norte do Ceará.

De acordo com a polícia, dois homens em uma bicicleta, se aproximaram do garoto e efetuaram vários tiros. Três disparos atingiram de raspão o adolescente.

,Após o crime, a dupla fugiu. O garoto foi socorrido por moradores e encaminhado para o Hospital Santa Casa de Misericórdia e em seguida transferida para o Hospital Regional Norte (HRN).

A polícia acredita que o objetivo era assassinar o adolescente, já que ele recebeu três tiros. A Delegacia Regional de Sobral disse que o garoto já recebeu alta e deixou o hospital.

Uma equipe da Polícia Militar realizou buscas na região, mas ninguém foi preso até a manhã desta quinta-feira (29).

AUTOR: G1/CE

EM IGUATU (CE), APÓS DISCUSSÃO, ENTREGADOR MATA AMIGO E QUEIMA CORPO POR MAIS DE 10 HORAS

Após discussão banal, entregador mata amigo e incendeia corpo por mais de 10 horas no Ceará Foto: Divulgação

Após uma discussão, o entregador Rafael Pinto Ribeiro Rodrigues, 29 anos, matou a facadas o amigo Francisco Mailson Machado Pereira, também de 29 anos, e em seguida queimou o corpo por mais de 10 horas com o objetivo de se livrar do corpo. O crime aconteceu na cidade de Iguatu, interior do Ceará, na madrugada do domingo (25). Os suspeito, contudo, só foi preso nesta quarta-feira (28).

Segundo a polícia, os dois haviam ingerido bebida alcoólica e brigaram ao retomar desavenças antigas. "Eles passaram a noite bebendo em um bar, e em um determinado momento foram até um sítio. Continuaram a bebedeira e entraram em discussão por motivos desavenças familiares já existentes entre os dois", explicou o delegado Wesley Matos, da Delegacia Regional de Iguatu.

Ainda segundo o delegado, após golpear Francisco com uma faca, Rafael ateando fogo no corpo da vítima a fim de ocultar o cadáver.

Ainda de acordo com o investigador, os familiares da vítima procuraram os agentes e após investigação conseguiram localizar o suspeito. Rafael confessou o crime em depoimento e foi autuado em flagrante por homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

Rafael foi encaminhado para a cadeia pública da cidade de Iguatu, onde ficará a disposição da justiça. Os restos mortais foram encaminhados para a Perícia Forense.

AUTOR: G1/CE

NO CONJUNTO CEARÁ, EM FORTALEZA (CE), CABELEIREIRO É MORTO POR HOMEM ENCAPUZADO DENTRO DO PRÓPRIO SALÃO

Suspeito encapuzado invadiu o local, mandou o cliente se retirar e atirou na vítima. Foto: Rafaela Duarte/Sistema Verdes Mares

Um cabeleireiro identificado como Inácio Rocha de Araújo Júnior, 42, foi morto a tiros por um homem encapuzado dentro do salão de beleza do qual ele era proprietário na Avenida H, no Bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza, na noite desta quarta-feira (28).

Segundo testemunhas, Inácio estava cortando o cabelo de um cliente quando um suspeito invadiu o local, mandou o homem se retirar e atirou contra o cabeleireiro. O suspeito fugiu do local em um veículo que dava apoio ao criminoso.

De acordo com o tenente Renir, do 17° Batalhão da Polícia Militar, a vítima tem antecedentes criminais por ameaça, injúria e desacato.

Duas ambulâncias do Samu foram acionadas, mas Inácio não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) ficará responsável pelas investigações sobre o caso.

AUTOR: G1/CE

NO BAIRRO JOSÉ WALTER EM FORTALEZA (CE), GRUPO ARMADO INVADE BAR QUE TRANSMITIA JOGO, ASSALTA CLIENTES E LEVA A TV, E TROCA TIROS COM POLICIAIS

Três suspeitos fugiram por um matagal, após o carro ser atingido por tiros nos pneus. Foto: Rafaela Duarte/ Sistema Verdes Mares

Um grupo armado com escopetas invadiu um estabelecimento localizado no Bairro José Walter, em Fortaleza, assaltou os clientes do local e trocou tiros com os policiais durante a fuga na noite desta quarta-feira (28). Um adolescente de 16 anos foi apreendido durante a ação.

Conforme a Polícia Militar, quatro suspeitos renderam as vítimas que estavam reunidas em um bar, assistindo a um jogo de futebol. Dois dos criminosos seguravam escopetas, enquanto os demais recolhiam os pertences. O aparelho de TV que estava transmitindo o jogo também foi levado.

Os suspeitos fugiram em um veículo Gol, de cor branca. A polícia foi acionada e conseguiu localizar o carro na Avenida Val Paraíso, onde teve início uma perseguição.

Após troca de tiros, os agentes atingiram os pneus do carro usado pelos suspeitos, fazendo com que eles parassem o veículo.

Três homens correram para dentro de um matagal e o adolescente de 16 anos ficou no veículo. A polícia encontrou dentro do carro uma das armas usadas na ação, a televisão e alguns objetos roubados.

O jovem foi encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Várias vítimas compareceram ao local e fizeram o reconhecimento do adolescente . Os outros criminosos não foram localizados.

AUTOR: G1/CE

NO CEARÁ, JUSTIÇA PÕE EM LIBERDADE POLICIAIS PRESOS DURANTE A OPERAÇÃO "ESPANTA RAPOSA"

Tenente-coronel Paulo de Tasso e major Marcelo Beserra estavam presos no Quartel do CPChoque. Os dois oficiais agora correm o risco de serem expulsos da Corporação
Em abril, nove militares foram presos em Sobral e Tianguá, na "Operação Espanta Raposa"

Proibidos de vestir a farda da Polícia Militar e também de entrarem em qualquer quartel da Corporação sem autorização. Estas foram algumas das medidas cautelares impostas pela Justiça Militar para colocar em liberdade oito PMs que haviam sido presos há quatro meses por crimes de corrupção ativa e concussão. Os militares eram integrantes do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) e foram detidos na operação “Espanta Raposa”, nas cidades de Sobral e Tianguá.

A decisão pela soltura dos oito militares – dois oficiais e seis praças – partiu da Auditoria Militar do Estado do Ceará, em Fortaleza. Foram postos em liberdade o tenente-coronel Paulo de Tasso Marques Paiva, o major Marcelo Nantuã Beserra e os sargentos Raimundo Nonato Cruz, Jorge Luís de Souza, Marcelo Cristiano de Melo, Reginaldo Bento de Araújo, Antônio Barbosa Filho e Décio Alves Fernandes. 

Desde abril último, os dois oficiais estavam recolhidos no Quartel do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) e os seis sargentos no Presídio Militar e no Quartel do 3º BPM (Sobral).

A Justiça havia decretado a prisão dos militares após uma investigação sigilosa realizada pelo Ministério Público Estadual (MPE) em parceria com a Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário (CGD).

Crimes ambientais e propina

De acordo com a investigação do Ministério Público, através do seu Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), os militares formaram uma organização criminosa que arrecadava dinheiro através da prática de corrupção ativa, exigindo dinheiro de comerciantes e motoristas que comercializavam ou transportavam cargas ilegais como madeira, fruto de desmatamento e animais silvestres, o que caracteriza crime ambiental. A prática de suborno para evitar prisões e apreensões se estendia há meses, corrompendo oficiais e praças do BPMA das duas cidades da Região Norte e Serra da Ibiapaba.

O Ministério Público obteve da Justiça a quebra do sigilo telefônico dos PMs investigados e identificou diálogos mostrando a prática dos crimes.

Para serem mantidos em liberdade durante a tramitação do processo até o julgamento, os militares terão que cumprir rigorosamente as medidas cautelares impostas pela Justiça, sob pena de, em caso de descumprimento, terem a prisão preventiva novamente decretada.

AUTOR: FERNANDO RIBEIRO

NA SERRA DA IBIAPABA, TENENTE CÉSAR DIVULGA BALANÇO E APONTA REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE

O Comando da 2ª CIA/3º BPM/Tianguá, responsável pelo policiamento na Serra da Ibiapaba divulgou balanço das operações realizadas no segundo trimestre de 2019. 

Desde o inicio do ano a 2ª Companhia vem intensificando as ações ostensivas e preventivas em todos os municípios de sua área circunscricional (Tianguá, Viçosa do Ceará, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte e Croatá).

De acordo com o Comandante da Companhia, 1º Tenente Cesar, de abril a junho houve uma redução de 58% de crimes violentos em toda região da serra.
Tenente César

O Oficial salientou que a intensificação de ações já realizadas pela PM diariamente é um entendimento do novo comando da 2ª CIA/3º BPM. 

“Desde que assumimos a Unidade, nos reunimos com todos os policiais em busca de traçar metas e objetivos a serem cumpridos no tocante a diminuição dos índices de criminalidade. 

Como estratégia operacional, estamos promovendo operações de segurança nos locais de maior incidência de ocorrências, atuando de forma preventiva e repressiva no combate ao crime", concluiu o comandante.

AUTOR: IPAPORANGA NOTÍCIAS