I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS POLICIAIS DE 30 À 31/01, DA 2ª CIA/3º BPM NA SERRA DA IBIAPABA

TCO POR PORTE DE ARMA BRANCA/TIANGUÁ

Ontem, 30/01, por volta de 09h50, a RD 2772 com o SD BATISTA E SD NAZÁRIO, DO RONDA DO QUARTEIRÃO, foram acionados via 190, para o bairro da Cibrazém, para que fosse abordado um indivíduo que estava de posse de uma faca. 

Ao chegar no local foi abordado: EDGAR BEZERRA DA SILVA- DN 07/01/1948, natural de Tianguá, agricultor, RESIDENTE NO MESMO BAIRRO, O INDIVÍDUO ESTAVA DE POSSE DE UMA FACA TIPO PEIXEIRA E ESTAVA AMEAÇANDO ALGUNS POPULARES QUE TRANSITAVAM PELA RUA, sendo abordado e preso e conduzido para a DELEGACIA REGIONAL DE TIANGUÁ onde foi feito um TCO POR PORTE DE ARMA BRANCA, no art.19 DA LCP.
BOC POR FURTO/TIANGUÁ

Ontem, 30/01, por volta de 10h50 , no Bairro do Aeroporto em Tianguá, foi apreendida a menor: 

M. J. M., DN 19/03/1999, estudante e residente no mesmo bairro. 

Adianto-vos que a menor entrou na residência de: GLAUCIENE ALVES DE ARAÚJO, DN 27/06/1991, levando da residência: 

04 CADEIRAS DE PLÁSTICO, sendo logo após apreendida pela RD 2771 com o SD HENRIQUE, SD ALBUQUERQUE E SD FONTES, e conduzida para a DELEGACIA REGIONAL DE TIANGUÁ onde foi um BOC NO ART.155 DO CPB.

ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA FATAL/IBIAPINA

Ontem, 30/01, por volta de 19h50, NA CE-187, NA SAÍDA DE IBIAPINA-SÃO BENEDITO, foi vitima fatal de queda de moto: 

GENIEL ISAÍAS RODRIGUES BEZERRA-DN 01/01/1979, residente no Sitio Mundo Novo-SÃO BENEDITO.  

A vítima vinha conduzindo uma MOTO HONDA CG TITAN DE COR VERMELHA DE PLACA HYL-2548, vindo a perder o controle do veículo derrapando na pista molhada, sofrendo varias fraturas pelo corpo, chegando a óbito no local do acidente. 

A viatura do destacamento de Ibiapina CP 3452 com o CB PEREIRA, SD BAIA E SD ALISSON, fizeram o deslocamento até o local da ocorrência e acionaram a perícia e rabecão do IML, para que fossem feitos os devidos procedimentos.
ASSALTO A MÃO ARMADA/CARNAUBAL

Ontem, 30/01, por volta de 22h, NA RUA 22 DE JUNHO COM DEPUTADO VICENTE RIBEIRO, CENTRO DE CARNAUBAL-foi assaltado: 

KENNEDY DE SOUZA DAMASCENO-DN 08/05/1993. 

Dois indivíduos não identificados adentraram a residência da vitima de posse de um revólver e passaram a ameaçar de morte o mesmo, fazendo com que ele entregasse o dinheiro a quantia de R$ 1.500,00 e em seguida ateando fogo em vários documentos pertencentes a Farmácia da vitima, foragindo do local tomando destino ignorado. 

A composição do destacamento local RP 3322 com o CB WILSON, CB MENEZES E SD SERPA, estão fazendo diligências em toda região no sentido de prender os acusados.
PRISÃO NA LEI MARIA DA PENHA E TENTATIVA DE HOMICÍDIO-GUARACIABA DO NORTE

Ontem, 30/01, por volta d 22h, NA RUA VEREADOR ANTONIO NECO Nº111, GUARACIABA, a guarnição do destacamento local CP 3432 com o SGT FILHO, SD GOMES NETO, SD LINHARES E SD ALMEIDA, prenderam: 

FRANCISCO ANTONIO LOPES DE SOUZA, DN 07/02/1982, marceneiro e residente no mesmo local da ocorrência. 

O acusado foi preso logo após uma discussão com a sua companheira, a qual o acusado passou a agredi-la a socos e pontapés: ANTONIA LIZIANA DE SOUZA-DN 21/08/1981, solteira, do lar, residente no mesmo local da ocorrência. 

Logo após a vítima correu para a vizinhança e o acusado de posse de uma faca passou a persegui-la, vindo um cidadão a intervir: RAFAEL PINTO BARROSO- DN 03/03/1992, residente no parque Tomé de Carvalho, bairro Santa Cecilia-Carnaubal, mas o acusado desferiu vários golpes de faca em sua pessoa, vindo a vitima a ser socorrida para o hospital local em estado grave. 

Foragindo do local e sendo preso logo em seguida e conduzido para a DELEGACIA REGIONAL DE TIANGUÁ, onde foi feito os procedimentos nos ARTIGOS: 147 comb. Com o art. 7º, inciso 2º da lei 11340/2003; art. 150 parágrafo.1º, art. 140, art. 121 comb.com art. 14 Inciso 2º, sendo autuado em flagrante delito e preso na DELEGACIA LOCAL.
PRISÃO POR PERTUBAÇÃO DO SOSSEGO ALHEIO, DESACATO E DESOBEDIÊNCIA/TIANGUÁ

Ontem, 30/01, por volta de 00h50, na Rua Lair Félix Nunes, Bairro Polo de Lazer em Tianguá, foi preso BARTOLOMEU DE SOUZA CUNHA, DN 24/08/1965, COMERCIANTE, residente no mesmo local da ocorrência. 

O acusado é proprietário do estabelecimento comercial “CASA DE REBOCO” estava realizando um aniversario no local até dez horas e devido já ter passado do horário e o som estava perturbando a vizinhança, a RD 2771 com o SD GONZALES E SD RODRIGUES DO RONDA DO QUARTEIRÃO, foram até o local e pediram para que o mesmo desligasse o aparelho de som do estabelecimento. 

O mesmo desobedeceu a ordem dos policiais e passou a desacatá-los com palavras de baixo calão, sendo dada voz de prisão ao acusado e conduzido até a DELEGACIA REGIONAL DE TIANGUÁ onde foi o procedimento nos ART. 329, 331 E 42 INCISO 3º DA LCP, ficando o acusado preso em flagrante delito na DELEGACIA REGIONAL.

COLABOROU: SD PM ANDRÉ LUIZ
AUTOR: TIANGUÁ AGORA

VAN CAI DE PONTE NA BR-222 E DEIXA FERIDOS, EM CAUCAIA (CE)

Uma van de transporte alternativo caiu da ponte da BR-222, na manhã desta sexta-feira (31), em Caucaia. 

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal no Ceará (PRF-CE), duas pessoas foram socorridas com ferimentos graves na cabeça, nos braços e nas pernas. Outros passageiros apresentaram lesões leves. Não houve mortes.

Segundo o relato do motorista aos policiais da PRF-CE, ele precisou desviar o veículo após ser trancado por um carro na subida da ponte. A pista molhada dificultou a frenagem e a van acabou desepencando.

Ainda de acordo com a PRF-CE, o acidente ocorreu por volta de 8h15 desta sexta, no quilômetro 5,5. A van de transporte alternativo, que realiza a linha Metrópole-Fortaleza, estava com 15 passageiros.
Van estava com 15 passageiros a caminho de Fortaleza quando ocorreu o acidente. (Foto: Gioras Xerez/G1 CE)

AUTOR: G1/CE

CHOVE EM 129 CIDADES DO CEARÁ

Choveu em 120 dos 184 municípios cearenses entre a noite de quinta-feira (30) e o início da tarde desta sexta-feira (31), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Em Fortaleza, a chuva de 22 milímetros foi suficiente para derrubar árvores e gerar pontos de alagamento.

As chuvas mais fortes foram registradas em Canindé (63 milímetros), Aracoiaba (50) e Pedra Branca (41). Em Juazeiro do Norte, na região Cariri, a chuva foi de 19 milímetros.

Segundo a Funceme, o primeiro prognóstico para os próximos três meses é de 25% de as chuvas ficarem acima da média; 35%, na média e 40% abaixo da média histórica de chuvas do estado. Os dados são similares à previsão feita em janeiro de 2013.

A média histórica do estado é de 805 milímetros de chuva durante a chamada "quadra chuvosa", de fevereiro a maio. Ainda segundo a Funceme, as regiões que devem receber menos chuva em 2014 são o Sertão Central do Ceará e o Sul do Estado, o que inclui a região Cariri e parte do Centro-Sul cearense.
Chuva de 22 milímetros gerou pontos de alagamento em Fortaleza (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

AUTOR: G1/CE

CAMINHONEIRO E AJUDANTE SÃO PRESOS POR MORTE EM BRIGA DE TRÂNSITO, EM SÃO PAULO

Um policial militar prendeu em flagrante, nesta sexta-feira (31), um caminhoneiro e o ajudante dele. Os dois são suspeitos de matar um motorista de 33 anos após uma briga de trânsito na Ponte do Jaguaré, na Zona Oeste de São Paulo. O técnico em informática estava com a mulher e o filho de 1 ano no carro e morreu esfaqueado, informou o SPTV.

A vítima, Tiago D’Orácio, levava a mulher para o trabalho e, depois, deixaria o filho de 1 ano na creche. Testemunhas contam que viram um caminhão-baú dando ré para fechar o técnico em informática na Ponte do Jaguaré. A briga começou, ainda segundo as testemunhas, porque o motorista do carro buzinou e o caminhoneiro não gostou.

Um PM que passava pelo local viu tudo, seguiu os dois veículos e pediu reforço. Perto da Ceagesp, o trânsito parou. O motorista do carro desceu com um pedaço de pau. Os dois homens que estavam no caminhão saíram do veículo com uma faca. O caminhoneiro e o ajudante esfaquearam o outro motorista, que morreu na hora.

O PM conseguiu prender os dois em flagrante. Na delegacia, o sogro da vítima contou que a filha ainda tentou acabar com a briga. “Tentou separar, desesperada, meu netinho estava no carro, na cadeira de bebê atrás”, contou Luiz D'Orácio. Os suspeitos foram levados para o 91º Distrito Policial, da Ceagesp.

AUTOR: G1/SP

ISIS VALVERDE SOFRE ACIDENTE DE CARRO E FRATURA COLUNA CERVICAL, NO RJ

A atriz Isis Valverde viveu a jovem Antônia, em 'Amores Roubados' (Foto: Estevam Avellar/Globo)

A atriz Isis Valverde, de 26 anos, que viveu a personagem Antônia na minissérie "Amores Roubados", foi hospitalizada no Barra da D’Or, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, nesta sexta-feira (31), após um acidente de carro na madrugada.

Segundo o empresário da atriz, Marcio Damasceno, ela teve fratura na primeira vértebra da coluna cervical, está usando um colete para proteção e deve ter alta hospitalar neste sábado (1º).

Damasceno contou que Isis voltava de uma festa com a prima, Maiara, que estaria dirigindo, e um amigo, o produtor de festas Gabriel Maciel. Na altura do Itanhangá, de acordo com o empresário, o carro bateu em um barranco e capotou. Isis, que estaria dormindo no banco traseiro, foi a única que se feriu com mais gravidade.
Veículo em que estava a atriz ficou destruído (Foto: Xande Nolasco/Estadão Conteúdo)

AUTOR: G1/RJ

DUPLA MATA HOMEM E É PRESA EM FLAGRANTE NA PARANGABA,EM FORTALEZA (CE)

As armas foram apreendidas pelo Raio. Foto: divulgação/PM

Dois homicidas foram detidos no momento que atiravam contra um casal. O caso ocrreu no começo da noite desta quinta-feira (30), Rua Parque Ipiranga, na Parangaba. O motociclista morreu e a mulher foi baleada na perna.

A equipe do Raio 37 se deparou com três indivíduos realizando os disparos e efetuou a prisão de dois suspeitos, que estavam em um Gol vermelho. O terceiro homicida fugiu em uma motocicleta.

Segundo informações do Tenente PM Oliveira, foram detidos Renan Pereira da Silva, 25, e Gregório Moura da Paz, 24, com a dupla, a Polícia apreendeu uma pistola .40 e dois revólveres calibre 38. O carro utilizado pelos homicidas também foi apreendido.
Os suspeitos informaram à Polícia que foram ameaçados pelo casal, e por isso, foram motivados a realizar o crime. Ambos foram encaminhados ao 11º DP (Pan Americano).

Vítimas

Maicon Sales de Mota, 20, morreu no local e Valderlani Maria de Lima, 30, foi socorrida pelo Serviço Móvel de Atendimento de Urgência e encaminhada ao hospital.

AUTOR: DN

INTEGRANTE DA FACÇÃO CRIMINOSA PCC É PRESO EM MOMBAÇA (CE)

Salomão foi encaminhado à Delegacia Municipal de Mombaça. Foto: divulgação/Cotar

Um homem pertencente à facção criminosa do PCC, que vem atuando no estado do Ceará, foi detido na última quarta-feira (29), no município de Mombaça (296 Km de Fortaleza). A operação do Comando Tático Rural (Cotar) foi comandada pelo Capitão PM Rodrigues.

O homem identificado apenas como Salomão foi abordado pelo Cotar e estava com dois mandados de prisão em aberto, sendo um do mês janeiro do ano de 2006 e outro de outubro de 2012. O suspeito estava acompanhado de um traficante de drogas identificado como Vicente, que prestava serviço para o integrante do PCC.

Segundo informações do capitão PM Rodrigues, Salomão estaria em Mombaça para matar um terceiro homem identificado como "Clebim", que é envolvido com uma quadrilha de distribuição de entorpecentes. Os homens desta quadrilha foram identificados apenas como 'Quelton', 'Júnior', 'Russo' e 'Amarelo'.

O bando de "Clebim" foi preso com 150 quilos de maconha dentro de um ônibus em Mombaça. Todo o material seria distribuído nos municípios de Senador Pompeu, Pedra Branca e Mombaça.

AUTOR: DN

R$ 80 MILHÕES SERÁ O CUSTO NA SEGURANÇA DA COPA DO MUNDO, EM FORTALEZA (CE)

Um enorme painel mostra, em tempo real, imagens captadas por mais de 300 câmeras instaladas nas ruas, helicópteros, viaturas e nas plataformas de três Centros de Comando e Controle fotos: Fernando Ribeiro

Cerca de R$ 80 milhões será o custo do aparato de segurança que começa a ser montado em Fortaleza para a segurança pública no decorrer da Copa do Mundo. Como cidade-sede do Mundial de Futebol, que começa em junho próximo, a Capital cearense estará dotada não apenas de forte aparato policial e militar, mas de recursos tecnológicos de última geração para o controle e acompanhamento de eventuais conflitos, como as manifestações de rua registradas na Copa das Confederações, em 2013.

A informação quanto ao custo da operação foi revelada, ontem, pelo titular da Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos (Sege), do Ministério da Justiça, Andrei Augusto Passo Rodrigues. Segundo ele, o orçamento geral do Governo Federal com a segurança da Copa do Mundo gira em torno de R$ 1,17 bilhão e o custo médio por Capital (cidades-sedes) ficará entre 70 e 80 milhões. Fortaleza, como uma das mais concorridas por turistas nacionais e estrangeiros, estará no patamar das que mais recursos serão utilizados.

Comitiva

Na tarde de ontem, a cidade recebeu uma comitiva formada pelos principais gestores da verdadeira ´operação de guerra´ que será montada para dar o suporte de segurança às delegações e os milhares de torcedores brasileiros e estrangeiros que aqui se concentrarão durante a Copa.

Um comboio de viaturas, escoltado por um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), deixou o Aeroporto Internacional Pinto Martins, por volta de 16 horas, e seguiu até a sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na Avenida Bezerra de Menezes, no bairro São Gerardo.

Além do titular da Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Passos Rodrigues; integrava o grupo o general de Exército José Carlos de Nardi, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, instalado exclusivamente para comandar a ´Operação Copa do Mundo 2014´.

Ele e seus assessores foram recebidos pelo comandante da 10ª Região Militar, general Araújo Lima; pelo superintendente regional da Polícia Federal no Ceará, delegado Renato Casarini Musy; e pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Servilho de Paiva.
O titular da Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Augusto Passos Rodrigues, falou da dimensão e custos do evento/ General José Carlos de Nardi, do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas veio a Fortaleza, ontem, para uma reunião de ´alinhamento´ da operação Copa 2014

Alinhamento

Depois de uma rápida pausa para entrevistas com a Imprensa local, as autoridades se reuniram a portas fechadas na SSPDS para o planejamento e ´alinhamento´ das ações de inteligência e de segurança em geral que serão desenvolvidas em Fortaleza no Mundial. Antes, Servilho de Paiva apresentou aos jornalistas o prédio que vai abrigar um dos três Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) da operação nesta Capital. A base está localizada na própria SSPDS, com destaque para a Sala de Gerenciamento de Crises, onde estarão reunidos todos os representantes das forças que atuarão na segurança do evento.

A sala é dotada de um grande painel onde serão compartilhadas simultaneamente na tela as imagens captadas por centenas de câmeras espalhadas pela cidade, incluindo 28 de duas plataformas móveis (carretas) onde funcionarão os Centros Integrados de Comando e Controle Móvel (CICCM) e Local (CICCL), das câmeras da própria SSPDS instaladas em 86 pontos fixos da Capital, e até as embarcadas nas viaturas do Ronda do Quarteirão. No total, mais de 300 câmeras em funcionamento integrado. Além delas, equipamentos semelhantes instalados nos helicópteros da Ciopaer. As que estão acopladas nas aeronaves são de última geração, permitindo imagens ´on line´ de extrema nitidez e com alcance de foco de até três quilômetros.

Ontem, quando da chegada das autoridades vindas de Brasília, foi possível testar a eficiência do equipamento em um dos helicópteros ´Fênix´ da Ciopaer que escoltou o comboio entre o aeroporto e a sede da SSPDS.

Decisões

Segundo o general de Nardi, um "triunvirato" vai ser o responsável por todas as decisões a serem tomadas no caso de eventuais conflitos durante a Copa. O trio será formado pelo secretário da Segurança Pública, pelo comandante da 10ª Região Militar e pelo superintendente da PF. Aos três caberá adotar as medidas necessárias para que a segurança da Capital não sofra nenhum tipo de abalo que venha a prejudicar a realização das partidas na Arena Castelão e eventos correlatos, como as Fan Fest.

Segundo o secretário Servilho de Paiva, o aparato tecnológico instalado na sede da SSPDS e nos demais CICCs, "vai permitir a obtenção de informações qualificadas para a tomada de decisões mais adequadas em caso de eventuais conflitos", advertiu.

AUTOR: DN

BANDIDO É FERIDO AO ATACAR PMs

Uma ambulância do Samu foi chamada ao local do tiroteio e transportou o bandido ferido para o IJF-Centro. O comparsa dele fugiu FOTO: BEATRIZ BLEY

Dois policiais militares que estavam de folga, reagiram a um assalto, na tarde de ontem, e balearam um dos assaltantes na Rua Conrado Cabral, no bairro Monte Castelo. Um revólver de calibre 38, encontrado com o suspeito, e usado na ação contra os PMs, foi apreendido.

De acordo com informações do Ronda do Quarteirão, os dois militares estavam à paisana. Eles chegavam à casa de um amigo quando foram abordados por dois homens, que tentaram roubar a motocicleta, em que eles trafegavam.

Baleado

Houve uma troca de tiros e Ronaldo Sousa Barros, 25, chegou a efetuar três disparos, mas acabou sendo atingido primeiro. O suspeito foi ferido no tórax, abaixo da axila esquerda. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e socorreu a vítima. Barros foi levado para o Instituto Doutor José Frota (IJF), em estado grave.

O comparsa dele conseguiu fugir e não foi identificado.

A Polícia informou apenas que o foragido é morador do bairro Genibaú. Levantamentos estão sendo feitos, para que o nome dele seja revelado.

Já Ronaldo Barros, mora da Barra do Ceará. Ele tinha um mandado de prisão em aberto, por tráfico de drogas.

Nenhuma informação foi dada sobre os PMs, no local onde o fato aconteceu. Os nomes e os batalhões onde eles trabalham não foram repassados, pelos policiais que atenderam à ocorrência. A arma apreendida pelo Ronda com o assaltante, foi encaminhada ao 1º DP (Bairro Ellery), onde o caso será investigado pelo delegado titular.

No último dia 16, um assalto ocorreu bem perto do local, quando bandidos armados invadiram o prédio onde funcionam salas de aula de uma turma da Universidade Vale do Acaraú, em parceria com o Instituto Dom José de Educação e Cultura (IDJ), na Rua Conrado Cabral.

Na ocasião, os moradores denunciaram a sensação de insegurança no lugar e a quantidade de assaltos que costumam acontecer diariamente. A rua fica em frente à sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Tiroteio e prisões

Policiais da patrulha Raio-37 prenderam em flagrante dois homens em Parangaba, no exato momento em que eles atiravam contra um casal. Os bandidos ocupavam um Gol vermelho e uma moto preta.

Os atiradores alvejaram um homem identificado como Maycon Alves Sales uma mulher que estava com ele. Maycon acabou morrendo no local. Os assassinos tentaram fugir, mas foram cercados pelo Raio. O da moto conseguiu escapar. Os do Gol foram presos com três armas.

AUTOR: DN

OFICIAIS E PRAÇAS SÃO PROMOVIDOS

Cerca de 300 PMs, entre oficiais e praças, foram promovidos, ontem, durante solenidade cívico-militar no Quartel do Comando Geral (QCG) da Corporação. O evento teve a participação dos familiares dos PMs e de diversas autoridades. O comandante-geral, coronel Lauro Prado, saudou os presentes Foto: Beatriz Bley

AUTOR: DN

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

WINDOWS XP: COMO PROTEGER SEU SISTEMA APÓS O FIM DO SUPORTE EM 2014

(Fonte da imagem: Reprodução/Dufeu)

Já faz algum tempo que a Microsoft anunciou e nós já abordamos o assunto em nossas matérias algumas vezes, mas não custa reforçar o aviso: no dia 8 de abril de 2014 a companhia encerrará de uma vez por todas o suporte para o Windows XP.

Isso significa que a empresa não se responsabilizará por oferecer apoio técnico a quem utilize essa versão do seu sistema operacional e não terá qualquer obrigação de disponibilizar atualizações da plataforma — seja para corrigir possíveis bugs, remanescentes ou que venham a surgir, bem como para implementar melhorias de segurança (o que foi estendido para julho de 2015).

E esse último é o mais crítico, pois o Windows XP deixará de acompanhar o avanço de desenvolvimento dos malwares, tornando as suas informações e os seus arquivos mais vulneráveis. Mas calma, nem tudo está perdido. Existe uma série de ferramentas com as quais você pode manter o seu PC protegido. São exatamente esses recursos e aplicativos de proteção que vamos sugerir para você neste artigo.
Antes de qualquer coisa...

A verdade é que apenas ter uma infinidade de programas de segurança instalados no computador não significa que você estará imune aos ataques de pragas virtuais e pessoas mal-intencionadas.
(Fonte da imagem: Shutterstock)

Mais do que possuir recursos que bloqueiem a ação dessas ameaças, é preciso mudar de atitudes enquanto usa a máquina. As nossas dicas são práticas e simples, mas podem fazer uma grande diferença na hora de você evitar que o seu PC seja infectado ou invadido. Confira:

Não clique em um link sem saber se ele é realmente confiável. Na dúvida, pergunte para quem o enviou do que se trata. Não conhece o remetente? Então pode apagar ou passar direto por ele;

O mesmo vale para anexos de emails. Aliás, esse posicionamento também deve ser adotado na hora de baixar qualquer coisa da internet: não faça o download do que você não conhece e não sabe a procedência;
Jamais abra arquivos executáveis desconhecidos. Você não lembra como aquele EXE foi parar ali? Não toque nele;

Mantenha os softwares sempre atualizados. Embora o Windows XP deixe de ganhar atualizações de segurança, os aplicativos podem ter mecanismos capazes de incrementar a proteção do computador. Para saber se todos os programas do PC estão atualizados, você pode usar o SUMo;

Se o navegador ou o antivírus acusar uma página ou um arquivo malicioso, não a acesse ou o execute — a não ser que você tenha completa confiança na origem do conteúdo. Caso seja realmente necessário acessá-lo, faça antes uma pesquisa na internet para ter certeza de que se trata de um falso-positivo;

O plugin do Java é muito usado por hackers e malwares para invadir sistemas — os relatos de brechas por parte dessa tecnologia são bem numerosos. Portanto, se você não costuma usufruir de conteúdos que exijam tal complemento, é indicado que você o desabilite do seu navegador. Para saber como proceder, clique aqui.

Firewall

Um firewall é, grosso modo, um mecanismo de software ou hardware que fica entre os links de comunicação e o computador. O objetivo desse tipo de recurso é checar e filtrar todo o fluxo de dados enviado para o PC, protegendo não só a integridade dos dados na máquina, mas também a confidencialidade deles.
Os aplicativos com essa finalidade trabalham usando regras de segurança. Todo pacote de informações encaminhado para o seu computador passa por uma espécie de filtro. Aqueles que estão dentro das diretrizes do firewall são liberados, enquanto os demais nunca chegarão ao destino final.

Duas opções qualificadas e gratuitas de softwares do gênero são o Comodo Firewall e Outpost Firewall Free.

Antivírus

Depois dessa primeira parede que tenta impedir a entrada de malwares no computador, outra ferramenta de extrema importância, desta vez para combater também possíveis ameaças já intrusas, é o antivírus — tipo de software que dispensa apresentação.

Recentemente, a AV-Comparatives, uma das mais respeitadas companhias de pesquisa em segurança digital, publicou um relatório com os melhores aplicativos desse gênero no segundo semestre de 2013.
Entre os programas mais bem avaliados, a maioria é compatível com o Windows XP, ou seja, o sistema ainda conta com boas alternativas de proteção nesse sentido. Para quem não quer gastar nada com um antivírus, as melhores sugestões são o Avast! Free Antivirus, o BitDefender Antivirus Free Edition e o FortiClient Endpoint Security Suite.

Para aqueles que desejam um aplicativo mais completo, boa parte das desenvolvedoras disponibilizam edições pagas (geralmente chamadas de “Internet Security”) que combinam outras funções adicionais, como firewall e sandbox. Exemplos dessa categoria são: ESET Smart Security, Kaspersky Internet Security e Avira Internet Security.

Sandbox

Ok, agora você já possui duas camadas de proteção: uma para bloquear a entrada de conteúdos suspeitos e outra para remover arquivos maliciosos infiltrados. Mas e se um executável potencialmente perigoso não foi detectado por nenhum desses recursos? Para testá-lo sem correr o risco de danificar o PC é que existe o conceito de sandbox.
Esse tipo de recurso funciona como uma máquina virtual. Ele cria um ambiente completamente independente e separado do sistema operacional onde os programas são executados e monitorados. Qualquer registro malicioso ou dano causado é imediatamente apagado, sem ter “contato” com outras áreas do SO.

Um dos softwares mais famosos para isso é o Sandboxie, uma bela opção gratuita. Caso ele não satisfaça as suas necessidades, há também o BufferZone Pro, que é pago.

Prevenção de vulnerabilidades

Por fim, para incrementar ainda mais as barreiras do seu computador contra ataques de pragas virtuais, você pode usufruir de aplicativos que monitoram as ações dos invasores com foco nas vulnerabilidades conhecidas do sistema operacional.
Isso supre um “problema” dos antivírus conhecido como “zero-day attack” (“ataque do dia zero”), ou seja, quando os vírus se aproveitam do intervalo de tempo entre o descobrimento das suas atividades maliciosas e as atualizações dos bancos de dados dos antivírus para se infiltrarem na máquina.

A própria Microsoft possui uma solução para isso, chamada Enhanced Mitigation Experience Toolkit. As alternativas mais conceituadas para ele são o Malwarebytes Anti-Exploit e o Crystal Anti-Exploit Protection.

AUTOR: TECMUNDO

PF APRENDE PERUANO COM US$ 223 MIL E R$ 240 MIL EM BARCO NO AMAZONAS

Quantia foi apreendida será depositado em instituição bancária (Foto: Polícia Federal/Divulgação)

A Polícia Federal no Amazonas (PF-AM) prendeu um peruano com cerca de US$ 223 mil e R$ 240 mil em uma embarcação na cidade de Tabatinga, a 1.108 Km de Manaus. O suspeito, de 22 anos, foi detido nesta quarta-feira (29).

De acordo com a Polícia Federal, a detenção ocorreu durante fiscalização de rotina no Rio Solimões. Na ação, as equipes abordaram o barco, que realiza transporte de pessoas e carga, nas proximidades da cidade, situada na região da tríplice fronteira entre Brasil-Colômbia-Peru.

A PF informou ainda que o dinheiro, todo em notas de cem, estava guardado em embalagem impermeável, dentro de um forno elétrico. Segundo o órgão, a quantia apreendida será depositada em instituição bancária.

O peruano foi encaminhado para Superintendência em Tabatinga para prestar esclarecimentos. Ele foi autuado pelos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Conforme a PF, somadas, as penas poderão chegar a 16 anos. 

O homem também deve ser multado.
Dinheiro estava guardado em embalagem impermeável, dentro de um forno elétrico (Foto: Polícia Federal/Divulgação)

AUTOR: G1/AM

RAPAZ DE 21 ANOS É SUSPEITO DE ALICIAR E ESTUPRAR 14 MENINAS, EM SÃO CARLOS (SP)

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de São Carlos (SP) abriu inquérito para investigar um suposto caso de pedofilia. Um rapaz de 21 anos é suspeito de aliciar e estuprar pelo menos 14 meninas com idades entre 12 e 16 anos na cidade. Ele está preso no Centro de Triagem desde a última quinta-feira (23). Nenhum advogado do rapaz foi localizado para comentar o assunto.

Segundo o delegado Gilberto de Aquino, o jovem usava a rede social para conquistar as adolescentes. “A princípio ele fazia contato com garotas maiores, de 16 a 17 anos, e pelo perfil delas via que tinham amigas mais novas, pedia para ser inserido no Facebook dessas garotas menores, elas acabavam aceitando porque ele era amigo de outras amigas e através dessa rede ele ia se infiltrando cada vez mais com garotas de 12, 13 anos”, relatou.

O rapaz ganhava a confiança delas e trocava várias fotos pornográficas pelo celular. “E dentro desse contexto, ele marcava encontro com as meninas, as induzia, elas acabavam indo e ocorreram casos de estupro dentro dessa investigação”, afirmou.
Fotos pornográficas eram trocadas pelo celular, segundo a polícia (Foto: Felipe Lazzarotto / EPTV)

Intencional
Giovane veio da Bahia há dois meses, tempo suficiente para seduzir várias meninas em São Carlos. A polícia comprovou 14 casos de estupro, mas as investigações continuam. “Essas garotas são do estado de São Paulo, mas há diversas outras da federação toda, porque nós temos do estado do Paraná, Goiás, várias garotas que trocavam imagens com eles”, falou.

Segundo o delegado, o rapaz confessou que se aproximava das vítimas com o ob
jetivo de manter relação sexual com elas, mas ele alegava que houve consentimento. “Só que isso não foi comprovado nos interrogatórios. Muitas eram induzidas, levadas a erro nesse sentido e acabavam sendo pervertidas dentro de um contexto especificamente sexual, porque esse era o cunho o dele. E ele me disse no interrogatório que abriu o Facebook para isso”, falou Aquino.

Como ocorria
As vítimas e os pais delas foram ouvidos na DIG. As adolescentes contaram que os encontros eram marcados em locais públicos, como o shopping, mas que a violência ocorria na volta para casa, quando ele oferecia carona a elas. As meninas passaram por exames de corpo de delito que comprovaram os abusos.

Com o resultado dos exames em mãos, o delegado pediu a prisão temporária do rapaz. Giovane está no Centro de Triagem de São Carlos, onde deve ficar por pelo menos mais 20 dias. Ele vai responder por estupro de vulnerável e por armazenar foto que contenham pornografias envolvendo adolescente.

"Essa é a primeira vez que nós pegamos um autor com essa idade, geralmente a faixa etária é em torno de 40. Mas esse é o perfil e se não parasse aqui, nós acreditamos que várias vítimas poderiam ser estupradas", ressaltou o delegado.
Rapaz de 21 anos é suspeito de estuprar 14 adolescentes em São Carlos (Foto: Reprodução/ Facebook)

AUTOR: G1/SP

CASA ESCAPA POR POUCO APÓS PEDRAS ENORMES DESLIZAREM NA ITÁLIA

Casa escapou por pouco de ser destruída por duas pedras enormes que deslizaram de uma montanha em Ronchi di Termeno (Foto: Markus Hell/Tareom.com/AP)

Uma casa escapou por pouco de ser destruída por duas pedras enormes que deslizaram de uma montanha em uma fazenda em Ronchi di Termeno, na Itália.

Um dos pedregulhos atingiu o celeiro enquanto o outro quase se chocou com a casa.

O deslizamento ocorreu no dia 21 de janeiro, mas as fotos foram divulgadas nesta quinta-feira (30) pela agência "Associated Press". Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Um dos pedregulhos atingiu o celeiro enquanto o outro quase se chocou com a casa (Foto: Markus Hell/Tareom.com/AP)
Deslizamento ocorreu no dia 21 de janeiro (Foto: Markus Hell/Tareom.com/AP)

AUTOR: G1/SP

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS POLICIAIS DE 29 À 30/01, DA 2ª CIA/3º BPM NA SERRA DA IBIAPABA

ASSALTO À MÃO ARMADA/IBIAPINA

Ontem, 29/01, por volta de 20h, no posto de combustível Colibri, centro da cidade de Ibiapina, houve um assalto à mão armada. 


Segundo o frentista: Francivan de Sousa Pereira, nascido em 27/0121/1972, residente a Rua Francisco Tabosa, bairro nossa Senhora de Lurdes em Ibiapina. 

Dois elementos, ambos armados, em uma moto Titam de cor preta, anunciaram o assalto e levaram uma quantia de R$ 500,00 ( quinhentos reais), e fugiram tomando rumo ignorado. 

Os PMs quem participaram da operação: Cabo B Martins e Sousa, e SD Baia.

PRESO CAPTURADO/SÃO BENEDITO

Ontem, 29/01, por volta de 23h, no sítio Lagoa II em São Benedito, foi capturado o foragido da justiça, da cadeia pública de Guaraciaba do Norte: 


FRANCISCO HUGO BRITO BANDEIRA, nascido em 28/10/1991, natural de Fortaleza, responde ao Art. 157. 

Após uma denúncia que no referido sítio estava um foragido os PMs Cb Elmar , Cb Bezerra, Sd Brito, Sd James e Sd cunha , se deslocaram ate o local e prenderam o foragido , que foi levado para aquela unidade carcerária, ficando à disposição da justiça.

COLABOROU: COPOM
AUTOR: TIANGUÁ AGORA

PILOTO MORRE NO MESMO AVIÃO EM QUE PEDIU A NAMORADA EM CASAMENTO

Arthur pediu a namorada em casamento durante um voo em dezembro (Foto: Reprodução/Youtube)

O instrutor de voo Arthur Panseira Demétrio, 22, morreu ontem (29) na queda do mesmo avião em que pediu a namorada em casamento, há pouco mais de um mês, em Cachoeira do Sul (196 km de Porto Alegre). O pedido de casamento foi postado pelo piloto no YouTube dois dias antes da queda da aeronave.

No acidente, que aconteceu durante uma aula de voo, também morreu o aluno Darlan Kabata dos Santos, 31.
Demétrio retornava ao aeroclube da cidade em um voo de instrução com o aluno da cidade vizinha Santa Cruz do Sul quando ocorreu o acidente, por volta das 11h.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o piloto teria avisado pelo rádio o aeroclube sobre uma pane no avião, mas a aeronave caiu em uma lavoura a cerca de 3 km da pista do aeroporto.

Os bombeiros foram ao local para tentar socorrer o instrutor e o aluno, mas quando chegaram ao local eles já estavam mortos.

As causas do acidente serão investigadas, de acordo com os bombeiros.

No perfil de Demétrio no Facebook, amigos e desconhecidos deixaram mensagens lamentando a morte do piloto.

PEDIDO

Após três anos de namoro, Demétrio pediu a noiva Thays Pereira da Cruz em casamento, no dia 14 de dezembro do ano passado.

Os pais do noivo viajaram de Tubarão (SC) a Cachoeira do Sul, onde Demétrio trabalhava para ajudar na surpresa a Thays.

Enquanto o piloto sobrevoava a região com o avião, os pais, o irmão e amigos se posicionaram com duas faixas na pisa de pouso do aeroclube. Em uma faixa estava escrito o nome da noiva e na outra o pedido de casamento.

Surpresa, Thays aceitou o pedido e os dois trocaram alianças dentro do avião.

O video, postado por Demétrio no YouTube, foi visualizado por mais de 60 mil pessoas.

AUTOR: Folha.com

SUZANE VON RICHTHOFEN TENTA OBTER PENSÃO DO ESPÓLIO DOS PAIS


Suzane von Richthofen condenada pelo homicídio dos próprios pais, em 2002 (Foto: Cedoc/RAC)

Suzane Von Richthofen tenta obter na Justiça uma pensão de dois salários mínimos do espólio dos pais, que ela ajudou a assassinar em 2002. O pedido será analisado na próxima semana pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).

TUDO LIMPO

Richthofen pede dois salários mínimos alegando que precisa do dinheiro para manter as condições de higiene na cela em que cumpre pena, no presídio de Tremembé, em São Paulo.

PANO DE FUNDO

A possibilidade de um herdeiro pedir pensão ao espólio ainda é polêmica e não foi pacificada no STJ. Há magistrados que entendem que esse tipo de demanda só pode ser feito contra pessoas que estão vivas. Outra questão é saber se, mesmo excluída da herança, Richthofen poderia obter o benefício.

AUTOR: Coluna da Mônica Bergamo no Folha.com

JUSTIN BIEBER É DETIDO NO CANADÁ POR AGRESSÃO A MOTORISTA

A polícia de Toronto prendeu nesta quarta-feira (30) o cantor canadense Justin Bieber e o acusou de agressão contra o motorista de sua limusine no dia 30 de dezembro do ano passado, informou a instituição.

Bieber, que se apresentou de forma voluntária à polícia, foi liberado após permanecer durante quase duas horas em uma delegacia do centro de Toronto e terá que se apresentar ao tribunal no dia 10 de março.

A polícia de Toronto explicou em comunicado que o incidente ocorreu na madrugada do dia 30 de dezembro, quando o motorista da limusine de Bieber buscou um grupo de seis pessoas, entre elas o cantor, em uma casa noturna do centro da cidade.

Após recolher o grupo e enquanto se deslocavam para um hotel, "aconteceu um desentendimento entre um dos passageiros e o motorista da limusine". "Durante a confusão, um homem agrediu o motorista da limusine com golpes na cabeça várias vezes.

O motorista parou o carro, saiu do veículo e chamou à polícia. O agressor deixou o local antes da chegada dos agentes", complementou a nota.

O advogado de Justin Bieber, Howard Weitzman, emitiu um comunicado após a prisão afirmando que o cantor é inocente e que a acusação é uma infração leve.

A presença de Bieber, de 19 anos, em Toronto para se apresentar à polícia causou um caos na delegacia da 52ª Divisão da cidade. Dezenas de curiosos e veículos da imprensa esperaram por sua chegada na delegacia pouco depois das 19h30 locais (22h30 de Brasília).

Seguranças e policiais se esforçaram para tentar conter a multidão, enquanto Bieber saía de um veículo e entrava por uma porta lateral da delegacia, sem dizer uma única palavra e com a cabeça coberta por um boné.

Depois de duas horas no interior do distrito policial, Bieber utilizou uma saída alternativa do edifício para evitar os jornalistas que o esperavam do lado de fora.

Esta é a segunda vez em pouco mais de uma semana que Justin foi detido pela polícia. O cantor foi preso na semana passada em Miami, nos EUA, acusado de dirigir sob efeito de álcool e drogas, de resistir à prisão e de estar com a carteira de habilitação vencida.

Após ficar preso por várias horas, foi liberado com o pagamento de uma fiança de US$ 2,5 mil. No início de janeiro, a residência do cantor na Califórnia foi revistada pela polícia após uma denúncia de um vizinho por vandalismo. Durante o procedimento policial, os agentes encontraram drogas na residência.

AUTOR: R7

IRMÃOS SÃO PRESOS SUSPEITOS DE SEDUZIR E MATAR HOMOSSEXUAIS, NO AMAZONAS

Suspeitos assumiram autoria dos crimes na delegacia (Foto: Romulo de Sousa/G1 AM)

Dois suspeitos de participação na morte do estudante de jornalismo Steve Hosth da Costa Barroso foram presos, nesta quarta-feira (29), em Manaus. O crime ocorreu no último dia 29 de novembro. Os irmãos Ricardo Damacena Cunha, de 19 anos, e Jucenildo Soares Damacena, de 18 anos, são suspeitos de pelo menos dez latrocínios. Segundo a polícia, os principais alvos da dupla eram homossexuais.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Orlando Amaral, a polícia confirmou o envolvimento dos dois em três casos com modus operandi semelhante e investiga ainda a participação dos dois em outros seis latrocínios. As vítimas eram sempre homossexuais, de acordo com a polícia, que eles conheciam em bares e hotéis. "Eles afirmaram ter conhecido o estudante em um bar no Centro, onde um deles trabalhava. Na noite anterior ao crime, eles saíram para se divertir", contou o delegado.

De acordo com a polícia, eles confessaram com precisão todos os detalhes do crime e também de outras três vítimas. "No dia do crime o Ricardo levou o Steve para a casa do Jucenildo. Lá eles o estrangularam e depois o desovaram em um córrego, finalizando a ação com um golpe na cabeça", informou o delegado. "São praticamente maníacos", completou.

Ao G1, os suspeitos falaram que estão arrependidos. "Já pedi muito perdão para Deus, estou frequentando a igreja e fiz o pedido a Deus de que eu morresse caso cometesse outro crime, porque eu não mereceria viver", afirmou o ajudante de carga, Jucenildo. "Na hora dos crimes a gente não sente remorso, mas depois fica pensando que se fosse um parente nosso, também seria muito doído. Agora que a ficha cai. Peço perdão aos familiares", disse o autônomo Ricardo.
Corpo de Steve encontrado na Zona Leste (Foto: Rosianne Couto)

Na delegacia, a família de Steve comemorou a prisão da dupla. "Ele era muito prestativo e ligado à família. Infelizmente meu irmão não volta mais, mas a prisão dos suspeitos já é um alívio. Esperamos agora que a Justiça seja feita para que eles não saiam e cometam mais crimes", relatou a irmã de Steve, Shirley Gentil.

O carro do universitário Steve Hosth da Costa Barroso, de 36 anos - assassinado em Manaus em novembro de 2013 - foi encontrado no dia 9 de janeiro em Itacoatiara, município a 176 km da capital. O veículo estava abandonado em um posto de combustível da cidade.

Com os suspeitos, foram recuperados celulares, o notebook e os tênis da vítima. Steve foi encontrado morto no dia 29 de novembro de 2013 por trabalhadores de uma obra em um bueiro localizado na Rua Bernardo Cabral, no bairro Tancredo Neves, na Zona Leste de Manaus.
Objetos recuperados pela polícia (Foto: Romulo de Sousa/G1 AM)

AUTOR: G1/AM

PISO SALARIAL DOS PROFESSORES TERÁ REAJUSTE DE 8,32%, ANUNCIA MEC

O Ministério da Educação anunciou nesta terça-feira (29) o reajuste do piso salarial dos professores da educação básica (ensinos fundamental e médio). Segundo os dados do ministério, o aumento será de 8,32%, e o valor subirá para R$ 1.697. O reajuste neste ano foi maior que no ano passado, quando o aumento foi de 7,97%, mas menor que entre 2011 e 2012, quando o reajuste foi de 22,22%.

Nos últimos cinco anos, o aumento do salário inicial dos professores que cumprem a carga horária de 40 horas semanais foi de 65,6%.

Veja abaixo a evolução do piso salarial dos professores no Brasil:
2010 - R$ 1.024,67
2011 - R$ 1.187,08
2012 - R$ 1.451,00
2013 - R$ 1.567,00
2014 - R$ 1.697,00

Entenda o cálculo do reajuste
Desde 2009, por lei, o reajuste do piso salarial é feito anualmente em janeiro seguindo como indicador o Fundeb. O fundo reúne recursos provenientes de tributos e da complementação da União, que são repassados aos governos municipais e estaduais.

Durante o ano vigente, o valor mínimo anual investido pelo fundo por aluno da educação básica é calculado com base em estimativas de arrecadação. A variação desse valor impacta na variação do salário dos professores.

AUTOR: G1/SP

ESTADOS DEIXAM DE CONSTRUIR PRISÕES E DEVOLVEM R$ 187 MILHÕES À UNIÃO

Detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA), falaram com uma comitiva de senadores da Comissão de Direitos Humanos no dia 13 (Foto: Márcio Fernandes/Estadão Conteúdo)

Um levantamento do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), ligado ao Ministério da Justiça, aponta que nos últimos dez anos 15 estados e o Distrito Federal deixaram de usar R$ 187 milhões liberados pelo governo federal para construir e reformar presídios. Não foram adiante dezenas de projetos, incluindo estabelecimentos de saúde e educação para detentos, aprovados entre 2004 e 2013, para Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe e Tocantins.

Entre os diversos motivos alegados, destacam-se a falta de recursos dos próprios estados para completar as obras, cancelamentos por atrasos, inadequação de projetos alterados, problemas em licitações, suspeitas de irregularidades e trocas no comando dos governos estaduais.

Também há situações de contratos cancelados por determinação do governo federal, por mudanças na política carcerária; em outros casos, segundo alguns estados, um decreto presidencial impediu o repasse de recursos para obras que ainda não haviam iniciado (veja a lista completa de obras canceladas por unidade da federação ao fim desta reportagem).

Os dados, compilados pelo Depen a pedido do G1, não contemplam o valor total que o governo repassou – apenas o que foi devolvido. O que ficou no estado para ser investido não foi informado pelo órgão. Os únicos números disponíveis referem-se a 2012 e 2013, quando o repasse de verbas da União para o sistema carcerário em todo o país totalizou R$ 1,2 bilhão.

O Maranhão, onde eclodiu a crise que levou o governo federal a elaborar um plano emergencial para conter a violência nas penintenciárias locais, foi o terceiro estado que mais devolveu recursos na última década: R$ 23,9 milhões. O governo maranhense havia assinado três contratos, em 2004 e 2011, para a construção de duas cadeias públicas e um presídio no interior. Todos os acordos foram cancelados.

Se fossem concluídas, as instalações no Maranhão somariam 681 vagas. O governo do estado informou que o cancelamento ocorreu após o Depen ter rejeitado alterações feitas nos projetos pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) maranhense, a pedido do próprio governo federal. Segundo o governo estadual, as duas cadeias cujos contratos foram anulados estão sendo construídas agora com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

RJ e PE lideram devoluções
O estado que mais deixou de usar os recursos federais foi Pernambuco, em um total de R$ 33,5 milhões. Em setembro de 2010, o estado assinou um contrato com o governo federal para a reforma de uma antiga fábrica na Região Metropolitana do Recife para implantar o Centro Estadual de Cidadania Padre Henrique.

Todo o dinheiro seria aplicado nesse projeto, voltado para atividades de qualificação não restritas a presos. Apesar de o dinheiro ter sido disponibilizado pelo Depen, o valor sequer chegou a ser transferido, segundo o governo estadual. Em nota, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informou que o governo federal não aprovou o projeto apresentado, por não adequação "às questões ambientais, patrimônio público, impactos viários, acessibilidades e licenças diversas".

O Rio de Janeiro vem em seguida, com a segunda maior devolução de dinheiro federal. Foram canceladas dez obras para construção e reforma de presídios, que somavam R$ 26,7 milhões.

O governo estadual informou que, devido à mudança de gestão, os projetos passaram a ser coordenados por órgãos diferentes. De acordo com a Secretaria de Obras fluminense, os recursos do Depen, em parceria com a Caixa Econômica Federal, foram ampliados para a construção de duas cadeias públicas – uma feminina e uma masculina –, com investimentos de R$ 18.724.871,31 e R$ 12.057.983,83, respectivamente.

Desperdício e burocracia
O Brasil tem atualmente 563,7 mil pessoas presas e um déficit de aproximadamente 200 mil vagas no sistema carcerário, segundo levantamento feito pelo G1 nos estados. O país está entre os cinco do mundo com maior população de detentos.

Em maio de 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pediu ao Ministério Público (MP) dos estados para processar autoridades locais pelo desperdício de verba federal destinada às penitenciárias. A solicitação era baseada em um balanço parcial do Depen, que apontava um não aproveitamento de R$ 103,384 milhões desde 2011.

O CNJ ainda não recebeu retorno de todas as unidades do MP acionadas, mas em alguns estados as procuradorias informaram que não é possível responsabilizar autoridades, por não ter sido identificada má-fé, segundo a assessoria de imprensa do conselho.

Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Coêlho, a devolução de recursos destinados a presídios indica uma falta de prioridade no sistema carcerário do país.

"Seja por má-fé, negligência ou impossibilidade técnica para implementar ações, a devolução de recursos revela a falta de prioridade para o assunto pelos governadores e a ausência de coordenação para tratar do tema", disse Coêlho.

Diretora no Brasil da Human Rights Watch, uma das principais entidades de defesa dos direitos humanos no mundo, Maria Laura Canineu afirma que parte da dificuldade na utilização de recursos se deve à burocracia brasileira.

"A gente sabe que há uma burocracia que impera. Até para aplicar os recursos, muitas vezes há incapacidade técnica dos estados ou até descaso mesmo. É preciso saber se não se podem executar as obras por causa da burocracia ou se falta apenas vontade política", apontou.

Maria Laura sustenta, no entanto, que o problema carcerário do país vai além das dificuldades na aplicação de verbas. Um estudo da Human Rights Watch revela que cerca de 200 mil detentos são mantidos presos no país sem sequer terem sido julgados.

"Quase 50% dos presos estão em situação provisória. Eles ficam meses aguardando alguma movimentação da Justiça e, muitas vezes, não fazem ideia da situação deles. É preciso fazer um mutirão na Justiça, para saber situação de cada um e qual benefício se aplica a cada preso", destacou.

Veja abaixo as obras que deixaram de receber verba federal e os motivos alegados por estado:

ALAGOAS
Valor devolvido: R$ 836.911 (contratos firmados em 2008 e 2009).
Obras: Módulo de saúde no presídio Desembargador Luís de Oliveira Sousa e construção de um Centro Cultural Ecumênico na Penitenciária Feminina de Santa Luzia.
Motivo: A Superintendência Geral de Administração Penitenciária de Alagoas informou que os dois contratos foram cancelados a pedido do Depen, após o governo federal ter identificado que as obras não criariam novas vagas no sistema prisional.

CEARÁ
Valor devolvido: R$ 180 mil (contrato firmado em 2008).
Obra: Reforma do Hospital Penitenciário e Sanatório Professor Otávio Lobo.
Motivo: A Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará informou que o dinheiro federal foi devolvido porque o valor equivalia a cerca de 10% do R$ 1,5 milhão necessário para a obra. Segundo o Ministério da Justiça, o contrato foi desfeito após descumprimento do prazo contratual.

DISTRITO FEDERAL
Valor devolvido: R$ 1.611.929 (contrato firmado em 2008).
Obras: Reforma no Centro de Progressão Penal e substituição da cobertura do local.
Motivo: A Secretaria de Segurança Pública do DF informou que o valor da devolução divulgado pelo Ministério da Justiça não confere. De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, houve devolução ao governo federal de R$ 1.211.141 no fim de 2013, referente à licitação de geolocalizadores para viaturas que não foram comprados devido a "especificações inadequadas do produto".

GOIÁS
Valor devolvido: R$ 13.413.795 (contratos firmados em 2006, 2008, 2009 e 2011).
Obras: Reforma da Colônia Industrial Semiaberto; construção de um Presídio de Segurança Máxima em Aparecida de Goiânia; reforma da Cadeia Pública de Santa Helena; presídio Regional em Senador Canedo.
Motivo: A Secretaria de Administração Penitenciária e Justiça de Goiás informou que tanto a reforma na colônia industrial quanto a construção do presídio em Aparecida de Goiás foram canceladas por decisão unilateral do Depen, após mudança na política prisional do governo federal em 2011. Já a reforma da cadeia pública foi cancelada, segundo o governo do estado, devido a um decreto presidencial que anulou diversos contratos entre estados e municípios. Já o presídio da cidade de Senador Canedo teve o contrato cancelado, segundo a secretaria estadual, por descumprimento do prazo de dois anos para formalizar o convênio e elaborar os projetos de execução, além do fato de a prefeitura do município ter desistido de ceder o terreno para a obra.

MARANHÃO
Valor devolvido: R$ 23.962.399 (contratos firmados em 2005 e 2012).
Obras: Construção do presídio Regional de Pinheiros e das cadeias públicas de Pinheiros e de Santa Inês.
Motivo: O governo do Maranhão informou que o cancelamento dos contratos ocorreu após o Depen ter rejeitado alterações feitas nos projetos pela Secretaria de Administração Penitenciária do estado, a pedido do governo federal. Segundo o governo maranhense, as cadeias cujos contratos foram anulados estão sendo construídas com recurso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

MATO GROSSO DO SUL
Valor devolvido: R$ 15.200.411 (contratos firmados em 2008, 2009, 2010 e 2013).
Obras: Ampliação de cinco cadeias públicas (Aquiduana, Campo Grande, Buriti, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas) e um presídio; construção de uma penitenciária feminina em Campo Grande.
Motivo: A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul informou que as obras não foram adiante porque a resolução que muda as normas de arquitetura das unidades prisionais aumentou a contrapartida financeira que o estado teria de fazer e inviabilizou o investimento. Segundo o governo estadual, Mato Grosso do Sul refez os projetos e substituiu as obras canceladas pelo projeto de três cadeias públicas em Campo Grande.

MINAS GERAIS
Valor devolvido: R$ 12.244.032 (contrato firmado em 2007).
Obra: Construção do presídio de Ribeirão das Neves.
Motivo: A Secretaria de Defesa Social do estado informou que o contrato foi cancelado porque o repasse dos recursos não teria sido aprovado pela Caixa Econômica Federal. Apesar de o repasse ter sido devolvido em 2012, segundo o governo mineiro, outro contrato foi assinado recentemente com o Depen com o mesmo objetivo, no valor de R$ 11 milhões.

PARÁ
Valor devolvido: R$ 882.511 (contratos firmados em 2008 e 2010).
Obra: Construção de módulo de saúde na Penitenciária de Marituba e de salas de aula para o CRA.
Motivo: A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará informou que o contrato do módulo de saúde foi cancelado por não haver recurso do estado para contratar técnicos e adquirir equipamentos. Em relação às salas de aula, o estado informou não ter tido recursos para garantir a quitação do valor que deveria ter sido pago pela obra.

PARAÍBA
Valor devolvido: R$ 6.292.281 (contratos firmados em 2005, 2009 e 2011).
Obras: Conclusão da Penitenciária de Cajazeiras; construção de uma Penitenciária Feminina de Segurança Máxima; ampliação da Penitenciária de João Pessoa e reforma do Presídio de Santa Rita.
Motivo: O secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, Wallber Virgolino, afirmou ao G1que o período das devoluções se refere a outra gestão e disse não ter informações sobre o motivo de as obras não terem sido executadas. Segundo ele, o governo estadual arcou com os custos da reforma feita em 2013 no Presídio de Santa Rita e bancará também a que será feita este ano no Presídio de João Pessoa, com R$ 2 milhões já autorizados.

PERNAMBUCO
Valor devolvido: R$ 33.517.131 (contrato firmado em 2010).
Obra: Reforma da estrutura física da antiga fábrica Tacaruna para implantação do Centro Estadual de Cidadania Padre Henrique.
Motivo: O dinheiro não foi transferido, segundo a Secretaria de Defesa Social, porque o governo federal não aprovou o projeto apresentado, por não adequação "às questões ambientais, patrimônio público, impactos viários, acessibilidades e licenças diversas".

RIO DE JANEIRO
Valor devolvido: R$ 26.749.929 (contratos firmados em 2006 e 2008).
Obras: Reforma de presídio em Campos; construção de Estabelecimentos Penais Estaduais e reforma geral de Instituto Vieira Ferreira Neto; construção de residência para idosos; construção da Cadeia de Magé; construção do Centro de Observação no Presídio da Polinter; reforma na Penitenciária Alfredo Tranjan e no Instituto Candido Mendes; construção de um centro de observação no Complexo de Gericinó, em Bangu; e reforma da Penitenciária Serrano Neves.
Motivo: O governo estadual informou que, devido à mudança de gestão, as obras de construção e reforma passaram a ser coordenadas por órgãos diferentes. De acordo com a Secretaria de Obras fluminense, os recursos do Depen, em parceria com a Caixa Econômica Federal, foram ampliados para a construção de duas cadeiras públicas – uma feminina e uma masculina –, com investimentos de R$ 18.724.871,31 e R$ 12.057.983,83, respectivamente.

RIO GRANDE DO NORTE
Valor devolvido: R$ 14.370.557 (contratos firmados em 2009, 2010 e 2011).
Obras: Construção da Cadeia de Macau, de Ceará-Mirim, da Unidade Prisional de Lajes e reforma da unidade psiquiátrica do Complexo Penal Dr. Chaves.
Motivo: O governo potiguar não esclareceu sobre as obras apontadas no levantamento de devolução do Ministério da Justiça, mas informou que foram devolvidos R$ 10,4 milhões de convênios firmados entre 2007 e 2010. O motivo do cancelamento, segundo o governo estadual, foram entraves burocráticos, como falta de documentação de imóveis e problemas em licitação.

RIO GRANDE DO SUL
Valor devolvido: R$ 20.656.798 (contratos firmados em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010).
Obras: Construção da Coordenadoria de Perícias de Bagé; da Penitenciária de Bento Gonçalves e de Passo Fundo; de albergue no Presídio Municipal de Bagé; reforma do alojamento do Instituto Penal Viamão e da Casa de Albergado Padre Pio Buck; e construção de albergue em Porto Alegre e de módulo de saúde em local não discriminado.
Motivo: De acordo com a Superintendência de Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul, em Bento Gonçalves e em Passo Fundo, houve demora no processo de execução das obras devido a recursos requeridos pelo Ministério Público contra a localidade de um dos presídios e contra um dos processos licitatórios. A razão do cancelamento dos demais contratos não foi informada.

RONDÔNIA
Valor devolvido: R$ 323.080 (contrato firmado em 2011).
Obra: Implantação de Educação para Jovens e Adultos na Casa de Detenção Dr. José Mario Alves da Silva.
Motivo: De acordo com a assessoria de imprensa do governo de Rondônia, não foi possível executar o projeto devido a problemas técnicos. Além disso, a devolução do dinheiro ocorreu após a assinatura de um decreto presidencial que determinava o cancelamento do repasse de contratos não executados, informou a assessoria.

SERGIPE
Valor devolvido: 2.153.528 (contrato firmado em 2012).
Obras: Reforma do Hospital de Custódia e ampliação do Presídio de Areia Branca.
Motivo: A Assessoria de Planejamento da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor de Sergipe informou que a ampliação do presídio foi prejudicada por atrasos da empresa responsável pela obra, o que levou à rescisão do contrato. Apesar de o governo estadual ter feito licitação para contratar outra empresa, o contrato foi cancelado devido ao decreto presidencial que determinava a anulação de obras com os estados que não tivessem iniciado os trabalhos. Sobre o dinheiro para a reforma do hospital, o estado informou que o recurso não chegou.

TOCANTINS
Valor devolvido: 14.708.591 (contrato firmado em 2009).
Obras: Construção da Penitenciária de Araguaína.
Motivo: A Secretaria de Defesa Social do Tocantins informou que o cancelamento do contrato ocorreu após a constatação de que, durante a licitação, a proposta vencedora apresentava valores superfaturados. A proposta previa um total para a obra de R$ 19.111.412. A pasta concluiu que os atos praticados no processo violavam as normas constitucionais, o que justificaria a anulação do acordo.

COLABORARAM: G1/AL, G1/CE, G1/DF, G1/GO, G1/MA, G1/MG, G1/MS, G1/PA, G1/PB,
G1/PE, G1/RJ, G1/RN, G1/RO, G1/RS, G1/SE e G1/TO.

DUPLA É PRESA POR CAÇA ILEGAL DE ANIMAIS SILVESTRES NA CHAPADA DA IBIAPABA

Imagens flagraram a ação. Foto: Polícia Civil/divulgação

Uma operação da Polícia Civil e a Guarda do Parque da Unidade de Conservação Serra das Almas (na Chapada da Ibiapaba, distante 320 km de Fortaleza) resultou na prisão de dois homens que estavam praticando a caça ilegal de animais silvestre da região.

A polícia chegou até os acusados identificados como Clóvis Rodrigues, 49, e Francisco Cardoso de Sousa, 50, ambos residentes na Zona Rural de Crateús, após investigações referente a caça ilegal que estava sendo praticada na Reserva Particular do Patrimônio Natural Serra das Almas (local de preservação ambiental reconhecido pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera, por abrigar uma representativa parte da caatinga no sertão de Crateús. 

São 6.146 hectares de área protegida que resguardam três nascentes e espécies ameaçadas de extinção.).

Presos no momento da ação criminosa
Os homens foram presos no momento em que caçavam animais conhecidos popularmente por Mocó (uma espécie de roedor). Com a dupla foram apreendidos 11 animais que já haviam sido mortos e duas espingardas com 19 munições, sendo 14 deflagradas e 5 intactas. 

De acordo com o Delegado João Pereira, titular da Delegacia Regional de Crateús, a dupla venderia a caça para bares e restaurantes locais, já que o mocó é bastante apreciado como petisco.

Clóvis e Francisco foram autuados em flagrante pelo porte ilegal de arma de fogo, art. 16 do Estatuto do Desarmamento e caça ilegal de animal silvestre, art. 29 da Lei de Crimes Ambientais e foram encaminhados a Cadeia Pública Municipal de Crateús onde ficarão à disposição da Justiça.

AUTOR: DN

ADVOGADO AFIRMA QUE ARMA ERA DE BRINQUEDO

Nas imagens divulgadas na internet, Ronald Taveira aparece empunhando a arma dentro do carro e, em seguida, faz um disparo em direção à rua FOTO: REPRODUÇÃO/ O advogado Paulo Pimentel esteve, ontem, na DHPP e colocou o cliente à disposição da Polícia, mas segundo ele, não houve crime FOTO: MIGUEL PORTELA

O empresário Ronald Davi Taveira deverá ser intimado pela Polícia Civil a prestar esclarecimentos, nas próximas horas, depois que imagens dele foram divulgadas nas redes sociais atirando com um revólver dentro de um veículo.

Ontem, porém, a Reportagem conversou, com exclusividade com o advogado do comerciante, Paulo Pimentel, e este informou que seu cliente já está à disposição das autoridades e deve se apresentar tão logo seja intimado.

Através de seu advogado, o empresário alega que a arma que aparece em seu poder é, na verdade, um simulacro, isto é não é verdadeira como parece no vídeo que circulou pela internet na última quarta-feira. A divulgação do vídeo teve uma rápida e ampla repercussão e levou a Secretaria da Segurança Pública a informar, em nota à Imprensa, que já investiga o caso, tendo identificado o rapaz.

Sem crime

Paulo Pimentel explicou que, na manhã de ontem, compareceu à Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), órgão que está investigando o fato, e já colocou seu cliente à disposição das autoridades.

"Estive na Divisão (de Homicídios) e conversei com o delegado Luiz Carlos Dantas. Fui informado que será instaurado inquérito por portaria. Na verdade, nem sei porque este caso está á (na DHPP), pois não houve crime algum. Não houve nenhuma tentativa de homicídio, não houve incitação ao crime, nem sequer porte ilegal de arma. O revólver que aparece nas imagens é um simulacro.


Ninguém foi ferido, não havia ninguém na rua, pois era ainda de madrugada. Ainda assim, coloquei o meu cliente a inteiro dispor das autoridades e vou apresentá-lo quando ele for convocado pela autoridade policial", disse Paulo Pimentel à reportagem na tarde de ontem. Segundo ele, o empresário teria feito uma "brincadeira" e "alguém" colocou o vídeo na internet. "A paz pública não foi atingida, não houve crime algum", ressaltou o criminalista.

O delegado Luiz Carlos Dantas, confirmou, pela manhã, que o inquérito foi instaurado.

Imagens

Fotografias e vídeos postas nas redes sociais mostrando cenas de violência e crimes ganham rapidamente repercussão.

Há duas semanas, uma foto de bandidos assaltando veículos na Via Expressa, nesta Capital, um deles portando uma escopeta de calibre 12 (escopeta), logo se espalhou pelas redes sociais e a Polícia iniciou, imediatamente, uma caçada aos criminosos. Dois dias depois, o primeiro suspeito foi preso na mesma área onde ocorrera o ataque. Na semana seguinte, agentes da Coordenadoria de Inteligência Policial (CIP) prenderam, o bandido da escopeta e um comparsa.

Outra imagem que teve repercussão foi a de bandidos fazendo um ´arrastão´ em veículos na Avenida Paisagística, no bairro Cocó. Os ladrões foram presos.

AUTOR: DN

HOMEM É PRESO DEPOIS DE INVADIR UM MOTEL

Rafael Coelho Monteiro, 26, acabou capturado no motel pelo BPRaio e autuado no 1º DP FOTO: REPRODUÇÃO

Um homem identificado como Rafael Coelho Monteiro, 26, foi preso, depois de invadir o ´Love´s Motel´ e fazer duas funcionárias de refém. 

O estabelecimento, atacado na tarde de ontem, fica na Rua Olavo Bilac, no bairro São Gerardo. 

Segundo a Polícia, Monteiro confessou que é viciado em cocaína e que teria rendido as mulheres porque não tinha dinheiro para pagar a conta.

O soldado Benevides Teixeira, do patrulha 04 do BPRaio, disse que existe a suspeita que o rapaz faça parte de uma quadrilha de clonagem de veículos e estava no motel para fazer algo ilícito neste sentido. Ele foi conduzido ao 1º DP (Bairro Ellery).

AUTOR: DN

MECÂNICO MORRE APÓS SER BALEADO

O crime ocorreu na porta da oficina de motos onde o rapaz trabalhava. A Polícia levantou a suspeita de um crime com motivo passional FOTO: NATINHO RODRIGUES

O mecânico Evilásio de Lima Sales, 30, foi assassinado, a tiros, na manhã de ontem, quando estava no seu local de trabalho, uma oficina de motocicletas localizada na esquina das avenidas A e H, no Conjunto Ceará. O crime pode ter motivação passional, pois a vitima teria envolvimento amoroso com uma mulher casada, segundo a Polícia.

O crime ocorreu por volta de 8 horas. Evilásio Sales conversava com os colegas na calçada da oficina, quando dois homens, em uma motocicleta, se aproximaram. O garupeiro sacou a arma e efetuou vários disparos.

Os colegas das vítima informaram que Evilásio recebeu dois tiros na cabeça, dois na nuca e um no tórax. Um colega dele, identificado apenas por Edson, foi atingido de raspão. Quando os tiros começaram a ser disparados, v árias pessoas que estavam na calçada procuraram abrigo e não tiveram como identificar a marca da motocicleta usada pelos criminosos. Elas contaram que os executores nada falaram.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi ao local e prestou os primeiros socorros às vítimas, dando maior atenção a Evilásio, por ser o paciente mais grave.

Ainda no local do crime, o mecânico teve uma parada cardíaca. Os socorristas conseguiram reanimá-lo. Ele foi encaminhado com urgência ao Hospital ´Frotinha´ de Parangaba. No trajeto, teve outra parada cardíaca e faleceu. Policiais da DHPP iniciaram investigações a respeito.

AUTOR: DN

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics