I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

BANDO É CAPTURADO EM CARIDADE, APÓS TENTAR MATAR PM EM FORTALEZA (CE)

Equipes da Polícia Militar prenderam dois adultos e apreenderam três adolescentes na sexta-feira, 28, na cidade de Caridade, no Sertão de Canindé. Segundo informações da Polícia o bando havia tentado executar um soldado da corporação no bairro Cajazeiras, na periferia de Fortaleza. 

Eles só não conseguiram matar o policial militar porque após a arma, uma pistola calibre .40, pertencente ao PM, falhou no momento em que o gatilho foi apertado.

Ainda de acordo com a Polícia o soldado, que é lotado no 6º BPM, relatou que foi surpreendido pelo bando quando retornava para casa. Após tomarem sua arma os criminosos o obrigaram a se ajoelhar. Como a sua pistola não disparou, correu. Ainda foi alvejado por um disparo na perna quando corria, mas conseguiu fugir. 

O bando queria lhe matar porque abordava eles com frequência, inibindo o tráfico de drogas naquela área de Fortaleza.
Ao perceberem que o PM havia conseguido escapar os criminosos fugiram para Caridade. Buscaram refugio na casa do pai de três deles. 

Entretanto, após equipes de Fortaleza apreenderem armas e drogas no bairro Cajazeiras, na casa de um dos suspeitos, uma equipe da Força Tática de Apoio (FTA), de Caridade, com o apoio da FTA de Canindé, apreendeu os irmãos Gabriel Furtado de Lima, 21 anos, Samuel Furtado de Lima, 18 e o terceiro, menor de idade, 15 anos. Os outros dois adolescentes têm 17 e 16 anos. Todos foram encaminhados para a 30ª DP, no Conjunto São Cristovão, em Fortaleza.

Os policiais de Fortaleza ressaltaram que a captura do bando só ocorreu em Caridade com o auxílio da equipe da FTA lotada neste Município. O policial militar baleado não corre risco de morte, acrescentou a equipe da capital.

AUTOR: Diário do Sertão Central

ADOLESCENTE AMERICANO É CONDENADO A 11 ANOS DE PRISÃO, POR APOIO AO EI EM REDES SOCIAIS

Um adolescente da Virginia, nos Estados Unidos, foi sentenciado a 11 anos de prisão por usar as redes sociais para arrecadar fundos para o grupo terrorista Estado Islâmico, informou o Departamento de Justiça americano nesta sexta-feira. Ali Amin, de 17 anos, foi o primeiro menor de idade processado no país em caso semelhante.
O juiz distrital Claude Hilton definiu a pena de 136 meses durante uma audiência em Alexandria, Virginia. "A sentença de hoje demonstra que aquele que usar mídias sociais como ferramenta para providenciar suporte e recursos para o EI será identificado e processado com não menos vigilância que aqueles que viajarem para pegar em armas junto ao Isis [Estado Islâmico]", disse a procuradora Dana Boente.

Amin, que usava o nome de perfil no Twitter @Amreekiwitness - na qual tinha 4.000 seguidores - declarou-se culpado de utilizar essa rede social e seu blog pessoal para mostrar como usar a moeda virtual Bitcoin para enviar fundos aos jihadistas. Os promotores disseram que Amin também ajudou Reza Niknejad, de 19 anos, a viajar para a Síria em janeiro para se juntar ao Estado Islâmico. Niknejad encara acusações federais de terrorismo e conspiração.

O advogado do menor alegou que Amin é um excelente estudante, de boa família, e que simplesmente ficou revoltado com o abuso de que o povo sírio é vítima sob o governo do ditador Bashar Assad. Promotores federais acusaram vários americanos recentemente por ajudar o Estado Islâmico, já que o grupo extremista tem construído uma rede de suporte nas mídias sociais.

AUTOR: Reuters

JÚRI CONDENA FERREIRA E ABSOLVE CALU NO CASO ALEXANDRE MARTINS, NO ESPÍRITO SANTO

Ferreira na saída de julgamento, após condenação (Foto: Guilherme Ferrari/ A Gazeta)

O coronel aposentado da Polícia Militar Walter Gomes Ferreira foi condenado a 23 anos de prisão por mandar matar o juiz Alexandre Martins. Ele pode recorrer em liberdade. Já o ex-policial civil Cláudio Luiz Andrade Baptista, o Calu, foi absolvido. A sentença foi anunciada pelo juiz Marcelo Soares Cunha, no sétimo dia de júri, à 0h20, desta segunda-feira (31), no Cineteatro da Universidade de Vila Velha.

Após 12 anos da morte do juiz Alexandre Martins, o julgamento de Ferreira e Calu começou na segunda-feira (24). A vítima tinha 32 anos e quase cinco de carreira no magistrado capixaba quando foi executada a tiros, no dia 24 de março de 2003. Desde 2002, o juiz investigava ações do crime organizado e havia denunciado irregularidades no sistema carcerário capixaba.

Ao saber da absolvição, Calu não conteve a emoção e precisou sentar na cadeira em frente ao magistrado.

“Reverter 12 anos em sete dias é difícil. Esse crime, nós não cometemos. Não estou completamente satisfeito por causa da condenação do Ferreira. Vivia em uma prisão sem grades. Agora eu quero descansar. O estado já sabe a responsabilidade que tem comigo por tudo que sofri nesses anos. Meus advogados estão disponíveis para o Ferreira”, dissedisse.
Calú fala após ser absolvido pelo júri (Foto: Juliana Borges/ G1)

Ferreira foi condenado pelo crime de homicídio, por mandar terceiros matarem o juiz Alexandre Martins, e por formação de quadrilha. "O resultado é triste, mas saio de cabeça erguida. Não mandei matar o juiz Alexandre Martins. Esse é um erro processual. Os dois advogados dele (Calu) fizeram um excelente trabalho. Dois é melhor que um", disse o condenado.

O advogado Leonardo Gagno, que defendeu Calu, acredita na inocência de Ferreira."Nossa intenção era provar que a história que envolvia o Calu era mentirosa. Acho que o Ferreira é inocente, mas não vou falar mais para não misturar as coisas", comentou.

O advogado de Ferreira, Francisco de Oliveira, afirmou que vai recorrer da condenação do policial aposentado.

O Ministério Público informou que ainda vai analisar se vai recorrer da absolvição de Calu. O promotor João Grimaldi avaliou o júri positivamente. Segundo ele, a população deve respeitar o resultado. O órgão tem cinco dias para recorrer da decisão.

Júri
Ferreira foi condenado a 19 anos pela morte do juiz e quatro anos por formação de quadrilha.

O julgamento foi um dos mais longos da história do Espírito Santo. Além da acusação de crime de mando, os réus foram acusados pelo MPES de formação de quadrilha com alguns agravantes. São eles: homicídio por motivo torpe ou mediante paga, sem possibilidade de defesa e para encobrir outros crimes investigados pela vítima.

O Conselho de Sentença (jurados, juiz, promotoria e defesa) se reuniu por mais de duas horas e chegou à conclusão de que o réu coronel Ferreira é culpado dos crimes de mandar assassinar o juiz Alexandre Martins de Castro Filho e também de fazer parte de uma quadrilha criminosa no Espírito Santo.

Durante todo o júri, defesa e acusação travaram um embate em torno da motivação do crime. Os advogados dos réus sustentaram a tese de latrocínio, enquanto o MPES defendeu que Alexandre Martins de Castro Filho foi assassinado por encomenda.

Ao todo foram onze testemunhas ouvidas, sendo duas de acusação e nove de defesa. As partes envolvidas no processo se empenharam para desqualificar o testemunho das pessoas arroladas e apresentavam elementos dentro do processo para tanto.

No final, o Conselho considerou que a tese da defesa de Calu era válida e o absolveu das acusações. Contudo, assim como a condenação do coronel Ferreira, nesta decisão também cabe recurso.

Sexto dia
O 6º dia de julgamento foi marcado pelo interrogatório dos réus do processo, o coronel aposentado da Polícia Militar Walter Gomes Ferreira e o ex-policial civil e empresário, Cláudio Luiz Andrade Baptista, o Calu. Ferreira foi o primeiro a ser ouvido e se disse inocente pela morte de Alexandre. Por volta das 15h50, começou o depoimento de Calu. Ele contou que foi aluno da vítima e acalmava a “briga de vaidades” entre os juizes Alexandre e Leopoldo.
Coronel Ferreira e Calu, no sétimo dia de júri (Foto: Letícia Cardoso/ Gazeta Online)

Quinto dia
No quinto dia de julgamento, foi a vez do advogado Antonio Franklin Cunha depor. Testemunha do ex-policial civil e empresário, Cláudio Luiz Andrade Baptista, o Calu, o magistrado foi um dos mais esperados pelo júri. No início do processo, ele atuou como assistente da acusação, contratado pelo pai da vítima, mas depois passou a defender a tese de latrocínio. Cunha chegou às 7h30, desta sexta-feira (28). "Eu não posso falar por determinação do juiz", limitou-se a dizer.

Quarto dia
O delegado André Cunha e o perito Mauro Nadvorny, testemunhas arroladas pelo réu Cláudio Luiz Andrade Baptista, o Calu, foram ouvidos no júri do caso Alexandre Martins nesta quarta-feira (26), no Cineteatro da Universidade Vila Velha. O delegado disse que, enquanto presidia o inquérito, não conheceu nenhum elemento de vinculação dos acusados com o crime de mando. Já o depoimento do perito foi marcado por contradições e por uma "acalorada" discussão durante as perguntas dos promotores do Ministério Público. A sessão foi encerrada por volta das 19h.

Terceiro dia
Os dois condenados pela execução do juiz Alexandre Martins testemunharam no júri dos acusados de mandar matar o magistrado, nesta quarta-feira (26), no Cineteatro da Universidade de Vila Velha. Em um depoimento com mais de 5 horas de duração, Odessi Martins, o Lumbrigão, reafirmou que foi torturado para confessar que o crime foi de mando. Já Giliard Ferreira, o Gi, entrou em contradição durante o julgamento.

Segundo dia
O segundo dia de julgamento não começou muito bom para o coronel da reserva da Polícia Militar, Walter Gomes Ferreira. As primeiras testemunhas que prestaram depoimento ou entraram em contradição ou não puderam fazer seus relatos.

Primeiro dia
No primeiro dia de júri, três testemunhas de acusação e duas de defesa faltaram ao julgamento. Entre os depoentes, o juiz Carlos Eduardo Lemos, amigo da vítima, deixou de ser testemunha e foi considerado informante, após pedido de impugnação. Sete pessoas fazem parte do corpo de jurados, cinco homens e duas mulheres. O auditório do Cineteatro da Universidade de Vila Velha ficou lotado de estudantes de Direito e curiosos. O julgamento teve um atrasa de mais de duas horas, para começar.

Testemunhas
Ministério Público
Danilo Bahiense
Carlos Eduardo Ribeiro Lemos

Calu
Mauro Juarez Nadvorny
Andre Luiz Cunha Pereira
Odessi Martins da Silva Junior
Giliard Ferreira
Antônio Franklin Cunha

Coronel Ferreira
Neucimar Ferreira Fraga
Júlio Cesar Lugato
Luiz Sérgio Aurich

Réus
Coronel Ferreira
Calú

Jurados
Mulheres: uma esteticista e uma professora
Homens: um cobrador de ônibus, um industrial e três estudantes.

CONHEÇA OS ENVOLVIDOS NO CASO DO JUIZ ALEXANDRE MARTINS
Odessi Martins da Silva, o Lombrigão Condenado a 25 anos e oito meses, pela execução

Assassino confesso do juiz Alexandre Martins prestou depoimentos contraditórios. Em um vídeo gravado pela polícia, Lombrigão disse ter se tratado de crime de mando. Na presença do advogado, ele negou o depoimento e disse que estava sob ameaça dos policiais.

Está na Penitenciária de Segurança Máxima I, em Viana.
 
Giliarde Ferreira de Souza, o Gi Condenado também pela execução do juiz, a 24 anos e seis meses de detenção.

Recebeu benefício da Justiça e está em liberdade desde 23/12/2010.
 
André Luiz Tavares, o Yoshito Condenado a oito anos e quatro meses de prisão, em regime semiaberto

Ele emprestou a motocicleta usada no crime aos assassinos.

Recebeu benefício da Justiça e está em liberdade desde 25/08/2006.
 
Leandro Celestino de Souza, o PardalCondenado a 15 anos e dois meses de prisão, em regime fechado

Ele emprestou a pistola 765, usada no crime.

Recebeu benefício da Justiça e está em liberdade desde 15/10/2010.
 
Heber Valêncio, sargento da Polícia Militar Condenado a 20 anos e três meses de reclusão

Responsável por intermediar o crime.

Recebeu benefício da Justiça e está em liberdade desde 16/09/2009.
 
Ranilson Alves da Silva, sargento da Polícia Militar Condenado a 15 anos de prisão

Responsável por intermediar o crime.

Está preso no Quartel da Polícia Militar, em Vitória.
Fernandes de Oliveira Reis, o Fernando Cabeção Condenado a 23 anos de prisão

Responsável por intermediar o crime.

Está na Penitenciária de Segurança Máxima II, em Viana.
Cláudio Luiz Andrade Baptista, Calú Absolvido

O ex-policial civil foi acusado de mando no crime do juiz e também é suspeito de envolvimento em um esquema de agiotagem e uso de detentos para cobrança de dividas.

Calú chegou a ser preso depois do assassinato de Alexandre, mas foi solto meses depois após conseguir um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal (STF).
Walter Gomes Ferreira, coronel da reserva da Polícia Militar

Condenado a 23 anos de prisão

Apontado como um dos mandantes, ficou em prisão preventiva por três anos. O coronel também responde por formação de quadrilha e envolvimento em um suposto esquema de utilizar detentos para a cobrança de dívidas.
 
Antonio Leopoldo Teixeira, juiz Leopoldo

Aguarda julgamento

Juiz aposentado, Leopoldo é acusado de ser um dos mandantes do crime. Ele também respondeu a um processo administrativo e a um processo penal referente a denúncias de irregularidades cometidas no período que estava à frente da Vara de Execuções Penais de Vitória.

Não há previsão para o julgamento do juiz.

AUTOR: G1/ES

TAILÂNDIA EMITE DUAS NOVAS ORDENS DE DETENÇÃO POR ATENTADO, EM BANGCOC

Imagens mostram retrato falado de um dos suspeitos procurados, ainda não identificado e a foto de uma mulher tailandesa de 26 anos, também uma das procuradas (Foto: Polícia da Tailândia/Reuters)

Um tribunal tailandês emitiu nesta segunda-feira (31) ordens de detenção contra outras duas pessoas, entre elas um estrangeiro, por causa de seu suposto envolvimento no atentado com bomba do dia 17 de agosto em um templo de Bangcoc que deixou 20 mortos e mais de 100 feridos.

Os suspeitos são uma mulher tailandesa de 26 anos, identificada como Wanna Sualsan, e um estrangeiro, cuja nacionalidade e identidade não foram reveladas, segundo o porta-voz da Polícia, Prawut Thawornsiri, em comunicado.

As ordens foram emitidas após uma operação realizada durante o fim de semana em um prédio no distrito de Minburi, a leste da capital, onde a Polícia encontrou fertilizantes e outros materiais que podem ser utilizados na fabricação de explosivos.

A Polícia solicitou estas detenções depois da detenção no sábado de um primeiro suspeito em um apartamento no nordeste da cidade onde encontrou material para fabricar explosivos e bolas metálicas como as da bomba que explodiu no templo, além de vários passaportes falsos.

O detido, que negou seu envolvimento no atentado, é um estrangeiro de 28 anos que tinha um passaporte turco falso, mas cuja nacionalidade até agora não foi confirmada.

Prawut disse que este indivíduo também estaria relacionado com a explosão de uma segunda bomba em um píer de Bangcoc, um dia depois da explosão no templo de Erawan, situado no coração da área comercial da capital.

O porta-voz acrescentou que a polícia prevê solicitar mais ordens de detenção.
Porcas e parafusos encontrados durante uma busca em um apartamento no distrito de Min Buri, na Tailândia. Material seria usado na fabricação dos artefatos explosivos (Foto: Polícia da Tailândia/Reuters)
AUTOR: EFE

MENINA DE 9 ANOS MORRE ELETROCUTADA EM CERCA ELÉTRICA CLANDESTINA, EM NATAL (RN)

Ana Clarisse dos Santos Silva tinha 9 anos (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma menina de 9 anos morreu na tarde deste domingo (30) eletrocutada em uma cerca elétrica improvisada na casa de um vizinho, onde a criança brincava com uma amiga. O caso aconteceu no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal.

Ana Clarisse dos Santos Silva estava brincando com uma amiga, que é sobrinha da dona da residência. A casa é localizada na avenida Boa Sorte. Testemunhas relataram à polícia que as meninas estavam na área da frente do imóvel. Depois, elas passaram por um portão para a parte de trás da casa, momento em que Ana sofreu o choque.

Ana Kelly dos Santos, mãe da criança, disse que a cerca, feita com fios bem finos, foi armada para evitar o roubo de galos de briga que são criados pelo vizinho.

A família da vítima prestou queixa na Delegacia de Plantão da Zona Norte. O delegado Custódio Arraes entendeu que o responsável pela cerca deve responder pelo crime de homicídio doloso, quando há a intenção de matar. O caso foi encaminhado para a Delegacia Especializada de Homicídios (Dehom).
Mãe da criança morta disse que a cerca, feita com fios bem finos, foi armada para evitar o roubo de galos de briga que são criados pelo vizinho (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

AUTOR: G1/RN

PAIS DEIXAM BEBÊ DE 3 MESES NA CALÇADA PARA BEBEREM EM BAR, NA FLÓRIDA (EUA)

Os dois foram presos (Foto: Reprodução)

Antonio Nieves, 28 anos, e Amy Schafer, de 27, estão sendo acusados de maus-tratos ao filho deles de apenas três meses. Os dois resolveram beber em um bar da Flórida, nos Estados Unidos, e, diante da proibição do dono do local de entrarem com o bebê, o casal deixou a criança na calçada, de acordo com o Daily Mail. Eles ficaram bebendo por mais de duas horas.

A noite do animado casal não parou por aí. Ao chegarem em casa, eles começaram a brigar e a polícia foi chamada. Nieves também responderá na Justiça pela acusação de agressão doméstica. Com a chegada dos oficiais, a mãe contou para eles que eles estiveram no bar e os detetives descobriram que os dois deixaram a criança na rua para beber. Ambos foram presos.

Segundos relatos, Amy olhava a criança de vez em quando na rua e voltava para beber no interior do bar. Os dois só foram embora quando começaram uma confusão no local e o gerente os expulsou.

Eles perderam a guarda do filho, que ficará em um lar adotivo até o final da investigação. A fiança de Nieves está estipulada em R$ 35 mil e a de Amy, em R$ 25 mil.

AUTOR: Extra Online

SOLDADO ATIRA E MATA CABO DA PM APÓS BRIGA DENTRO DA VIATURA, EM RECIFE (PE)

Após discussão, soldado atirou e matou Cabo PM companheiro de serviço

PM atirou na cabeça de um cabo que dirigia veículo da Patrulha do Bairro. Crime ocorreu na manhã deste domingo, em Apipucos, na Zona Norte.

O cabo da Polícia Militar Adriano Batista da Silva, 41 anos, morreu após após baleado na cabeça, na manhã deste domingo (30), por um soldado da mesma corporação durante uma briga na Zona Norte do Recife. 

O crime ocorreu dentro de uma viatura da Patrulha do Bairro, do 11º Batalhão de Polícia Militar. Após a discussão, o soldado que estava no banco de trás atirou contra o cabo, que dirigia o veículo. A vítima foi socorrida e levada para o Hospital da Restauração, na área central da capital, mas não resistiu. O motivo da briga ainda não foi divulgado pela PM.

A Polícia Militar informou que o crime ocorreu quando a viatura passava pelo bairro de Apipucos e que o agressor "foi imediatamente preso e recolhido para o 11° BPM, onde foi autuado em flagrante delito." Uma terceira PM, que também estava na viatura e presenciou o crime, "está em estado de choque e deve ser ouvida durante a instrução criminal", segundo o comunicado.

O cabo Adriano Batista era natural de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, e estava na corporação há pouco mais de 10 anos. De acordo com a PM, ele era "considerado por todos um bom policial, tinha comportamento excepcional, era casado e tinha um filho".
Em nota, o Comando da PM repudiou "a forma assustadora e violenta em que ocorreu o episódio e já determinou, através do Comando do 11° Batalhão, onde os policiais são lotados, e do Centro de Assistência Social, total apoio aos familiares do PM."

O Comando da corporação ressaltou "que o crime não choca apenas a sociedade, como também os cerca de 20.300 policiais militares, valorosos homens e mulheres, que na causa da segurança pública dedicam suas vidas para proteger o cidadão em todo território estadual, envergando seus uniformes e patrulhando cada região de Pernambuco com suas mais de 1.000 guarnições lançadas diariamente."

AUTOR: G1/PE/Foto: VC Repórter do Camocim Polícia 24h

TIROTEIO DEIXA 3 MORTOS E E 2 FERIDOS, EM BAIRRO DE FORTALEZA (CE)

Um tiroteio por volta das 10 horas deste domingo, 30, no bairro Jardim das Oliveiras, deixou três pessoas mortas e duas feridas.

Segundo informações da Polícia Militar, o triplo homicídio foi resultado da disputa pelo tráfico entre criminosos da comunidade Cinquentinha e do conjunto Tasso Jereissati. 

Oito homens armados foram ao conjunto Tasso Jereissati e efetuaram disparos contra um adolescente. Os tiros atingiram pessoas que não tinham envolvimento com os grupos rivais.

Segundo o subtenente Vidal, oito homens chegaram ao local do crime em dois carros, um modelo Fusion e outro Punto, ambos da cor preta. Eles desceram dos veículos atirando contra um adolescente de 14 anos que morreu no local. A Polícia localizou cápsulas de munição de armas calibre 12, ponto 45 e fuzil.

Os tiros atingiram também Francisco Carlos Pereira de Lima, morador do conjunto Tasso Jereissati, que tinha ido visitar o filho na comunidade Cinquentinha; e Paulo Sérgio Lima Romário, que trabalhava como chapeiro. A idade de ambos não foi divulgada. Eles morreram no local. De acordo com a Polícia, não registro de envolvimento com os grupos.

Dois homens foram baleados e socorridos pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para o Instituto José Frota (IJF). Elvis Inácio Barbosa, que levou um tiro no tórax, e outro homem não identificado pela polícia. Conforme a Polícia, ele foi socorrido antes de os policiais chegarem ao local. O homem era verdureiro e trabalhava no local.

Viaturas do Ronda, do Raio, da Polícia Civil e da Divisão de Homicídios estão, na tarde deste domingo, no bairro em busca dos acusados dos crimes.

AUTOR: O POVO

FILHO DE PRETO ZEZÉ É SEPULTADO NA TARDE DESTE DOMINGO, EM FORTALEZA (CE)

Malcom Jonas foi sepultado na tarde deste domingo/ FOTO: ANGÉLICA FEITOSA / ESPECIAL PARA O POVO

O adolescente Malcon Jonas do Nascimento Lima, de 17 anos, filho do presidente da Central Única das Favelas (Cufa), Preto Zezé, foi assassinado a tiros na noite do sábado, 30, em Fortaleza. O sepultamento de Jonas aconteceu na tarde deste domingo, 30, no cemitério Parque da Saudade, em Caucaia.

Nas redes sociais, o pai do adolescente lamentou a tragédia:

“Na nossa vida real, teremos que encontrar forcas, na dor, nas atribulações, nos descaminhos e nos momentos mais difíceis. Ainda não sei qual a mensagem, qual o recado, qual a provação dessa vez. Espero que o que seja, me encontre forte, com coragem e que eu nunca recue do amor à vida, é ele que vai me manter caminhando, agora sem uma parte física de mim. 

Onde você estiver, para sempre eu vou te amar! para sempre!”.
Preto Zezé lamentou a perda do filho nas redes sociais/REPRODUÇÃO / FACEBOOK

Malcom Jonas é um dos 68 adolescentes que fugiram do Centro Educacional São Miguel, no bairro Passaré, na noite da sexta-feira, 28. Ele cumpria medida socioeducativa. A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, responsável pelo centro de internação provisória, investiga as causas da fuga.

AUTOR: O POVO

domingo, 30 de agosto de 2015

CAMOCINENSE PROCURADO EM MINAS GERAIS SE ENTREGA À PM, EM CAMOCIM (CE)

Um camocinense procurado pela justiça do Estado de Minas Gerais se entregou para a Polícia Militar em Camocim durante a manhã de sábado, 29. 

Conforme informações repassadas pela polícia, o pedreiro Francisco Carlos, 46 anos, é natural de Camocim mais que há muitos anos reside na cidade de Montes Claros, em Minas Gerais.

Recentemente houve problemas conjugais entre ele e sua companheira e este tentou matá-la a golpes de faca, sendo que após o atentado ele fugiu para o Estado do Ceará e estava há cerca de uma semana em Camocim hospedado em uma pequena pousada localizada na Praça da Rodoviária.

Já durante a manhã de sábado, 29, por volta das 11h00, o homem tomou iniciativa e resolveu se entregar à polícia. Ele ligou para o 190 e informou que era foragido da justiça de Montes Claro-MG, por ter tentado matar sua companheira e disse inclusive o nome da pousada onde estava hospedado.

Nesse momento uma equipe da Força Tática foi averiguar a informação e chegando à pousada indicada se deparou com o homem, o qual no momento estava em visível estado de embriaguez. Os PMs averiguaram à situação do pedreiro junto à justiça e comprovaram existir realmente um mandado de prisão contra ele por crime de tentativa de homicídio. 

O mandado foi expedido pelo Juiz Dr. Geraldo Anderson de Quadros Fernandes, Juiz de Direito da 1ª Vara de Execuções Penais e Tribunal do Juri da Comarca de Montes Claro-MG.

Mediante os fatos o acusado foi conduzido à DPC de Camocim onde foi apresentado ao delegado plantonista para procedimentos cabíveis e em seguida foi levado à cadeia pública de Camocim onde permanecerá recolhido até que se faça sua transferência para o Estado de Minas Gerais.

Efetuaram a prisão: Cb Carneiro, Sds Joserlândio e Clemilson

AUTOR: Camocim Polícia 24h

VASTO MATERIAL ILÍCITO É APREENDIDO DURANTE VISTORIA NA CADEIA PÚBLICA, EM CAMOCIM (CE)

Após denúncias de que alguns objetos ilícitos haviam entrado em uma das celas da cadeia pública de Camocim, o administrador da cadeia solicitou reforço policial e juntos realizaram uma vistoria na dita cela e uma variedade de materiais foi apreendida:

07 facas, 01 cossoco, 01 tesoura, 01 cachimbo para uso de crack, 03 chips para celular, 09 jacarés, 05 celulares com carregadores, 03 trouxas de maconha, 01 mergulhão, 02 pendrive, 02 litros de cachaça, 01 adaptador de memória, 01 cartão de memória e R$ 41,00.

Há a suspeita que a maioria dos objetos tenham entrado durante a visita de sábado, 29, pois como é de conhecimento da população há uma determinação da Secretaria da Justiça proibindo a vistoria íntima nas mulheres. Com de praxe, não foram identificados os proprietários dos materiais. O vasto material será enviado ao juiz responsável pela cadeia.
Participaram da operação:

Guarda do presídio: Sgt Ferreira e Sd Vianei.

Força Tática de Apoio: Cb Cerneiro, Sds Joserlândio e Clemilson

Agentes penitenciários: Kelyton, Adriano e Carlos.

AUTOR: Camocim Polícia 24h

APÓS 10 DIAS, PARADEIRO DA PREFEITA AFASTADA NO MARANHÃO, AINDA É DESCONHECIDO

Prefeita de Bom Jardim (MA), Lidiane Leite, é procurada pela Polícia Federal (Foto: Reprodução / TV Mirante)

Neste domingo (30) a fuga da prefeita afastada de Bom Jardim, Lidiane Leite (sem partido), completa dez dias. Neste tempo algumas mudanças aconteceram no rumo do caso, mas o paradeiro dela ainda é desconhecido.

Na última sexta-feira (28) a Justiça deu posse à Malrinete Gralhada (PMDB), então vice-prefeita da cidade, no Fórum de Bom Jardim. Pela Lei Orgânica do município, o gestor municipal não pode se afastar por um período superior a dez dias sem o consentimento da câmara de vereadores, fato que poderia culminar na cassação do mandato de Lidiane.
Malrinete Gralhada é empossada em Fórum da cidade de Bom Jardim (Foto: Hudson Braz)

Porém, com a posse de Malrinete Gralhada este dispositivo legal não tem mais efeito. “Nós estávamos esperando passar esse prazo para caçar o mandato de Lidiane Leite, mas a justiça se antecipou e deu posse à vice-prefeita. A meu ver essa medida, provocada pela própria vice-prefeita, não foi boa, foi precipitada”, disse ao G1 o presidente da Câmara dos Vereadores de Bom Jardim, Aarão Silva (PTC).

A posse foi dada a Malrinete Gralhada no Fórum de Bom Jardim pelo juiz Cristóvão Sousa Barros, titular da 2ª Vara da Comarca. “O uso da câmara é político, não sei se eles iriam caçar o mandato da Lidiane ou não. A vice-prefeita procurou a Justiça e nós acatamos seu pedido por entender que a cidade estava sem um governante”, disse o juiz ao G1.

O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) ajuizou, na quinta-feira (27), duas ações civis públicas por atos de improbidade administrativa, com pedido de liminar, que pedem a indisponibilidade de bens e o afastamento de Lidiane Leite do cargo da prefeita de Bom Jardim.

Sem Defesa
Ainda na sexta-feira (28) o advogado de defesa de Lidiane Leite, que havia assumido o caso na segunda-feira, informou ao G1 através de nota que estava se desligando do caso. O advogado Carlos Sérgio de Carvalho justificou dizendo que o escritório foi contratado exclusivamente para a impetração de habeas corpus perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ). "O que foi efetivamente realizado, não nos tendo sido informado seu paradeiro, pois nossa intervenção era estritamente jurídica”, disse.

O pedido de Habeas Corpus solicitando a revogação da prisão preventiva da gestora foi negado pela ministra Maria Thereza de Assis Moura na quarta-feira (26).

Interpol
Também na quarta-feira (26) a Interpol aceitou o pedido da Polícia Federal e incluiu o nome de Lidiane Leite na lista vermelha de foragidos.

Entenda o Caso
O caso de desvios em Bom Jardim ganhou repercussão nacional após uma reportagem exibida no telejornal Bom Dia Brasil mostrando a precariedade das escolas no município. A TV Globo obteve com exclusividade acesso a documentos da investigação de supostos desvios de recursos públicos da merenda escolar e da reforma de escolas.
Prefeita de Bom Jardim (MA) Lidiane Leite (Foto: Reprodução / TV Mirante)

Lidiane Leite está foragida desde o dia 20 de agosto quando a Justiça emitiu um mandado de prisão preventiva em seu nome. A Polícia Federal cumpriu, pelos desdobramentos da ‘Operação Éden’, mandados de busca e apreensão e prisão de suspeitos por desvios de verbas da educação referentes à merenda escolar e à reforma de escolas.

Foram presos os ex-secretários de Agricultura, Antônio Gomes da Silva, conhecido como "Antônio Cesarino", e de Assuntos Políticos, Humberto Dantas dos Santos, conhecido como Beto Rocha, que seria namorado da prefeita.

Antes de se tornar prefeita, Lidiane teve uma vida humilde e vendia leite na porta da casa da mãe, em Bom Jardim. Ela assumiu se candidatou à prefeita depois que o namorado Beto Rocha teve a candidatura impugnada e acabou eleita.

Após assumir o cargo, começou a ostentar luxo na internet. A rotina de viagens, festas, roupas caras, veículos e passeios de luxo é incompatível com o salário de pouco mais de R$ 12 mil que recebia como prefeita."Eu compro é que eu quiser. Gasto sim com o que eu quero. Tô nem aí pra o que achem. Beijinho no ombro pros recalcados", comenta a prefeita na internet. Em outro post, ela diz: "Devia era comprar um carro mais luxuoso pq graças a Deus o dinheiro ta sobrando (sic)".

AUTOR: G1/MA

JOVEM MORRE APÓS SER ATINGIDO POR PEDRADA NA CABEÇA, EM JUAZEIRO DO NORTE (CE)

Damião foi morto com uma pedrada na cabeça às margens do açude do Barro Branco (Foto: Cícero Valério/Agência Miséria)

Um homicídio foi registrado por volta das 17 horas deste sábado às margens do Açude Barro Branco, nas imediações do Restaurante Por do Sol (Vila Três Marias) em Juazeiro do Norte. Damião Edson Nascimento de Moura, de 30 anos, residia na Rua Miguelina Araújo, 222 (Aeroporto) e foi atingido por uma pedrada que causou afundamento craniano. Ele respondia por dois crimes de violência doméstica, sendo um deles em julho de 2013 quando agrediu a sua própria mãe e até mesmo o pai que foi em defesa da companheira.

Militares do Ronda do Quarteirão estiveram no local notando ao lado do corpo uma enorme pedra de paralelepípedo suja de sangue. Segundo testemunhas, a vítima estava bebendo desde cedo acompanhada de duas pessoas. Um dos acusados foi preso no caso José Roberto da Silva Rodrigues, de 30 anos, o “Betão” residente na Vila Três Marias, que já responde quatro crimes de violência doméstica. O outro foi identificado apenas por “Luciano" e está foragido.

Foi o 14º homicídio do mês de agosto em Juazeiro e 85º do ano no município. Na última terça-feira Márcio Fernandes Ribeiro, de 36 anos, que era vendedor e conhecido por “Márcio Jóias” ou "Márcio Cigano" e morava na Rua da Glória, 684 no centro, foi morto a tiros após sair de um bar no cruzamento das ruas Antonio Lira Cruz e Maria de Lourdes Pimentel, imediações da Igreja Mãe Rainha no bairro José Geraldo da Cruz.

AUTOR: AGÊNCIA MISÉRIA

MOTORISTA AMEAÇOU QUEIMAR MULHER QUE TEVE CARRO DESTRUÍDO EM ESTACIONAMENTO, NO PIAUÍ

Foto: Jailson Soares/ODIA

Três dias após o ataque de fúria de um homem no centro da cidade, onde ele destruiu um carro modelo Cerato que havia lhe trancando em um estacionamento no Centro, a dona do veículo afirmou que não vai atrás do acusado para o pagamento das despesas. 

No dia do incidente, na última quarta-feira (26), a mulher registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia e espera as investigações.

Segundo a proprietária do veículo, ela havia ido à empresa de assistência médica buscar a autorização de exames para o filho começar um tratamento médico. “Ele tinham acabado de me ligar e eu precisava das autorizações para poder viajar. Já fiz isso outra vez e deu certo. Não estou querendo me justificar, sei que errei, não é correto, mas eu tinha meus motivos e aprendi da pior forma”, afirmou a mulher ao PortalODia.

Assustada, ela contou ainda que testemunhas disseram que, após destruir o veículo, o senhor avisou que se o dono do carro aparecesse ele queimaria. “Fiquei me culpando por não ter ido ver o carro antes, mas depois também fiquei com medo de ter saído na hora que ele estava quebrando o carro. Ele é doido”.

A mulher disse ainda que passou 15 minutos no estabelecimento e que tinha comunicado aos seguranças o setor que ela estava para, em caso de qualquer problema, ser avisada. “Ele não procurou nem saber quem era o dono do carro, procurar para chamar. Ele quis sair de qualquer forma e começou a quebrar meu carro.

Quase não acreditei que aquilo estava acontecendo”, relatou.
Na quinta-feira (27), um dia após o ataque, um comerciante procurou a sede do 1º Distrito Policial para denunciar o mesmo motorista (foto acima). Ele afirmou que já teve um veículo danificado pelo senhor no último dia 17.

“Ele quebrou o retrovisor do meu carro. Eu cheguei no estacionamento e vi que o retrovisor caído no chão e ele descontrolado do lado ameaçando quebrar mais”, relata o comerciante. Marcos José conta que procurou a Força Nacional para tentar localizar o senhor e passou suas características físicas e os dados do carro dele, um Chevette ano 1982.

O PortalODia tentou entrar em contato com o delegado responsável pelos casos, mas não obteve retorno.

AUTOR: PORTAL O DIA

POLÍCIA FRUSTRA ASSALTO AOS CORREIOS DE MIGUEL LEITÃO (PI), E PRENDE 2

Uma tentativa de assalto às agência dos Correios de Miguel Leão acabou sendo frustrada pela ação da Polícia Miliar neste sábado (29). 

Quatro homens fortemente armados tentaram invadir o local, mas dois acabaram sendo pegos em flagrante por duas guarnições acionadas pelos moradores que estranharam a movimentação no local. Os outros dois seguem foragidos.

Os presos foram identificados como Francisco Rocha Martins, 32 anos, e Roberto Wandre Martins, 52 anos. Um deles é foragido do Presídio de Pedrinhas no Maranhão e será recambiado de volta para São Luís. De acordo com o comandante de policiamento do interior, coronel Paulo de Tarso, houve troca de tiros entre os suspeitos e a PM durante a tentativa de fuga. 

Com eles foram apreendidas pistolas ponto 100.
Francisco Rocha Martins
Roberto Wandre Martins

“Eles atiraram contra nossos homens quando viram as viaturas se aproximando, abandonaram o carro em que estavam e se embrenharam no mato. Mas nos fechamos o cerco e conseguimos evitar que eles deixassem a cidade”, relata o coronel.

Os presos foram encaminhados para a Delegacia Regional de Água Branca onde foram autuados em flagrante e encaminhados para unidades prisionais do Estado.

AUTOR: PORTAL O DIA

MAIS DE 60 ADOLESCENTES FOGEM DE CENTRO EDUCACIONAL, EM FORTALEZA (CE)

O Centro Educacional São Miguel, no bairro Passaré, registrou na noite da sexta-feira, 28, a fuga de, pelo menos, 68 adolescentes. Até a tarde deste sábado, 29, o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) afirmava que três adolescentes haviam sido recapturados. No entanto, segundo a Polícia Militar, cinco jovens foram encontrados durante a noite e a madrugada nas proximidades da unidade. A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) não tem informações oficiais.

Responsável pelo centro educacional, a STDS afirma que foram abertos inquéritos a causa da fuga e o levantamento da quantidade de adolescentes no local. Com capacidade para 90 adolescentes de 16 a 21 anos, segundo a secretaria, o centro operava acima da capacidade. No entanto, o excesso não foi divulgado. A secretaria também não soube informar o que resultou no início da fuga. A estimativa é de que cerca de 68 adolescentes fugiram.

Conforme informações de um instrutor, que não quis se identificar, o motim começou por volta das 20h30 da sexta-feira, quando dois dos adolescentes disseram estar passando mal. Com isso, os outros internos ficaram agitados. Enquanto os jovens eram socorridos, os educadores foram rendidos e ocorreu a fuga. Os adolescentes ainda incendiaram colchões e quebraram as grades das celas.

O coordenador do centro educacional, Valdenir Valentim Alencar, classificou o episódio como “princípio de motim”.

Cedeca
O Cedeca, o Ministério Público do Estado do Ceará e o deputado Renato Roseno (Psol), integrante da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará, estiveram no local na manhã de hoje. Através da assessoria de imprensa, o Cedeca afirmou que foram recapturados três jovens, dois deles pela Polícia e um reconduzido pela família.

O Cedeca destacou que a estrutura do local é precária e que o centro funcionava com cerca de 215 adolescentes na noite da fuga. A STDS nega a precariedade, mas destaca que, na próxima semana, alguns internos devem ser reconduzidos para uma nova unidade no bairro Canidezinho.

O Centro Educacional São Miguel atende, em regime de internação provisória, adolescentes do sexo masculino em conflito com a Lei, enquanto aguardam a conclusão do processo de apuração do ato infracional pelo Juizado da Infância e da Juventude. Apesar da fuga, o atendimento foi normalizado, segundo a STDS.

O Batalhão de Choque tem feito buscas na região à procura dos adolescentes, mas O POVO Online não conseguiu contato para atualizar o total de recapturados.

AUTOR: O POVO

OPERADORAS CLARO, OI E TIM SÃO MULTADAS EM MAIS DE R$ 200 MIL PELO PROCOM, EM FORTALEZA (CE)

A ineficiência do serviço de internet móvel e as constantes mensagens de texto publicitário enviadas sem autorização pelas operadoras de telefonia Oi, Tim e Claro, resultaram em multas que somam R$ 202.566,00 para as empresas. A penalidade foi aplicada pelo Procon Fortaleza, nesta sexta-feira, 28.

De acordo com o órgão, após consumidores abrirem reclamações sobre a má prestação dos serviços das empresas, e diante da falta de cumprimento dos acordos realizados em audiências de conciliação, foi determinada a aplicação das multas.

Ainda conforme o Procon, Oi e Tim são reincidentes nas infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), e a Claro foi multada pela primeira vez.

A diretora geral do órgão, Cláudia Santos, informou que no Procon ainda transcorrem diversos processos administrativos sobre publicidade enganosa por parte das operadoras, e que, em breve, haverá retorno das denúncias realizadas pela população.

A operadora de telefonia TIM foi multada em R$ 80.136,00 por quatro processos administrativos, enquanto a Claro recebeu multa de R$ 62.328,00, referente a quatro processos também. Já a Oi foi multada em R$ 60.102,00, por três processos administrativos.

As empresas têm um prazo de dez dias para apresentar recurso contra a decisão da multa.

AUTOR: O POVO

sábado, 29 de agosto de 2015

OSSADA É ACHADA EM UNIÃO (PI), É A 3ª VÍTIMA ENCONTRADA NO LOCAL

Ossada encontrada as margens da PI-112 (Foto: Polícia Civil/ Divulgação)

A ossada de uma pessoa foi encontrada neste sábado (29) na Lagoa de Piripiri, zona rural de União, a 59 km de Teresina. Segundo a Polícia Civil, é a terceira vítima deixada no local em quatro meses. No dia 22 deste mês o corpo de um jovem foi encontrado com várias perfurações e enrolado em um saco plástico e meses antes, o cadáver de uma mulher foi achada boiando.

As duas vítimas anteriores não foram reconhecidas por ninguém na cidade, assim como não chegou ao conhecimento da polícia o desaparecimento de qualquer pessoa na região. Os corpos seguem sem identificação e a perícia ainda não determinou a causa da morte nos dois casos.

Para a Polícia Civil, a tendência é que essas vítimas podem ter sido mortas em outras cidades e seus corpos foram largados na lagoa, que fica às margens da PI-112, que liga união ao Norte do Piauí.

AUTOR: G1/PI

POLÍCIA DETÉM SUSPEITO RELACIONADO A ATENTADOS, EM BANGCOC

Suspeito de envolvimento no ataque preso neste sábado (Foto: Reuters/Thai Police/Handout)

A polícia tailandesa deteve neste sábado (29) um homem de 28 anos suspeito de estar relacionado com o atentado à bomba que deixou 20 mortos e mais de cem feridos em um templo hindu em Bangcoc no dia 17 de agosto.

A polícia afirmou inicialmente que o detido se parecia com o principal suspeito de ter deixado a mochila com a bomba no templo. "Ainda não podemos dizer se ele é o homem do retrato falado", afirmou o general Chaktip Chaijinda, vice-chefe da polícia nacional, segundo a AFP.

De acordo com a rede norte-americana CNN, o detido não é homem de camiseta amarela identificado por uma câmera de segurança e que teve o retrato falado amplamente divulgado pela impresa nos dias seguintes ao atentado.

No apartamento em que o suspeito estava, no quarto andar de um prédio no subúrbio de Bangcoc, a polícia também encontrou neste sábado explosivos que podem ter sido usados no atentado.

No apartamento foram encontrados também vários passaportes, por isso, as autoridades ainda não confirmaram a nacionalidade do homem.

Retrato falado do principal suspeito de ter colocado a bomba no templo em Bangcoc (Foto: Reuters/ Polícia Real da Tailândia)

"É pouco provável que se trate de um terrorista internacional, mas sim de uma questão particular", assegurou o chefe da polícia nacional, Somyot Poompanmoung, segundo a AFP. Ele teria "ficado com raiva por seus amigos e familiares". Autoridades tailandesas disseram após a explosão que o atentado visava atingir o turismo, importante fonte de renda para o país.

Como foi o ataque
Na ocasião, nenhum grupo reivindicou o ataque de imediato. Para o governo, o atentado visava prejudicar a economia do país. "Os criminosos pretendiam destruir a economia e o turismo, porque o incidente aconteceu no coração do distrito turístico", disse o ministro da Defesa tailandês, Prawit Wongsuwan, à Reuters.

O incidente aconteceu por volta de 19h no horário local (9h no horário de Brasília) perto do templo Erawan Shrine e do cruzamento Rajprasong, onde costumam acontecer protestos na cidade. O templo Erawan Shrine é dedicado ao deus hindu Brahman, mas também é visitado por milhares de fiéis budistas.

A região, que fica ainda perto de vários grandes hotéis e shoppings, é muito frequentada por turistas. Por isso, não está descartada a presença de turistas entre os feridos. A polícia isolou a área. Várias equipes dos bombeiros foram mobilizadas para prestar socorro às vítimas. Pedaços de corpos podiam ser vistos no local.

Motocicletas ficaram completamente destruídas. Um soldado pediu que as pessoas se afastassem e afirmou que estavam checando se haveria uma segunda bomba no local.

Policiais retiram provas do apartamento onde o suspeito foi preso (Foto: Reuters)

Pouco frequente
Embora grupos armados muçulmanos estejam implantados no sul da Tailândia, atentados terroristas não são frequentes em Bangcoc, de acordo com a agência EFE.

As forças tailandesas combatem a insurgência muçulmana no sul, que é predominantemente budista. O país também vem sendo abalado há décadas por uma rivalidade intensa e às vezes violenta entre facções políticas na capital e em outras localidades, segundo a Reuters.

O Exército controla a Tailândia desde maio de 2014, quando depôs um governo eleito depois de meses de manifestações anti-governo às vezes violentas.

Na sexta-feira (28), a polícia tailandesa divulgou uma foto do suspeito de ter jogado um pequeno explosivo de uma ponte no Centro de Bangcoc um dia depois do atentado com bomba diante de um santuário da cidade que deixou ao menos 20 mortos na cidade e mais de 120 feridos na mesma área da capital da Tailândia. Essa segunda bomba caiu na água e não houve feridos.

Policiais e moradores olham para região onde explodiu uma bomba no centro de Bangcoc (Foto: Pornchai Kittiwongsakul / AFP)

AUTOR: G1/SP

LULA INTERMEDIOU NEGÓCIOS DA ODEBRECHT EM CUBA, DIZ REVISTA ÉPOCA

Lula intermediou negócios da Odebrecht em Cuba, diz revista. (Foto: Reprodução)

No dia 31 de maio de 2011, meses após deixar o Palácio do Planalto, o petista Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Cuba pela primeira vez como ex-presidente, ao lado de José Dirceu. O presidente Raúl Castro, autoridade máxima da ditadura cubana desde que seu irmão Fidel vergara-se à velhice, recebeu Lula efusivamente. 

O ex-presidente estava entre companheiros. Em seus dois mandatos, Lula, com ajuda de Dirceu, fizera de tudo para aproximar o Brasil de Cuba – um esforço diplomático e, sobretudo, comercial. Com dinheiro público do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, o Brasil passara a investir centenas de milhões de dólares nas obras do Porto de Mariel, tocadas pela Odebrecht. Um mês antes da visita, Lula começara a receber dinheiro da empreiteira para dar palestras – e apenas palestras, segundo mantém até hoje.

Naquele dia, porém, Lula pousava em Havana não somente como ex-presidente. Pousava como lobista informal da Odebrecht. Pousava como o único homem que detinha aquilo que a empreiteira brasileira mais precisava naquele momento: acesso privilegiado tanto ao governo de sua sucessora, a presidente Dilma Rousseff, quanto no governo dos irmãos Castro. Somente o uso desse acesso poderia assegurar os lucrativos negócios da Odebrecht em Cuba. Para que o dinheiro do BNDES continuasse irrigando as obras da empreiteira, era preciso mover as canetas certas no Brasil e em Cuba.

A visita de Lula aos irmãos Castro, naquele dia 31 de maio de 2011, é de conhecimento público. O que eles conversaram, não – e, se dependesse do governo de Dilma Rousseff, permaneceria em sigilo até 2029. Nas últimas semanas, contudo, ÉPOCA investigou os bastidores da atuação de Lula como lobista da Odebrecht em Havana, o país em que a empreiteira faturou US$ 898 milhões, o correspondente a 98% dos financiamentos do BNDES em Cuba. 

A reportagem obteve telegramas secretos do Itamaraty, cujos diplomatas acompanhavam boa parte das conversas reservadas do ex-presidente em Havana, e documentos confidenciais do governo brasileiro, em que burocratas descrevem as condições camaradas dos empréstimos do BNDES às obras da Odebrecht em Cuba. 

A papelada, e entrevistas reservadas com fontes envolvidas, confirma que, sim, Lula intermediou negócios para a Odebrecht em Cuba. E demonstra, em detalhes, como Lula fez isso: usava até o nome da presidente Dilma. Chegava a discutir, em reuniões com executivos da Odebrecht e Raúl Castro, minúcias dos projetos da empreiteira em Cuba, como os tipos de garantia que poderiam ser aceitas pelo BNDES para investir nas obras.

Parte expressiva dos documentos obtidos com exclusividade por ÉPOCA foi classificada como secreta pelo governo Dilma. Isso significa que só viriam a público em 15 anos. A maioria deles, porém, foi entregue ao Ministério Público Federal, em inquéritos em que se apuram irregularidades nos financiamentos do BNDES às obras em Mariel. Num outro inquérito, revelado por ÉPOCA em abril, Lula é investigado pelos procuradores pela suspeita de ter praticado o crime de tráfico de influência internacional (Artigos 332 e 337 do Código Penal), ao usar seu prestígio para unir BNDES, governos amigos na América Latina e na África e projetos de interesse da Odebrecht. 

Sempre que Lula se encontrava com um presidente amigo, a Odebrecht obtinha mais dinheiro do BNDES para obras contratadas pelo governo visitado pelo petista. O MPF investiga se a sincronia de pagamentos é coincidência – ou obra da influência de Lula. Na ocasião, por meio do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, o ex-presidente negou que suas viagens fossem lobby em favor da Odebrecht e que prestasse consultoria à empresa. Segundo Lula, suas palestras tinham como objetivo “cooperar para o desenvolvimento da África e apoiar a integração latino-americana”.

Outro lado

Procurado, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, afirma que, no período em que exerceu o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, “não atuou em favor de empresas, nem tampouco a pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”. Diz o texto que várias empresas brasileiras participaram de consulta do governo uruguaio sobre o Porto de Rocha e o governo não atuou em favor de nenhuma das empresas. 

A Odebrecht afirma em nota que o ex-presidente não teve “qualquer influência” nas suas duas obras em Cuba, o Aeroporto de Havana e o Porto de Mariel. A empresa diz que as discussões sobre bioenergia com o governo cubano não avançaram, mas ainda estuda oportunidades nesse setor em Cuba, a partir da reformulação da Lei de Investimento Estrangeiro. A Odebrecht diz que a empresa na qual trabalha o ex-ministro Silas Rondeau foi uma das contratadas como parceira de estudos na área de energia.

Em nota, a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto informou desconhecer o conteúdo dos documentos aos quais ÉPOCA teve acesso. Contudo, o Planalto destaca a importância estratégica do projeto de Porto de Mariel para as relações de Brasil e Cuba. “A possibilidade crescente de abertura econômica de Cuba e a recente reaproximação entre Cuba e Estados Unidos vão impulsionar ainda mais o potencial econômico de exportação para empresas brasileiras.” 

O BNDES afirma que a Odebrecht é a construtora brasileira com maior presença em Cuba, portanto faz sentido que a maior parcela das exportações para aquele país financiadas pelo banco seja realizada pela empresa. Diz ainda que mantém com a Odebrecht relacionamento rigorosamente igual a qualquer outra empresa. 

O BNDES nega que esteja financiando projetos envolvendo direta ou indiretamente a Odebrecht no setor de energia, bioenergia ou sucroalcooleiro em Cuba. Sobre entendimento para financiamento de um porto no Uruguai, como indicou o então ministro Pimentel, o BNDES disse que não há nenhuma tratativa referente ao projeto em curso no Banco. Procurado por ÉPOCA, o ex-presidente Lula não quis se manifestar.

Em depoimento à CPI do BNDES, o presidente do banco, Luciano Coutinho, disse que Lula jamais interferiu em qualquer projeto de financiamento. Os documentos obtidos por ÉPOCA mostram uma versão diferente. Caberá ao MPF e à PF apurar os fatos.

Veja os documentos clicando aqui.

AUTOR: Época

JORNALISTA É PRESO POR ASSASSINATO DE TRAVESTI, EM TERESINA (PI)

O professor e jornalista Luis Augusto Antunes, de 31 anos, foi preso no bairro Aeroporto, apontado pela polícia como suspeito de assassinar Maciel Batista Ismael Sousa, conhecido como a travesti Makelly Castro. O corpo da vítima foi encontrado no dia 18 de julho de 2014, parcialmente despido e de braços abertos, em um terreno baldio próximo ao Distrito Industrial, zona Sul de Teresina.

Segundo nota da polícia civil, Makelly foi morta por asfixia.

As investigações do caso foram comandadas pela Delegacia de Homicídios. Presidido pelo delegado Higgo Martins, o inquérito acabou apontado que um dia antes do corpo de Makelly ser encontrado, o professor Luis Augusto foi visto em frente a uma boate no centro de Teresina, no momento em que a vítima entrou no carro do suspeito.

A polícia informou ainda que Luis Augusto, três meses antes do crime, teria tentado contra a vida de outro travesti, que na ocasião teria anotado a placa do veículo do professor. “O coordenador da Delegacia de Homicídios, Francisco Bareta, disse que após um trabalho detalhado de investigação de campo somado aos resultados de laudos periciais e provas testemunhais foi feita representação pedindo a prisão preventiva do acusado, concedida posteriormente pelo juiz Luís Moura da Central de Inquéritos”, traz a nota divulgada pela polícia.

Na Delegacia de Homicídios a reportagem do 180graus conversou com o advogado Marcus Vicinius Araújo. Ele contou que recebeu o mandado de prisão temporária contra o professor, que é também militante do PSTU, mas que vai argumentar contra as alegações da polícia que levaram à prisão do jornalista.
Uma das alegações será a respeito do veículo do professor, que para o advogado, tem uma cor muito comum. “Um Fiat Palio vermelho é muito comum, muita gente tem um carro nesse modelo”, disse o advogado, ao 180.

Ele argumentou ainda que no suposto momento do crime o jornalista estava na sede do PSTU e que ele não conhecia a travesti. Outro ponto questionado pelo advogado é um adesivo no veículo. Amigas de Makelly relataram à polícia que no carro que a pegou em frente à boate havia o adesivo de uma santa na traseira do veículo. “No carro do meu cliente há o adesivo de uma santa, mas no vidro da frente”, disse.

O delegado que presidiu o inquérito conversou com o 180. Ele explica que toda investigação partiu da placa do veículo informada pelas amigas de Makelly. Ao fazer a busca pela placa, os policiais descobriram que o carro estava no nome de um banco. Uma busca mais aprofundada levou até uma senhora aposentada, amiga do jornalista.

De idade avançada, a mulher cedia o veículo para Luis Augusto em troca de alguns favores, como levá-la ao médico, ao supermercado, por exemplo. E quando ela viajava, o carro era usado livremente pelo jornalista e naquele dia, segundo o delegado, ele usou o veículo para cometer o crime.
O delegado explicou ainda que a demora na elucidação do caso se deu por dois pontos específicos. Primeiro, por conta de um caso de agressão a uma travesti ocorrido na avenida Maranhão, que levantou suspeitas de que seria o mesmo responsável pela morte de Makelly. A polícia acabou descobrindo que não há relação entre os dois casos.

O segundo fato que retardou o fim das investigações foi a busca da polícia por detalhes do dia a dia do jornalista. Militante do PSTU, ele tem contato com membros de grupos GLBT e tem na sua agenda o contato de diversas outras travesti. A polícia descobriu ainda mensagens do suspeito marcando encontros com membros destes grupos.

Durante as investigações, a polícia detectou ainda que o jornalista trocou as calotas do carro, mudou o nível do fumê e ainda, tirou o adesivo que estava na traseira do veículo. Ele inicialmente negou seu envolvimento com o caso, mas a polícia diz não haver dúvidas.

PSTU DIVULGA NOTA
Em contato com o 180, o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) informa que desde 28 de junho de 2014 o Sr. Luís Augusto Antunes - acusado de ser o autor de homicídio contra a transexual Makelly Castro – não militava nas fileiras de nossa organização.

A nota diz ainda que, mesmo não fazendo parte dos quadros de militantes, a notícia de possível envolvimento do Sr. Luís Antunes com o crime pegou a todos de surpresa, e causou grande perplexidade.

"Reafirmamos o que dissemos no dia 21 de julho de 2014, em frente à Delegacia Geral, em ato público que denunciava a morte de LGBTs como Makelly no Piauí: todos os crimes motivados por LGBTfobia sejam devidamente apurados e os culpados sejam punidos com todo o rigor da Lei."

REPÓRTER: Gil Oliveira - Direto da Delegacia de Homicídios

AUTOR: 180 GRAUS

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics