I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 31 de outubro de 2015

CRIANÇA DE 8 ANOS MORRE APÓS SE ASSUSTAR COM EXPLOSÕES DE CAIXAS ELETRÔNICOS, EM MG

Raíssa Maia Ramos, de 8 anos, teve parada cardiorrespiratória após assalto a banco de Alpinópolis, MG (Foto: Reprodução/ EPTV)

Uma criança de 8 anos morreu na madrugada deste sábado (31) em Alpinópolis (MG), após dar entrada no hospital da cidade com uma parada cardiorrespiratória. Segundo a Polícia Militar, o problema surgiu logo depois que a explosão de quatro caixas eletrônicos foi registrada na agência bancária que fica em frente à casa onde ela morava com a família.

A PM relata que cinco pessoas invadiram uma agência da Caixa Econômica Federal por volta das 3h. Depois de explodir os caixas, o grupo conseguiu fugir com o dinheiro, cuja quantia não foi revelada pela polícia.

"Eles atiraram durante a fuga e ainda não conseguimos localizá-los. Um dos veículos usados pelos suspeitos, um Corolla, foi encontrado em Guapé (MG)", disse o tenente da PM, Edmilson Luiz Pinheiro.

Assalto impediu família de prestar socorro

A família de Raíssa Maia Ramos relatou aos policiais que duas explosões foram ouvidas. Após a primeira, Raíssa teria pedido ajuda à mãe, porque não se sentia bem. Com a segunda explosão e os tiros, os pais da criança tiveram que esperar para prestar socorro à filha. Nesse meio tempo, a menina desmaiou.

Na Santa Casa de Alpinópolis, funcionários dizem que a menina chegou sem vida à unidade, apresentando uma parada cardiorrespiratória. Foram feitas tentativas para reanimá-la. Ainda não se sabe se a criança apresentava algum problema de saúde que possa ter desencadeado o mal estar.

Segundo o hospital, também não é possível afirmar que o susto com as explosões foi a causa da morte da criança. O corpo foi encaminhado para o IML da cidade e foi liberado no início da tarde.

O laudo do médico legista deve ficar pronto em até 30 dias. De acordo com o boletim médico entregue à funerária da cidade pela Santa Casa, a causa da morte de Raíssa ainda é indeterminada. O corpo da menina deve ser sepultado às 19h30 no Cemitério Municipal.

AUTOR: G1/MG

MOTORISTA DE CAMINHÃO MORRE EM VIRADA NA CE-060, EM BARBALHA (CE)

Caminhão ficou com as rodas para cima depois da virada (Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)

Um acidente com vítima fatal foi registrado na manhã deste sábado (31). Trata-se do caminhoneiro Pedro Henrique Nascimento Lima, 26 anos, que transitava na CE-060 na altura do KM 40, nos limites do município de Barbalha.

O caminhão, um Mercedes Benz 1620 Trucado de cor vermelha e placas HXN-1627, inscrição de Cariús, estava carregado de placas de gesso. Ainda não se sabe o que motivou o acidente, como conta o Capitão Vieira Junior do Corpo de Bombeiros.

“Foi uma fatalidade, uma vida que foi tirada, por um problema que não conseguimos identificar. Se foi algum problema no veiculo ou com o próprio motorista. O fato é que ele estava numa condição muito difícil. Tivemos que usar muitos equipamentos, chegamos ao ponto de acharmos que ia precisar até de um guincho ou muque. Infelizmente ele já estava sem vida, mas vamos dar um mínimo de dignidade para essa vitima a partir de agora”, disse o Capitão.

Vieira Junior faz um alerta sobre o acesso na Chapada do Araripe. “Essas ladeiras são grandes muito íngremes, as pessoas devem tomar cuidado, principalmente quem anda em veículos de grande porte como caminhões. É preciso seguir as orientações dos fabricantes dos caminhões. Neste tipo de situação geralmente ao chegar à parte alta da ladeira deve-se parar o caminhão, deixar resfriar um pouco o sistema de freio e esperar alguns minutos, ai sim se efetua a descida com segurança”.

Além do Capitão Vieira Junior, a ação contou com a colaboração da Polícia Rodoviária Estadual com o Cabo Sydney e os Soldados Fábio e Bonfim.
Motorista de caminhão morre em virada na CE 060 (Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)

AUTOR: AGÊNCIA MISÉRIA

TEMPESTADE COM VENTOS FORTES CAUSA ALAGAMENTOS E DESTRUIÇÃO, NO TEXAS (EUA)

Moradora de Austin abraça sua filha de 16 meses e o filho de um amigo depois de serem resgatados de uma casa que ficou ilhada em Austin (Foto: Deborah Cannon/Austin American-Statesman via AP)

Uma forte tempestade com chuvas intensas e ventos destruidores causou enchentes e obrigou moradores a serem evacuados em uma zona no centro do estado americano do Texas, incluindo a cidade de Austin, cujo aeroporto teve todos os voos suspensos nesta sexta-feira (30). Ventos de mais de 100 km/h foram registrados Em três cidades texanas há suspeita de que houve tornados. 

Não há até o momento informação de pessoas com ferimentos sérios.
EUA tempestade causa alagamentos no Texas (Foto: Illana Panich-Linsman/Reuters)

AUTOR: G1/SP

QUEDA DE PRÉDIO DEIXA 17 MORTOS NO CENTRO DA CHINA

Equipes de resgate procuram por sobreviventes entre os escombros de um imóvel que ruiu na China, matando 17 pessoas (Foto: Reuters)

A queda de um edifício no centro da China resultou na morte de 17 pessoas e deixou outras 23 feridas, informaram as autoridades locais neste sábado (31).

O edifício de dois andares veio abaixo na madrugada de sexta-feira (30) quando alguns trabalhadores estavam realizando obras nos alicerces da construção, na cidade de Beiwudu, na província de Henan, informou a agência oficial "Xinhua".

As equipes de socorro resgataram 40 trabalhadores que estavam entre os escombros, dos quais 17 estavam mortos.

Além disso, nove dos feridos têm lesões graves.

AUTOR: EFE

INCÊNDIO EM CASA NOTURNA DEIXA PELO MENOS 27 MORTOS, EM BUCARESTE

Equipes de emergência trabalham diante da boate Colectiv em Bucareste, onde dezenas de pessoas morreram em decorrência de um incêndio (Foto: Inquam Photo/Reuters)

Um incêndio na casa noturna Colectiv, na capital romena Bucareste, deixou nesta sexta-feira (30) pelo menos 27 mortos e mais de 80 feridos, segundo o governo local, citado pelas agências Reuters e Associated Press.

A imprensa romena diz que teria havido uma explosão e cita que fogos de artifício podem ter sido disparados dentro do estabelecimento. A agência Reuters afirma que até 400 pessoas podem ter estado dentro no local. Um homem que estava lá dentro disse à Reuters que houve correria para sair.

De acordo com a agência EFE, alguns feridos sofreram queimaduras em 70% do corpo, e outros foram intoxicados por monóxido de carbono. Eles foram levados a diversos hospitais da capital romena.

As autoridades locais mobilizaram 28 ambulâncias para os trabalhos de primeiros socorros.

O presidente Klaus Iohannis escreveu em sua página de Facebook que está "profundamente entristecido pelos acontecimentos trágicos que aconteceram esta noite no centro da cidade".

Show musical e pirotecnia
A casa noturna tinha programada para aquela noite um show de lançamento de disco do grupo "Goodbye to Gravity", que seria acompanhado de um show de luz e efeitos pirotécnicos, segundo emissoras locais. Testemunhas citadas pela TV romena disseram que o fogo começou na decoração do palco, causando pánico no publico.

O caso lembra os incidentes da boate Kiss, ocorrido em Santa Maria (RS) , em 2013, que matou 242 pessoas, e o da boate República Cromañon, em Buenos Aires, em que 192 pessoas perderam a vida em 2004.
Serviços de emergência trabalham diante de boate em Bucareste onde dezenas morreram devido a um incêndio (Foto: Inquam Photo/Reuters) 

Bucareste
Fogo matou dezenas em casa noturna romena

AUTOR: G1/SP

NORBERTO MÂNICA E JOSÉ ALBERTO SÃO CONDENADOS PELA CHACINA DE UNAÍ (MG)

Durante leitura da sentença, todos ficaram de pé no plenário do júri da Chacina de Unaí (Foto: Reprodução/ TV Globo)

Norberto Mânica e José Alberto de Castro foram condenados, na noite desta sexta-feira (30), pelas mortes dos auditores fiscais do Ministério do Trabalho Nélson José da Silva, João Batista Soares Lage e Eratóstenes de Almeida Gonçalves, e do motorista Aílton Pereira de Oliveira, no crime conhecido como a Chacina de Unaí. Os réus foram julgados por quatro dias, pela Justiça Federal, em Belo Horizonte

O fazendeiro Mânica foi condenado a 100 anos de prisão. Descontados os dias que já ficou preso, a pena final foi de 98 anos, seis meses e 24 dias. Já José Alberto de Castro pegou 96 anos, dez meses e 15 dias de reclusão, mas foram abatidos 146 dias que já ficou detido, totalizando 96 anos, cinco meses e 22 dias de reclusão. Os dois vão poder recorrer em liberdade, mas estão proíbidos de sair do país e terão que entregar os passaportes em 24 horas.
Advogado Kakay acompanha o réu Norberto Mânica na chegada para o quarto dia de júri da chacina de Unaí  (Foto: Pedro Ângelo/G1)

O conselho de sentença foi formado por quatro mulheres e três homens. O júri foi presidido pelo juiz federal Murilo Fernandes de Almeida e durou quatro dias. Em janeiro de 2004, os servidores foram mortos em uma emboscada. Eles investigavam trabalho escravo na região onde Mânica tem uma fazenda, no Noroeste de Minas Gerais. O alvo da execução seria, segundo testemunhas, Nelson José da Silva, um dos fiscais mortos. Ele era conhecido por ser rigoroso e ter conduta ilibada. Três pistoleiros já foram condenados e outros dois réus, o ex-prefeito de Unaí Antério Mânica e o empresário Hugo Alves Pimenta, serão julgados em novembro.

Os dois advogados de defesa consideram soberana a decisão dos jurados, mas afirmaram que vão recorrer. Após o magistrado ler a sentença, os presentes gritaram “justiça ainda que tardia” relembrando o nome das quatro vítimas.

O Ministério Público Federal considerou a pena razoável, e não falou em recorrer. "Acho que conseguimos, finalmente, dar uma resposta à sociedade. Isso é muito bom para que a gente evite a repetição de fatos como esse, tão graves. (...) A justiça foi feit,a com certeza", destacou a procuradora Miriam Lima.

Sobre Antério Mânica, que será julgado na próxima semana, ela afirmou também acreditar em condenação.

Durante os debates entre acusação e defesa, que antecedeu a reunião do conselho de sentença, o procurador da República Gustavo Torres disse que a chacina de Unaí foi "crime de pistolagem". “Isso é decorrência de um crime de pistolagem. Algo que a gente não pode aceitar no Brasil”, afirmou o procurador durante o júri, nesta sexta-feira (30). Torres disse que a legislação brasileira é branda ao se referir ao tempo de duração do processo.

Depois, os advogados dos dois réus sustentaram que o mando da emboscada foi do empresário Hugo Alves Pimenta. "O que resta tecnicamente falando para esse processo, a delação do Hugo [Pimenta], que é um pscicopata, manipulou o Ministério Público, a polícia, e as pessoas envolvidas", disse o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que representa o fazendeiro. Kakay reafirmou durante o julgamento que não há provas ou indícios contra Mânica. "Tenho convicção de que ele é inocente".
José Alberto de Castro, réu condenado na chacina de Unaí (Foto: Pedro Ângelo/G1)

O advogado Cleber Lopes, que defende José Alberto de Castro, disse que seu cliente deve pagar pelo que fez, mas também tentou desqualificar a versão de Pimenta. "Eu não estou pedindo absolvição de Zé Alberto, estou mostrando que há vários depoimentos que revelam as mentiras de Hugo Alves Pimenta".

O empresário confessou sua participação no crime nesta quinta-feira (29). "José Alberto de Castro esteve ontem na presença dos senhores e confessou, confessou de maneira transparente. Um homem absolutamente sincero esteve aqui disse tudo o que sabia".

“Nós não vamos poder aqui fazer justiça plena. Nós não vamos poder dar ao fato o castigo que a barbaridade merece por causa da lei brasileira. [...] Depois de inúmeros recursos, todas as técnicas processuais para atrasar esse julgamento por 11 anos, nós estamos aqui nesse dia histórico”, disse o procurador Gustavo Torres, durante o debate.

Viúvas das vítimas
A viúva do fiscal Nelson José da Silva, Elba Soares, afirmou que esperava a pena máxima de 120 anos, mas considerou que a justiça foi feita em parte, pois os dois condenados podem recorrer em liberdade. "Vamos esperar o recurso, vamos esperar ele ir para cadeia, para gente ver a justiça ser feita”, disse após o fim do julgamento.
A viúva do fiscal Nelson José da Silva, Elba Soares, após o julgamento de Norberto Mânica (Foto: Raquel Freitas/ G1)

A mulher de Eratóstenes de Almeida também considerou a condenação dos dois réus como uma vitória parcial. “A luta ainda continua porque ainda falta gente, falta mandante ainda. Só termina no dia 10. Então, é só meio caminho andado. A vitória vem parcial. Não terminou ainda, não”, avaliou.

Para a viúva de João Batista Lages, Genir Lages, o resultado do julgamento é “um começo de uma reposta para o sofrimento de longos 12 anos”. “[A condenação] é um alento para dor que a gente sentiu. Porque são 12 anos de tristeza absoluta, porque ele levou todo o riso, toda a paz, destruiu a nossa família, mas é um novo alento”, afirmou.

Defesa de Norberto Mânica
“Ninguém sai satisfeito condenado a cem anos de cadeia”, declarou o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro sobre o fazendeiro Norbeto Manica. Logo após deixar a Justiça Federal, ele também disse que tinha convicção na absolvição do cliente e que a defesa sustentou uma “tese de tudo ou nada” por acreditar na inocência do réu. “Eu sabia que, se fosse condenado, a pena, necessariamente, seria alta porque existiam três qualificadoras”, ponderou.

Apesar da condenação do cliente, Kakay ressaltou que a defesa do fazendeiro conseguiu fazer com que “o júri admitisse o falso testemunho do principal acusador”, o que, para ele, demonstra uma contradição.

Defesa de José Alberto de Castro
O advogado Cleber Lopes, que defende José Alberto de Castro, disse que respeita a decisão dos jurados, apesar de acreditar que ela contraria as provas dos autos. “A pena, ao nosso ver, está em um patamar elevadíssimo. (...) Esperava a condenação dele por um homicídio e a absolvição pelos outros três homicídios (...) Nossa expectativa é que, se não anulemos o julgamento, que, pelo menos, haja uma redução significativa da pena”, afirmou.

Segundo ele, o cliente está abatido por não esperar uma condenação "desse patamar".

Defesa do delator
O advogado de Hugo Pimenta, delator do crime, acredita que a palavra do réu foi fundamental para condenação. “O fato de os jurados determinarem a abertura de um inquérito ou de investigações para se averiguar se o Hugo efetivamente mentiu em juízo me deixam tranquilo porque a resposta foi dada. Foi exclusivamente baseado na palavra do Hugo que eles puderam obter a condenação”, comentou o advogado Lúcio Adolfo.

A chacina
Em 28 de janeiro de 2004, os auditores fiscais do Ministério do Trabalho Nélson José da Silva, João Batista Soares Lage e Eratóstenes de Almeida Gonçalves, e o motorista Aílton Pereira de Oliveira foram assassinados em Unaí, na Região Noroeste de Minas Gerais. Eles investigavam denúncias de trabalho escravo em uma das fazendas de Norberto Mânica, irmão do então prefeito da cidade, Antério Mânica. O epsódio ficou conhecido como a chacina de Unaí.

O primeiro julgamento, ocorrido em 2013, durou quatro dias e terminou com a condenação de três réus. Rogério Alan Rocha Rios pegou 94 anos de prisão; Erinaldo de Vasconcelos Silva, 76 anos e 20 dias; e William Gomes de Miranda, 56 anos. Ao todo, as penas somam 226 anos.
Servidores federais foram mortos em emboscada, em 2004 (Foto: Reprodução/TV Globo)

O processo tinha nove réus, mas Francisco Elder Pinheiro, acusado de ter contratado os matadores, morreu há dois anos e Humberto Ribeiro dos Santos, segundo a defesa, teve a pena prescrita.

Segundo o MPF, a demora no julgamento do processo também acarretou a prescrição de outros dois crimes – o de resistência, que pesava sobre Norberto Mânica, e o de frustração de direito assegurado por lei trabalhista, atribuído a Antério Mânica.

O julgamento de Norberto, Pimenta e Castro seria em 2013, mas foi adiado no dia anterior à realização por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello. A decisão se deveu ao pedido defesa do fazendeiro para transferir o processo para a Justiça Federal em Unaí. Em abril deste ano, o STF manteve o júri na capital mineira.

AUTOR: G1/MG

AVIÃO RUSSO CAI NO SINAI E DEIXA 244 MORTOS

Foto feita no dia 20 de outubro mostra um Airbus A321 da companhia Kogalymavia, no aeroporto de Moscou (Foto: AP)

Um avião da companhia áerea russa KogalimAvia, mais conhecida como Metrojet, caiu na madrugada deste sábado (31) na península do Sinai e deixou 224 mortos, segundo o governo egípcio. O voo saiu de uma cidade no litoral do Egito e seguia para a São Petersburgo, na Rússia.

O Airbus A-321 transportava 217 passageiros, entre eles 138 mulheres, 62 homens e 17 crianças, e 7 tripulantes. Segundo a Reuters, 214 são russos e três ucranianos. "Agora vejo uma cena trágica. Muitos mortos no chão e outros tantos ainda presos em suas poltronas", relatou uma autoridade egípcia. Segundo ele, o avião se dividiu em duas partes.

Uma fonte de segurança disse às agências de notícias internacionais que a caixa preta do avião foi encontrada. Ele afirmou ainda que um exame preliminar indica que não houve nenhuma operação terrorista e que a queda pode ter sido causada por um erro técnico.
O primeiro-ministro egípcio, Ismail Sharif, confirmou o acidente por meio de comunicado. O avião perdeu contato com os radares 23 minutos após a decolagem, quando sobrevoava a cidade de Larnaka, informou um porta-voz de Rosaviatsia, a agência de aviação civil da Rússia.

O avião caiu em uma área montanhosa no centro de Sinai e más condições atmosféricas dificultaram o acesso das equipes de resgate ao local, de acordo com a autoridade da segurança egípcia que havia acabado de chegar ao local contou à Reuters. Cerca de 50 ambulâncias foram enviadas para o local. Os corpos dos passageiros serão levados de avião para o Cairo, segundo a fonte.

Amostras de DNA serão coletadas dos parentes dos passageiros que estavam a bordo do avião, conforme informou o comitê de políticas sociais da Rússia.

Parentes dos passageiros estão se reunindo no balcão de informações da companhia aérea russa Kogalymavia no aeroporto de Pulkovo, em São Petersburgo, com a esperança de encontrar mais informações sobre o voo.

O Airbus A-321 tinha como destino o aeroporto Pulkovo da cidade russa de São Petersburgo. O voo 9268 transportava muitos turistas do resort egípcio de Sharm el-Sheikh.

O porta-voz da Rosaviatsia acrescentou que a aeronave não contatou o controle de tráfego aéreo do Chipre como estava agendado 23 minutos depois da decolagem e desapareceu do radar. As autoridades da aviação civil perderam contato com a aeronave quando o ela estava a 30.000 pés de altitude (9.144 m), segundo um funcionário da autoridade de controle do espaço aéreo do Egito.

Equipes de resgate russas no Egito
O presidente russo, Vladimir Putin, expressou suas "profundas condolências" às famílias das vítimas e ordenou o envio de equipes de emergência russas para o local da queda, segundo a France Presse. Putin decretou luto nacional no domingo (1º).
Parentes chegam ao aeroporto de São Petesburgo, na Rússia, em busca de informações sobre a queda do avião (Foto: AP Photo/Dmitry Lovetsk)

O chefe de Estado "deu a ordem ao ministro das Situações de Emergência (...) Vladimir Putchov de enviar imediatamente, em acordo com as autoridades egípcias, aviões do ministério para trabalhar no local do acidente", indicou o Kremlin em um comunicado.

Segundo agência de notícias russa, o ministro da Defesa da Rússia convocou uma reunião de ermergência para discutir a queda do avião. No total, cinco aviões com especialistas em várias áreas estão a caminho do Egito.

O Comitê de Investigação da Rússia lançou um processo criminal contra a companhia aérea Kogalymavia. A agência de notícias RIA informou que o caso será investigado pelo artigo de regulação "violação das regras de voos e preparações".

A Airbus, fabricante do A-321, informou que dará mais informações assim que tiver mais detalhes sobre o acidente. Veja a íntegra do comunicado da empresa:

A aeronave envolvida no acidente, registado sob o número de série EI-ETJ 663, foi produzido em 1997 e desde 2012 operado pela Metrojet. A aeronave tinha acumuladas cerca de 56.000 horas de voo em cerca de 21.000 vôos. Ele foi equipado com motores IAE V2500.

Em conformidade a lei, um grupo de técnicos da Airbus foi destacada para fornecer as informações às autoridades encarregadas da investigação.

O A321-200 é o maior membro da família A320, com capacidade para 240 passageiros. O primeiro A321 entrou em serviço em janeiro de 1994. Até o final de setembro de 2015, cerca de 6.500 aeronaves da família A320 estavam em serviço com mais de 300 operadoras. Até à data, toda a frota já acumulou cerca de 168 milhões de horas voadas em 92,5 milhões de voos.

A Airbus dará mais informações disponíveis assim que os detalhes forem confirmados e liberados pelas autoridades para a divulgação.
Último acidente aéreo no Egito
O último acidente aéreo no Egito foi em janeiro de 2004 e fez 148 mortos, incluindo 134 turistas franceses. Um Boeing 737 da empresa egípcia Flash Airlines caiu no Mar Vermelho, poucos minutos depois de decolar do aeroporto de Sharm el-Sheikh.

Desde o início em 2011 da revolta que derrubou Hosni Mubarak do poder, o turismo está fraco e as autoridades tentam relançar de todas as maneiras esse setor vital da economia egípcia.

Apesar da instabilidade política do país e os atentados jihadistas contra as forças de segurança no norte do Sinai, os resorts do Mar Vermelho, no sul da península, continuam sendo um dos principais destinos turísticos do país e muito frequentados por turistas russos e do leste europeu, que chegam diariamente a bordo de vários voos fretados.
Parentes pedem informações sobre a queda do avião, no aeroporto de São Petersburgo (Foto: AP Photo/ Dmitry Lovetsk)

AUTOR: G1/SP

HOMEM É PRESO APÓS ASSALTAR 6 MULHERES EM 24 HORAS, EM PICOS (PI)

Foi preso na manhã de ontem (30) em Picos um homem de nome Abdias da Silva Alves, (foto), suspeito de cometer uma série de assaltos na cidade e abordar principalmente mulheres. Segundo a polícia, ele tinha preferências por aquelas que andavam sozinhas e chegou a assaltar seis em menos de 24 horas sendo uma delas a esposa de um policial rodoviário federal.

Abdias foi preso em sua residência após policiais do 4º BPM localizarem a moto, que ele usava para assaltar, abandonada próxima a um matagal no bairro Beira Rio, em Picos. “Ontem de manhã, ele e mais um comparsa assaltaram uma mulher no bairro Ipueiras e levaram a bolsa e vários pertences dela. Estava em uma moto e esse mesmo veículo foi encontrado na manhã de hoje abandonado”, relata o comandante do 4º BPM, coronel Wagner Torres.

Através da placa da motocicleta, LVW-3658, a polícia chegou ao endereço do proprietário que era o próprio Abdias da Silva Alves. A guarnição então se dirigiu até sua residência onde efetuaram sua prisão. Ele confessou a autoria dos assaltos praticados ontem (29) em Picos e disse que jogou a arma usada em um rio.

Abdias encontra-se detido na Delegacia Regional de Picos e a polícia pede que as vítimas de assaltos acontecidos recentemente na cidade compareçam até o local para fazerem o reconhecimento do suspeito e recuperar seus pertences.

AUTOR: PORTAL O DIA

3 ELEMENTOS ARMADOS SÃO PRESOS APÓS PERSEGUIÇÃO PELO RONDA, EM TIANGUÁ (CE)

Na noite desta sexta, dia 30 de outubro, por volta das 23h30, foram presos em Tianguá os seguintes indivíduos:

· MAILSON REGIS DA SILVA FONTENELE, 28 anos, residente na rua Ana Melo, Paracuru-CE;

· FCO DIELSON GOMES DE ARAÚJO, 31 anos, residente na rua Padre Raul Formiga, bairro Recreio, Piripiri-PI;

· FRANCISCO CLEONE SILVA DE AGUIAR, 22 anos, (responde por crime de homicídio) residente na rua 101, Bairro Cairal, em Frecheirinha.
Os indivíduos estavam no veículo Gol Special, ano 1999, cor azul, placas HPC 7535, de Pedro I-PI, porém quando perceberam a aproximação da viatura do Ronda do Quarteirão empreenderam fuga. 

Houve uma perseguição pelas ruas da cidade, onde todas as outras viaturas deram apoio e conseguiram encurralar os indivíduos. 

Durante uma vistoria no veículo foi encontrado dois revólveres, dois facões, uma balaclava, e um papelote de maconha. 

Todos foram presos e conduzidos para Delegacia de Polícia Civil de Tianguá, onde foram autuados porte ilegal de arma de fogo, porte ilegal de arma branca e formação de quadrilha. 

A prisão foi feita pela equipe do Ronda do Quarteirão Soldados Barros, Torres, Lemos, Terceiro, Kíldere e Lino Alves.
FCO CLEONE SILVA DE AGUIAR
FCO DIELSON GOMES DE ARAÚJO
MAILSON REGIS DA SILVA FONTENELE

AUTOR E FOTOS: IBIAPABA 24 HORAS

PROTESTO DE MULHERES CONTRA CUNHA TERMINA EM CONFLITO COM A PM, EM FORTALEZA (CE)

Protesto de mulheres contra Cunha se iniciou de forma pacífica na Praça do Ferreira/FÁBIO LIMA / O POVO

O protesto de mulheres contra a PL 5069, em Fortaleza, terminou em confusão após uma pichação em parede de prédio, no Centro, no fim da tarde desta sexta-feira, 30. A manifestação, que tem acontecido em diversas cidades, reuniu mulheres, homens e crianças contra mudanças na Lei de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual, propostas pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB).

O evento começou de forma pacífica por volta das 16 horas, na Praça do Ferreira, com a presença majoritária de mulheres que levaram cartazes de “fora, Cunha”, “o corpo é da mulher e ela faz o que quer” e “machistas não passarão”. O tumulto teve início após o estudante de Filosofia, Leonardo Vitor Moreira Vasconcelos, 19, tentar pichar frase contra machistas na parede de um estabelecimento privado no Centro. A Polícia Militar cercou o jovem e anunciou a prisão.
Parede com a pichação que deu início ao conflito no Centro de Fortaleza/FACEBOOK / JOÃO ALFREDO

O vereador de Fortaleza João Alfredo (Psol) tentou intervir na ação da PM, mas foi acusado de desacato e ameaçado de prisão. “Tentei argumentar que era uma pichação em parede particular, não se tratava de patrimônio tombado. Poderia ser feito um boletim de ocorrência e o máximo que o rapaz teria de fazer era pintar o muro. Mas ação da Polícia foi algemar o rapaz, mesmo ele não se negando a acompanhar os policiais, e colocar ele em um camburão”, criticou o vereador.

Os manifestantes foram contrários à ação da PM e gritaram palavras de ordem contra a Polícia. Pouco após as pessoas se afastarem do local da pichação, teve início a reação da Polícia para dispersar os manifestantes. O grupo manteve a manifestação pelas ruas do Centro.

De acordo com o coronel Francisco Souto, comandante do Policiamento da Capital (CPC), os policiais militares do Batalhão de Choque e do Policiamento Ostensivo Geral (POG) agiram dentro dos limites 'aceitáveis' para uma ação ostensiva para conter as pessoas. "Não houve truculência. Foi muito exclusivamente para conter as pessoas que queria se apoderar do rapaz detido pelo Polícia. Isso aí não se consegue. Foi apenas uma ação utilizando armas não letais para restabelecer a ordem que estava quebrada", disse o militar.

A advogada Talita Furtado acompanhou o vereador e o rapaz detido no 34° Distrito Policial, no Centro. Ela afirmou que a Polícia cercou os manifestantes e disparou spray de pimenta e balas de borracha contra o grupo, atingindo inclusive crianças. Uma sobrinha de João Alfredo, de apenas três anos de idade, foi atingida pelo spray de pimenta, segundo ele.

Conforme o vereador, o jovem detido ainda prestava depoimento até as 23h, quando foi liberado em seguida. A Rede Nacional de Advogados Populares (Renap), da qual Talita faz parte, entrará com representação junto à Corregedoria da Polícia Militar pela “postura violenta e desproporcional” da PM, afirmou João Alfredo. Segundo Talita, a ação da Polícia contou com reforço do Batalhão de Choque pouco tempo depois do cerco dos policiais.

PL 5069
A Comissão de Constituição de Justiça da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira, 21, o projeto de lei de autoria de Cunha que torna crime induzir ou auxiliar gestante a abortar. Atualmente, a lei prevê pena de prisão para a gestante e quem nela realizar as manobras abortivas. Com o projeto, passa a haver previsão de penas específicas para quem também induzir, instigar ou auxiliar a gestante a abortar.

As exceções que o projeto prevê continuam sendo os casos em que houver risco à vida da gestante ou se a gravidez for resultado de estupro. Em 2012, o Supremo Tribunal Federal decidiu que aborto de feto anencéfalo também não é crime. No caso do estupro, para que um médico possa fazer o aborto, o projeto de lei passa a exigir exame de corpo de delito e comunicação à autoridade policial. Atualmente, basta a palavra da gestante.

AUTOR: O POVO

IDOSA CAI E SOFRE FRATURAS AO TROPEÇAR EM GANCHOS DE ESGOTO EM CALÇADA, EM FORTALEZA (CE)

Idosa caiu ao tropeçar em um dos ganchos de ferro existentes na calçada/ENVIADO POR WHATS APP

A falta de padrão e de fiscalização de parte das calçadas de Fortaleza têm causado acidentes e aborrecimentos ao pedestre que tenta transitar por estas vias. Na última quinta-feira, 29, uma idosa, ao trafegar por uma calçada no cruzamento das ruas Ricardo Castro Macedo e Manuel Lima Soares, bairro Engenheiro Luciano Cavalcante, tropeçou em um gancho de tampa de esgoto e acabou sofrendo uma queda com consequências graves.

Leda Maria de Oliveira Lima quebrou o braço e a mão, sofreu uma luxação no ombro e ainda um corte no nariz que lhe rendeu três pontos. A idosa conta que, ao caminhar na calçada, seu chinelo enganchou em um destes ferros e a queda foi inevitável. "Caí com o rosto no chão. Sofri várias fraturas e estou com a boca muito cortada", disse a mulher, com visíveis dificuldades de falar.

Após a queda, Leda conta que foi socorrida por algumas pessoas que passavam pelo local e levada a um pronto-socorro por uma mulher. "Quando eu caí, tinha uns homens lá perto e eles me levantaram. Depois fui levada a um pronto socorro. Esses homens moram lá perto e disseram que outras pessoas também já caíram nesta calçada por causa dos ganchos. Isso é um absurdo!", comentou, dizendo que irá consultar a família sobre possíveis medidas judiciais a serem tomadas.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) disse que se pronunciaria por meio de nota, adiantando que no local "escorrem águas pluviais", não sendo, portanto, "obra da Cagece, e sim da Regional".

Por meio de assessoria, a Secretaria Executiva Regional II, responsável pela área, afirmou que mandará uma equipe ao local na próxima terça-feira, 3 de novembro, para "verificar a situação".

Solidariedade

Era por volta de 17h quando a dentista Paula Regina Cardoso Monteiro, em companhia de seus dois filhos, passavam pelo local onde dona Leda sofrera a queda. Ao ver a idosa ensanguentada, a dentista não teve dúvidas: fez o retorno no seu veículo e colocou a acidentada dentro de seu carro para conduzi-la a um hospital. "Eu entrei na rua e ela vinha com algumas pessoas que a seguravam.Então vi que ela estava sangrando. Fiz a volta e, ao perguntar o que tinha acontecido, me disseram que ela tinha caído. Daí coloquei ela dentro do meu carro e levei ao hospital", disse a motorista.

Paula conta que, no caminho, Leda parecia confusa e sentia muita dor. "Eu perguntei se ela tinha plano de saúde e ela disse que sim. Perguntei para qual hospital ela queria ir, mas ela parecia não estar conseguindo pensar direito, gemia muito de dor. Então, a gente foi conversando com ela, ela foi se acalmando e deu o telefone de um sobrinho. Ligamos para ele e decidimos que seria melhor levá-la ao hospital São Carlos e assim fizemos", relatou.

Mesmo com dois filhos pequenos no carro e ainda grávida, a dentista conta que não pensou duas vezes antes de ajudar a idosa. "Minha reação, quando eu vi, foi de imediatamente dar a volta no carro e ir para onde ela estava. Quando vi se tratar de uma senhora ferida, o único pensamento que me veio à cabeça foi o de socorrer, de prontamente ajudar", revelou.

Arquiteto diz que responsabilidade é da Prefeitura

Procurado pela reportagem para saber de quem é a responsabilidade pelas calçadas, o arquiteto e urbanista José Sales disse que a vítima deve procurar a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) para responsabilizá-la pelo ocorrido.

Segundo ele, ninguém pode construir calçadas fora do padrão e a obrigação de fiscalização é do órgão municipal. "Apesar de a calçada estar de frente à casa do proprietário, ela pertence à Prefeitura, faz parte do sistema viário. O proprietário não pode intervir nem moldá-la fora do padrão. A obrigação do proprietário é apenas de manter a calçada íntegra", disse.

O que diz a Lei

De acordo com o Código de Obras e Posturas de Fortaleza, a conservação e preservação do passeio (calçada) é de responsabilidade do proprietário do imóvel. Ainda segundo ele, depois da notificação, o responsável tem dois dias para regularizar a situação da calçada.

Em Fortaleza, a fiscalização das irregularidades é feita pelas Secretarias Executivas Regionais (SERs), com base no Código de Obras e Posturas de Fortaleza (Lei 5530/1981). Algumas irregularidades são descobertas através de denúncias feitas por moradores, e outras vezes o próprio fiscal passa no local, determina a irregularidade e notifica o proprietário. Depois da notificação, o responsável tem dois dias para regularizar a situação do passeio.

A reportagem também tentou contato com a Seuma, mas as ligações não foram atendidas.

AUTOR: O POVO

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

JOVEM COMETE SUICÍDIO POR ENFORCAMENTO, EM CARNAUBAL (CE)

Ontem 29/10, por volta de 12h30, no Distrito Faveira zona rural de Carnaubal/CE há 17 km da sede.

Ocorreu um suicídio por meio de enforcamento, sendo a vítima:

Cicero Flávio da silva, 26 anos, natural de Carnaubal/CE , solteiro, Profissão - Agricultor, residente no Distrito de Faveira - Carnaubal/CE.

O mesmo morava sozinho em sua casa, como pela manhã não apareceu para o trabalho e nem compareceu na casa de seus pais até o meio dia como de costume, causando preocupação, levando assim o seu pai, Francisco Cicero a se deslocar até a residência da vítima.

Encontrou a porta fechada e resolveu destelhar a casa e encontrou o filho morto, suspenso por uma corda entrelaçada em seu pescoço.

Em seguida foi feito o isolamento do local, aguardando A PEFOCE.

A viatura que atendeu a ocorrência: CB PM MARCIO, SD PM THIAGO, SD PM LACERDA, SD PM JEFFERSON LOPES. VTR CP 3382 CARNAUBAL-CE.

COLABOROU: CB PM EVALDO - COPOM
AUTOR: TIANGUÁ AGORA

LADRÃO É PRESO APÓS FURTAR TV EM RESIDÊNCIA. EM CARNAUBAL (CE)

Na tarde desta sexta, 30/10, por volta de 15h, na rua Major Felinto, em Carnaubal, foi preso o indivíduo: 

WILLIAN ALVES DE OLIVEIRA, 21 anos, residente na rua Vicente Ribeiro, em Carnaubal-CE.

O mesmo entrou em uma casa que estava fechada e furtou uma TV de Led, de 20 polegadas.

Quando estava saindo pelos fundos da casa foi observado por um dos vizinhos que acionou a Polícia.

O Destacamento Policial agiu rapidamente e consegui localizar e prender o indivíduo com o produto do furto.

O infrator foi preso e conduzido para Delegacia de Polícia Civil de Tianguá, onde foi autuado por furto.
Fizeram a prisão os Soldados, Gurgel, J. Araújo e Alessandro.

AUTOR E FOTOS: IBIAPABA 24 HORAS

CASAL DE IDOSOS E FILHO SÃO ENCONTRADOS MORTOS COM TIROS NA CABEÇA EM CASA, EM ATIBAIA (SP)

Casal de idosos e filho são mortos em Atibaia (Foto: Peterson Grecco/ TV Vanguarda)

O casal de idosos e o filho encontrados mortos na noite desta quinta-feira (29) em um condomínio de chácaras em Atibaia foram assassinados com tiros na cabeça, segundo a Polícia Civil. A polícia teve acesso à câmeras da portaria do condomínio, que devem ser usadas para ajudar na investigação.

O delegado seccional de Bragança Paulista, José Henrique Ventura, não descarta nenhuma hipótese para o crime e classificou a história como 'embaraçosa'. Uma das hipóteses é de execução e a outra latrocínio, já que o carro da família foi levado.

De acordo com Ventura, a suspeita é que o filho do casal, Antônio Alexandre de Oliveira, de 39 anos, tenha percebido uma movimentação estranha na casa e ao tentar socorrer os pais, foi morto. O filho, que morava em outra casa no terreno da chácara, é o único que foi alvejado, além da cabeça, também na perna.

Antônio Rodrigues de Oliveira, de 69 anos, foi encontrado morto dentro da casa e a mulher, Cleusa Siqueira de Oliveira, de 65 anos, fora da residência. O corpo dela foi encontrado junto com o do filho.

"A casa está toda revirada, mas aparentemente não levaram nada de lá. O casal de idosos foi executado com um tiro na cabeça e a suspeita é que o filho, que mora ao lado, tenha ouvido e tentado ajudar, porque ele estava de cueca e enrolado em uma toalha", disse.

Segundo a polícia, parentes das vítimas foram ao local do crime para ajudar nas investigações. O conteúdo das imagens da câmera do condomínio não foi analisado até o fim desta manhã.

No local, foram encontrado cápsulas de calibre ponto 40 - de uso restrito a policiais e Exército. "A história ainda está muito esquisita, longe de ser definida. Ninguém viu ninguém, os vizinhos só chamaram a polícia muito tempo depois e não há câmeras de monitoramento. Estamos aguardando o laudo de IML para ajudar com o caso", disse o delegado.

Até às 12h desta sexta-feira, os policiais permaneciam no local tentando identificar o roubo de algum objeto de grande valor levado do interior da casa.

Crime
Vizinhos das vítimas afirmaram que ouviram disparos por volta das 20h30 na casa no bairro Lagoa. Apesar disso, a Polícia Civil informou que a Polícia Militar foi acionada somente duas horas depois.

Após ouvir o barulho dos tiros, um porteiro disse que os autores teriam fugido com o carro da família. O corpo de Antônio foi encontrado dentro da casa, os da esposa e filho estavam do lado de fora do imóvel.

Segundo o zelador do condomínio, o casal morava há pelo menos dois anos no local. O filho deles era enfermeiro e trabalhava em um hospital de São Paulo.

Os corpos não haviam sido liberados do Instituto Médico Legal (IML) de Bragança Paulista até 12h.

AUTOR: G1/SP

CAMINHÃO CAI EM RIO APÓS PONTE DE MADEIRA QUEBRAR, E 3 MORREM EM SANTA CATARINA

Acidente matou três homens no Sul (Foto: Charles Schelter/ Divulgação)

Três homens que estavam em um caminhão morreram depois que a ponte de madeira por onde o veículo passava quebrou, entre os municípios de São Bonifácio, na Grande Florianópolis, e São Martinho, no Sul catarinense. O acidente ocorreu por volta das 7h desta sexta-feira (30).

Segundo o Corpo de Bombeiros, eles estavam na cabine de um caminhão-caçamba a serviço de uma cooperativa de energia da região. 

Ao passar pela ponte, na localidade de Rio Sete, no interior de São Martinho, a estrutura de madeira quebrou e e o veículo caiu no rio Capivari.
Ponte ficou destruída (Foto:Charles Schelter/ Divulgação)

Quando o socorro chegou ao local, o caminhão estava com as rodas para cima e com a cabine submersa. Os vidros estavam fechados

Um mergulhador do Corpo de Bombeiros foi acionado em Tubarão para retirar os corpos. A correnteza dificultou os trabalhos de resgate.

Os corpos seriam encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Criciúma.

AUTOR: G1/SC

EX-PM BALEADO EM SUPERMERCADO RECEBE VOZ DE PRISÃO NO IJF, EM FORTALEZA (CE)



O homem foi autuado por falsidade ideológica e porte ilegal de arma. Ele havia sido expulso da corporação em 2010.

O ex-policial militar (PM) baleado nessa quinta-feira, 29, em uma tentativa de assalto em um supermercado do bairro Parreão, recebeu voz de prisão no Instituto Dr. José Frota (IJF), onde recebe cuidados médicos.

A autuação se deu pelos crimes de falsidade ideológica e porte ilegal de arma. O ex-PM utilizava uma cópia da carteira de identificação militar e uma arma de fogo para a qual não tinha porte, conforme o coronel Andrade Mendonça, relações públicas da PM-CE. Ainda conforme o coronel, o homem havia sido expulso da corporação em 2010.

O ex-PM seguia no IJF, na manhã desta sexta-feira, 30, recuperando-se de uma cirurgia. Ele não corre risco de morrer.

AUTOR: O Povo

ACHADO DE CADÁVER, EM GUARACIABA DO NORTE (CE)

Na manhã desta sexta, 30/10, por volta de 06h, na localidade de Sítio Morrinhos, zona Rural de Guaraciaba do Norte, foi encontrado por populares o corpo de: 

FRANCISCO JARBAS ROCHA, 38 anos. 

O corpo não apresentava sinais de violência e segundo a perícia a causa da morte possivelmente possa ter sido por coma alcoólico. 

O corpo foi periciado pela equipe da Perícia Forense e depois encaminhado ao IML de Sobral através do rabecão. 
 
AUTOR E FOTO: IBIAPABA 24 HORAS

ELEMENTO É PRESO APÓS AGREDIR HOMEM A FACADA, EM SÃO BENEDITO (CE)

Na manhã desta quinta, 29/10, na rua Antônio Pinto de Melo, Bairro do Chora, em São Benedito, durante uma discussão, foi lesionado a faca: 

EXPEDITO BANDEIRA FREIRE, 47 anos, sendo o agressor GILIARD DA SILVA LOPES, 23 anos, natural de Novo Oriente. 

A Polícia Militar rapidamente compareceu ao local e fez a prisão do acusado o qual ainda portava a arma do crime. 

A vitima foi lesionada com uma perfuração no peito, sendo socorrido por populares e encaminhado ao Hospital local, mas não corre risco de morte. 

O Infrator foi encaminhado à Delegacia de São Benedito onde foi autuado em flagrante por lesão corporal.
Fizeram a prisão os PMs Cb Glauberto, Soldado André Luis e Soldado Martins. 

AUTOR: E FOTOS: IBIAPABA 24 HORAS

HOMEM É PRESO POR AGREDIR EX-COMPANHEIRA, EM UBAJARA (CE)

Na manhã desta quinta, 29/10, em Ubajara, foi preso JOAQUIM DE MORAES CHAVES, 48 anos, servente, residente no Sítio Cachoeira do Boi Morto em Ubajara. 

Durante uma discussão o mesmo agrediu sua ex-companheira Maria Isabel Oliveira, 44 anos. 

A vitima fez a denúncia através do 190 e o destacamento policial rapidamente compareceu ao local fazendo a prisão do acusado, o qual foi conduzido para Delegacia de Policia Civil, onde foi autuado por infração à Lei Maria da Penha.

Efetuaram a prisão os componentes do Destacamento local: Cb Sandoval, Sds Félix e Josiel. 

AUTOR E FOTO: IBIAPABA 24 HORAS

POLICIAIS CIVIS DO CEARÁ ENTRAM EM ESTADO DE GREVE POR POR CONTA DOS BAIXOS SALÁRIOS, NO CEARÁ

Reunidos em assembleia -geral na noite desta quinta-feira (29), policiais civis do Ceará decidiram deflagrar estado de greve. A categoria luta pela reestruturação salarial prometida pelo então candidato a governador do estado, Camilo Santana (PT), em carta compromisso durante a campanha salarial.

A categoria luta para que seus salários sejam reajustados a nível de servidor de formação superior, já que o ingresso de novos inspetores e escrivães é condicionado à formação universitária. 

Atualmente, um policial civil cearense tem vencimento bruto de R$ 3,2 mil. O vizinho estado do Piauí paga aos integrantes de sua Polícia Judiciário o triplo do que é pago no Ceará, denunciam membros do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira (Sinpol).

Antes da assembléia-geral, representantes da entidade estiveram reunidos com representantes do Governo do Estado, quando, mais uma vez, expuseram as reivindicações da categoria. Ficou acertado que entre os dias 2 e 30 de novembro serão realizadas audiências entre as partes para tentar chegar a um acordo sobre os pleitos da classe.

Segundo o Sinpol, a baixa remuneração, aliada a outros fatores, como o desvio de função, a falta de perspectivas de crescimento na carreira e até as péssimas condições de trabalho, estão levando muitos policiais recém-empossados na classe a desistir de continuar na profissão. Prova disso é que, no início do ano, a Polícia Civil tinha 2.600 servidores nos seus quadros. De lá para cá, 160 decidiram sair da carreira. Hoje, são cerca de 2.440.

Denúncia

E nesta manhã, policiais denunciaram que receberam nos últimos dias mais uma surpresa desagradável. A gratificação prometida pelo governo pelo batimento de metas na redução dos Crimes Violentos, Letais e Intencionais, ous CVLIs, isto é, assassinatos, não foram pagas nos valores prometidos.

Um inspetor (identidade preservada) revelou que recebera o anúncio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) de que a gratificação pela redução de CVLIs neste trimestre seria de R$ 1.300,00. No entanto, ele recebeu apenas R$ 455,00.

Outra denúncia revelada pelos policiais ontem, por ocasião da assembléia no Sinpol é de que os servidores da Pasta continuam sem equipamentos adequados para a participação em operações de alto risco. 

Informaram que os colegas inspetores e o delegado baleados na manhã da última quarta-feira no Município de Quixeramobim (201 Km de Fortaleza), numa troca de tiros com assaltantes que haviam explodido um carro-forte, estavam usando coletes com prazo de validade vencido há, pelo menos, três anos.

AUTOR: Blog do Fernando Ribeiro

FALSO PASTOR EVANGÉLICO APLICA GOLPES, EM TERESINA (PI)

Um homem identificado como Luiz Gonzaga Monteiro Queiroz vem aplicando golpes em Teresina ao se passar por pastor evangélico. Acompanhando de uma mulher que se diz sua esposa e atende pelo nome de Francisca, o homem se apresenta como pastor da Igreja Universal e dono de uma empresa chamada El Shaday, que seria responsável pela contratação de shows evangélicos. O CNPJ da empresa, entretanto, pertence a um mercadinho localizado no bairro Real Copagre, zona Norte de Teresina.

Segundo a advogada Lidiane Valente, Luiz Gonzaga alega que as empresas representantes de artistas evangélicos só faziam negociações com outros evangélicos. “Por isso, o contrato teria que ser intermediado por ele”, disse a advogada.

A produção das artistas exige pagamento antecipado de parte dos cachês, mas o suposto pastor não repassou os valores. O golpista ainda teria falsificado um contrato, usando a logomarca da empresa representante de uma das artistas, retirado da internet.

A advogada Lidiane Valente informou que denunciou o golpe no 12º Distrito Policial. Luiz Gonzaga e Francisca serão intimados, bem como a dona da empresa El Shaday. “Precisamos saber se ela tem participação nesse golpe ou se teve apenas o CNPJ da sua empresa foi utilizado indevidamente”, disse Lidiane.

Segundo informações recebidas pelo PortalODIA, o falso pastor já teria aplicado golpes em diversos produtores culturais de Teresina. O primeiro deles teria ocorrido há mais de dois anos, em um show no Lindolfo Monteiro.

AUTOR: PORTAL O DIA

POLÍCIA INVESTIGA GOLPES CONTRA O SEGURO DPVAT NO CEARÁ

Segundo o titular da DADT, César Wagner, todos os casos investigados serão encaminhados à CPI do seguro obrigatório, na Assembleia/MAURI MELO

A Polícia Civil está investigando uma série de fraudes ao seguro sobre Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, o DPVAT, no Ceará. São casos diversos de pessoas que tentam usurpar o benefício, com o auxílio de falsos corretores que oferecem vantagens em troca de parte do benefício. Resultado das investigações será enviado à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que foi aberta na Assembleia Legislativa para apurar as irregularidades no Estado.

Entre os golpes descobertos pela Delegacia de Acidentes e Delitos de Trânsito (DADT), chamou a atenção o caso de um homem de 53 anos, que morreu em junho de 2014. Na ocasião, duas filhas dele informaram à Polícia Civil que o homem havia sido vítima de um atropelamento, na BR-116, próximo a Aerolândia. Entretanto, após as investigações, os policiais descobriram que, na verdade, o homem falecera após cair de uma rede.

“Nesse tipo de caso, solicitamos diversos documentos, inclusive o laudo cadavérico. E nele não constavam lesões compatíveis com ato de violência que pudesse ser apontada como agente causador da morte”, disse o titular da DADT, César Wagner. Segundo ele, Vanessa Gomes de Oliveira, 33, e Ivoneide Gomes de Oliveira, 34, teriam sido aliciadas por uma mulher identificada como Juliana Késsia da Silva, 28, que seria corretora autônoma.

César Wagner contou que Juliana teria procurado as irmãs por conta de um acidente que o homem havia sofrido, de fato, noutro local, dias antes de sua morte. Juliana teria tido acesso aos dados da vítima, como nome e endereço, no Frotinha da Parangaba. Ela pretendia intermediar um pedido de seguro por lesão corporal. Contudo, neste intervalo, houve o acidente doméstico.

“Foi aí que ela sugeriu o pedido do seguro de morte por acidente de trânsito. E as irmãs aceitaram. Elas realmente foram aliciadas por essa mulher, mas sabiam o que faziam. Ambas confessaram e inclusive colaboraram com a investigação”, afirmou, ao destacar que um sobrinho da vítima contou que ele era alcoólatra e estava sozinho em casa quando sofreu a queda. As três mulheres foram autuadas por estelionato.

CPI

O delegado não informou quantos casos do tipo estão sendo investigados. Entretanto, ele enfatizou que são várias ocorrências e que elas são descobertas por amostragem, já que a delegacia não tem efetivo suficiente para avaliar caso a caso. Segundo ele, todas elas serão comunicadas à CPI do seguro obrigatório na AL. Na tarde da última quarta-feira, 28, O POVO tentou ouvir o relator da comissão, deputado Fernando Hugo (SD), para saber do andamento da CPI. O celular do parlamentar, porém, estava desligado.

Dicas

Você não precisa contratar terceiros para dar entrada no pedido de indenização do seguro DPVAT. Se fizer isso, você deixará de receber uma parte da indenização cujo valor integral é direito seu.

O procedimento para dar entrada na documentação é simples e gratuito. Ele pode ser feito no ponto de atendimento DPVAT mais próximo de você ou em qualquer agência dos Correios.

Estão cobertos acidentes de trânsito envolvendo veículo automotor de via terrestre, que tenham causado morte, invalidez permanente ou despesas médico-hospitalares.

Os valores variam de R$ 2.700 a R$ 13.500, de acordo com a gravidade do acidente, e devem ser pagos a familiares, herdeiros legais e ao próprio acidentado. A indenização do DPVAT é liberada em até 30 dias quando o pedido é feito nos pontos de atendimento autorizados.

Para outras informações, acesse o site do DPVAT: http://goo.gl/LF2BaA

Saiba mais

Documentos exigidos no ato de registro do Boletim de Ocorrência

Identificação da autoridade policial e do servidor responsável pelo registro;

Local da ocorrência, data e hora do registro;

Descrição da natureza do fato;

Dados de quem presta a queixa e da vítima, como RG, CPF e endereço;

Identificação das demais pessoas e objetos envolvidos;

Unidade médica de atendimento, quando houver;

Narrativa do fato;

Documentos que comprovem o fato, como prontuário de atendimento médico, atestado de óbito e registro do órgão de trânsito responsável.

Na falta de documentação, testemunhas devem ser indicadas.

Serviço

Delegacia de Acidentes e Delitos de Trânsito (DADT)

Endereço: Rua Meton de Alencar, 91, Centro

Telefone: (85) 3101 4918

DPVAT

Telefone: 0800 022 1204

AUTOR: O POVO

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

DERRAMAMENTO DE SANGUE EM MARANGUAPE (CE)

Pelo menos, nove pessoas foram mortas no Ceará entre a quarta-feira (28) e o começo da madrugada de hoje. 

O plantão das últimas 24 horas foi considerado turbulento. Além de uma sequência de assassinatos, a Polícia registrou vários assaltos na Capital, tiroteios na periferia da cidade e na zona metropolitana, além de um triplo homicídio e o ataque a um carro-forte no Interior com quatro policiais civis feridos.
Por volta das 21 horas de ontem, três homens foram assassinados no Município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O crime ocorreu quando as vítimas seguiam viagem pela rodovia CE-065 em um Corolla branco, quando este foi interceptado por uma caminhonete Hilux preta, de onde desceram os assassinos armados.

Os três ocupantes do Corolla foram obrigados a descer do automóvel e, imediatamente, atingindo a tiros, morrendo no acostamento da rodovia estadual. Até agora, apenas um dos mortos está identificado. Tratava-se de Jéferson de Oliveira Nogueira, conhecido por “Galego”. Os outros seriam “Bebê” e “Gago”. A Polícia informou que os três seriam traficantes de drogas envolvidos também em crimes de morte e que moravam no bairro Jardim América, na Capital.

Na Capital, a Polícia registrou dois assassinatos na noite de ontem, No bairro Caça e Pesca, um homem foi executado a tiros na esquina das ruas Jamaica e Acaraú. Já no Terminal do Siqueira, um morador de rua foi morto por desconhecidos.

No Interior do estado, a Polícia fez o registro de crimes nos Municípios de Senador Pompeu, Cruz, Jaguaribe e Russas.

Casal baleado

Também na noite passada, um casal foi baleado numa tentativa de assalto nas proximidades do Terminal do Siqueira. As vítimas estavam em um carro e com uma criança que seria filha do casal. Ao perceber que seria alvo de um assalto, o motorista do automóvel acelerou, mas os criminosos dispararam suas armas.

Mesmo ferido, o homem conseguiu dirigir o carro até o terminal, onde obteve ajuda. Ele estava baleado nas costas e sua mulher apresentava um tiro no abdome. A criança, que viajava no banco traseiro, saiu ilesa.

Já no Conjunto Timbó, no Município de Maracanaú, na RMF, um jovem foi baleado durante um tiroteio.

AUTOR: blogdofernandoribeiro.com.br

CHINA ACABA COM POLÍTICA DO FILHO ÚNICO E PERMITIRÁ 2 CRIANÇAS POR CASAL

Mulher e seu filho são vistos em parada militar na China em setembro de 2015 (Foto: /Kim Kyung-Hoon/ Reuters)

O Partido Comunista da China anunciou nesta quinta-feira (29) o fim da política do filho único, permitindo que agora cada casal tenha até dois filhos.

O anúncio foi feito na reunião anual do partido. Todos os casais do país poderão agora ter dois filhos, uma reforma que põe fim a mais de 30 anos da controvertida política que limitava os nascimentos no país.

A política do filho único entrou em vigor em 1979 para reduzir os problemas de superpopulação da China, e segundo especialistas serviu para evitar que a população atual do país fosse de 1,7 bilhão de habitantes (atualmente é de 1,3 bilhão).

O governo chinês sempre defendeu que a restrição dos casais a poderem ter um só filho, sobretudo em áreas urbanas, contribuiu para o desenvolvimento do país e para a saída da pobreza de mais de 400 milhões nas últimas três décadas, mas também admitiu que estava chegando a hora de essa política ser encerrada.

Entre os efeitos secundários mais prejudiciais da política do filho único para a China se destaca o rápido envelhecimento da população, o que fez com que sua pirâmide demográfica se tornasse semelhante a dos países mais desenvolvidos.

Mudanças recentes
A mudança representa uma grande liberalização nas restrições de planejamento familiar do país, que foram aliviadas inicialmente em 2013, quando Pequim informou que iria permitir que milhões de famílias tivessem dois filhos, após décadas de uma política de filho único.

Na época, o governo passou a permitir que casais em que pelo menos um dos pais era filho único poderiam ter dois filhos.

Até então, a lei chinesa proibia que os casais tivessem mais de um filho. No entanto, existiam até agora exceções para os casais compostos por dois filhos únicos, para as minorias étnicas e para os casais rurais que tiveram primeiro uma filha.

Esta modificação das regras de planejamento familiar está destinada a corrigir o desequilíbrio entre homens e mulheres e frear o envelhecimento da população chinesa, quando o índice de fecundação no país, de 1,5 filhos por mulher, é muito inferior ao nível que garante a renovação geracional.

AUTOR: G1/SP

ESTADO BRASILEIRO É DENUNCIADO À OEA POR VIOLÊNCIA CONTRA JORNALISTAS

Radialista Gleydson Carvalho, morto dentro da emissora de rádio onde trabalhava, no Ceará (Foto: Arquivo Pessoal )

No último dia 6 de agosto, um radialista foi morto a tiros enquanto apresentava um programa em Camocim, no Ceará. O relógio da Liberdade FM marcava 12h40. Um homem rendeu a recepcionista e outro mandou o operador de áudio se abaixar. Gleydson Carvalho levou três tiros, um deles na cabeça.

A investigação apontou envolvimento de sete pessoas no crime --entre elas o tio e o sobrinho do prefeito de uma cidade vizinha. Conhecido pelas denúncias e cobranças contra políticos da região, Gleydson morreu por "falar demais".

O caso de Gleydson não é isolado. De 2012 a 2014, houve 87 graves violações contra comunicadores no Brasil --14 assassinatos, 18 tentativas de homicídio, 51 ameaças de morte e quatro sequestros. E em 74% dos casos há indícios de participação de agentes do Estado: policiais, políticos ou agentes públicos, segundo aponta levantamento da associação Artigo 19, braço brasileiro de organização pró-liberdade de expressão sediada em Londres.

A violência continua em 2015. Apenas no primeiro semestre, um jornalista e três radialistas já foram mortos em decorrência de sua atividade profissional e investiga-se a relação com a profissão em outros três homicídios.

A gravidade do cenário levou o Estado brasileiro a ser denunciado, na última sexta-feira, na CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos), órgão ligado à OEA (Organização dos Estados Americanos).

"Ao não desenvolver políticas efetivas de garantia da liberdade de expressão de comunicadores, o Estado brasileiro viola suas obrigações internacionais e por isso foi denunciado nesta audiência", afirmou Paula Martins, diretora-executiva da Artigo 19.

Ao lado da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e da Fitert (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão), a associação denunciou o Brasil por violação ao direito à liberdade de expressão, firmado na Convenção Americana de Direitos Humanos, da qual o Brasil é signatário desde 1992.

"Os números são expressivos e mostram que o quadro é sistemático: as violações ocorrem em todas as regiões e em cidades de todos os portes", disse à BBC Brasil Júlia Lima, coordenadoras do programa de proteção e segurança da liberdade de expressão da Artigo 19.

Procurada pela BBC Brasil, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República diz que não se trata de uma denúncia contra o Estado brasileiro, mas "sim de uma solicitação de informações a respeito ´da violação sistemática de direitos humanos de comunicadores nos últimos três anos´".

Contra o senso comum

Em julho de 2012, o cronista esportivo Valério Luiz foi morto a tiros na saída da rádio Jornal 820 AM, de Goiânia. A apuração concluiu que ele foi morto pelas críticas que fazia à diretoria do Atlético Goianiense, um dos maiores times de futebol do Estado. O ex-vice presidente do clube foi acusado de encomendar o crime a dois policiais militares - todos esperam em liberdade pelo júri popular.

O levantamento dos casos, diz Lima, contraria a ideia de que esse tipo de violação seria mais comum em regiões menos desenvolvidas - o Sudeste, por exemplo, concentrou 28% dos ataques registrados de 2012 a 2014.

Usando metodologia própria, a Artigo 19 descobriu que a maioria dos episódios (83% do total) resultou da tentativa dos comunicadores (sobretudo jornalistas, radialistas e blogueiros) de promoverem investigações e denúncias sobre temas de interesse público.

Um deles foi Pedro Palma, morto em fevereiro de 2014 na porta de casa em Miguel Pereira, município de 25 mil habitantes na região serrana do Rio. Dono e único repórter do jornal local "Panorama Regional", ele cobria corrupção (como o desvio de patrocínio para um festival de jazz que não ocorreu) e já havia sido alvo de ameaças.

E, embora casos como o de Palma ainda tramitam na Justiça, o relatório apresentado na sessão da CIDH em Washington (EUA) indica que três em cada quatro violações tiveram envolvimento de agentes públicos.

"Não levamos em conta apenas as investigações oficiais. Entrevistamos pessoas envolvidas em cada caso, como familiares, colegas de profissão e autoridades, para chegar a essas conclusões", diz Júlia Lima.

Em busca de soluções

As entidades consideram que o governo brasileiro está longe de oferecer segurança devida aos comunicadores. O relatório diz que houve avanços com a ação, entre 2013 e 2014, de um grupo de trabalho sobre o tema na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

"Ainda assim, passado mais de um ano da finalização dos trabalhos do grupo, nenhuma das recomendações foi implementada", afirma o relatório da Artigo 19, Abraji e Fitert.

Entre as recomendações por cumprir estão a ampliação do Sistema Nacional de Proteção para incluir comunicadores ameaçados, a criação de um Observatório de Violência contra Comunicadores e a padronização da ação da segurança pública em manifestações, para evitar a violência nessas ocasiões.

"O Estado oferece um Programa de Proteção para Defensores de Direitos Humanos que, de maneira isolada, atendeu casos de comunicadores, mas sem inseri-los formalmente em sua estrutura, o que acarreta na ausência de medidas específicas para esse público e na falta de reconhecimento por parte dos comunicadores de que esse mecanismo poderá atendê-los", diz o relatório.

Questionada pela BBC Brasil sobre isso, a secretaria, hoje parte do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, afirma que "os comunicadores que estão sofrendo ameaças em razão do exercício da profissão podem, sim, solicitar sua inclusão" no programa. Segundo o órgão, o "procedimento já está em pleno vigor" e já há profissionais da área sendo atendidos.

Outras entidades vêm lançando alertas ao governo brasileiro sobre o agravamento da situação. Em junho deste ano, após dois assassinatos de jornalistas em uma semana, a ONG internacional Repórteres sem Fronteiras divulgou carta aberta à presidente Dilma Rousseff pedindo "medidas concretas e efetivas" contra esse tipo de violência.

A ONG diz que o Brasil "fracassou" na tarefa de prover segurança a esses profissionais, e hoje é o terceiro país do Ocidente mais perigoso para trabalhadores de mídia, atrás apenas de México e Honduras.

A impunidade em relação aos crimes também é uma das principais preocupações. Segundo a Artigo 19, dos casos registrados em 2014, por exemplo, 61% estavam arquivados ou ainda em apuração um ano depois. Outro número a corroborar esse diagnóstico partiu do CPJ (Comitê para Proteção de Jornalistas), que classificou o Brasil em 2015 como o 11º país no mundo com maior índice de impunidade em crimes contra comunicadores e o segundo na América Latina.

Próximos passos

Para as entidades que denunciaram o Brasil na OEA, é preciso ação conjunta para enfrentar esses crimes, como no caso no jornalista Rodrigo Neto, morto em março de 2013. Neto investigava a ação de grupos de extermínio na região do Vale do Aço, em Minas Gerais, e um fotógrafo que trabalhava com ele foi morto um mês depois.

A mobilização de órgãos estaduais e federais ajudou a prender o acusado de matar os dois profissionais - os eventuais mandantes, contudo, continuam em liberdade.

O objetivo da denúncia apresentada na semana passada nos EUA é que o Brasil seja instado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos a adotar as recomendações das entidades.

Um primeiro passo nesse sentido foi dado logo após a audiência, quando o relator especial para liberdade de expressão da comissão, Edison Lanza, decidiu pedir informações ao Estado brasileiro sobre o cenário de ataques contra comunicadores.

AUTOR: BBC Brasil

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics