I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

terça-feira, 30 de junho de 2015

PROTEGIDA POR LEI MARIA DA PENHA, MULHER É MORTA POR EX, DIZ POLÍCIA NO PARANÁ

Hernandes Marins está foragido da polícia (Foto: Divulgação / Polícia Civil )

Uma mulher, que tinha 45 anos, e que estava sob a proteção da Lei Maria da Penha, foi morta pelo ex-marido com golpes de machado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, segundo a Polícia Civil.

O caso ocorreu na quarta-feira (25) e o ex-marido fugiu com as duas filhas, de quatro e seis anos, após o crime. Até esta terça (30), ele não tinha sido encontrado pela polícia.

Segundo o delegado Michel Carvalho, as crianças foram encontradas um dia depois na casa de um tio do homem, que fica no bairro Borda do Campo. O criminoso, Hernandes Marins, tem 39 anos e também passou a noite no mesmo local.

Ainda conforme Carvalho, a mulher já tinha relatado vários casos de agressão por parte do ex-marido. As crianças presenciaram a cena do crime, ainda segundo delegado, e o casal estava separado há três meses.

"Quando o suspeito chegou na casa do tio, nem falou nada sobre o que tinha acontecido. Simplesmente dormiu no local e fugiu no dia seguinte. As meninas também não relataram nada porque, certamente, estavam assustadas", contou Carvalho. O tio do rapaz só ficou sabendo do crime pela televisão e fez a denúncia logo depois.

O caso está sendo Delegacia da Mulher e do Adolescente (DMA) de São José dos Pinhais. Até as 10h30 desta terça-feira (30), o suspeito não tinha sido localizado pela polícia. A principal linha de investigação remete a crime passional, diz o delegado. As duas meninas estão em uma casa de custódia da cidade.

AUTOR: G1/PR

APÓS RECUSAR SEMIABERTO, SUZANE VON RICHTHOFEN QUER PROGRESSÃO DE REGIME

Suzane cumpre pena em Tremembé (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)

Depois de recusar a progressão de regime em agosto de 2014, Suzane Von Richthofen, condenada a 39 anos de prisão por matar os pais em 2002, mudou de ideia. No último dia 11, ela foi ouvida pela Vara de Execuções Criminais (VEC) a pedido do Tribunal de Justiça de São Paulo e afirmou que quer cumprir o restante da pena no semiaberto. Ela está presa há 13 anos.

A informação sobre o pedido de progressão de regime é do defensor Rui Freire. Ele assumiu o caso há dez meses depois que o advogado Denivaldo Barnei foi destituído por Suzane. Freire recorreu da decisão da presa em novembro do ano passado e fez um novo pedido à Justiça.

A decisão de Suzane teria mudado após o surgimento de uma nova possibilidade de ser mantida na Penitenciária-1 de Tremembé (SP), onde está presa. Isso porque em abril, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) inaugurou um novo pavilhão para atender internas do regime semiaberto - o que traz a possibilidade de Suzane não ser transferida de unidade caso ganhe direito ao regime prisional mais brando. Atualmente a presa cumpre pena em regime fechado.

Na época em que recusou o direito de progredir de regime, Suzane alegou que temia por sua segurança caso tivesse que ser transferida - quando eram beneficiadas, as presas da P1 de Tremembé eram levadas para unidades do regime semiaberto.
"A preocupação dela era com a segurança. Esperamos que a ala de progressão fosse concluída para pedirmos a transferência para o semiaberto", disse o defensor.

O promotor do Ministério Público que acompanhou o depoimento na VEC, Luis Marcelo Negrini, disse que Suzane foi orientada sobre a incerteza da permanência dela na unidade de Tremembé após a decisão sobre sua progressão. “Mesmo diante da possibilidade de sair da unidade, Suzane agora disse que deseja a progressão”, contou.

Mas ele afirmou que não considera a detenta apta para ir para o regime mais brando e que vai recorrer caso o benefício seja concedido. "Se uma pessoa apresenta características para faltar com a verdade e enganar as pessoas, isso de uma forma muito audaciosa, entendemos que ela deve permanecer no regime fechado ainda", afirmou Negrini. Ele relembrou que no ano passado um laudo médico atestou que Suzane não tinha condições psicológicas de ir para o semiaberto.

Se tiver a progressão de regime autorizada pela Justiça, Suzane deve ter a primeira saída temporária autorizada em outubro, no Dia das Crianças.

Namorada
A detenta Sandra Regina Ruiz Gomes 'Sandrão', companheira de Suzane enquanto estiveram presas juntas em Tremembé, conquistou em março deste ano a progressão do regime fechado para o semiaberto. Ela foi transferida para a penitenciária feminina de São José dos Campos.

AUTOR: G1/SP

10 ANOS APÓS ATAQUES, LONDRES TEM MAIOR SIMULAÇÃO ANTITERROR DA HISTÓRIA

Serviços de emergência treinaram o atendimento a feridos durante um ataque (Foto: Reuters/Peter Nicholls)

Policiais, soldados, serviços de emergência e membros do serviço secreto participam nesta terça-feira (30) em Londres do maior exercício antiterror da história, quase dez anos após os ataques de julho de 2005 contra o sistema de transporte da capital britânica.

A simulação de um ataque terrorista em Londres foi planejada durante seis meses.
VÍDEO: Veja cenas da simulação

O exercício, chamado de Strong Tower (ou "Torre Forte", em tradução livre) envolveu mil policiais em locais espalhados por toda Londres e deve durar até a tarde de quarta-feira.

O comissário da Polícia Metropolitana de Londres, Bernard Hogan-Howe, afirmou que o exercício visa testar as respostas à presença de extremistas usando armas de fogo.

A Polícia Metropolitana londrina deixou claro que o exercício desta semana não é baseado em nenhuma informação secreta específica e é parte de uma estratégia de longo prazo para planejar e preparar a cidade para todos os tipos possíveis de ataques.

'Treinar e aprender'
A Scotland Yard começou a planejar o evento de dois dias em janeiro e apenas poucas pessoas têm conhecimento do roteiro completo para garantir que policiais e outros serviços participando do evento enfrentem o máximo de desafio.

Policiais de patentes mais altas informaram que a maior parte do exercício não vai ocorrer em frente ao público, mas algumas pessoas poderão ouvir barulhos ou ver algumas áreas sendo isoladas.

Bernard Hogan-Howe disse que o nível de ameaça terrorista subiu no último ano, o que torna crucial para os policiais, agentes e equipes de emergência "treinar e aprender".

"A razão de termos exercícios como o de hoje é que, obviamente, estamos preocupados (com o fato de) existir pessoas planejando eventos terroristas. Queremos, antes de tudo, evitar que elas ataquem. Mas, se não conseguirmos parar os planos dos terroristas, é essencial prejudicá-los e qualquer tipo de ataque que possa ocorrer."
Antigas estações de metrô, que não são mais usadas, foram cenário para partes do exercício (Foto: Reuters/Peter Nicholls)

O correspondente da BBC para assuntos internos Dominic Casciani afirmou que, apesar da natureza deste "exercício ao vivo" soar muito parecida com o ataque recente em uma praia da Tunísia, no qual um atirador matou 38 pessoas, é preciso lembrar que este evento já vinha sendo planejado há seis meses e é parte de um programa regular.

Os oficiais que começaram a trabalhar na manhã desta terça-feira sabiam que participariam de um exercício mas não tinham ideia do que iriam enfrentar. Nem mesmo os comandantes sabiam.

Casciani afirma que o exercício foi influenciado por incidentes anteriores: o ataque contra a redação da revista satírica Charlie Hebdo, em Paris, e o cerco a um café em Sydney.

E, segundo o correspondente da BBC, a Scotland Yard destacou que, não importa o que aconteça durante o exercício, não significa que eles tenham recebido alguma informação secreta específica sobre a possibilidade de um ataque contra Londres.

Muitos exercícios antiterror ocorrem na Grã-Bretanha, mas longe dos olhos do público, em outras cidades fora da capital. O último exercício comparável ao desta semana ocorreu em Londres em 2012.

Naquela ocasião a Polícia Metropolitana e outros setores de emergência e segurança do país queriam testar como seria a reação a um ataque contra o metrô de Londres envolvendo um dispositivo radioativo ou químico.

Mas, nesta terça e quarta-feira, o exercício será mais amplo, com incidentes sendo encenados em várias partes da cidade, apesar de poucos saberem exatamente o que vai acontecer durante o exercício.

As agências envolvidas na operação incluem a polícia, os bombeiros, serviços de ambulância, de transporte público, o serviço público de saúde (NHS) e uma série de departamentos do governo que serão testados em modalidades como tomadas de decisão e gerenciamento durante um ataque.

AUTOR: BBC

CRIMINOSOS FAZEM REFÉNS EM ASSALTO A AGÊNCIA BANCÁRIA, NA TAQUARA NO RIO DE JANEIRO

Policial faz perícia na agência que sofreu a tentativa de assalto (Foto: Daniel Silveira/G1)

Uma agência bancária, localizada na Praça Jauru, na Taquara, Zona Oeste do Rio, sofreu uma tentativa de assalto na tarde desta terça-feira (30). De acordo com o comando do 18º BPM (Jacarepaguá), às 17h15, agentes estavam no local. Às 21h, peritos da polícia vistoriavam o local. Clientes foram feitos reféns e houve tiroteio no local, como informou o RJTV.

Cinco suspeitos fugiram e um sexto foi preso. Uma arma de brinquedo foi apreendida. Às 18h10, a assessoria da PM informou que a ocorrência do banco estava controlada e o Bope realizava uma varredura no local. 

Os agentes desconfiavam que os criminosos poderiam ainda estar no local, se passando por clientes. Um vídeo feito por policiais mostrou o momento em que o Bope vistoriava a agência, com clientes e funcionários deitados no chão.

Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, por causa da ocorrência policial, a Estrada do Tindiba seguia interditada nos dois sentidos, entre a Praça Jauru e a Rua Caviana. 

Motoristas que se deslocam entre a região da praça e o Largo da Taquara deviam optar pela Estrada do Cafundá e Avenida Nelson Cardoso.
AUTOR: G1/RJ

EX-DETENTO TENTA MATAR INIMIGO A GOLPES DE FACÃO NA CABEÇA, NA AV. BEIRA-MAR EM CAMOCIM (CE)

Sasssá (blusa azul) e Édson

Uma operação policial conseguiu prender em flagrante um homicida e ex-detento após tentar matar um desafeto durante o final da tarde de segunda-feira, 29, na Av. Beira-Mar de Camocim.

O indivíduo Francisco Wilames de Oliveira, 26 anos, vulgo “Sassá”, já praticou um homicídio ainda quando era menor de idade. O elemento também já cumpriu pena na cadeia pública de Camocim por outros crimes. 

Sassá e o pescador Edson Teixeira de Sousa, 28 anos, já alimentam uma rixa antiga, pois meses atrás Edson havia lesionado Sassá a golpes de facas.

Já durante a tarde de segunda-feira, 29, os dois inimigos se encontraram na Av. Beira-Mar e logo partiram para o confronto, sendo que Sassá armado com um facão mirou a cabeça de seu desafeto e desferiu um golpe. 

Para a sorte de Edson, uma pessoa que estava próximo ainda conseguiu empurrar Sassá, fazendo com que o golpe não partisse com tanta intensidade. Mesmo assim a vítima teve a cabeça lesionada e só não teve sua vida ceifada devido a ação rápida e enérgica da polícia militar que chegou rápido ao local.
Indivíduo já teria lesionado Sassá há meses atrás

Enquanto a vítima era socorrida para o HDMA, duas viaturas do Ronda e moto patrulhas da FTM realizavam o cerco objetivando capturar o acusado, sendo que momentos depois do crime o indivíduo foi capturado próximo à sua residência por uma equipe do Ronda do Quarteirão sob o comando do Cabo Neto.

Sassá confessou o crime, recebeu voz de prisão e foi conduzido para a DPC onde foi autuado em flagrante com base no artigo 121 combinado com o artigo 14, ambos do CPB, (tentativa de homicídio), e já se encontra mais uma vez recolhido à cadeia pública de Camocim.
Efetuaram a prisão: Cb Neto, Ss Reis e Osmaylson

AUTOR: Camocim Polícia 24h

HOMEM DE 38 ANOS PRATICA SUICÍDIO NO BAIRRO APOSSADOS,EM CAMOCIM (CE)

Um suicídio por enforcamento ocorrido provavelmente durante a manhã desta terça-feira, 30, abalou a pacata comunidade do final do bairro dos Apossados/início da localidade de Flamenga dos Vitorianos, em Camocim.

O agricultor Antonio Clévio Fernandes do Nascimento pôs fim a própria vida pondo uma corda no pescoço e se enforcando logo em seguida. 

Era por volta das 13h, quando uma pessoa ligou desesperada para o 190 informando que quando passava por um matagal localizado no final do bairro dos Apossados se deparou com uma verdadeira cena de terror, um homem estava morto com uma corda presa em um galho de cajueiro e amarrada ao seu pescoço. 

De imediato uma patrulha do Ronda do Quarteirão se deslocou para o local e confirmou a denúncia.

A vítima era agricultor fazia parte de uma família bastante humilde, porém unida. Quando souberam da notícia foi um verdadeiro desespero, muito choro e clamor.
Vítima

Os familiares informaram que ele estava tomando medicação cedida pelo CAPS, porém agia normalmente, não apresentava sinais de depressão e nem reclamava de possíveis problemas. 

Pessoas da comunidade repassaram ao blog que a vítima era uma pessoa muito boa, querida pelos amigos e que apesar de ingerir corriqueiramente bebidas alcoólicas, ele era uma pessoa tranquila, pacata.

A Polícia Militar acionou a perícia forense para o local. Enquanto isso, os PMs fizeramm o isolamento da área.
Ronda do Quarteirão: Sds Gecylio, Helisandro e Moreira
AUTOR: Camocim Polícia 24h

GRUPO ARMADO ASSALTA BANCO DO BRASIL, DE INDEPENDÊNCIA (CE)

De acordo com informações do titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Raphael Vilarinho, os criminosos saíram da agência com reféns, que foram liberados em seguida. 

Oito homens armados invadiram o município de Independência, a 309 Km de Fortaleza, e realizaram um assalto na agência do Banco do Brasil. O caso ocorreu por volta das 15 horas desta terça-feira, 30.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a quadrilha rendeu clientes e funcionários da instituição financeira e levou uma quantia não identificada.

De acordo com informações do titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Raphael Vilarinho, os criminosos saíram da agência com reféns, que foram liberados em seguida. Um dos veículos utilizados pela quadrilha era uma caminhonete S10.
Eles também atearam fogo em um dos veículos e teriam se escondido em um matagal. Ainda conforme o delegado, equipes da DRF foram deslocadas para a área.

Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), os assaltantes fugiram em direção a localidade de Iapi, em Independência. A Polícia realiza buscas no intuito de identificar e prender o grupo.

Ataques a bancos
Cápsulas de fuzis da artilharia dos bandidos

Com o assalto ao Banco do Brasil em Independência, subiu para 37 o número de ações criminosas contra agências bancárias. Nesta segunda-feira, 29, oito pessoas também assaltaram uma agência bancária em Redenção, no Maciço do Baturité. 

Há uma semana, bandidos sitiaram a cidade de Madalena, usando armamentos pesados e explosivos, e atacou duas agências bancárias do município cearense. Eles fugiram sem levar dinheiro. Não houve feridos e ninguém foi preso.

No dia 19 junho, um grupo de cinco pessoas atacou uma agência bancária no município de Barreira, Região Norte do Estado. Os suspeitos utilizaram artefatos explosivos na ação, mas não conseguiram levar o dinheiro dos caixas eletrônicos.
AUTOR: O POVO
Fotos: VC Repórter do Camocim Polícia 24h

2 MORREM APÓS HOMEM ATEAR FOGO EM SI MESMO EM TREM-BALA JAPONÊS

Um homem ateou fogo ao próprio corpo e morreu dentro de um trem-bala no Japão, nesta terça-feira (30). Pelo menos outra pessoa, uma mulher, também morreu no incidente.

Veja nas imagens do vídeo da GloboNews a fumaça no interior do trem e passageiros tossindo e tentando deixar o vagão.

Mais de mil pessoas estavam a bordo do trem-bala, que ia de Tóquio para Osaka, e teve que fazer uma parada de emergência.

Duas pessoas tiveram ferimentos graves, e várias outras ficaram com ferimentos mais leves.

O homem que acredita-se que começou o fogo foi encontrado morto, além de uma mulher, que foi encontrada sem sinais vitais em um dos vagões. Há informações de que ela e outra pessoa teriam sofrido paradas cardíacas durante o ocorrido.

O fato se deu por volta das 11h30 locais (23h30 de Brasília da segunda-feira) em um dos trens de alta velocidade da linha Tokai, que faz o trajeto entre as duas maiores cidades do Japão, segundo explicou um porta-voz da companhia ferroviária JR Central.

Quando a composição se encontrava entre as estações de Shin Yokohama e Odawara, um de seus passageiros derramou algum líquido inflamável em seu próprio corpo e ateou fogo em si mesmo, segundo essa mesma fonte.

Um homem ateou fogo ao próprio corpo e morreu dentro de um trem-bala no Japão, nesta terça-feira. A fumaça provocada pelo suicídio tomou conta de um vagão e causou parada cardíaca em outras duas pessoas que estavam na composição. (Foto: Kyodo News / via AP Photo)

AUTOR: G1/SP

AVIÃO MILITAR CAI EM ÁREA RESIDENCIAL, NA INDONÉSIA E MATA DEZENAS DE PESSOAS

FOTOS: veja imagens da tragédia

Pelo menos 49 pessoas morreram nesta terça-feira (30) depois que um avião de transporte, do tipo Hércules, do Exército da Indonésia, caiu em uma área residencial da cidade de Medan, na ilha de Sumatra, cerca de dois minutos após a decolagem, segundo a Reuters.

As equipes de emergência retiraram os corpos dos destroços do avião e da área de queda, onde o acidente provocou um incêndio, informou o chefe de polícia de Medan, Mardiaz Dwihananto.
Forças de segurança e equipes de resgate examinam os destroços de um avião militar indonésio C-130 Hércules após queda em uma área residencial na cidade de Medan, na Indonésia. Pelo menos 38 pessoas morreram no acidente (Foto: Roni Bintang/Reuters)
Avião caiu em área residencial (Foto: Gilbert Manullang / AP Photo)

Segundo o Exército local, o avião transportava 113 pessoas, incluindo 12 tripulantes.

O número de mortos também é incerto e ainda não é definitivo.

"Eu vi o avião que saiu do aeroporto e já estava inclinado. Depois vi a fumaça que soltava", relatou à AFP Januar, morador da região.
Uma hélice do avião militar indonésio C-130 é vista sobre o telhado de um prédio após queda do avião em Medan, no norte da ilha de Sumatra, na Indonésia (Foto: Roni Bintang/Reuters)
Bombeiros e militares inspecionam o local de queda de uma aeronave indonésia. (Foto: Gilbert Manullang / AP Photo)

O avião havia decolado às 12h08 (2h08 de Brasília) de uma base militar e caiu na cidade doisminutos depois, a apenas cinco quilômetros de distância da base, segundo o porta-voz do exército, Fuad Basya.

Ainda não se conhece o número de pessoas atingidas em solo.

A imprensa local informa que o Hércules caiu sobre um hotel e várias casas.

Em abril, um caça F-16 pegou fogo no momento da decolagem em uma base militar de Jacarta, o que obrigou o piloto a ejetar-se em voo para salvar a vida.

A Indonésia tem um histórico de problemas em termos de segurança aérea militar e civil.

Em dezembro do ano passado, um avião da companhia AirAsia sofreu uma avaria quando sobrevoava o mar de Java com destino a Cingapura. A queda provocou a morte das 162 pessoas a bordo.
Destroços da aeronave (Foto: Gilbert Manullang / AP Photo)

AUTOR: G1/SP

ESTRADAS REGISTRAM 40 FERIDOS E 5 MORTES NO FIM DE SEMANA CEARENSE

Durante os plantões da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) deste fim de semana (dias 26, 27 e 28), foram registrados 50 acidentes nas rodovias do Ceará, que deixaram 40 pessoas feridas e 5 mortas.

Nas estradas federais aconteceram dois óbitos, ambos na sexta-feira (26). No km 113 da BR-222, município de Itapajé, uma pessoa foi atropelada. Já no km 121 da BR-116, em Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), um veículo foi jogado para fora da pista. O acidente causou a morte do condutor.

Por sua vez, as rodovias estaduais registraram três pessoas mortas. Na sexta-feira, um veículo colidiu com uma bicicleta, deixando uma vítima de apenas 15 anos em Quixadá, no km 25 da CE-256. No sábado (27), um pedestre foi atropelado também em Quixadá, dessa vez no km 84 da mesma CE. No domingo (28), uma colisão entre um caminhão e uma motocicleta ocasionou o óbito do condutor da moto na CE-065, km 18, em Maranguape.

Além disso, de acordo com o boletim da PRF, neste fim de semana, 23 pessoas foram autuadas e duas acabaram presas nas estradas federais por dirigir após a ingestão de álcool. Nas rodovias estaduais, foram mais quatro flagrantes da Lei Seca.

Apreensão

Na cidade de Chorozinho, no Km 70 da 116, às 9h30, a PRF prendeu um homem de 68 anos pelo transporte de 130 periquitos australianos, 7 rolinhas chinesas e outras 6 aves em caixas de plástico ou madeira, sem portar nenhum tipo de documento. Ele era passageiro de um ônibus da Empresa Transbrasil, proveniente de João Pessoa, capital da Paraíba, e já tinha um mandado de prisão preventiva em aberto pela Vara de Sobral.

AUTOR: DN

ACUSADO DE HOMICÍDIO QUALIFICADO EM ITAPECURU MIRIM (MA), É PRESO DIRIGINDO EMBRIAGADO, EM TIANGUÁ (CE)

FOTO: IBIAPABA 24 HORAS

Na tarde desta segunda-feira, 29/06, no bairro Santo Antônio, em Tianguá, foi preso o indivíduo, FRANCISCO MÉDICE VIEIRA LOPES, 44 anos, comerciante, natural de Monção-MA, residente no bairro Santo Antônio, Tianguá-CE.

O mesmo conduzia um veículo TOYOTA COROLLA, ano 2010/2011, de cor preta, com placas NQR-9503, com inscrição de Tianguá-CE, em visível estado de embriaguez, quando foi abordado pelos agentes de trânsito de Tianguá (DEMUTRAN), evadiu-se do local.

Momentos depois foi localizado e preso pela equipe do Ronda do Quarteirão (Sd Terceiro e Sd Aragão).

O infrator foi conduzido para a Delegacia de Tianguá, onde foi autuado por Embriaguez ao volante.

Ainda na Delegacia, foi realizada uma consulta do nome do indivíduo junto a CIOPS, onde foi constatado que em desfavor do mesmo havia um MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA, oriundo da Comarca de Itapecuru Mirim-MA, onde responde por crime de Homicídio Qualificado.

O indivíduo foi conduzido para a Cadeia Publica de Tianguá, onde se encontra preso.

AUTOR: IBIAPABA 24 HORAS

FORTALEZA (CE), ESTÁ ENTRE AS 10 CIDADES COM MAIS HOMICÍDIOS DE ADOLESCENTES EM 2013

Homicídio no bairro Álvaro Weyne, em Fortaleza/CAMILA DE ALMEIDA/O POVO

Em estudo realizado pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, e divulgado nesta segunda-feira, 29, o ‘homicídio’ foi apontado como principal forma de morte de adolescentes de 16 e 17 anos no Brasil. Os dados são da pesquisa “Mapa da Violência: Adolescentes de 16 e 17 anos do Brasil”.

O estudo mostra que dos 8.153 jovens dessa faixa etária que morreram no ano de 2013, 3.739 foram vítimas de homicídio, o que corresponde a 46% do total. A média é de 10,3 adolescentes assassinados por dia, segundo informações divulgadas pelo portal Estadão.

Em 2012, o número de homicídio ocorridos na faixa etária em questão chegou a 3.627. Segundo projeção do pesquisador Waiselfisz, em 2015 esses homicídios chegarão a 3.816.

Ainda conforme dados da pesquisa, a taxa de mortalidade em 2013 ficou em 54,1 homicídios por 100 mil adolescentes. Em relação a 2012, o crescimento é de 2,7%. Já em relação aos últimos 10 anos, a taxa cresceu 38,3%. Se comparadas às taxas desde 1980, o crescimento atingiu 496,4%.

Para o pesquisador, com a redução da maioridade penal, o crescimento das taxas de homicídios entre adolescentes de 16 e 17 anos poderá triplicar.

O Nordeste é a região do País com números mais elevados com relação a esses homicídios. A cada 100 mil adolescentes, 73,3 foram assassinados; o Centro-Oeste vem logo atrás no ranking.

Ainda conforme divulgado pelo Estadão, as dez cidades onde mais morreram jovens da faixa etária em questão foram: Simões Filho (BA), Lauro de Freitas (BA), Porto Seguro (BA), Serra (ES), Ananindeua (PA), Maceió (AL), Marituba (PA), Itabuna (BA), Santa Rita (PB) e Fortaleza (CE). Os Estados que apresentaram menor índice são Piauí, Acre, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina e Tocantins.

AUTOR: O POVO

42 PRESOS DO IPPOO II SÃO BENEFICIADOS COM PRISÃO DOMICILIAR E RECEBEM TORNOZELEIRAS

FÁBIO LIMA/ O POVO

Em mutirão da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus) em parceria com as Varas de Execução Penal da Comarca de Fortaleza, 42 internos do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), com direito à progressão de pena para o regime aberto, receberam o benefício da prisão domiciliar com monitoramento eletrônico. Outros 19 detentos tiveram a progressão da pena para o regime aberto.

De acordo com Hélio Leitão, titular a Sejus, os 42 detentos passam a fazer parte de um grupo de cerca de 450 presos que são monitorados com o uso de tornozeleiras eletrônicas. “Recebemos o aval para que, até o fim do ano, sejam 1300 presos em domicílio com tornozeleiras”, garantiu o secretário.

Os internos beneficiados com o mutirão foram previamente escolhidos pela Sejus, através de uma análise jurídica e psicossocial. Após parecer da Justiça, a Sejus instalou as tornozeleiras e os apenados passaram a ser monitorados eletronicamente.

A Sejus também é responsável pelo acompanhamento do assistido e por sua inserção em cursos de capacitação profissional para que se dê continuidade ao processo de inclusão social do apenado. No mutirão, os internos que ainda não possuem documentação básica receberam o RG e um grupo de 40 apenados foi matriculado nas aulas do programa Primeiro Emprego.

O secretário ainda salientou o poder de ressocialização que a medida tem e classificou como "insignificante" o número de apenados que, com o monitoramento, cometem crimes.

Conforme afirma Hélio Leitão, o uso da tornozeleira ainda traz economia aos cofres públicos. "Um preso custa ao Estado, por mês, uma média de R$ 1.500, que incluem alimentação, segurança e transporte para ir a audiências. As tornozeleiras, que funcionam em sistema de aluguel mensal, têm o custo de R$ 215 por aparelho", afirma o secretário.

AUTOR: O POVO

POLÍCIA PRENDE TRIO SUSPEITO DE ABASTECER TRÁFICO EM MARACANAÚ. NO CEARÁ

A equipe da Delegacia Metropolitana de Maracanaú (DMM) prendeu três homens no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), que estariam abastecendo de drogas as regiões próximas. As informações foram repassadas pelo titular da DMM, delegado Dionísio Amaral, a operação ocorreu na última sexta-feira (26). 

De acordo com o delegado, a equipe investigava o trio há cerca de uma semana. Por meio de denúncias a Polícia recebeu a informação de que o grupo distribuía o material ilícito e utilizava uma residência como ponto de drogas.

O delegado disse que houve um cerco na residência indicada e que os suspeitos tentaram fugir, mas todos foram detidos. Jean Lima Freitas, Eriberto Procópio de Freitas Filho e Antônio Gleilson Freitas da Silva, 26, foram encaminhados à delegacia.

Ainda conforme a Polícia, na casa foram encontradas 110 gramas de cocaína, 180 gramas de maconha, além de uma pistola calibre .45, 37 munições. A arma e as munições são de uso restrito das forças armadas. A pistola passou por modificações. "Ela é toda customizada, arma de atirador. No cabo tem um funil para pegar um carregador maior e o gatilho também é modificado para a prática de tiro ao alvo", explicou.

Dionísio Amaral ressalta que o trio é do Eusébio e pertence ao grupo criminoso rival da quadrilha do traficante Ezequias Gomes, conhecido como "Kia", que foi morto no dia 15 de maio pela Polícia. A ação teria ocorrido durante um confronto.

Segundo a Polícia, "Kia" chefiava a organização criminosa, antes comandada por Roberto ‘Olhão’, que aterrorizava os bairros Parque Hawaí, Autódromo e Urucunema. Ele tinha uma extensa ficha criminal, respondia na Justiça a 14 processos, entre eles, homicídio e formação de quadrilha.

AUTOR: O POVO

TRANSPORTE ESCOLAR: IRREGULARIDADES EM LICITAÇÕES GERAM PREJUÍZO DE MAIS DE R$ 1 MILHÃO PARA MUNICÍPIOS CEARENSES

Cinco municípios cearenses, dos 11 avaliados no Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), elaborado pela Controladoria-Geral da União (CGU), apresentaram irregularidades na execução de licitações e de contratos administrativos. As cidades do Ceará que registraram falhas geraram um prejuízo total de 1.395.720,18. As fiscalizações foram realizadas entre 2011 e 2013.

No Ceará, os municípios de Abaiara, Aracoiaba, Crato, Itatira e Pacoti apresentaram falhas durante as fiscalizações da CGU sobre o Pnate. Além destes, foram fiscalizadas as cidades de Groaíras, Hidrolândia, Sobral, Jaguaribara, Tejuçuoca e Morrinhos. Ao todo, foram avaliados 131 municípios do Brasil.

Entre as irregularidades, foram constatados casos de despesas realizadas incompatíveis com o objetivo do programa; o pagamento de materiais em valor superior ao estipulado em contrato; anormalidade nas transferências financeiras realizadas com os recursos do Pnate; superfaturamento na execução do Pnate; realização de licitação irregular visando à contratação de empresa especializada em locação de veículos; subcontratação total do contrato de transporte escolar da rede de ensino básico; e aquisição de materiais e serviços com preços acima da média de mercado.

De acordo com os dados da CGU, o relatório aponta o Crato com o maior prejuízo, devido as irregularidades, de R$ 745.436,7. Em seguida, aparece Aracoiaba, com prejuízo de R$ 457.423,12, e Abaiara, com R$ 165.465,97.

Documentação falha
De acordo com o levantamento, em 38 dos 131 municípios brasileiros fiscalizados foram relatados casos de condutores que, apesar de habilitados, tinham algum tipo de falha na documentação exigida pelo CTB. Segundo a CGU, quase metade dos conselhos de municípios não realizava acompanhamento da execução dos recursos do programa.

De acordo com a controladoria, isso resultou em “alto índice de inoperância no acompanhamento da execução dos recursos”. A CGU informou que, em 21 municípios, ocorreu algum tipo de “direcionamento, simulação de processo ou sobrepreço licitatório nas aquisições de serviços/produtos no âmbito do Pnate”. Os fiscais encontraram ainda “evidências de restrição à competitividade entre as empresas participantes”.

O Pnate foi criado em 2004 para garantir o acesso e a permanência nos estabelecimentos escolares de alunos do ensino fundamental público residentes em área rural. Após ter constatado e registrado os problemas, a CGU encaminhou o documento ao FNDE.

AUTOR: O POVO

segunda-feira, 29 de junho de 2015

PROCURADOR-GERAL EGÍPCIO MORRE EM ATENTADO NO CAIRO

Equipes de emergência inspecionam local de explosão que atingiu o comboio do procurador-geral do Egito nesta segunda-feira (29) no Cairo (Foto: Ahmed Hatem/AP)

O procurador-geral do Egito, Hicham Barakat, morreu nesta segunda-feira (29) depois de ser vítima de um atentado com bomba no Cairo, anunciaram dois ministros à AFP.

Este foi o pior ataque realizado no Cairo contra autoridades, após a tentativa de assassinato do ministro do Interior em um atentado suicida em 2013.

Como procurador-geral, Barakat levou à justiça milhares de islâmicos, muitos deles condenados à morte, após a destituição do presidente islâmico Mohamed Mursi, em julho de 2013.

Ferido na parte da manhã no ataque contra seu comboio, o procurador chegou a ser levado ao hospital, onde morreu, segundo relatou o ministro da Justiça, Ahmed al-Zind.

A explosão destruiu completamente ao menos cinco veículos e fez explodir as vitrines de várias lojas no bairro rico de Héliopolis, no norte da capital egípcia.

Barakat morreu em decorrência de uma falência dos órgãos, ligada à gravida dos ferimentos, indicou à AFP um médico que o tratou.

Outro médico informou que a vítima sofreu "uma hemorragia interna no peito".

"Houve uma forte deflagração, foi como um terremoto", relatou um guarda-costa do procurador-geral.

Outras testemunhas indicaram que um dos veículos carbonizados pertencia ao procurador.

O chefe do esquadrão anti-bombas, o general Mohamed Gamal, disse que o incidente se tratou de um ataque com carro-bomba ou de uma bomba fixada sob um veículo.

Em 21 de maio, o braço egípcio do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) chamou seus partidários a atacar juízes em resposta ao enforcamento de homens acusados de cometer ataques em nome da organização extremista.

AUTOR: FRANCE PRESSE

PRESOS FILMAM TORTURA A RIVAL DENTRO DE PENITENCIÁRIA, NO INTERIOR DO RN

Preso é atingido por uma suposta barra de ferro em penitenciária (Foto: Reprodução)

A direção da Penitenciária Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o Pereirão, está analisando um vídeo que foi gravado por presos da unidade na tentativa de identificar os responsáveis por torturar um detento rival, fato ocorrido no dia 5 de junho dentro de um dos pavilhões da unidade. O presídio fica em Caicó, na região Seridó do Rio Grande do Norte.

As imagens chegaram ao diretor da penitenciária, Alex Alexandre, neste domingo (28). O detento agredido teve o braço quebrado e sofreu ferimentos graves nas pernas. Os presos envolvidos na violência podem responder por tortura e até tentativa de homicídio.

De acordo com o diretor da unidade prisional, o detento Juliano Carlos de Medeiros foi imobilizado e amordaçado. Ele teve as pernas agarradas por vários presos enquanto era golpeado com um bastão de ferro. O preso também é ameaçado com uma serra, que não chega a ser utilizada.

Danificado pelos detentos durante a onda de rebeliões que aconteceu em março no sistema penitenciário potiguar, o Pavilhão E do Pereirão está sem celas, o que dificultou o acesso dos agentes penitenciários ao local. O diretor conta que foi necessário invadir o pavilhão para conseguir soltar o preso.

"Só não morreu porque chegamos rápido. Os presos não queriam retirá-lo. O rapaz ficou internado uma semana, fez uma cirurgia no braço e vai precisar fazer outra agora. Recebi a filmagem no domingo. Antes disso, fizemos duas revistas e não localizamos os instrumentos utilizados nem o celular usado para gravar a cena", relata Alex Alexandre. Aberta na época do crime, uma sindicância está em andamento para identificar os responsáveis pelas agressões. "Com o vídeo em mãos, já estamos trabalhando para identificar quem aparece nas imagens", conta.

O diretor acrescenta que o Pavilhão E é ocupado por detentos que integram uma facção criminosa com atuação no estado. O espaço tem atualmente 70 presos. "Ouvimos o preso agredido, mas ainda não sabemos o que motivou a tortura", encerra.

AUTOR: G1/RN

EM 24 HORAS, RECIFE TEM MAIOR CHUVA DO ANO; PAI E FILHO MORREM SOTERRADOS

Em 24 horas, das 8h do domingo (28) às 8h desta segunda (29), choveu no Recife 228 mm – o volume esperado para 16 dias do mês de junho. De acordo com a Prefeitura, foi a maior chuva do ano.

A central de atendimento da Defesa Civil do Recife registrou, até as 11h, 174 chamados, entre solicitações de lonas plásticas e de vistorias.

FOTOS: Veja imagens dos transtornos causados pela chuva no Grande Recife
Funcionários trabalham em área onde pai e filho morreram após uma barreira deslizar e atingir casa no bairro da Bomba do Hemetério, na Zona Norte do Recife (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)

A ocorrência mais grave foi a morte de pai e filho no bairro Bomba do Hemetério, devido ao deslizamento de uma barreira. Os técnicos também registraram a queda de um muro na UR-1 e um deslizamento de barreira no Vasco da Gama, ocorrências que não deixaram vítimas. Cerca de 250 agentes da Defesa Civil estão em campo.

A Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) recebeu dez notificações de queda de árvores nos bairros das Graças, Espinheiro, Ibura, Ipsep, Santo Amaro (três casos), Setúbal, Monteiro e Boa Vista.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou que nove semáforos apresentaram falhas nesta manhã. Seis já voltaram a operar normalmente e três estão passando por reparos.
Barreira deslizou em cima da casa das vítimas, localizada na Rua Antônio Porfiro Santana, na Bomba do Hemetério (Foto: Ana Regina / TV Globo)

Fotos: Chuva derruba barreiras e alaga ruas no Grande Recife

Pai e filho soterrados
O deslizamento de uma barreira no bairro Bomba do Hemetério, na Zona Norte da capital, matou pai e filho que estavam na casa onde moravam na Rua Antônio Porfírio Santana.

Jorge Pacheco da Silva, de 53 anos, e Flávio Lopes Barbosa, de 27, morreram na hora do acidente, que aconteceu por volta das 3 horas. A mulher de Jorge, de 53 anos, ficou ferida. Ela foi atendida pelos bombeiros e está bem.

Ao todo, quatro casas foram interditadas devido ao risco de novo deslizamento. Elas são conjugadas ao imóvel atingido pela barreira. Os moradores se abrigaram em casa de parentes. O secretário-executivo de Defesa Civil do Recife, Cassio Sinomar, afirmou que a chuva forte da madrugada e o acúmulo de lixo contribuíram para o deslizamento.
Piso de estacionamento de residencial cedeu e 'engoliu' dois carros (Foto: Paulo Alexandre/Acervo pessoal)

A Prefeitura informa ainda que "a barreira que caiu, tecnicamente, não comporta utilização de lona plástica por causa da inclinação e extensão da encosta. Dessa forma, é uma área de constante monitoramento da Defesa Civil".

Há dez dias, a Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) fez uma operação de limpeza na área, durante uma semana. Ao fim do trabalho, foram recolhidas 50,4 toneladas de lixo de encostas.

Cratera 'engole' carros
O piso do estacionamento de um residencial do bairro de Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife, cedeu nesta madrugada. O acidente formou uma cratera com mais de seis metros de largura, que 'engoliu' dois veículos.

Agora, os moradores temem que o resto do edifício também corra risco de desabamento. A Defesa Civil e a construtora responsável pelos prédios vão avaliar a situação. Em nota, a Moura Dubeux afirmou que o buraco foi provocado pela chuva.
Na Rua Hélio Brandão, no bairro do Ipsep, água chegava quase na altura da cintura. (Foto: Reprodução / TV Globo)

Região Metropolitana
Em Olinda, no Grande Recife, o índice pluviométrico registrado na cidade, das 17h de domingo às 7h desta segunda, foi de 110 mm. De acordo com a prefeitura, a Defesa Civil registrou 15 solicitações de colocação e reposição de lona e 7 deslizamentos de barreira – nos bairros de Águas Compridas (quatro ocorrências), Caixa d'Água (duas) e Alto da Bondade.

Dois muros caíram nos bairros de Passarinho e Bultrins; duas quedas de árvores foram registradas na PE-15 e em Águas Compridas. Nenhuma dessas ocorrência teve vítimas.

No Cabo de Santo Agostinho, a Coordenadoria de Defesa Civil registrou 40 milímetros de chuvas, entre a manhã de domingo e a de segunda. O distrito de Ponte dos Carvalhos e o bairro da Charneca concentraram a maior quantidade de chuva, mas nenhuma ocorrência foi registrada.
Imagens aéreas da cidade de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, nesta segunda (29). (Foto: Reprodução / TV Globo)

Em Camaragibe, houve três deslizamentos no Bairro dos Estados, nas ruas Jardim Teresópolis, Henrique Dias e Paranaguá. Também houve ocorrências na Rua Arlindo Lopes e no Córrego Santa Fé, em Tabatinga; e na Rua Treze de Maio, no Timbi.

Segundo a Defesa Civil da cidade, todos os acidentes foram pequenos e não deixaram feridos. O maior dano foi registrado na Rua Paranaguá, onde um muro foi atingido pela barreira

Em nota, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informou que "os alunos impossibilitados de chegar ao campus Recife devido às fortes chuvas não levarão falta nem serão prejudicados por ausência em qualquer atividade acadêmica". A Reitoria solicita aos docentes que não realizem exercícios avaliativos nesta segunda.

Serviço
Defesa Civil do Recife: 0800 081 3400
Defesa Civil de ‪Olinda: 0800 281 2112
Defesa Civil do Cabo: 0800 281 8531

AUTOR: G1/PE

INCÊNDIO FLORESTAL ATINGE CASAS NO ESTADO DE WASHINGTON (EUA)

Incêndio estruiu mais de 20 casas em Wenatchee (Foto: Reuters/David Ryder)

Um incêndio florestal no estado de Washington, nos EUA, atingiu uma área residencial, destruiu mais de 20 casas e também atingiu uma central de reciclagem, levando a um vazamento de amônia, informa a rede americana CNN. As autoridades do condado de Chelan pediram que os moradores que estivessem ao sul da central ficassem em casa de portas e janelas fechadas, e sem ligar os aparelhos de ar condicionado.

O fogo, noticia a CNN, começou na tarde de domingo perto da cidade de Wenatchee, e à noite já atingia as residências na parte urbana. Não se sabe a causa exata, mas o calor e o tempo seco colaboraram para que o incêndio se espalhasse. Uma área de cerca 12 milhões de metros quadrados de floresta havia sido queimada até esta segunda (29).
Destruição de várias casas foi completa (Foto: Reuters/David Ryder)
O incêndio se espalhou rapidamente (Foto: Reuters/David Ryder)

AUTOR: G1/SP

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics