I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

PRESO SUSPEITO DE MATAR A NAMORADA QUE SUMIU HÁ MAIS DE 1 ANO EM GOIÁS

Após mais de um ano de investigações, a Polícia Civil prendeu Paulo Vitor Azevedo, de 21 anos, suspeito de matar a namorada Priscila Brenda, que tinha 14 anos na época em que desapareceu. A estudante foi vista pela última vez no dia 11 de dezembro de 2012, entrando no carro do suspeito, no distrito de Pires Belo, região sul de Goiás. A polícia acredita que ela foi assassinada, embora o corpo não tenha sido encontrado.

Amigo de Paulo Vitor, Claudomiro Marinho Júnior, de 26 anos, também foi detido. Ambos negaram qualquer envolvimento com o sumiço de Priscila Brenda. Após a Justiça decretar a prisão preventiva dos envolvidos, eles foram capturados na quinta-feira (26). Paulo Vitor estava saindo de casa para trabalhar, em Campo Alegre de Goiás, onde mora. Já Claudomiro foi encontrado em Ouvidor.

A delegada Alessandra Maria de Castro, responsável pelo caso, diz que não há dúvidas que os dois sejam culpados pela morte da garota.

"Nós temos testemunhas que dizem que viram a Priscila Brenda entrar no carro do Paulo Vitor no dia do fato e, desde então, ela não mais foi vista. O Paulo Vitor e o Claudomiro tentaram se explicar, mas tudo foi derrubado, não tem explicação. Eles realmente estavam com a menina e, desde então, ela não apareceu”, argumenta.

No entanto, os suspeitos se dizem inocentes. “Tem testemunhas que provam a hora que eu saí de lá e que eu cheguei à minha cidade de volta. Provam que eu saí sozinho e cheguei sozinho”, defende-se Paulo Vítor.

"Sou inocente, não sei de nada que aconteceu com essa menina. Se eu soubesse, com certeza, eu ia falar. Nunca na minha vida ia acobertar uma coisa dessas”, afirmou Claudomiro.
Priscila Brenda desapareceu em Pires Belo quando tinha 14 anos (Foto: Arquivo Pessoal)

Os dois suspeitos presos foram levados para o presídio de Catalão. Segundo a polícia,eles vão responder pelos crimes de homicídio e ocultação de cadáver e, caso sejam condenados, poderão pegar até 35 anos de prisão.

Demora
Depois de um ano e dois meses de sofrimento, a mãe de Priscila, Luciene Pereira, se sentiu um pouco mais aliviada após a prisão dos dois suspeitos. Apesar de não acreditar mais que a filha esteja viva, ela quer que a justiça seja feita.

“Eu não tenho a Priscila mais, porque eu queria que estivesse ela aqui comigo. Mas como ele matou, que eu tenho certeza disso, quero que ele pague por isso", declara.

O delegado regional do sudeste goiano, Jean Carlos Arruda, disse que, apesar do longo tempo para efetuar as prisões, a investigação correr dentro do prazo necessário para esclarecer os fatos.

“A polícia não se sente cobrada em momento algum. Esse é o nosso dever, é a nossa função. Investigar crimes, revelar os autores e encaminhá-los para a Justiça”, disse.

AUTOR: G1/GO

OPERAÇÃO CONTRA TRÁFICO HUMANO RESGATA 382 BEBÊS NA CHINA

A polícia da China recuperou 382 recém-nascidos em uma operação nacional na qual desmantelou quatro grupos que traficavam bebês através da internet e prendeu 1.094 pessoas, informou nesta sexta-feira (28) o Ministério de Segurança Pública.

Os detidos são suspeitos de operar pela internet disfarçados de centros de adoção e amparo de menores, uma prática contra a qual ocorreram várias operações policiais em diversas províncias do país desde 19 de fevereiro.

Segundo a polícia chinesa, as redes de tráfico de crianças no país usam a internet em suas operações com frequência cada vez maior, o que dificulta as investigações.

O tráfico de pessoas continua sendo uma prática ilegal muito ampla na China, tanto no caso de sequestros de menores como no de mulheres jovens.

Essas jovens são vendidas para homens solteiros para se casarem com eles, especialmente em zonas rurais situadas a milhares de quilômetros do lugar onde foram sequestradas, enquanto as crianças, preferencialmente do sexo masculino, são oferecidas para serem adotadas por casais sem filhos em troca de grandes quantias de dinheiro.
Mulher faz vigília durante campanha pelas crianças desaparecidas, em Hubei, em foto de 24 de janeiro de 2010 (Foto: AP)

AUTOR: EFE

EX-VEREADOR DE SANTA CATARINA É PRESO EM CASA COM MAIS DE 200 ARMAS ILEGAIS

Ex-vereador é suspeito de comercializar as armas (Foto: Jefferson Roberto/Polícia Civil)

Um ex-vereador de Tijucas, na Grande Florianópolis, foi preso em flagrante com mais de 200 armas e munições de calibre restrito, que estavam na casa dele. De acordo com a Polícia Civil, Edson Bayer é suspeito de porte ilegal e tráfico de armas. Na residência, foram encontrados rifles, pistolas, facas, espadas, escopetas, revólveres e pistolas na manhã desta sexta-feira (28).

Cumprindo um mando de busca e apreensão por volta das 7h, os policiais encontraram as armas, todas sem registro, na casa do ex-vereador, localizada em Tijucas. Ele estava na residência no momento. Conforme o agente de polícia Jefferson Roberto da Silva, que participou da operação, Bayer alegou que era colecionador.

O mandado cumprido nesta sexta é resultado de um inquérito sobre porte ilegal e tráfico de armas já concluído, contou o delegado Weydson da Silva, da Delegacia de Tijucas. Todos os objetos apreendidos serão catalogados antes de ser pego o depoimento de Bayer.

Até as 11h45, ele estava preso na delegacia. Segundo Weydson, o ex-vereador deve ser encaminhado ainda nesta sexta ao Presídio Regional de Tijucas. Segundo o advogado Renato Barreto, que representa Edson Bayer, o político é um colecionador de armas desde 2009 e teria registro do exército. O advogado disse ainda que o ex-vereador teria um museu em casa e que o mesmo era fiscalizado pelo exército.

AUTOR: G1/SC

POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE EMPURRAR MULHER DE PLATAFORMA DO METRÔ, EM SÃO PAULO

Alessandro Xavier, de 33 anos, é conduzido por policiais (Foto: Mario Ângelo/Sigmapress/Estadão Conteúdo)
A polícia prendeu nesta sexta-feira (28) o suspeito de jogar uma passageira nos trilhos da Estação Sé do Metrô, no Centro de São Paulo, nesta terça-feira (25). O homem tinha um mandado de prisão contra ele e foi detido em Extrema, em Minas Gerais. A auxiliar administrativa Maria da Conceição Oliveira, de 27 anos, perdeu o braço direito e segue internada em estado estável na Santa Casa.

Alessandro Souza Xavier, de 33 anos, deve ser indiciado por tentativa de homicídio. O homem confessou o crime, alegando que não conhecia a vítima e que teve um acesso de raiva no momento, informou a assessoria da Secretaria da Segurança Pública.

Ele era procurado pela polícia desde terça-feira (25). A Justiça decretou sua prisão temporária depois de ele ter sido flagrado por câmeras de segurança empurrando uma passageira nos trilhos da Estação da Sé. Ele ainda aparece correndo nas imagens, saindo do local.

Policiais receberam uma denúncia anônima que indicou o endereço na Vila Alpina, na Zona Leste de São Paulo, onde mora o agressor. Ao chegar ao imóvel, o irmão disse que o suspeito saiu de casa nesta quarta-feira (26) com R$ 50 dizendo “que havia feito uma bobagem”. Ao olhar as imagens das câmeras de segurança, o irmão confirmou a identidade do suspeito. Foram localizados nove boletins de ocorrência em que o homem aparece como agressor em outras situações. Segundo as investigações, ele sofre de esquizofrenia.

Dor e revolta
A irmã da vítima, a autônoma Ana Lívia de Souza, de 28 anos, falou nesta quinta sobre o caso. "Só Deus sabe o tamanho da minha dor e da minha revolta", afirmou. A família da auxiliar administrativa visitou o hospital na manhã desta quinta-feira (27). Segundo Ana Lívia, a irmã passa bem e está confiante. "Ela disse que foi uma maldade muito grande. Disse que nasceu de novo", conta. Maria não viu a pessoa que a agrediu, mas se lembra de estar ao lado de um homem na plataforma.

Segundo a família, Maria completou 27 anos na terça-feira. Ela e a irmã já haviam comprado um vestido para comemorar a data. "A gente ia comemorar o aniversário mais tarde", afirma Ana Lívia.

Marido de Maria da Conceição, o músico Cleber Luís Ciqueira, de 44 anos, disse que os dois moravam juntos há 5 meses, mas namoravam há 5 anos.
Maria das Neves Oliveira, mãe de Maria da Conceição (Foto: Letícia Macedo)

A mãe de Maria da Conceição, Maria das Neves Oliveira, espera uma recuperação rápida da filha. "Ela só fala do braço e que está careca. Sei que vai ser difícil quando ela olhar no espelho e ver como ficou", disse. Para ela, Maria da Conceição ganhou uma nova vida. "Era o dia do aniversário dela e ela ganhou outra vida. É isto o que está me consolando", diz.

As imagens obtidas pela Polícia Civil mostram que um homem colocou o pé na frente e empurrou Maria da Conceição Oliveira, de 27 anos. “Ele saiu rindo”, disse o delegado da Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista, Osvaldo Nico Gonçalves, que investiga o caso.

Maria foi jogada poucos instantes antes da passagem de um trem, que seguia sentido Itaquera. Ela perdeu um braço após ser atingida pela composição. O incidente interrompeu a circulação na Linha 3-Vermelha por 15 minutos. Os trens que seguiam no sentido Corinthians-Itaquera voltaram a circular logo depois da mulher ter sido retirada da via. As plataformas ficaram lotadas.

AUTOR: G1/SP

4 BANDIDOS ASSALTAM AGÊNCIA BANCÁRIA EM MARACANAÚ (CE)

Quatro bandidos armados com pistolas assaltaram a agência bancária do banco Santander em Pajuçara, distrito de Maracanaú, na manhã desta sexta-feira (28). 

Esse ataque é o 10º a banco no Ceará em 2014.

Os assaltantes se infiltraram na agência por volta de 7h, renderam o gerente e outro funcionário e chantagearam os dois com a afirmação de que teriam instalado bombas, que poderiam ser acionadas por controles remotos.

Com a chegada dos demais funcionários às 8h, o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) foi acionado. O grupo armado fugiu a tempo em um carro Gol, de cor verde, com um malote de dinheiro de quantia não informada, pela CE-060, em direção aos municípios de Pacatuba e Maranguape.

AUTOR: DN

DEITADA COM BEBÊ NAS COSTAS, MÃE LEVA TIRO DE ASSALTANTE; VEJA O VÍDEO

Assaltante atira em modelo com bebê sentado sobre ela (Foto: Reprodução)

Uma modelo de 27 anos foi baleada na cabeça durante um assalto à sua casa no Setor Bairro Feliz, em Goiânia, na noite de quinta-feira (27). A ação dos criminosos foi registrada pela câmera de segurança da residência. No vídeo, é possível ver que no momento do disparo a vítima estava deitada no chão, com o filho sobre suas costas. O bebê não ficou ferido.

De acordo com informações da Polícia Militar, o assalto aconteceu por volta de 21h. A família saia da residência quando foi abordada por três homens. “Um ficou do lado de fora em uma Parati de cor preta e dois entraram. Eles fizeram dois casais e um bebê reféns e os levaram para um cômodo da residência. Enquanto um vigiava, o outro recolhia objetos de valor”, explica o capitão da PM Pedro Henrique Batista.

VEJA:

“O autor aponta a arma várias vezes em direção às vítimas e em uma dessas ocasiões ele dispara”, afirma o capitão. O tiro atingiu a cabeça da mulher e os criminosos fugiram em seguida. Familiares da vítima acionaram a PM e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Ela foi socorrida e encaminhada ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Segundo a unidade, o estado de saúde dela é regular, na manhã desta sexta-feira (28). De acordo com informações do Posto Policial do Hugo, a bala está alojada na região da arcada dentária superior da vítima.

Prisão

No momento da fuga, um dos assaltantes esqueceu um celular. Com isso, a polícia encontrou o endereço do suspeito. “Foi feita uma operação e, durante o adentramento à casa, eles saltaram o muro. Policiais que estavam de fora conseguiram prender um deles”, relata Batista. Os outros dois suspeitos fugiram.

Segundo a polícia, o homem foi encaminhado à Delegacia Estadual de Investigação Criminal (Deic), e confessou ter sido o autor do disparo que atingiu a mulher.

AUTOR: G1/GO

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS POLICIAIS DE 27 À 28/02, DA 2ª CIA/3º BPM NA SERRA DA IBIAPABA

APREENSÃO DE MENOR POR FURTO - UBAJARA 

Ontem, 27/02, por volta de 09h, foi apreendido pelo destacamento local, sob o Comando do Sgt Airton, o menor N. P. DA C. DA., 16 anos, residente na rua João França, bairro São Sebastião, Ubajara.

O mesmo havia furtado vários objetos do interior do CAPS de Ubajara (01 liquidificador, 01 aparelho de som e 01 DVD player). Todos os objetos foram recuperados e o menor foi conduzido à Delegacia de Ubajara para os procedimentos legais.
CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO – SÃO BENEDITO

Ontem, 27/02, por volta de 18h, no Sítio do Meio, zona rural de São Benedito, foi preso pelo destacamento local, sob o Comando do Sub Ten Sousa, JOSÉ AUGUSTO LIRA DA SILVA, 28 anos, residente na Travessa Francisco Cavalcante, s/nº, bairro Corrente, São Benedito.

Durante uma saturação realizada na área rural daquela urbe, o indivíduo foi abordado e verificou-se que o mesmo tinha um Mandado de Prisão em aberto expedido pela Comarca de Boa Viagem-CE, por infração ao Art 157 do CPB. O infrator foi preso e conduzido à Delegacia local onde foram tomadas as providências legais.

COLABOROU: CB PM EVALDO
AUTOR: TIANGUÁ AGORA

MARIDO MATA ESPOSA COM 4 TIROS EM PÁTIO DA MONTADORA, EM SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP)

Uma funcionária da Volkswagen foi morta pelo marido com quatro tiros no pátio da fábrica de São Bernardo do Campo, Grande ABC, na tarde de quarta-feira (26). 

Segundo informações da Polícia Militar, o homem teria efetuado os disparos contra a mulher e depois dado um tiro dentro da própria boca. Ela morreu na hora e ele foi socorrido ao Pronto Socorro Central de São Bernardo. 

Em nota, a Volkswagen diz lamentar profundamente o ocorrido e informa que "está prestando todo apoio aos familiares da funcionária e colaborando com as autoridades na investigação da ocorrência". 

O caso deverá ser registrado no 3º Distrito Policial da cidade. A violência contra mulher já bate recorde este ano em todo Brasil... Essa veio através do repórter "Zé do Zap".

UTOR: Camocim Polícia24h

BETO BARBOSA TEM PRINCÍPIO DE INFARTO E PASSA POR CIRURGIA EM FORTALEZA (CE)

Beto Barbosa cancelou shows que faria no interior do Ceará no Carnaval (Foto: Gil Oliveira/ G1)

O cantor Beto Barbosa está internado desde a tarde desta quinta-feira (27) em um hospital particular de Fortaleza depois de sofrer um princípio de infarto. O cantor deve passar por uma cirurgia ainda nesta sexta-feira (28) e recebeu recomendação médica de passar pelo menos 21 dias em repouso.

De acordo com a empresária do cantor, Eliana Rocha Lima, os shows do artista no Carnaval em Fortaleza, no Recife e Teresina tiveram que ser cancelados. Ela informou também que o cantor está consciente e agradeceu o carinho dos fãs. Beto Barbosa completou 59 anos nesta quinta-feira.

AUTOR: G1/CE

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL NAS PRAIAS E MUNICÍPIOS DO CEARÁ

Para os foliões quem preferirem curtir o Carnaval no Ceará, muitas praias e municípios oferecem uma programação durante os cinco dias. As atrações vão do axé, pagode, forró e até funk. Algumas praias também oferecem as brincadeiras do mela-mela. Outras cidades trazem desfiles de blocos e escolas de samba. Confira as atrações em alguns municípios cearenses:
Show de Wesley Safadão e Garota Safada no Festeja Recife (Foto: Adriana Noya / G1)

Acopiara
A programação de carnaval da cidade tem atrações musicais com axé, sertanejo elétrico e forró elétrico. Na sexta-feira (28), Márcia Freire, ex-Cheiro de Amor, e Mateus Fernandes sobem ao palco. No sábado (1º), Ítalo e Renno, Forró do Bom e Banda Patrulha am Domingo (02): Wesley Safadão e Garota Safada e Ronny e Rangel (gravação do DVD Elétrico); Segunda (03): Forro 100% e Prabalá; Terça (04): Forró Real e Axé Meu Rei; Quarta (05): Toca do Vale, Black Banda e Forró A2, onde acontecerá a distribuição do maior caldo de ressaca do mundo.

Acaraú
Na Região Norte, um dos carnavais mais animados é no município de Acaraú. A programação terá na sexta-feira (28) Xé Pop, Levaxe e Mister Babão. No sábado (1°), Afoxé, Sunsamba e Mister Babão. No domingo (2), Ítalo e Renno, Forró da Diretoria e Pagode Axé. Segunda-feira (2) terá Luiz Marcelo e Gabriel, Xe Hits e Zambare, e terça-feira (3), Solteirões do Forró, Fabinho Varela e Axebral.
Grupo É o Tchan (Foto: Divulgação)

Aracati
No litoral leste, o município de Aracati tem um dos carnavais mais tradicionais do estado. Na cidade, são encontradas as tradicionais praias de Canoa Quebrada e Majorlândia. A programação deste ano terá as atrações baianas Margareth Menezes no sábado (1°), Ricardo Chaves, Márcia Freire e a Banda 5% no domingo (2), É o Tchan na segunda-feira (3). Na terça-feira (4), André Luví, Ítalo e Renno, Fantasmão, Luis Marcelo e Gabriel encerram a programação.

Beberibe
A Prefeitura de Beberibe espera atrair 300 mil pessoas no Carnaval deste ano. Além das praias de Morro Branco, Praia das Fontes, Uruaru e Parajuru, a festa principal acontecerá na Praça da Matriz do município, que começa no dia 1º e segue até 4 de março. No sábado (1°), se apresentam Forró Real, Frennesy e Forró dos Plays. No domingo (2), Aviões do Forró, The Vibe e André Luvi. Na segunda-feira (3), Solteirões do Forró, Forró dos Amigos e Ivo Brown. Na terça-feira (4), Pé de Ouro.

Camocim
O Carnaval de Camocim terá na sexta-feira (28), a partir das 17h30, concurso de fantasias,carnaval das crianças e dos idosos, blocos de frevo e show com Forró Mel na Praça de Eventos. No sábado (1°), a partir das 22h, Banda Xé Pop, Rafaella Manville e Aviões do Forró. No domingo (2), Paphirô, Banda Patrulha e Luiz Marcelo & Gabriel.
Na segunda-feira (3), Forró Real, Banda Axé Bral e Márcia Freire. Na terça-feira (4), Solteirões do Forró, Banda Prabalá e Banda Pinote. Além das apresentações de bandas, terá o tradicional mela-mela, todos os dias, sempre a partir das 16h.
Simone e Simaria no Sambódromo (Foto: Romulo de Sousa/G1 AM)

Granja
Em Granja, a festa das 14h às 19h, será na Avenida Beira. Das 22h às 5h, os shows serão na Praça da Matriz. No sábado (1°), se apresentam Xé Pop, Swing do Paredão, Rafaella Manville e Doce Loucura. No domingo (2), Swing do Paredão, Banda Patrulha, Samyra Show & Forró 100%, Forró Sacana. Na segunda-feira (3), tem Axé Beat, Luis Marcelo e Gabriel, Ed Camaleão e Swing do Paredão. Na terça-feira (4), Swing do Paredão, Wesley Safadão e Garota Safada, Simone e Simaria e Doce Loucura.

Limoeiro do Norte
O "Carnalimô 2014" acontece na Avenida Francisco Remígio, a partir das 19 h. Durante as noites de festa se apresentarão oito atrações, sendo duas por noite.Os shows serão das bandas Abadala, Banda Power, Pegada Black, Sunsamba, Rafaella Manville, Freesom e Municipal Santos. Por questões financeiras, a Prefeitura de Limoeiro do Norte o carnaval este ano não terá como palco a Barragem das Pedrinhas.

Paracuru
A prefeitura de Paracuru anuciou as bandas que estarão no carnaval, mas ainda não fez o anuncio por dia. As atrações são: Matheus Fernandes, Solteirões do Forró, Lagosta Bronzeada, Forró Real, Ítalo e Reno, Balancear e ainda uma Tenda Eletrônica para que gosta do estilo house.
Oito7 Nove4 (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Porto das Dunas
No litoral leste, a praia do Porto das Dunas, na cidade de Aquiraz, é uma das que mais devem receber foliões durante o feriado. No Porto das Dunas, uma arena, montadaa 500 metros da entrada do Parque Aquático Beach Park, receberá as atrações. Durante as tardes, sempre das 15 às 18 horas, terá concentração do bloco Sheriff com grupo Pagode dos 14. À noite, os shows serão de Simone & Simaria, Bandana e Forró Real no sábado (1°), Oito7 Nove4, Matheus Fernandes e Forró do Bom no domingo (2), Wesley Safadão & Garota Safada, Forró do Movimento e Matheus Fernandes na segunda-feira (3) e Bonde do Tigrão, Samyra Show & Forró 100% e Lagosta Bronzeada na terça-feira (4).

Quixadá
A programação do Carnaval de Quixadá, no Sertão Central, será na Praça José de Barros, a partir das 19h. No sábado (1°), terá Forró Nota 10, Black Banda e Bandana. No domingo (2), Forró Nota 10, Black Banda e Rafaela Manville. Na segunda-feira (3), Forró Nota 10, Black Banda e Bota pra Moer. Na terça-feira (4), Forró Nota 10, Black Banda e Forró Balancear.

Várzea Alegre
Em Várzea Alegre, na Região do Cariri, os tradicionais desfiles de escolas de samba e blocos serão no calçadão do Parque Cívico, a partir das 18h. Os shows serão no Parque Cívico São Raimundo Nonato, a partir das 21h. Na sexta-feira (28), se apresentarão Forró Arrochado, Puro Prazer e Chica Boa. No sábado (1°), shows com Banda Mel, Forró do Bom e Xexéu. No domingo (2), shows com Simone e Simária, Beto Barbosa e Bandana. Na segunda-feira (3), com Forró 100%, Prabalá e Sonho de Verão. Na terça-feira (4), tem show de Forró Real, Bota pra Moer e Axé Meu Rei.

AUTOR: G1/CE

PROFESSORA PRESA IA MONTAR BOCA DE FUMO EM TRIBO INDÍGENA, DIZ POLÍCIA

Quatro quilos de maconha, celulares e um caderno com uma lista de nomes foram apreendidos.(Foto: TV Liberal/ Glaydson Castro)

Uma professora de ensino fundamental foi presa nesta quinta-feira (27) suspeita de tráfico de drogas em Altamira, sudoeste do Pará. Com ela, foram apreendidos quatro quilos de maconha, uma arma de fogo calibre 32 e munição. 

De acordo com a polícia, a suspeita pretendia abrir um ponto de tráfico em uma comunidade indígena assurini, às margens do rio Xingu. Ela nega envolvimento com o crime.
Haxixe também foi flagrado em mudança de professora. (Foto: TV Liberal/ Glaydson Castro)

“Ela alugou uma casa na comunidade e estava fazendo a mudança para lá quando demos o flagrante. Acho que ela pretendia mudar de ramo, mas se deu mal”, diz o delegado Lindoval Ferreira Borges. A prisão ocorreu após denúncia anônima.

A mulher, de 43 anos, é de Urberlândia (MG). Ela foi presa junto com o motorista que dirigia o caminhão com a mudança, e ele também negou participação no tráfico de drogas. Em meio aos objetos da casa que estavam no veículo, foram encontrados ainda um balança de precisão, papéis para embalar a droga e um caderno com uma lista de nomes de possíveis clientes. 

Um quilo de haxixe que estava sendo utilizado para disfarçar o cheiro da droga também foi apreendido.
Vinda de Uberlândia, professora foi detida em Altamira. (Foto: TV Liberal/ Glaydson Castro)

Segundo a polícia, a professora teria dito que a droga havia sido plantada, e que não viu quem teria colocado a droga, a arma de fogo e os demais materiais no meio de seus pertences, que estavam em cima do caminhão na hora da mudança.

Ainda de acordo com os policiais, tanto o motorista do caminhão quando a professora foram indiciados por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, e podem ser condenados a 18 anos de cadeia.

AUTOR: G1/PA

MENINO DE 3 ANOS MORRE APÓS PAREDE DESABAR SOBRE CASA EM ITIRAPINA (SP)

Parede de barracão caiu sobre casa em Itirapina durante chuva forte (Foto: Luis Corvini/EPTV)

A parede de um barracão desabou sobre uma casa e provocou a morte de um menino de 3 anos e deixou outro de 2 ferido, na noite desta quinta-feira (27), em Itirapina (SP). O vento forte durante uma chuva pode ter causado o acidente, segundo o Corpo de Bombeiros.
Bruno morreu após parede de barracão desabar (Foto: Alcidino Rodrigues Souto/Arquivo Pessoal)

De acordo com a Polícia Militar, o acidente aconteceu por volta das 19h na Rua Cinco, no Bairro Monte Alegre. A parede de um barracão em construção desabou sobre a casa que fica ao lado, atingindo dois cômodos. As crianças.estavam em um deles. Ambas foram socorridas, mas Bruno Eduardo dos Santos chegou morto ao Hospital São José, em Itirapina.

O outro menino, Adrian Correia dos Santos, sofreu um ferimento na cabeça e foi levado para o Pronto-Socorro de Rio Claro para exames. O estado de saúde dele é estavel. As mães das crianças e a tia de uma delas também estavam na casa. Uma delas teve ferimentos leves e a outras não se feriram.

O Corpo de Bombeiros informou que a causa da queda da parede pode ter sido o forte vento, mas a Perícia Técnica deve apontar os motivos. A área foi isolada e a casa e deve ser avaliada pela Defesa Civil. Os bombeiros acreditam que a residência está condenada.
Desabamento de parede sobre casa deixou uma criança morta e outra ferida (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)

AUTOR: G1/SP

CARNAVAL!!! INTERIOR DO CEARÁ TERÁ REFORÇO DE 2,8 MIL POLICIAIS MILITARES

O Plano Operacional Carnaval 2014 foi divulgado, ontem, em coletiva à imprensa na sede do órgão. Na ocasião, foi informado que o efetivo policial foi distribuído de acordo com a demanda e a proporção da festa em cada município FOTO: BRUNO GOMES

Para garantir a segurança neste Carnaval, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disponibilizará efetivo extra de 2.888 policiais militares em todo o Estado, 400 a mais do que no ano passado. O Plano Operacional Carnaval 2014 foi divulgado, ontem, em coletiva à imprensa na sede do órgão. O efetivo foi distribuído de acordo com a demanda e a proporção da festa em cada município. Beberibe, por exemplo, um dos destinos mais procurados, receberá reforço de 178 policiais militares, Aracati 141, Paracuru 141, Cascavel 79, Camocim 50, Presídio 41 e Guaramiranga 20.

A operação envolve, ao todo, 4.479 homens, sendo 2.888 da Polícia Militar, 702 do Corpo de Bombeiros, 664 da Polícia Civil, 95 da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), 85 da Perícia Forense do Estado (Pefoce) e 45 da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) e Coordenadoria Inteligência (Coin). Além disso, contará com 464 veículos, sendo 250 da Polícia Militar, 92 da Polícia Civil, 85 do Corpo de Bombeiros, sete veículos e quatro aeronaves do Ciopaer, que ficarão em Iguatu, Aracati, Sobral e Fortaleza. "Eles ficarão nesses pontos estratégicos para, no caso de necessidade, estarem em no máximo uma hora no local da ocorrência", esclarece.

Wilemar Rodrigues Júnior, secretário adjunto da SSPDS salienta que o serviço ordinário permanecerá normalmente com os trabalhos. Para dimensionar o quantitativo, o gestor explica que foi avaliada a demanda de todos os municípios. "Na nossa concepção é um efetivo suficiente para que a gente tenha um carnaval tranquilo", assegura.

Mesmo nos municípios onde a festa de Carnaval foi cancelada pelas prefeituras, a SSPDS manterá o efetivo de policiais. "Não vai ter o Carnaval promovido pelas prefeituras, mas certamente existirá alguma espécie de folia, por isso vamos manter os homens da Polícia Militar e, se for o caso, da Polícia Civil. O objetivo é garantir a segurança dos foliões". O secretário adjunto apela para que cada folião faça a sua parte brincando o período momino com responsabilidade.

Afogamentos

Com os excessos em bebidas alcoólicas, outra grande preocupação é com os afogamentos. João Carlos de Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros do Ceará informa que o efetivo da corporação foi otimizado, distribuído em todo o litoral cearense, que vai de Icapuí à Camocim.

"O reforço será naqueles municípios que costumam organizar grandes festas de Carnaval", afirma. Como os mananciais não estão com grande aporte de água, o efetivo será direcionado principalmente para o litoral.

No caso de crianças perdidas, pulseiras serão distribuídas pelo Corpo de Bombeiros para facilitar que seus pais as encontre. "Sempre reforçamos que os pais são os melhores guarda-vidas de seus filhos", destaca o comandante. Só na Capital, acrescenta, o efetivo do Corpo de Bombeiros será reforçado por 85 homens.

Para quem vai viajar, outro alerta que se faz é sobre a perigosa combinação de álcool e direção, que se configura em infração gravíssima, sob pena de multa e suspensão do direito de dirigir, além de retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado, e recolhimento do documento de habilitação.

AUTOR: DN

POLÍCIA DEFLAGRA AÇÃO CONTRA CRIMES, EM SOBRAL (CE)

A operação teve início cumprindo mandados de prisão de todas as Varas Criminais da Comarca de Sobral Wellington Macêdo
Os bairros onde ocorreram abordagens foram Sumaré, Terrenos Novos e Vila União. Homicidas e traficantes estão entre os capturados pela Polícia.

Sobral. Uma operação especial conjunta das Polícias Civil e Militar resultou na prisão de sete acusados de crimes em Sobral. A ação ocorreu em cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão e foi seguida por uma reunião entre as autoridades de Segurança e o prefeito, para tratar sobre a insegurança no Município. Entre segunda e quarta feira, foram registrados cinco homicídios, entre eles, a execução do empresário do ramo imobiliário Jean Feijó.

Segundo o delegado Regional de Sobral Junior Vieira, o resultado da operação foi avaliado como positivo. A operação conjunta reuniu mais de 30 policiais de Sobral, Granja, Varjota e Camocim na manhã de ontem.

Os principais delitos cometidos pelos acusados procurados durante a operação estão homicídio e tráfico de drogas. Existem ainda busca por foragidos da Justiça. A operação é a primeira das ações a serem desencadeadas pelas autoridades de Segurança e serão permanentes.

Os presos foram encaminhados à Cadeia Pública. "A operação iniciou cumprindo mandados de todas as Varas Criminais da Comarca, e hoje marcou o inicio desse trabalho contínuo que engloba ainda blitz constantes e cumprimento de novas ordens judiciais. Hoje ocorreu apenas dentro do Município (Sobral), mas será levado a outras cidades posteriormente", explica o delegado.

Os bairros onde ocorreram abordagens foram Sumaré, Terrenos Novos e Vila União. O perfil de procedimentos por parte da policia tem destaque para os que envolvem adolescentes com atos infracionais como roubo e tráfico de drogas. "Faço questão de ressaltar ainda de alguns com infrações de homicídio doloso, que tem se destacado dentro da cidade de Sobral".

Empresário

Sobre o homicídio do empresário, o delegado explica que as investigações estão sendo feitas de modo sigiloso e o carro usado pelos acusados para a prática do crime já foi identificado. A execução ocorreu por volta das 15h de quarta feira no bairro Campo dos Velhos e Jean foi atingido duas vezes com uma arma de fogo, sendo que o segundo tiro acertou o empresário na cabeça sendo fatal. "O calibre da arma também foi identificado como sendo uma pistola Ponto 380".

Ele explica que o crime tem características de execução, assim como os quatro que ocorreram nessa semana. Um funcionário acompanhava o empresário.

As testemunhas relataram que a vitima havia saído de seu veículo para visitar uma de suas construções quando foi abordado por quatro homens que estavam em um carro preto. O primeiro tiro acertou o braço e causou uma tentativa de fuga por parte do empresário, que acabou correndo e caiu no chão, quando o segundo tiro foi desferido na cabeça. Ninguém foi preso. O enterro aconteceu na tarde de ontem e reuniu mais de 300 pessoas, entre familiares e amigos de Jean.

O delegado disse que os depoimentos oficiais ainda não foram colhidos. Serão ouvidos família, funcionários e amigos. A investigação será conduzida pelo delegado Municipal.

Campanha

A onda de crimes tem assustado a população. Em três dias foram cinco homicídios. Nas redes sociais, uma campanha teve início, com diversos internautas sobralenses aderindo e trocando suas fotos pelo selo da campanha.

O delegado Júnior Vieira esteve em reunião durante toda a tarde de ontem com os órgãos municipais de Segurança, além do Prefeito Veveu Arruda e o chefe de Gabinete Luciano Filho, para tratar da situação de insegurança do Município. "Para o Carnaval, por exemplo, iremos realizar blitz e rondas em parceria com o Detran e Policia Militar", afirmou o delegado.

AUTOR: DN

MULHER VIVE MOMENTOS DE TERROR AO VIRAR REFÉM DE ADOLESCENTES

Os inspetores conseguiram prender dois jovens e apreender um adolescente. Além disso, recuperaram parte do material roubado da vítima ÉRIKA FONSECA

Uma mulher (identidade preservada) viveu momentos de "terror" nas mãos de dois adolescentes durante um sequestro relâmpago, ocorrido na noite da última quarta-feira (26), na comunidade do Pau Fininho, no bairro Papicu.

A vítima, que é gerente executiva de uma associação, foi abordada em seu veículo quando passava pelas imediações do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Ela revelou que passou mais de uma hora sob a mira de um revólver, sendo ameaçada de morte enquanto tinha seus pertences roubados pelos assaltantes.

A gerente contou que trafegava em seu veículo, um Fiat Uno, nas imediações do HGF, quando precisou reduzir a velocidade do carro para realizar uma manobra e foi surpreendida com os dois adolescentes, um deles armado com um revólver.

Ameaça de morte

Enquanto tinha um revólver na direção da sua cabeça e seus pertences roubados, - um aparelho celular, relógio, colar de ouro, alianças, som do carro e três bolsas com cartões de créditos, documentos além de folhas de cheques, - a vítima foi obrigada a guiar seu carro até a comunidade do Pau Fininho, local que os adolescentes teriam escolhido para executar a vítima.

No entanto, após convencer os acusados a não atirar, a gerente foi liberada e, na manhã de ontem, registrou Boletim de Ocorrência no 15º DP (Cidade 2000). Após a comunicação do crime, os inspetores Marcos Flávio e Jefferson Lemos, saíram em busca dos suspeitos e apreenderam um adolescente de 15 anos, que participou do sequestro. Em sua residência foram encontrados parte dos pertences da vítima, além de duas balanças de precisão e uma pequena quantidade de cocaína.

Foram presos também dois homens que teriam comprado os objetos roubados: Israel Rodrigues Nascimento,19; e Leonardo Rodrigues da Silva,22.

Com forme o delegado titular do 15º DP, Hélio Marques, o segundo adolescente já foi identificado e está sendo procurado. De acordo com delegado, ambos são conhecidos por praticarem assaltos na região.

AUTOR: DN

OPERAÇÃO POLICIAL RESULTA EM 8 PRESOS E ARMAS APREENDIDAS, EM CANINDÉ, (CE)

Em uma casa, a Polícia encontrou entre as armas, duas espingardas calibre 12, dois revólveres, munições, coletes e artefatos explosivos WELLINGTON LIMA

Canindé. Um trabalho conjunto batizado de ''Operação Controlada'' realizado no bairro da Palestina, na manhã de ontem, por agentes da Polícia Civil e Força Tática de Apoio (FTA) de Canindé, resultou na prisão de oito pessoas, e na apreensão de veículos, armas e artefatos explosivos.

O trabalho foi resultado do cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pelo juiz da 1ª Vara da Comarca de Canindé na residência de Francisco de Assis da Silva localizada na Rua José Veloso Jucá, no bairro da Palestina próximo à Estátua de São Francisco.

Escopetas

No local a Polícia encontrou duas espingardas calibre 12, uma delas de cano duplo, uma espingarda calibre 20, uma calibre 36 e uma carabina calibre 38, além de dois revólveres calibre 38, munições, coletes balísticos, e detonadores de explosivos. Sete pessoas e o dono da casa foram presos e autuados em flagrante, na Delegacia Regional de Polícia Civil. Além do armamento, dois veículos uma S-10 de cor azul placas HUT - 4544 e uma Moto Fan de cor vermelha - placa NQM - 0540 também foram apreendidos

Os presos foram identificados como José Ribamar Bandeira Filho, 40; Francisco Antônio dos Santos Barros, 31; Antônio Joab Viana Barbosa de Oliveira, 18; Francisco de Assis da Silva, 46; Sidney dos Santos Cardoso, 24; Dorivan da Conceição, 27; João Igor de Sousa Lourenço, 18; e Antônio Valdeci Alves Costa.

Segundo o delegado Amando Albuquerque, o grupo já era investigado há seis meses e é suspeito de vários homicídios registrados no Município. "O trabalho é fruto da inteligência policial", explicou Albuquerque.

AUTOR: DN

GUARDA MUNICIPAL É BALEADO NO GONZAGUINHA, EM FORTALEZA (CE)

Um inspetor da Guarda Municipal de 47 anos foi vítima de uma tentativa de assalto e acabou sendo baleado, em seu posto de serviço, no Hospital Distrital Gonzaga Mota (Gonzaguinha de Messejana). O crime aconteceu por volta das 13h de ontem.

De acordo com a Polícia, dois homens teriam entrado na unidade hospitalar procurando pelo guarda. Na recepção, um deles rendeu uma agente que também trabalhava no local.

Ao perceber a situação, o inspetor travou luta corporal com um dos suspeitos que tentou roubar o revólver de calibre 38 dele. Houve troca de tiros e o inspetor acabou sendo baleado na coxa direita. O guarda foi levado para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro).

Os atendimentos na unidade de saúde foram suspensos no período da tarde. A Polícia vai verificar as imagens do circuito interno de câmeras para tentar identificar os suspeitos que fugiram em um veículo.

AUTOR: DN

HOMEM É ASSASSINADO NO MUCURIPE, EM FORTALEZA (CE)

Homicídio
Mucuripe

Um homem, ainda sem identificação, foi assassinado, na manhã de ontem, na Rua João Arruda, na comunidade Saporé, no Mucuripe. Ele levou uma facada na garganta. A acusada do crime é uma mulher. Os dois bebiam e, após uma discussão, ela desferiu o golpe

Presídios
Sejus garante visita aos presos no Carnaval

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará informou, ontem, o esquema de segurança e reforço nas unidades prisionais para o período de Carnaval. A Sejus afirmou, em nota, assegurar a custódia dos internos e a segurança dos servidores e as visitas de familiares às unidades prisionais.

Assaré
Homem é preso com drogas na Cueca

Um homem foi preso, em Assaré (distante 380Km de Fortaleza), com 28 papelotes de maconha escondidos na cueca. Antonio Cléber Evangelista da Lima, 22, foi detido por policiais portando a droga nas suas partes íntimas na madrugada de ontem. Manoel será indiciado por pelo crime de tráfico de drogas.

AUTOR: DN

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

HOMEM É PRESO POR DISPARO EM VIA PÚBLICA, EM TIANGUÁ (CE)

Ontem, 26/02 por volta de 20h, no bairro Frecheiras do Meio, periferia de Tianguá, foi preso o indivíduo, RONALDO MOURA DA COSTA, 37 anos, residente no bairro Frecheiras do Meio. 

O mesmo cumpre pena na Cadeia Pública de Tianguá, em regime semiaberto, e portando uma arma de fogo, realizou dois disparos contra o portão da residência do Sr. FRANCINILDO DA SILVA AGUIAR, 32 anos, casado, pedreiro, natural de Coreaú-CE, residente no bairro Frecheiras do Meio, Tianguá. 

A composição da RD-2770, (CB PM VILMAR e SD PM BRITO), foi acionada, fizeram diligências e obtiveram êxito, prendendo o suspeito, porém a arma não foi encontrada com o mesmo. 

O suspeito foi conduzido para a DPC de Tianguá, onde foi autuado no Art. 15 da Lei do Desarmamento.

COLABOROU: SD PM GOMESAUTOR: TIANGUÁ AGORA

ORDENS PARA ATAQUES À BANCOS PARTIA DE DENTRO DOS PRESÍDIOS

Durante as investigações da Polícia Federal na Operação Santo Antônio, que recebeu este nome por ter sido iniciada na cidade de Campo Maior que tem este santo como padroeiro, foi constatado que algumas ligações telefônicas efetuadas pelos acusados partiam de dentro do sistema prisional do Piauí, principalmente da Casa de Custódia. 

Na madruga de hoje (27), a PF cumpriu os oito mandados expeditos e efetuou uma prisão em flagrante por porte de arma.
Sete dos oito mandados eram destinados a pessoas que se encontravam detidas na Casa de Custódia e no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão. Estes eram, segundo a PF, os responsáveis por comandar as ações da quadrilha no Piauí e nos outros Estados do Nordeste. Desde setembro, os acusados vinham sendo monitorados.

Ainda segundo o delegado Reinaldo Camelo, a quadrilha tem envolvimento direto com o bando do Velho Zeza, preso em junho do ano passado acusado de comandar o tráfico de drogas no Piauí e em outros Estados do Nordeste. “É um grupo bem estruturado que atuava em outros estados e foi o responsável por quase todas as explosões em caixas eletrônicas no interior do Piauí”, afirmou. Ele diz ainda que uma parte do grupo preso em junho já se encontrava em liberdade e tinha participação direta nas últimas ocorrências.
Os agentes da PF realizaram diligências na residência onde vivia o Velho Zeza, localizada no bairro Lourival Parente e conhecida como “Mansão do Tráfico”, mas não encontrou nada que comprovasse a ação do bando no interior.
Ações relacionadas

O delegado Reinaldo Camelo informou que foi após o roubo aos Correios de Amarante, as polícias Civil e Federal perceberam que estavam monitorando o mesmo grupo que atacava instituições federais no interior e seguiram a mesma linha de investigação.

O delegado Lucci Keyko, do Greco, informou que, além dos presos pela PF foram detidas mais seis pessoas pela Polícia Civil do Estado, sendo três em Teresina e as outras três nos estados da Bahia e Pernambuco. Todas elas serão trazidas para o Piauí para os procedimentos legais e depois transferidas para os sistemas prisionais de seu Estado de Origem.

O coordenador do GRECO, delegado Menandro Pedro, informou que a Operação Santo Antônio, PF e a ação do a Polícia Civil estão relacionadas, embora os dois órgãos não estejam agindo em conjunto.

Na manhã de ontem (26), uma equipe do Greco esteve no município de Campo Maior onde cumpriu mandados de busca e apreensão, mas ninguém foi preso.

Estrutura da quadrilha

A Polícia Federal disse que o bando tinha várias articulações nos Estados da Bahia, Maranhão e Piauí e que boa parte das dinamites usadas na explosão dos caixas eletrônicos era conseguida em Pernambuco. A armamento, segundo o delegado Reinaldo Camelo, era pesado e eles possuíam um esquema bem estruturado de comunicação interna com pontos de apoio em várias idades diferentes.

AUTOR: PORTAL O DIA/Fotos: Jailson Soares / O Dia

SAXOFONISTA DO 'BONDE DO MALUCO' É ACHADO MORTO EM SÃO PAULO

Saxofonista do Bonde do Maluco morre em SP (Foto: Divulgação)

O músico Allan Dantas, 32 anos, saxofonista da banda Bonde do Maluco, foi encontrado morto na Rua São Brás, no centro de São Paulo, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (27) pela assessoria de imprensa. Ele estava sumido há quatro dias e familiares faziam buscas em hospitais e delegaciais. O reconhecimento do corpo foi realizado na quarta-feira (26), no Instituto Médico Legal (IML) do Hospital das Clínicas de São Paulo. Não há informações sobre o motivo do crime.

O corpo de "Japa", como era conhecido, tem marcas de degola. "Estamos chocados. A família está desesperada. Como alguém pode ser tão cruel?”, afirmou o vocalista Leonardo Henrique. A assessoria de imprensa aponta que Dantas desapareceu no bairro Santana, zona norte da cidade, depois da comemoração do nascimento de sua filha com os amigos no sábado (22).

O Bonde do Maluco, que tem a música "Abre, Abre" como um dos sucessos, divulgou nota de pesar. "Uma pessoa alegre, brincalhona e um profissional dedicado que sempre contribuiu para o sucesso em nossas apresentações. Pedimos que as pessoas tenham mais amor no coração. Não aguentamos mais essa violência que expande pelo país. Vamos dar um basta e viver rodeado de paz e tranquilidade".

Allan Dantas nasceu em Alagoinhas, interior da Bahia, e integrou a banda de arrocha "Latitude 10", de Madre de Deus, na região metropolitana de Salvador. Ele se preparava para participar com o Bonde do Maluco do carnaval do Maranhão.

AUTOR: G1/SP

CARNAVAL É CANCELADO EM MAIS 2 MUNICÍPIOS DO CEARÁ

Às vésperas do feriado de Carnaval mais dois municípios confirmaram o cancelamento das festas financiadas com a verba pública. São eles: Quixadá e Icapuí. Com a desistência dessas duas cidades chega a 13 o total de festas canceladas.

Na cidade de Icapuí, o Município comunicou oficialmente ao Ministério Público do Estado na quarta-feira (26) que atenderá a recomendação do órgão. Em ofício enviado ao MP, o prefeito, Jerônimo Reis informou o cancelamento da licitação referente ao Carnaval e anunciou que até sexta-feira (28) pagaria a maior parte das dívidas com os servidores. No último dia 17, o promotor de Justiça Adriano Jorge Pinheiro Saraiva havia recomendado para o prefeito, Jerônimo Reis, que o Executivo municipal pagasse até o dia 24 todos os salários atrasados para que ocorressem os festejos. Alguns trabalhadores estão com salários atrasados há mais de seis meses.

Já em Quixadá, o prefeito João Hudson Rodrigues Bezerra, acatou na tarde de quarta-feira (26) a solicitação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e atribuiu a falta dos recursos Federais e Estaduais para o fomento a festa popular, assim, impossibilitando o município a arcar com todas as despesas.

Em nota, a Prefeitura de Quixadá informou que o Carnaval na cidade será realizado a partir de recursos da iniciativa privada e com a organização dos blocos carnavalescos de Quixadá. "Toda a estrutura do evento foi renegociada entre os presidentes dos blocos e os fornecedores, as atrações recém contratadas pelo município foram canceladas, assim não gerando nenhum ônus ao município de Quixadá". A Prefeitura se comprometeu em ajudar o Carnaval, garantindo toda a estrutura de apoio para os foliões de Quixadá.

Até o momento, a participação do executivo municipal nos preparativos das festas de Carnaval já foi cancelado nos municípios de Choró, Santa Quitéria e Jaguaretama, Caucaia, Solonópole, Umirim, Maranguape, Aurora, Farias Brito, Barro, e Hidrolandia.

TCM solicita detalhes dos gastos do Carnaval

Na última segunda-feira (24), O TCM solicitou a 44 municípios do Estado que detalhem os gastos com o Carnaval 2014. Até a manhã desta quinta-feira (27), 25 municípios apresentaram esclarecimentos sobre os gastos ao TCM. A solicitação ocorreu após uma fiscalização nos municípios que registraram licitações no Diário Oficial e que estão com problemas de abastecimento de água. O detalhamento irá verificar se os municípios solicitados estão cumprindo a legislação para os eventos e a viabilidade econômica-financeira das despesas previstas.

Os municípios notificados foram Acopiara, Apuiares, Aracati, Aracoiaba, Banabuiu, Beberibe, Brejo Santo, Camocim, Carnaubal, Cascavel, Catunda, Granja, Ibiapina, Itaiçaba, Itarema, Jaguaretama, Jaguaruana, Jati, Maracanaú, Mauriti, Milha, Nova Russas, Ocara, Orós, Pacajus, Palhano, Paraipaba, Paracuru, Quixada, Quixeramobim, Quixeré, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, São Benedito, Senador Sá, Sobral, Solonópole, Tauá, Tianguá, Trairi, Ubajara, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.

AUTOR: DN

TRAGÉDIA EM ARARIPE (CE), MOTO CAI SOBRE CRIANÇA DE 4 ANOS QUE MORRE 2 DIAS DEPOIS

Imagem da cidade de Araripe (Foto: Ilustrativa)

Uma tragédia aconteceu na zona rural de Araripe, onde uma criança morreu após a moto do pai cair por sobre a mesma. O acidente aconteceu na última segunda-feira, mas a vítima só veio a óbito nesta quarta-feira em um dos leitos do Hospital Santo Antonio de Barbalha. Antes, Pâmela Lorrane da Silva, de apenas 4 anos, já tinha passado pelo Hospital Lia Loiola de Alencar de Araripe.

As informações são de que a moto se encontrava estacionada quando a menina se aproximou da mesma e tentou subir sozinha no veículo. Este pendeu para um lado e caiu sobre a criança. Diante do barulho, familiares correram e se depararam com a situação quando recolheram Pâmela e a levaram ao hospital do município com escoriações pelo corpo e machucada.

Diante da suspeita de traumatismo craniano, a garota terminou transferida para Barbalha vindo a falecer dois dias depois. Ela residia no Sítio Serra dos Felicianos na zona rural de Araripe e o corpo foi trazido para ser necropsiado no IML (Instituto Médico Legal) de Juazeiro. Ontem mesmo foi devolvido à família afim de providenciar o sepultamento.

AUTOR: MISÉRIA

POLÍCIA MILITAR DE SÃO BENEDITO (CE), PRENDE QUADRILHA DE ASSALTANTES

Polícia de São Benedito desarticula quadrilha de assaltantes vindos da cidade de Novo Oriente.

Depois de um trabalho do Pelotão Policial Militar de São Benedito-CE, no bairro do Chora, na terça feira, (25-02), por volta das 15 horas, foi Presa uma quadrilha de assaltantes de Novo Oriente, segundo informações a quadrilha é liderada por FRANCISCO REGINALDO ALVES DE ANCHIETA "Reginaldo", este com dois Mandados de Prisão das cidades de Ipú e Ibiapina, o qual encontra-se foragido, os três das fotos são:

FÁBIO ALVES DO NASCIMENTO (Camisa Verde), FRANCISCO RAFAEL ALVES PATRÍCIO "Rafael" (Moreno) e MAXMILIANO REINALDO MENDES "Marujo" (Alvarento), todos de alta periculosidade, os quais faziam assaltos em toda a Serra da Ibiapaba. 

Os mesmos foram autuados em flagrante por Porte Ilegal de Armas, Formação de Quadrilha e Receptação, são várias as vítimas (Comerciantes) que foram assaltadas pelos mesmos. Fábio, Rafael e Marujo, já são conhecidos das polícias de Crateús, Novo Oriente e Nova Russas, outras informações dão conta de que Reginaldo levava as motos tomadas de assalto para Novo Oriente.
AUTOR: Diassis Lira, com informações da Polícia de São Benedito
Imagens: PM de São Benedito

JOVEM É PRESO COM MACONHA NA CUECA, EM ASSARÉ (CE)

Jovem foi preso com 28 papelotes de maconha (Foto: Agência Miséria)

Um homem de 22 anos foi preso nesta quarta-feira (26) em Assaré, no interior do Ceará, droga escondida na cueca. Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi preso após denúncia anônima com 28 papelotes de maconha e vai responder por tráfico de droga.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, o suspeito iria vender a droga em Assaré e soube, por meio de denúncia, que ele viajava para a cidade em um micro-ônibus. A polícia interceptou o veículo e confirmou a presença da droga após revista.

O suspeito é natural de Goiânia e reside no interior do Ceará há dois anos. Além da maconha, a polícia apreendeu R$ 56 e um celular, em que havia mensagens de encomenda de droga, segundo policiais. O suspeito está preso na Delegacia de Assaré.

AUTOR: G1/CE

JUSTIÇA BLOQUEIA VERBA PARA REALIZAÇÃO DO CARNAVAL DE MORADA NOVA (CE)

Liminar bloqueia valor destinado à festa de Carnaval (Foto: Prefeitura de Morada Nova/Divulgação)

A Justiça bloqueou nesta quinta-feira (27) R$ 654.400 mil das contas do município de Morada Nova, no interior do Ceará, que seriam usados para pagar a festa de Carnaval da cidade.

A decisão aceitou o pedido do Ministério Público, que defende que a cidade deve usar os recursos para questões que considerada prioritárias, como a "precariedade" do serviço de coleta de lixo e a necessidade criação de uma casa para acolhimento institucional de crianças e adolescentes em situação de risco.

A Prefeitura de Morada Nova afirma que tem condições de realizar as festa de Carnaval. Segundo a prefeitura, o investimento destinado aos festejos não compromete a verba destinada às questões prioritárias do município, como educação e saúde pública.

No início da semana, a Justiça havia suspendido o Carnaval de Santa Quitéria, alegando que a cidade deveria usar recursos para amenizar os efeitos da estiagem, que afeta a cidade há mais de dois anos.

Com a decisão da juíza Gerana Celly, o valor de R$ 654.400 mil fica congelado por 30 dias. O mérito da decisão ainda será julgado e cabe recurso. A juíza determinou ainda que a prefeitura não utilize o recurso bloqueado, sob pena de multa diária de R$ 100 mil, a ser paga pessoalmente pelo prefeito da cidade.

"a prioridade das políticas alinhadas deve ter preferência com relação a uma despesa para custeio de festa carnavalesca, embora esta magistrada reconheça a importância do Carnaval como elemento cultural do povo brasileiro", diz a juíza Gerana Celly, em sua decisão.

R$ 23 milhões em shows no interior
Cerca de R$ 23 milhões serão gastos por prefeituras do interior do Ceará com festas de Carnaval, segundo o Tribunal de Contas dos Municípios. O Tribunal questiona os valores, principalmente nas cidades que sofrem com a seca prolongada, e sugeriu a suspensão dos investimentos.

Em algumas das cidades apontadas pelo Tribunal, o Carnaval será milionário. Em Acopiara, no Centro Sul do Ceará, a prefeitura investiu R$ 1,4 milhão para os quatro dias de Carnaval. O símbolo da festa é um caldeirão gigante, que vai servir milhares de litro de caldo para "curar a ressaca" dos foliões na Quarta-feira de Cinzas. A cidade sofre com os efeitos da estiagem há mais de dois anos e decretou estado de emergência por conta da falta de chuva.

AUTOR: G1/CE

GUARDA É BALEADO EM TENTATIVA DE ASSALTO EM HOSPITAL DE FORTALEZA (CE)

Guarda Municipal foi baleado na perna (Foto: Daniel Queiroz/Arquivo pessoal)

Homens balearam um guarda municipal ao tentar levar a arma dele no início da tarde desta quinta-feira (27) no Hospital Gonzaguinha de Messejana. De acordo com a Comando de Policiamento da Capital (CPC), os assaltantes fugiram e o guarda municipal foi socorrido para o Frotinha do mesmo bairro. Ninguém foi preso.

Segundo a polícia, pelo menos dois homens entraram na unidade hospitalar, abordaram o vigilante no corredor de acesso à maternidade e anunciaram o assalto. O guarda entrou em luta corporal com um dos assaltantes e foi atingido. Segundo o comandante da área, major Eudácio Aragão, a arma foi apreendida e encaminhada para a delegacia da região.

Na sexta-feira (21), um paciente com antecedentes criminais foi baleado dentro do hospital Frotinha da Parangaba na tarde desta sexta-feira (22). A esposa que estava perto, também foi atingida na perna. Um vídeo mostrou o homem deitado no chão da unidade minutos depois dos disparos.
Guarda é baleado em tentativa de assalto em hospital de Fortaleza (Foto: Marcélio Bezerra/TV Verdes Mares)

AUTOR: G1/CE

POR 6 A 5, SUPREMO ABSOLVE DO CRIME DE QUADRILHA DIRCEU, GENOINO E MAIS 6

Ministros do STF durante a sessão que votou os embargos infringentes do crime de formação quadrilha (Foto: Nelson Júnior / STF)

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (27), por seis votos a cinco, absolver do crime de formação de quadrilha o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-presidente do PT José Genoino e outros cinco condenados no processo do mensalão do PT, entre eles ex-dirigentes do Banco Rural e o grupo de Marcos Valério.
A decisão foi tomada no julgamento dos recursos chamados "embargos infringentes", apresentados pelos oito condenados, que o Supremo começou a analisar na semana passada e conclui nesta quinta.

A apreciação dos recursos por formação de quadrilha não altera as condenações dos réus do mensalão pelos demais crimes.

Os seis ministros que votaram pela absolvição (Rosa Weber, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Teori Zavascki) entenderam que não ficou configurada a quadrilha. Segundo a interpretação desses ministros, apesar de os oito terem cometido crimes conjuntamente, não formaram uma associação criminosa com o objetivo específico de cometer crimes.
Cinco ministros (Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Joaquim Barbosa) defenderam que houve a formação de uma quadrilha para desviar recursos públicos e fraudar empréstimos com a finalidade de pagar propina a parlamentares que apoiassem o governo federal nos primeiros anos da gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar de votar pela manutenção das condenações, Marco Aurélio Mello ressalvou que era necessário reduzir as penas.

Como ficam as penas
Presos em novembro do ano passado por outros crimes dos quais não tinham mais possibilidade de recorrer, os oito condenados não tinham começado a cumprir a punição por formação de quadrilha – à espera do resultado dos recursos.

Se a decisão sobre o recurso não fosse favorável a eles, Dirceu e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares migrariam para o regime fechado porque as penas aumentariam. Absolvidos pelo crime de quadrilha, permanecem no regime semiaberto, pelo qual é possível pedir para deixar o presídio durante o dia para trabalhar. Delúbio Soares já tem um emprego na Central Única de Trabalhadores (CUT). Dirceu aguarda autorização judicial de trabalho externo.

A situação de José Genoino, ex-presidente do PT, que atualmente se encontra em prisão domiciliar por motivo de saúde, não se alteraria. Qualquer que fosse o resultado do julgamento, ele permaneceria no semiaberto.

Os ex-dirigentes do Banco Rural José Roberto Salgado e Kátia Rabello, o "operador" do mensalão Marcos Valério e os ex-sócios dele Ramon Hollerbach e Cristiano Paz permanecem no regime fechado mesmo com a decisão do Supremo de absolvê-los por formação de quadrilha.

Pela absolvição
Ao votar na manhã desta quinta, Rosa Weber afirmou que mantinha a posição adotada durante o julgamento em 2012, de que os réus cometeram delitos juntos, mas não se associaram com o objetivo específico de cometer crimes, de forma contínua e prolongada. “Eu reconheci que os corréus praticaram juntos delitos. O ponto central da minha divergência é conceitual. Não basta para a configuração desse delito que mais de três pessoas pratiquem delitos. É necessário que esta união se faça para a específica prática de crimes”, disse.

Assim como Barroso, que também não tinha participado do julgamento em 2012, o ministro Teori Zavaski entendeu nesta quinta que as penas fixadas para o delito ficaram muito elevadas e, caso diminuídas para o patamar correto, estariam prescritas.

Para Zavascki e Barroso, os acusados não poderiam mais ser punidos por este crime. Diante disso, os dois ministros decidiram aceitar os recursos dos oito réus para eles ficarem livres da acusação. "A pena-base foi estabelecida com notória exacerbação", defendeu Zavascki.

Na quarta, o voto de Barroso que já indicava as absolvições, irritou o presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa. Ele afirmou que os crimes cometidos no episódio foram "graves" e criticou o colega, dizendo que o voto foi um "discurso político".

Os ministros Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli votaram pelas absolvições, mas não apresentaração argumentação ao plenário.

Pela condenação
O ministro Gilmar Mendes defendeu que ficou comprovada a formação de quadrilha no caso do mensalão do PT. "Os autos revelam que houve, sim, uma realidade autônoma, realidade própria fruto dessa espúria aliança", disse. Mendes também ironizou a posição dos colegas que consideraram a pena muito alta. Ele comparou o caso com o do ex-deputado federal Natan Donadon (sem partido-RO), condenado a 13 anos e 4 meses por formação de quadrilha e peculato. "Se considerarmos os paradigmas, teríamos que dar habeas corpus a Natan Donadon para ser julgado em algum juizado de pequenas causas", disse.

Marco Aurélio Mello destacou que, quando condenou o grupo por formação de quadrilha, se baseou em provas e elementos concretos apresentados pelo Ministério Público. "Nosso pronunciamento se fez a partir da prova. E da prova a meu ver contundente quanto à existência, não de uma simples coautoria, mas quanto à existência do crime de quadrilha”, disse. Apesar de votar para manter as condenações, ele atendeu parcialmente os pedidos dos condenados para reduzir as penas.

Celso de Mello chamou os oito réus de "meros e ordinários criminosos comuns" e classificou de "leniência" a decisão de absolvê-los por formação de quadrilha.

"Tal organização visceralmente criminosa em seu aparato funcional não pode ser lenientemente qualificada por expressão menor de simples concurso de delinquentes. Tem que se designada como quadrilha composta por pessoas comprometidas ao longo de extenso período de tempo com práticas criminosas, que merecem a repulsa do ordenamento jurídico", afirmou.

Último a votar na sessão da manhã desta quinta, o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, afirmou que o resultado do julgamento dos recursos em relação aos crimes de formação de quadrilha foi decorrência de uma maioria "formada sob medida" para mudar decisões tomadas no julgamento principal, em 2012.

"Temos uma maioria formada sob medida para lançar por terra o trabalho primoroso levado a cabo por esta Corte no segundo semestre de 2012. Isso que acabamos de assistir. Isso que acabamos de assistir. Inventou-se um recurso regimental totalmente à margem da lei com o objetivo específico de anular a reduzir a nada um trabalho que fora feito. Sinto-me autorizado a alertar a nação brasileira de que esse é apenas o primeiro passo. É uma maioria de circunstância que tem todo tempo a seu favor para continuar sua sanha reformadora", afirmou Barbosa ao votar.

AUTOR: G1/DF/SP

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics