domingo, 15 de junho de 2014

PELO MENOS 210 PESSOAS MORREM DURANTE AS ELEIÇÕES, NO AFEGANISTÃO

Eleitores enfrentam longas filas no 2º turno da eleição presidencial no Afeganistão (Foto: Shah Marai / AFP Photo)

Pelo menos 210 pessoas morreram, 48 delas civis, no segundo turno das eleições presidenciais do Afeganistão, enquanto 258 ficaram feridas, informou neste domingo (15) à Efe uma fonte oficial.

Os talibãs fizeram 160 ataques ao longo do país neste sábado, o que provocou a morte de 48 civis, 16 soldados e 146 insurgentes, disse o porta-voz do Ministério afegão de Defesa, Zahir Azimi.

Além disso, ficaram feridos 88 civis, 75 soldados e 95 talibãs.

A fonte explicou que as vítimas morrream por causa de disparos, bombas e foguetes, mas não especificou onde ocorreram os ataques.

Os talibãs cortaram os dedos de 11 pessoas na província de Herat, de acordo com uma mensagem em Twitter do vice-ministro de Interior, Ayub Salangi.

O número de vítimas civis é muito superior ao primeiro turno do dia passado 5 de abril, na qual faleceram quatro civis e 12 policiais, enquanto 176 talibãs foram abatidos pelas forças de segurança.

Processo
Disputaram a eleição o antigo combatente anti-Taliban Abdullah Abdullah e o ex-economista do Banco Mundial Ashraf Ghani, já que nenhum dos dois conseguiu a maioria de 50% necessária para vencer no primeiro turno, realizado em 5 de abril.

Como a maioria das tropas estrangeiras deixará o país até o fim de 2014, quem quer que assuma o lugar de Karzai irá herdar um país conturbado, com uma insurgência cada vez mais violenta do Talibã e uma economia assolada pela corrupção e pelo fraco estado de direito.

O processo tem sido dificultado pelas acusações de fraude dos dois candidatos, e muitos temem que um resultado apertado torne menos provável que o perdedor aceite a derrota, possivelmente criando um impasse arriscado e prolongado no país.

“O país está em uma crise... só um líder forte poderá resgatá-lo”, disse a parlamentar Shukria Barakzai. “Todos – jovens, idosos, ricos e pobres – saíram com clima ruim, apesar das ameaças, para votar em abril, e esperamos que seja igual desta vez. Este é o espírito do Afeganistão”.

O alto comparecimento de quase 60% no primeiro turno foi uma grande derrota para o grupo militante. Observadores esperam menos de 5 milhões de eleitores no segundo turno, em parte por causa dos temores com a segurança.

AUTOR: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU