quarta-feira, 30 de abril de 2014

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS POLICIAIS DE 29 À 30/04, DA 2ª CIA/3º BPM NA SERRA DA IBIAPABA


ESCOLTA DE PRESIDIÁRIO AO INSTITUTO PSIQUIÁTRICO GOVERNADOR ESTÊNIO GOMES NA CIDADE METROPOLITANA DE ITAITINGA-CEARÁ


Ontem, 29/04, por volta de 02h, por requisição da MM Juíza de Direito Cândice Arruda Vasconcelos titular da Vara Única da Cidade de Ubajara, foi realizada a escolta do presidiário Vicente José da Silva, responde o artigo 121 c/ 14 do CPB – Tentativa de Homicídio. 

Sendo escoltado da Cadeia Pública de Ubajara pelo Soldado Ari; Agente do Pro Cidadania Costa numa viatura da Prefeitura Municipal de Ubajara com o motorista Clésio Tavares, com destino ao Instituto Psiquiátrico Governador Estênio Gomes na Cidade de Itaitinga, com o intuito da obtenção de um laudo de insanidade mental que resultou em negativo. 

O preso foi recolhido novamente à Cadeia Pública de Ubajara.

PRISÃO E PROCEDIMENTO POR PORTARIA POR ROUBO DE VEÍCULO OCORRIDO NA CIDADE DE UBAJARA/TIANGUÁ

Ontem, 29/04, por volta de 10h, foram presos por serem suspeitos do crime de roubo de uma moto Honda Titan 150 de cor vermelha de placa NVB 7587 - Ubajara/Ce, final do chassi 69949, crime este ocorrido no dia 25 de abril do corrente ano no Sítio Carpina na Zona Rural da Cidade de Ubajara os suspeitos: 

Jorge Leandro Crispim, 21 anos, natural de Tianguá, não tem profissão, solteiro, residente em uma Rua sem denominação s/nº no Bairro Catatau em Tianguá e Maciel Silva de Souza, 22 anos, natural de Tianguá, não tem profissão, solteiro, residente no Sítio Bom Jesus na Zona Rural da Cidade de Tianguá.

A vítima e proprietário do veículo Gerardo Igor da Silva Sousa, 19 anos, natural de Ubajara, vendedor, solteiro, residente na Rua Francisco Tabosa no Bairro Nossa Senhora de Lordes em Ubajara.

Os PMs do Ronda do Quarteirão Subtenente PM Castro, Soldado Henrique e Soldado Sene na RD 2770 haviam conseguido informações de que os indivíduos Jorge Leandro e Maciel eram suspeitos de terem roubado uma moto Titan de cor vermelha de Placa NVB 7587 – Ubajara na data supradita. 

Feitas as diligências conseguiu prender os suspeitos que foram conduzidos para Delegacia Regional de Polícia Civil de Tianguá, aonde foram reconhecidos pela vítima. Durante as diligências foi encontrado na residência do suspeito Jorge Leandro Crispim 02 pedras de crack, 01 papelote de maconha R$ 13,00 Reais em dinheiro.

Diante dos fatos os suspeitos Jorge Leandro e Maciel Silva foram autuados por portaria no artigo 157 do CPB pela Delegada Marilene na Delegacia de Polícia Civil de Ubajara, visto que o suspeito Jorge Leandro foi também autuado (TCO nº 29/2014) no artigo 28 do CPB, procedimento realizado pelo Delegado Marcio Fernandes na Delegacia Regional de Polícia Civil de Tianguá. 

O veículo da vítima não foi encontrado. Vale salientar que os mesmos policiais já prenderam e autuaram os suspeitos pelo crime de roubo a pessoa, que os referidos já respondem outros inquéritos na Cidade de Tianguá e suspeitos de crimes de roubo em outras urbes.

PRISÃO PELO CRIME DE LEI MARIA DA PENHA/UBAJARA

Ontem, 29/04, por volta de 12h foi preso pelo crime de violência doméstica e familiar o indivíduo Antônio Carvalho de Sousa, 36 anos, natural de Ubajara, solteiro, não tem profissão, residente no Sítio Sabiá na Zona Rural de Ubajara.

A vítima foi à genitora do seu agressor Senhora Neuza Carvalho de Sousa, 70 anos, natural de Ubajara, doméstica, solteira, residente no Sítio Sabiá em Ubajara.

Os PMs do DPM local Sargento Aírton, Soldado Magalhães e Soldado Igor na CP 3402 fizeram a prisão do suspeito e o conduziu para Delegacia Regional de Polícia Civil de Tianguá, aonde foi autuado pelo Delegado Marcio Fernandes na Lei 11.340/206 – Lei Maria da Penha e em seguida recolhido à Cadeia Pública de Ubajara. 

Vale salientar que o suspeito é viciado em crack e agredia sua genitora para conseguir dinheiro e satisfazer seu vício.

PRISÃO PELO CRIME DE EMBRIAGUEZ AO VOLANTE/CIDADE DE CROATÁ

Ontem, 29/04, por volta de 15h30 foi preso pelo crime de embriaguez ao volante o indivíduo Marcos Alves de Sousa, 38 anos, natural de Guaraciaba do Norte, separado, trabalha em manutenção predial, residente no Sítio São Roque na Zona Rural da Cidade de Croatá.

O suspeito pilotava a sua moto Honda Titan 125, cor azul, ano 1998, placa HWD 9131 na Rua Vereador Raimundo Ribeiro de Abreu s/nº no Bairro centro da Cidade de Croatá, próximo ao fórum local, quando foi abordado pelos PMs do DPM local Subtenente PM Nertan, Soldado Alves e Soldado Felipe na CP 7233.

Que perceberam que o condutor da moto apresentada sintomas de ter ingerido bebida alcoólica. O suspeito foi preso e a moto aprendida, sendo conduzidos a Delegacia Regional de Polícia Civil de Tianguá.

Entretanto antes a composição parou no posto de fiscalização da PRE/Ubajara, tendo o conduzido realizado o exame etílico resultando em 1, 41 MG/l, confirmando assim o crime de embriaguez ao volante. 

O suspeito foi autuado no artigo 306 do CTB pelo Delegado Marcio Fernandes, ficando à disposição da Justiça. 

PRISÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO/TIANGUÁ

Ontem, 29/04, por volta de 23h30 foi preso pelo crime de porte ilegal de arma de fogo o ex-presidiário Jorge Washington Oliveira Linhares, 32 anos, natural de Tianguá, não tem profissão, solteiro, residente na Rua das Palmeiras s/nº no Bairro Ceasa em Tianguá.

O fato é que os PMs da FTA 01 com Cabo Sandoval, Soldado Felix e Soldado  Rocha na CP 3362 estavam fazendo o policiamento ostensivo, quando na Avenida Jaques Nunes s/nº no Bairro Centro de Tianguá perceberam o comportamento do ex-presidiário Jorge Washington Oliveira Linhares. 

Foi dada busca pessoal e encontrado um revólver calibre 32 com capacidade para 06 tiros com 03 cartuchos intactos, dada voz de prisão foi conduzido para Delegacia Regional de Polícia Civil de Tianguá, aonde foi autuado pelo Delegado Anastácio no artigo 16 da Lei 10826/2003 – Porte Ilegal de Arma de Fogo, ficando a disposição da Justiça.

PRISÃO POR FURTO/VIÇOSA DO CEARÁ

Hoje, 30/04, por volta de 03h, foram presos pelo crime de furto os suspeitos André da Silva Pereira, 21 anos, natural de Viçosa do Ceará, servente de pedreiro, solteiro, residente na Rua do Arame s/nº no Bairro Santa Cecília na Cidade de Viçosa do Ceará e José William Fernandes Ferreira, 26 anos, natural de Viçosa do Ceará, não tem profissão, solteiro, residente na Rua Horácio Fontenele s/nº no Bairro Centro da Cidade de Viçosa do Ceará. 

Vale salientar que os suspeitos não tinham antecedentes criminais, até agora.

O fato é que os PMs da Ronda do Quarteirão Soldado Paiva e Soldado Robério na RD 1296 estavam fazendo o policiamento ostensivo próximo ao Fórum (Judiciário Estadual do Ceará), quando suspeitaram dos indivíduos André da Silva e José Willian, foi dada busca pessoal nos dois suspeitos e encontrado com eles um aparelho de som automotivo de veículo e uma frente de toca cd. 

Foram interrogados pelos Policiais Militares a procedência e confessado por eles que o material foi furtado de um veículo corola de cor preta de placa OCC3947 – Viçosa do Ceará que estava recolhido judicialmente no interior do Fórum. 

Que os referidos suspeitos confessaram que haviam pulado o muro do Fórum, haviam aberto o veículo supradito, furtado o material e em seguida tentaram evadir, entretanto foram abordados pela Ronda do Quarteirão e presos pelo crime de furto. 

Os Suspeitos foram conduzidos para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Tianguá, aonde foram autuados pelo Delegado Anastácio no artigo 155 do CPB, ficando a disposição da Justiça.

COLABOROU: SD PM CAVALCANTE
AUTOR: TIANGUÁ AGORA

SOROCABA (SP), REGISTRA 15 HOMICÍDIOS EM APENAS 4 DIAS

Três corpos foram encontrados dentro de uma perua carbonizada na Zona Industrial de Sorocaba (Foto: Thiago Ariosi)

A cidade de Sorocaba (SP) vive dias tensos desde o último domingo (27) até a tarde desta quarta-feira (30), com o registro de 15 casos de suspeita de homicídio no período. A primeira morte foi a do policial militar Sandro Gomes, de 35 anos, na madrugada de domingo. Ele foi assassinado em uma emboscada, enquanto fazia patrulhamento pela avenida Itavuvu, na Zona Norte da cidade.

Os criminosos estavam em dois carros e efetuaram vários disparos contra a viatura onde estava Sandro. O outro policial que estava junto, Antonio Correa Junior, também foi atingido e encaminhado ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba. Com ferimentos leves, o policial recebeu alta na manhã de segunda-feira (28).
Três homens são encontrados mortos em casa de Sorocaba (Foto: Reprodução/TV TEM)

Cerca de 20 horas depois da morte do policial, na noite de domingo, um duplo assasinato foi registrado no Jardim Casa Branca, também na Zona Norte. Depois, na manhã de segunda-feira, um morador de rua foi encontrado morto sob o pontilhão da rua Humberto de Campos.

Já na manhã desta terça-feira (29), a polícia foi acionada para averiguar três corpos encontrados baleados em uma casa do bairro Vila Nova Sorocaba. De acordo com a Polícia Militar, vizinhos ouviram barulho de vários tiros às 23h da segunda-feira (28), porém as vítimas só foram encontradas pela manhã de terça-feira, quando, ao verem o portão da residência aberto, resolveram entrar. Os três corpos foram encontrados no fundo da casa com várias perfurações decorrentes de arma de fogo na cabeça.

A quinta ocorrência foi durante a noite desta terça-feira, na Vila Hortência, na Zona Leste da cidade. Um aposentado conversava com o vigilante de uma obra localizada na rua Assis Machado, quando uma moto parou e o garupa efetuou os disparos contra a dupla. O aposentado morreu na hora, já o vigilante foi socorrido para o hospital e passa bem. De acordo com a Polícia Militar, existe a suspeita de tentativa de assalto.

Outro caso, também na noite desta terça-feira, foi no bairro Itanguá, na Zona Oeste de Sorocaba, em horário quase que simultâneo com a ocorrência da Vila Hortência. O crime ocorreu na viela Santa Catarina. De acordo com a PM, os autores do crime estavam a pé quando se aproximaram de três homens e efetuaram os disparos. As vítimas foram encaminhadas ao hospital, porém uma delas, um menor de idade, não resistiu aos ferimentos e morreu. Os outros dois continuam internados e o estado de saúde não foi divulgado.

O último crime da noite desta terça-feira ocorreu no Paineiras, na Zona Norte. Cinco pessoas foram baleadas. As vítimas estavam em um bar quando uma moto parou em frente ao estabelecimento e, tanto o garupa quanto o condutor, dispararam contra o grupo. Dois morreram na hora, um a caminho do hospital e os outros três continuam internados. O estado de saúde dos mesmos também não foi divulgado.

Por fim, na manhã desta quarta-feira (30), três corpos foram encontrados carbonizados dentro de uma perua que estava em uma estrada de terra, no meio de um pasto, nas proximidades da Zona Industrial de Sorocaba.
Carro (Foto: Reprodução/TV TEM)

Onda de homicídios
Nos três primeiros meses do ano, a cidade teve 31 vítimas de homicídio doloso, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. Foram seis crimes em janeiro, oito em fevereiro e 17 em março. Em 2013, foram 61 vítimas de homicídios registradas durante todo o ano - índice que, no ritmo atual, pode ser atingido durante o primeiro semestre.

Com esses dados, a cidade caminha na contramão das estatísticas de São Paulo. Na semana passada, o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, comemorou a tendência de queda nos homicídios: foram 1.150 em todo o Estado, nos três primeiros meses do ano, contra 1.189 no mesmo período do ano passado.

Para o delegado seccional de Sorocaba, Marcelo Carriel, os crimes se tratam de execuções primárias, primeiro pela quantidade de disparos e, depois, pelos antecendentes das pessoas que são vítimas. "Na maioria deles, são casos de tráfico de entorpecentes e, em decorrência disso, acertos de conta. Ou divídas de drogas ou disputas de pontos de vendas", explica o delegado.

O delegado ainda acredita em uma teoria para explicar o aumento no número de homicídios na cidade. "Antigamente não eram tantas mortes, eram mais ameaças, mais intimidações. E hoje estão usando a morte como forma de rechaçar outro grupo que seja contrário daqueles que está dominando o ponto de drogas ou coisa parecida", finaliza.
Emoção e honrarias marcam enterro de PM morto em emboscada em Sorocaba (Foto: Reprodução/TV TEM)

AUTOR: G1/SP

JOVEM BRASILEIRO DESAPARECIDO HÁ 4 MESES NA ESPANHA É ENCONTRADO MORTO

Nascido em Salvador, Victor da Silva Lago, de 19 anos, vivia na Espanha há 11 anos (Foto: BBC/Arquivo familiar)

Após quase quatro meses, chegou ao fim a procura pelo brasileiro Victor da Silva Lago, de 19 anos, que mobilizou a cidade de Zaragoza, na Espanha.

Na noite desta terça-feira (29), a Polícia Nacional encontrou o corpo do rapaz na região de Cogullada, debaixo de uma ponte, segundo registrou a jornal Heraldo. Ele havia desaparecido na virada do ano.

A polícia confirmou a identidade de Victor à família, embora ainda não tenha os resultados do exame de DNA, segundo Taís Silva Lago, prima de Victor, que falou à BBC Brasil por telefone.

A polícia também informou que o corpo estava em avançado estado de decomposição, mas que não apresentava sinais de violência.

O resultado da autópsia com as causas da morte está previsto para sair em duas semanas.

Desaparecimento
Victor havia participado de uma festa em Zaragoza. A família não tinha notícias dele desde 1º de janeiro.

O desaparecimento do jovem mobilizou a polícia, os bombeiros e até a Interpol. Um drone, um tipo de aeronave não tripulada, chegou a ser utilizado para procurar pistas do rapaz.

A família também pediu ajuda pelas redes sociais para encontrar Victor. Poucos dias após o desaparecimento, cerca de 300 pessoas se reuniram às margens do Rio Ebro para procurá-lo.

Nos últimos meses, amigos e familiares realizaram manifestações para que o caso não fosse esquecido.

"É impressionante que tenham achado o corpo dele justo no lugar onde procuramos", diz Taís Lago. "Tenho que agradecer a todas as pessoas que nos apoiaram."

Victor nasceu em Salvador em vivia na Espanha desde os 8 anos. Cursava Administração de Empresas na Universidade de Zaragoza.

AUTOR: BBC

JUSTIÇA DE SÃO PAULO REJEITA LAUDO CRIMINOLÓGICO DE SUZANE RICHTHOFEN

Suzane Von Richthofen foi condenada pela morte dos pais (Foto / Arquivo: Reprodução/TV Globo)

A Justiça de São Paulo decidiu desconsiderar o novo exame criminológico sobre Suzane von Richthofen, condenada a 39 anos de prisão por mandar matar os pais em 2002 na capital.

De acordo com a juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, de Taubaté, interior do estado, o laudo não será mais levado em consideração para decidir se a presa poderá progredir do regime fechado, onde está atualmente, para o semiaberto, como quer a sua defesa. Até a manhã desta quarta, ela não havia dado sua decisão sobre a progressão de regime.

A magistrada alegou que o documento criminológico foi parcial, baseado em prejulgamento e feito sem ao menos entrevistar Suzane. Na última quarta-feira (23), o G1apurou que o exame concluiu que a presa não estava apta a ganhar o benefício da progressão de regime. A condenada quer sair de Tremembé para trabalhar de dia, voltando à noite para dormir.

Segundo o laudo psiquiátrico, Suzane não se arrependeu totalmente do crime que cometeu, nem tem planos para o futuro ou sequer fez curso profissionalizante na cadeia. O documento foi assinado pelo psiquiatra forense Guido Palomba.

“Diante da parcialidade subjetiva do profissional nomeado, consubstanciada nos motivos aqui elencados, forçoso considerar prejudicada a prova pericial por ele produzida, que por isso não será considerada para a formação do convencimento deste juízo na análise do pedido em questão”, escreveu a juíza Sueli.

Procurado na terça-feira (29) pela equipe de reportagem, Palomba negou que tenha produzido um laudo parcial. "Foi totalmente imparcial", rebateu o especialista. Em fevereiro deste ano, o psiquiatra tinha sido indicado pelo desembargador José Damião Pinheiro Machado Cogan, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), para realizar o exame criminológico em Suzane.

O advogado de Suzane, Denivaldo Barni, afirmou nesta quarta-feira (30) que a defesa já havia solicitado à juíza a suspensão do psiquiatra do caso. "Quando o TJ nomeou essa pessoa [Palomba], entrei com pedido de imediato porque ela é suspeita", disse Barni. "Já tinha dado opiniões contrárias a minha cliente".

Anulação
Para anular o laudo, a juíza argumentou que antes de realizar o exame Palomba já havia se manifestado publicamente sobre a presa, dando ‘opinião antecipada’ sobre ela. “O senhor psiquiatra nomeado se manifestou publicamente, por inúmeras vezes, acerca do comportamento e personalidade da sentenciada, censurando-a severamente em todas elas”, escreveu a magistrada.

A juíza também criticou o fato de o especialista não ter conversado com Suzane. “Não logrou êxito em realizar a perícia e ainda assim apresentou laudo técnico que classificou de ‘indireto’, valendo-se de peças processuais e pareceres de outros profissionais da área para posicionar-se contrariamente ao pedido formulado pela sentenciada, consubstanciado em aspectos subjetivos da mesma, todos negativos, o fazendo sem sequer entrevistá-la”.

Diante dos argumentos acima, a magistrada entendeu que o laudo ficou comprometido em relação a ‘isenção ou imparcialidade’ que deveria ter. “Assumiu postura de julgador e efetivamente julgou antes do tempo, comparecendo agora, nos autos deste procedimento, a retificar seus ‘preconceitos’”.

Procurados nesta quarta-feira (23) pela equipe de reportagem, os advogados de Suzane disseram que não comentariam o exame criminológico por "questão de ética e sigilo profissional" e porque também não foram comunicados pela Justiça sobre a realização do novo teste.
Suzane von Richthofen na prisão em Tremembé (Foto / Arquivo: Reprodução/TV Globo)

Progressão e laudo
O pedido de progressão de regime foi feito pela defesa de Suzane à Justiça. Seus advogados enalteceram, por exemplo, o bom comportamento da cliente e pareceres psicológicos favoráveis, produzidos nos últimos anos.

Apesar de Suzane ter bom comportamento na prisão, Palomba alegou no exame criminológico que ela deixou de preencher outros requisitos necessários e fundamentais para ter direito à progressão.

O habeas corpus que pede a progressão de regime foi analisado em fevereiro deste ano pelo desembargador Cogan. Como os documentos psicológicos sobre Suzane não possuíam uma análise psiquiátrica, o magistrado então determinou a realização de exame criminológico complementar. E que o resultado fosse encaminhado a Taubaté.

Instituído pela Lei de Execução Penal de 1984, o exame criminológico pode ser feito por psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais do sistema prisional a pedido da Justiça. O objetivo é avaliar se o preso tem condições ou não de receber a progressão de regime.

Palomba chegou a procurar a presa na penitenciária feminina de Tremembé para entrevista-la, mas ela se negou a falar. Diante disso, o especialista realizou então um exame indireto. Ele analisou documentos relacionados a sentenciada para auxiliar o embasamento de seu laudo.

Ele concluiu que Suzane teve respostas negativas às questões relacionadas à ‘arrependimento e remorso’, ‘planos para o futuro’ e ‘profissionalização dentro do sistema carcerário’. A presa teve ponto positivo, no entanto, no bom comportamento. Mas na opinião do psiquiatra, isso não foi determinante já que se trata de uma obrigação para quem está encarcerado.
Os irmãos Cristian (esq.) e Daniel Cravinhos, em foto de 23 de janeiro de 2006 (Foto / Arquivo: Vidal Cavalcante/Estadão Conteúdo)

Defesa de Suzane Richthofen
Nos documentos verificados para elaboração do novo parecer psiquiátrico, Suzane teria dito que se arrependia parcialmente pelo assassinato dos pais, não tinha planos para o futuro e nem havia buscado uma profissão dentro da prisão.

Desde 2009, os defensores de Suzane tentam na Justiça a progressão para ela, mas sempre tiveram solicitações negadas por diversos tribunais.

Em seu pedido de progressão de regime ao TJ, a defesa de Suzane alegou que “a paciente suporta constrangimento ilegal em razão do excesso de prazo para o julgamento do pedido de progressão, afrontando o princípio da celeridade processual e razoabilidade”. Segundo os advogados, há registros de "ótima conduta carcerária" por parte de Suzane.

De acordo com a defesa, os pedidos de progressão foram feitos em março, maio e junho de 2013, quando “foi determinada a realização de exame criminológico, o qual apresentou parecer favorável à progressão.”

Apesar disso, os advogados informaram que em outubro de 2013 “foi determinada a realização do teste de Rorschach, cujo laudo foi apresentado em dezembro de 2013, sendo reiterado o pedido de progressão, estando os autos conclusos desde 22 de janeiro”.

Os irmãos também foram presos e condenados ao regime fechado, mas o deixaram em fevereiro de 2013, quando foram para o semiaberto. "Queremos o mesmo tratamento dos Cravinhos para Suzane", disse Barni. Sua cliente tem atualmente 30 anos de idade.Os defensores “sustentam, ainda, que a paciente reúne os requisitos subjetivos, eis que exerce atividades laborativas, tendo recebido voto de elogio por sua dedicação e presteza.”

Além do pedido de progressão de regime, os defensores de Suzane pediram segredo de Justiça do caso. O desembargador decretou então o segredo de justiça “em razão da profundidade da análise da paciente.”

Caso Richthofen
Em 2006, Suzane foi condenada a 39 anos de reclusão em presídio de segurança máxima em regime fechado por participar do assassinato dos seus pais. Ela confessou participação no assassinato dos pais em 31 de outubro de 2002. O casal Manfred e Marísia Von Richthofen foi morto pelos irmãos Daniel e Cristian Cravinhos na mansão onde moravam, na capital paulista.

Na época, Daniel namorava a filha das vítimas. Suzane teria planejado o crime porque não tinha um bom relacionamento com os pais e queria dividir o dinheiro da herança da família com os Cravinhos.

AUTOR: G1/SP

HOMEM DESCOBRE TRAIÇÃO DA MULHER E CORTA O PRÓPRIO ORGÃO GENITAL

Segundo a PM, o homem, que trabalha com conserto de veículos, estava sob efeito de álcool. (Foto: Reprodução)

Um homem de 45 anos cortou o próprio pênis e os testículos na manhã dessa terça-feira (29) no bairro Bela Vista, em Parnamirim, na Grande Natal. De acordo com informações do 3º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento na região, o fato foi motivado por uma traição. 

Ainda segundo a PM, o homem, que trabalha com conserto de veículos, estava sob efeito de álcool. Ele passou por uma cirurgia no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, e o estado de saúde é estável.

O caso foi registrado às 8h30, quando a Polícia Militar atendeu o chamado no bairro Bela Vista. Ao chegar no local, os policiais encontraram o homem caminhando sozinho ensaguentado. 

Os órgãos genitais estavam no chão e foram colocados dentro de um saco antes de serem entregues aos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A arma usada, uma faca de seis polegadas, também foi recolhida pelos policiais militares.

De acordo com a assessoria de comunicação do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, o homem veio do Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, que realizou o primeiro atendimento. No Walfredo Gurgel, a vítima passou por uma cirurgia e está internado no Centro de Recuperação Pós-Operatório (CRO) sem previsão de alta. 

Ainda segundo o hospital, ele chegou agitado na unidade hospitalar e precisou ser sedado.

AUTOR: Tribuna Hoje

EMPRESÁRIA É BALEADA DURANTE PERSEGUIÇÃO POLICIAL, EM NATAL (RN)

Dona de salão de beleza, Poliana de Lima levou tiro de raspão no pescoço (Foto: Poliana de Lima/Arquivo Pessoal)

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte vai designar um delegado especial para apurar o caso da empresária Poliana de Lima, de 24 anos, alvo de um tiro supostamente disparado por um policial civil durante uma perseguição ocorrida na manhã desta terça-feira (29) no conjunto Cidade Satélite, na zona Sul de Natal. 

De acordo com o delegado Matias Laurentino, titular da Diretoria de Polícia da Grande Natal, o caso também será encaminhado para a Corregedoria Geral da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Ao G1, Matias Laurentino informou que o delegado Silvio Fernando está realizando uma investigação preliminar para apurar o nome das pessoas envolvidas e só então será designado um delegado especial para o caso. “Quando estivermos com as informações preliminares em mãos, iremos nomear um delegado especial para apurar o caso. Todas as medidas necessárias serão tomadas”, disse.

Em nota, a Polícia Civil lamentou o episódio e se colocou "à disposição da vítima para o esclarecimento dos fatos".

Bala perdida

A empresária Poliana de Lima foi alvo de um disparo de arma de fogo quando levava a filha de 1 anos e 6 meses para tomar vacina. Segundo ela, o tiro partiu de um carro de polícia que perseguia suspeitos de um assalto. O tiro atingiu o queixo da jovem que precisou levar 21 pontos.

Ao G1, Poliana relatou que estava em uma esquina da avenida Xavantes com a rua Paranapanema, no conjunto Cidade Satélite, aguardando a vez de entrar na rua quando um carro passou em alta velocidade ao seu lado. Em seguida ela ouviu tiros e viu que outro carro passou por ela em alta velocidade. “Quando eu vi que estava sangrando foi que me dei conta de que tinha sido atingida. O tiro entrou no meu queixo, saiu e acertou o vidro da janela ao lado da minha filha que estava na cadeirinha no banco de trás”, disse.

O major Rodrigues Barreto, comandante do 5º batalhão de Polícia Militar, informou que a viatura da PM que atende a área estava em outra ocorrência. Segundo ele, o oficial que esteve no local após o ocorrido conversou com moradores e comerciantes da região e eles relataram que os disparos partiram de um carro da Polícia Civil. “Segundo os moradores, o carro da Polícia Civil estava perseguindo um suspeito de assalto e os policiais efetuaram o disparo para que o suspeito parasse. O motorista parou um pouco mais a frente, desceu do carro e os policiais constataram que era um comerciante que havia sido assaltado na região e estava perseguindo os supostos assaltantes”, disse o major.

Segundo Poliana, quando percebeu que estava sangrando, ela continuou dirigindo até a casa da sogra que fica próximo ao local do fato. Chegando lá, a família acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Poliana foi socorrida. No hospital, ela levou 21 pontos no queixo. “O médico disse que por dois centímetros o tiro não pegou na veia jugular. Eu poderia estar morta. O próprio médico disse que eu nasci de novo”, contou.

“Eu não culpo os policiais. Eu culpo o Estado que não investe em segurança, em qualificação desses policiais. Temos policiais despreparados, atirando pra todo lado. Nosso estado está entregue às baratas e ninguém faz nada”, disse a empresária.

AUTOR: G1/RN

EM SOBRAL (CE), POLÍCIA MILITAR PRENDEU INDIVÍDUO QUE LESIONOU O PAI COM VÁRIOS GOLPES DE FACÃO

Policiais Militares foram acionados para atender uma ocorrência de lesão corporal no bairro Terrenos Novos. 

Um filho desnaturado desferiu vários golpes de facão contra seu pai, que é deficiente físico. 

A vítima foi lesionada na mão esquerda. Os policiais conseguiram efetuar a prisão em flagrante do bandido que praticou o referido crime. 

O meliante estava armado com um facão do tipo espada e uma faca de serra pão.

Após ser medicada, a vítima e o acusado foram conduzidos à Delegacia Municipal de Polícia Civil, para os procedimentos legais. 

Os Policiais Cabo A. Barbosa e o Cabo Moretes realizaram a prisão do acusado.
AUTOR: Sobral 24 horas

POLÍCIA MILITAR PRENDE ACUSADOS DE HOMICÍDIO BÁRBARO EM SOBRAL (CE)

Policiais Militares do FTA Motos (GETAM), comandada pelo Cabo PM Avelino, realizaram a apreensão de dois menores acusados de terem praticado o terrível homicídio ocorrido na manhã de hoje (29). 

Os menores confessaram o crime e um deles afirmou que tinha desferido mais de 80 facadas na vítima. Os menores foram conduzido à Delegacia Municipal de Polícia Civil para os procedimentos legais.

Horas depois, mais dois suspeitos de terem participado do homicídio ocorrida nas primeiras horas de hoje (29), foram presos por policiais civis e militares. 

A prisão aconteceu no bairro Padre Palhano, por volta das 04h da tarde. A vítima foi assassinada com mais de 40 facadas. 

Os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia Municipal de Policia Civil, para os procedimentos legais.
Vítima
AUTOR: Sobral 24h

APÓS QUASE MORRER EM ACIDENTE, EX-POLICIAL LUTA PARA CONHECER O PAI

Daniele de Sá sonha em conhecer o pai (Foto: Arquivo Pessoal)

A policial militar aposentada Daniele de Sá, de 30 anos, está em busca de realizar um sonho: encontrar seu pai. A goiana conta que o desejo de conhecê-lo surgiu após quase morrer em um acidente de motocicleta, ocorrido em 2007, que a deixou com dificuldade para falar e andar até hoje. “O acidente fez nascer em mim essa vontade. Passei a querer conhecer a minha história, pois me sinto incompleta. Quero dar um abraço nele”, afirma.

Natural de Goiânia, Daniele começou a procurar o pai em 2009, dois anos após o acidente, quando recuperou completamente a memória. As sequelas do acidente a obrigaram a se aposentar, pois não tem mais condições de trabalhar como policial. Atualmente, ela faz fisioterapia para tentar voltar a se locomover normalmente. Mas, apesar dos desafios, não desistiu de encontrar o pai.

Segundo Daniele, ela tem poucas informações sobre ele. “Minha mãe disse que apagou da memória tudo sobre o meu pai porque foi muita dor, uma decepção. Sei que ele se chama Luiz Fernando da Silva, é engenheiro civil e nasceu em 1954”.

Registrada apenas com o nome da mãe, Maria Helena de Sá, que ainda mora em Goiânia, a policial conta que o pai não quis vê-la nos primeiros anos de vida. Quando tinha cerca de 4 anos, o engenheiro a procurou, mas ele foi expulso da casa. “Meu avô ficou com raiva de ele ter nos abandonado e mandou meu pai embora, o ameaçou e ele nunca mais voltou”, conta.

De acordo com a goiana, que se mudou no início deste ano para Arapongas (PR), ela buscou o nome do pai em listas telefônicas, na internet e em redes sociais. “O nome dele é muito comum. Achei vários homônimos, mas nenhum se compatibilizava”, disse.

A policial também tentou encontrar o pai no antigo emprego dele. No entanto, a empresa não existe mais. Ela soube também que Luiz Fernando morava em uma casa na Rua R-1, no Setor Oeste. Entretanto, ao se dirigir ao local descobriu que ele havia se mudado.

Daniele não sabe mais onde procurar pelo pai. “Sei que é quase impossível achá-lo, mas tenho que tentar. Preciso de ajuda para isso. Quero saber a versão dele do motivo pelo qual me abandonou. Quero ver se ele se parece comigo. Quero saber a história dele, se tem família ou se já faleceu”, afirma.
Maria Helena e Daniele, ainda criança, em Goiânia (Foto: Arquivo Pessoal)
Daniele, já policial militar, com a mãe, Maria Helena (Foto: Arquivo Pessoal)
Daniele quando tinha 3 anos (Foto: Arquivo Pessoal)

AUTOR: G1/GO

ACIDENTE DEIXA 8 ESTUDANTES MORTOS E 4 FERIDOS NO INTERIOR DO MARANHÃO

Estudantes eram transportados na carroceria da caminhonete (Foto: Divulgação/Ricardo Viana)

Oito pessoas morreram e quatro ficaram feridas em um acidente no início da noite dessa terça-feira (29) na MA-303, entre Bacuri e Apicum-Açu, cidades do litoral norte do Maranhão, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES). 

Anteriormente, a secretaria informou, por meio de nota, que 12 estudantes haviam morrido no acidente, mas informou a mudança no número de mortes por telefone na manhã desta quarta-feira (30).

Segundo testemunhas, por volta das 18h30, um caminhão transportando pedras se chocou de frente com uma caminhonete que levava estudantes do município de Bacuri para o Povoado Madragoa. A Polícia Militar confirmou ainda que, com o impacto, o veículo com os alunos caiu em uma ribanceira, o que dificultaria o resgate das vítimas.

De acordo com a prefeitura da cidade de Bacuri, cerca de 30 estudantes estavam no veículo. Alguns dos feridos foram levados para o hospital municipal da cidade e outras vítimas foram transferidas para o hospital da cidade de Cururupu.

A Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) confirmou ao G1 que equipes da Secretaria de Saúde (SES), do Samu, além de outras cidades próximas já estão em Bacuri para auxiliar no atendimento aos feridos.

Em nota de pesar, a governadora Roseana Sarney (PMDB) disse que está garantido apoio imediato e envio de equipes da SES e Secretaria de Educação (Seduc) para o local. “Ficamos todos muito tristes com essa tragédia, que abala não só as famílias de Bacuri, mas de todo o Maranhão”, afirmou.

Ainda segundo a nota, o governo determinou que fossem tomadas todas as providências, incluindo assistência social e psicológica às famílias das vítimas.

AUTOR: G1/MA

TORNADOS E TEMPESTADES DEIXAM PELO MENOS 35 MORTOS NOS ESTADOS UNIDOS

Restos de um caminhão destruído por um tornado na noite de domingo (25) continua em meio aescombros em Vilonia, Arkansas, nos EUA (Foto: Mark Wilson/Getty Images/AFP)

Ao menos 35 pessoas morreram devido aos tornados e às tempestades que atingiram seis estados americanos nos últimos dias, informaram as autoridades na noite desta terça-feira (29), no momento em que milhões de residentes do sul e do leste do país temem o agravamento das condições climáticas.

FOTOS: Afetados pelo tornado nos EUA buscam pertences

Quase 75 milhões de pessoas habitam as áreas que podem ser afetadas por tempestades intensas e tornados nas próximas horas, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia.

A área de risco envolve Mississippi, Alabama e Tennessee, onde já morreram 17 pessoas, e os estados de Arkansas, Iowa e Oklahoma, com o total de 18 óbitos provocados pelos tornados.

Os serviços meteorológicos preveem 'tormentas elétricas severas no sul do Mississippi, no oeste do Alabama e no leste da Louisiana.

Os governadores de Alabama e Geórgia decretaram estado de emergência em suas jurisdições.

O senador por Mississippi Giles Ward teve que se refugiar com a família no banheiro de casa quando um tornado destruiu sua residência de dois andares.

Entre os mortos está um estudante da Universidade do Alabama, John Servati, que foi atingido por um muro mas conseguiu salvar sua namorada, segundo o jornal The Clarion-Ledger.
Casa destruída por um tornado em Vilonia, no Arkansas. (Foto: Wesley Hitt / Getty Images / AFP Photo)

O tornado que devastou Louisville, no Mississippi, atingiu a categoria EF4, com ventos de entre 265 e 320 km/h, o que o torna um dos mais intensos a atingir os Estados Unidos este ano.

Nas áreas do Arkansas mais afetadas pelos tornados de domingo, equipes de emergência intensificaram as buscas de sobreviventes.

Na cidade de Vilonia, o chefe de polícia Brad McNew afirmou que a localidade de 4.000 habitantes ficou irreconhecível.

Os tornados também devastaram grandes áreas de Mayflower, de 2.300 habitantes e que fica perto da capital do estado do Arkansas, Little Rock.

Dezenas de residências também foram destruídas no estado do Kansas, mas as autoridades não informaram sobre vítimas fatais.

O presidente Barack Obama ofereceu condolências e prometeu ajuda do governo federal para as regiões afetadas.
Imagem de satélite mostra a formação do tornado (Foto: NASA/NOAA GOES Project)

AUTOR: FRANCE PRESSE

CRIANÇA MORRE APÓS NAUFRÁGIO NA REGIÃO DE SENTO FÉ (BA)

Vítima é socorrida após acidente (Foto: Gabriel Filliph / Sento Sé Notícias)

Uma embarcação naufragou no início da noite desta terça-feira (29) enquanto fazia a travessia entre Remanso e Sento Sé, no norte da Bahia. Segundo as informações das polícias militar e civil da cidade, mais de 30 pessoas estavam a bordo no momento do acidente. Até às 0h40, foi confirmada a morte de um menino de quatro anos, segundo a direção do hospital do município, para onde parte das vítimas foi levada.
Imagem da barca que naufragou (Foto: Gabriel Filliph / Sento Sé Notícias)

O número total de vítimas e feridos ainda é desconhecido, segundo o hospital. De acordo com a polícia, a dificuldade de comunicação com os agentes em campo dificulta a checagem das informações. Equipes da Marinha e dos Bombeiros de Juazeiro se preparam nesta noite para se deslocar ao local do acidente durante a madrugada, informou o capitão Cláudio, da Marinha de Juazeiro.

Ainda segundo a Marinha, a embarcação "Travessia do Mar Vermelho" está regularizada para fazer a travessia de passageiros na região, com registro válido até 2018. Segundo o órgão, há informações de que o vento forte pode ter causado o acidente. No entanto, apenas a perícia, a ser realizada após o socorro das vítimas, poderá afirmar as causas do naufrágio.
Imagem mostra entorno do hospital para onde as vítimas foram socorridas (Foto: Gabriel Filliph / Sento Sé Notícias)

AUTOR: DN

ÔNIBUS DA BANDA CAVIAR COM RAPADURA SE ENVOLVE EM ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL

A Banda Caviar com Rapadura viajava ao estado do Maranhão, onde faria um show.

O ônibus que conduzia a banda de forró “Caviar com Rapadura” se envolveu em um acidente na noite desta terça-feira, 29, no Km 205 da BR-020, na cidade de Boa Viagem, no Sertão Central cearense. Um motociclista morreu.

O condutor da motocicleta Felipe de Sousa Soares, 30 anos, residente no Bairro Padre Paulo, morreu na hora. O corpo da vítima permaneceu por cerca de três horas, aguardando a chegada do rabecão do Instituto Médico Legal e da Pericia Forense. 

O impacto foi tão forte que o motociclista ficou praticamente dentro do ônibus após a colisão frontal. O motoqueiro seguia no sentido Tauá a Boa Viagem, enquanto o ônibus no sentido contrário.

AUTOR: Revista Central

ATUALIZAÇÃO!!! MULHER É MORTA COM VÁRIOS TIROS EM AVENIDA DE FORTALEZA (CE)

Após manter diálogo com a vítima, um dos suspeitos sacou uma arma e atirou na cabeça da mulher, que teve morte imediata FOTO: KIKO SILVA

Uma mulher, ainda não identificada, foi morta a tiros por volta das 15h de ontem, na Avenida Governador Raul Barbosa, bairro Aerolândia, em Fortaleza. Ela estava a bordo de um táxi clandestino, quando foi alvejada por duas pessoas em uma bicicleta, que se evadiram.

O motorista do veículo, Francisco Adriano Peixoto, de 24 anos, também foi baleado, mas estava consciente no local do crime, conversando com a Polícia e com a imprensa. Adriano afirmou aos policiais que a mulher entrou no carro, um Siena de cor preta, no bairro Tancredo Neves, e pediu para seguir até a Avenida Raul Barbosa. Adriano alegou não conhecer a mulher e disse ter sido contratado apenas para levá-la até o destino final.

Segundo o motorista, chegando ao local indicado, a mulher atendeu a um telefonema e logo em seguida apareceram dois homens, em uma bicicleta, ao lado do carro.

Após manter diálogo com a mulher, um dos suspeitos sacou uma arma e atirou, à queima roupa. O motorista tentou fugir a pé e também foi alvejado, nas pernas, sendo atendido e socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A mulher morreu dentro do carro.

Na bolsa da vítima, que caiu ao lado do corpo, dentro do carro, a Perícia Forense encontrou cerca de cinco quilos de um pó branco, similar a cocaína. Até o fechamento desta edição, a mulher não havia sido identificada. Os acusados do crime também não foram localizados. A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) trabalha com a hipótese de uma execução.

Por conta do homicídio, o trânsito na via ficou ainda mais complicado. Muitos motoristas reduziam a velocidade para tentar ver o corpo da mulher.

Ao redor do cordão de isolamento feito pela Polícia, muitos curiosos se arriscavam, literalmente no meio da avenida, para também tentar ver o trabalho dos técnicos da Perícia Forense.

Apesar dos pedidos dos PMs para que as pessoas se afastassem, não houve compreensão por parte dos populares, que se aglomeraram e dificultaram ainda mais o trajeto dos veículos no local. A reportagem acompanhou os trabalhos da Polícia na ocorrência por aproximadamente duas horas. Nenhum agente da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) esteve no local.

AUTOR: DN

JOVEM DE 16 ANOS É BALEADO EM TERMINAL DE ÔNIBUS, EM FORTALEZA (CE)

De acordo com passageiros, o equipamento tem sido alvo de criminosos; usuários relatam ocorrências de roubos e furtos dentro do terminal FOTO: KIKO SILVA

Um adolescente de 16 anos foi baleado na calçada do Terminal de ônibus da Messejana, na tarde de ontem. O jovem foi atingido por um disparo nas costas e foi socorrido.

De acordo com a Guarda Municipal, eram por volta das 17h, quando os agentes perceberam uma movimentação suspeita dentro do terminal.

Indo ao encontro dos suspeitos para averiguar a situação, ouviram seis disparos. Abandonaram, então, a primeira abordagem e foram averiguar de onde haviam partido os tiros.

Do lado de fora do terminal, três jovens andavam na calçada quando foram abordados por duas pessoas ocupantes de uma motocicleta. Um dos que estava na moto sacou uma arma e efetuou os disparos.

Dois dos jovens fugiram, mas um deles foi baleado. Ferido, o adolescente pulou o alambrado e entrou o terminal, clamando por socorro.

O adolescente, de 16 anos, foi avistado caído dentro do terminal pelos Guardas Municipais, que acionaram a Polícia Militar. O jovem foi levado em uma viatura da Polícia Militar ao Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, o 'Frotinha' de Messejana.

Violência

De acordo com os passageiros que estavam no local, o terminal de ônibus de Messejana transformou-se em local de medo e tensão. Um dos usuários, que pediu para não ser identificado, afirmou já ter presenciado roubos e furtos dentro do equipamento público. "Aqui, à noite, é muito perigoso. Tenho de vir todo dia e morro de medo de ser assaltado", admitiu.

AUTOR: DN

OPERÁRIO É VÍTIMA DE LATROCÍNIO NO AUTRAN NUNES, EM FORTALEZA (CE)

A moto da vítima, um servente de pedreiro de 22 anos, foi levada por dois homens, que fugiram do local sem ser identificados FOTO: NAVAL SARMENTO

Um jovem de 22 anos foi morto a tiros na madrugada de ontem, vítima de um latrocínio (roubo seguido de morte). O servente de pedreiro Elano Cavalcante Mesquita, 22, foi morto a tiros na madrugada de ontem na Rua Daniel de Castro, bairro Autran Nunes, em Fortaleza. Na ação, a moto do jovem foi roubada.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima trafegava pelo bairro em sua motocicleta na companhia de um outro homem, identificado apenas como 'Keké'. De acordo com populares, 'Keké' é conhecido na região por ter envolvimento com crimes e com pessoas ligadas a roubos e ao tráfico de entorpecentes.

'Keké' teria induzido Elano a ir com a motocicleta até a Rua Daniel de Castro, de acordo com as investigações da Polícia.

Chegando no local, foram abordados por outros dois homens, que efetuaram disparos à queima roupa. Elano foi atingido por vários tiros no rosto, morrendo de imediato.

A moto da vítima foi levada pelos homens, que fugiram do local sem ser identificados. Ainda de acordo com a PM, 'Keké' foi até a casa da família de Elano, avisar do ocorrido. Após alertar os parentes da vítima, 'Keké' desapareceu.

A Polícia foi até a casa da testemunha, mas não o encontrou. Até o fechamento desta edição, o homem ainda estava foragido.

No local do crime, os populares lamentavam a morte de Elano, afirmando que era "trabalhador e honesto". A Polícia, no entanto, não descarta a hipótese dele ter sido vítima de execução.

AUTOR: DN

JUSTIÇA NO CÁRCERE ATENDE 299 PRESOS

Os juízes Luciana Teixeira (titular da 2ª Vara e corregedora de presídios) e Cézar Belmino (titular da 3ª Vara) realizaram os atendimentos FOTOS: NATINHO RODRIGUES
Dezessete audiências, 299 atendimentos aos detentos, 208 atestados de penas a cumprir e 68 benefícios aos presos da Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) III, em Itatinga. 

Esse foi o balanço da quarta edição do projeto "Ação Concentrada - Justiça no Cárcere". A iniciativa foi promovida no último dia 23, pela 2ª e 3ª Varas de Execução Penal de Fortaleza.

O objetivo foi dar celeridade processual e otimizar a prestação jurisdicional. Os juízes Luciana Teixeira de Souza (titular da 2ª Vara e corregedora de presídios) e Cézar Belmino Barbosa Evangelista Júnior (titular da 3ª Vara) proferiram três sentenças, 73 decisões interlocutórias e oito despachos.

Entre os benefícios previstos em lei, os magistrados concederam 33 progressões para o regime aberto, 22 progressões para o semiaberto, seis livramentos condicionais, três extinções da punibilidade e quatro autorizações para trabalho externo.

Parceria

O "Justiça no Cárcere" atende à Resolução nº 113/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para execução do projeto, as Varas de Execução Penal contaram com a parceria do Ministério Público estadual (MPE), Defensoria Pública, servidores terceirizados e estagiários do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), além do apoio da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua.

As edições anteriores ocorreram no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I), na Capital; no IPPOO II, em Itaitinga, e no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), em Aquiraz, também na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

AUTOR: DN

"GIRO DE NOTÍCIAS POLICIAIS"

Eletrônicos
Bandidos assaltam loja no Centro

Dois homens invadiram, na manhã de ontem, uma loja de eletroeletrônicos, situada na Rua Solon Pinheiro, no Centro. Depois de render três funcionários, os ladrões roubaram tablets, smartphones e câmeras fotográficas digitais. Antes de fugir, eles trancaram as vítimas em uma sala-cofre. No começo da tarde, um adolescente foi apreendido com objetos que teriam sido roubados da loja.

Caucaia
Trio rouba R$ 23 mil em 'saidinha'

Um homem de 51 anos foi vítima de uma 'saidinha' bancária ao sair do Banco do Brasil, no Centro de Caucaia, no começo da tarde de ontem. Dois homens armados com pistola chegaram numa moto Titan vermelha e anunciaram assalto à vítima que teria acabado de sacar R$ 23 mil. Uma terceiro suspeito levou a mochila da vítima, com celular, câmera digital e o dinheiro

Combate ao crime
Armas apreendidas e prisões em operação

A Operação Selva de Pedra, deflagrada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS em parceria com as polícias Civil e Militar, resultou na prisão de três pessoas e na apreensão de armas e munições em Quixadá, na AIS 15. Entre as armas, foi encontrada uma espingarda do tipo escopeta.

Judiciário I
Acusado de roubo é condenado

O réu Marcos Lima da Nóbrega foi condenado a seis anos e quatro meses de reclusão por roubo majorado (uso de arma de fogo e concurso de pessoas) e corrução de menor. A decisão é da juíza Rosilene Ferreira Tabosa Facundo, da 4ª Vara Criminal de Fortaleza. O acusado roubou uma moto em 2013.

Judiciário II
Juiz condena casal por tráfico

O juiz Luciano Nunes Maia, da 3ª Vara da Comarca de Tauá, condenou Michel dos Santos Lima e Antônia Darlene Mota por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Michel foi condenado a dez anos e três meses de reclusão e Darlene a nove anos de prisão.

Efetivo

90 Policiais participaram de uma ação em Quixadá que teve como foco a repressão ao tráfico de entorpecentes, assim como o uso ilegal de armas.

AUTOR: DN

terça-feira, 29 de abril de 2014

MULHER É ASSASSINADA COM VÁRIOS TIROS DENTRO DE TÁXI, EM FORTALEZA (CE)

Mulher foi assassinada dentro de táxi clandestino em Fortaleza (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

Uma mulher foi assassinada com vários tiros na tarde desta terça-feira (29) na Avenida Raul Barbosa, em Fortaleza, dentro de um táxi. 

De acordo com o major da Polícia Militar Ricardo Mota, dois homens em uma bicicleta abordaram a mulher que estava no banco de passageiro do táxi, que estava estacionado na avenida. A perícia encontrou um pó branco na bolsa da vítima, que foi deixada no carro, e suspeita de que seja cocaína; a confirmação, no entanto, deve ser apurada no prazo de 15 dias.

Segundo o major Ricardo Mota, com base no depoimento do taxista à polícia, a vítima estava esperando duas pessoas no ponto em que o veículo estava estacionado. A vítima, ainda não identificada pela polícia, chegou a conversar com os suspeitos por alguns minutos, segundo o taxista, e em seguida foi atingida por vários tiros.

Ainda segundo a polícia, a vítima era conduzida em um táxi pirata, mas a polícia descarta relação do taxista com o crime. De acordo com o major Ricardo Mota, a suspeita é de que o crime tenha sido uma execução por encomenda, já que a bolsa da vítima ficou dentro do veículo e nada foi roubado.

"Não lembro bem sobre o que eles conversaram. Só me lembro que ela pediu pra ligar pra um amigo

Um dos tiros atingiu o taxista na coxa. Ele foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e passa bem. Os dois suspeitos fugiram após o homicídio. Ninguém foi preso até a tarde desta terça-feira.
Taxista foi baleado na perna e foi socorrido pelo Samu (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

AUTOR: G1/CE

TIROTEIO DENTRO DE ESCOLA FERE 3, EM MOSSORÓ (RN)

Coordenadora da Escola Maristela Pinheiro foi baleada na perna em Mossoró, na região Oeste
(Foto: José Nílson Ferreira/Passando na Hora)

Um tiroteio deixou três pessoas feridas na tarde desta terça-feira (29) em uma escola estadual de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. As vítimas foram a coordenadora da instituição, a irmã de um aluno e um vigia. A informação foi confirmada pelo comandante da Polícia Militar da cidade, coronel Alvibá Gomes.

O caso aconteceu na Escola Estadual Maristela Pinheiro, no conjunto Liberdade I. A coordenadora de 52 anos e a garota de 13 anos foram baleadas na perna, enquanto o vigia, um cabo da Polícia Militar aposentado, de 61 anos, levou um tiro no peito. Os tiros foram disparados por um casal que invadiu a escola. Eles fugiram em um carro vermelho e ainda não foram identificados.

Para o coronel Alvibá Gomes, os tiros disparados na escola podem ter relação com uma rixa de gangues. "Na manhã de hoje houve uma troca de tiros entre gangues no bairro Costa e Silva com dois suspeitos baleados. Pessoas inocentes acabaram atingidas desta vez. Já estamos em diligências para capturar os envolvidos", afirma o comandante.
Erick Bruno Pontes, de 15 anos, foi morto com um tiro (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Adolescente morto em escola

O adolescente Erick Bruno Pontes, de 15 anos, foi morto com um tiro no peito na tarde da última quarta-feira (23) dentro da Escola Estadual Raimundo Soares, no bairro Cidade da Esperança, na zona Oeste de Natal.

O responsável pelo disparo foi um adolescente de 17 anos, que se apresentou nesta segunda-feira (28) à Delegacia Especializada em Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA), responsável pela investigação. O jovem foi liberado após prestar depoimento.

Na DEA, o jovem informou que o tiro foi acidental e que fugiu com medo de ser apreendido. A arma pertencia a ele e a Erick Bruno. Os dois teriam comprado a arma na feira do bairro Cidade da Esperança.

AUTOR: G1/RN

DONO DE TIME DE BASQUETE É BANIDO DA NBA POR COMENTÁRIOS RACISTAS

Donald Sterling (foto), dono do LA Clippers, time da NBA, foi banido da liga americana de basquete após comentários racistas (Foto: AFP)

O proprietário do Los Angeles Clippers, Donald Sterling, foi banido para sempre da NBA devido a comentários racistas, informou nesta terça-feira (29) Adam Silver, comissário da liga americana de basquete.

Em conversa telefônica, Sterling reclamou do fato da namorada ter postado em uma rede social uma foto ao lado do ex-astro Magic Johnson, além de pedir para que ela não traga mais negros aos jogos da equipe.

"Os pontos de vista expressados por Sterling são profundamente ofensivos e prejudiciais", declarou Silver, referindo-se a declarações do dirigente.

Com a punição, Sterling, de 80 anos, não pode mais assistir a nenhum jogo ou evento da NBA, nem aparecer em nenhuma instalação do Clippers ou participar de decisões sobre o clube. Ele também foi condenado a pagar US$ 2,5 milhões, a maior multa prevista no estatuto da NBA.

Silver também pediu para que os donos de outras equipes exerçam sua autoridade para forçar Sterling a vender a franquia do Clippers. Pelo estatuto da liga americana, ele será forçado a se desfazer da equipe se houver um acordo entre 75% dos donos das demais franquias.

De acordo com a revista Forbes, o Los Angeles Clippers está avaliado em US$ 575 milhões. Empresário do setor imobiliário, Sterling comprou a franquia em 1981 por apenas US$ 12 milhões.

AUTOR: AFP

CASEIRO DE PAULO MALHÃES ENTREGA IRMÃOS EM DEPOIMENTO NO RIO DE JANEIRO

O caseiro Rogério Pires, que segundo a polícia confessou ter participado do crime que terminou com a morte do coronel reformado Paulo Malhães, denunciou seus dois irmãos como sendo os homens que invadiram, na última sexta-feira (25), o sítio do militar em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Caseiro do coronel Malhães é conduzido pela polícia após sua prisão (Foto: Guilherme Brito/G1)
Coronel Paulo Malhães em depoimento à Comissão da Verdade, em Brasília (GloboNews)

Malhães, que no mês passado contou à Comissão da Verdade que havia participado de sessões de tortura durante a ditadura, morreu enquanto o grupo estava em sua casa. No início da tarde de terça-feira (29), os irmãos do caseiro – identificados como Rodrigo Pires e Anderson Pires Teles – ainda eram procurados. Os três tiveram a prisão temporária decretada.

Segundo o delegado William Pena Júnior, da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), os investigadores tentam descobrir quem é o quarto homem que participou do crime.

De acordo com o delegado assistente da DHBF, William Pena Júnior, Rogério Teles participou do crime dando informações, mas não teria planejado a ação.

"O caseiro foi a fonte de informações para que a ação toda pudesse acontecer, mas os irmãos dele foram os mentores", disse.

Prisão
Rogério foi preso nesta terça-feira. De acordo com a polícia, ele facilitou a ação dos bandidos que fizeram o militar e a mulher dele, Cristina Batista Malhães, reféns durante 13 horas.

Na segunda-feira (28), tanto Rogério quanto Cristina foram ouvidos pela polícia. Com base nos relatos, foi feito o retrato falado dos suspeitos.

Além do caseiro e da viúva, três filhos do coronel prestaram depoimento. Para elucidar o crime, a polícia busca imagens de câmeras de segurança da região para serem analisadas, segundo o delegado Marcus Maia, que cuida do caso.

Investigação
Para os policiais da DHBF, a principal linha de investigação continua sendo a de crime patrimonial, ou seja, motivado pela intenção de roubar pertences da casa do coronel. Apesar dessa tendência, a polícia não descarta a participação de outras pessoas, como mandantes ou ajudantes. O delegado titular da divisão, Pedro Medina, quer ouvir os outros suspeitos e localizar uma quarta pessoa que teria participado do assalto ao sítio do militar aposentado.

"O próximo passo é prender os outros irmãos do Rogério e ouvir os depoimentos. Temos ao longo dos 30 dias de investigação que fazer mais diligências para nos certificar de que foi de fato um latrocínio (roubo seguido de morte), mas essa é a versão que mais se encaixa no momento", apontou Medina.

Os agentes da Polícia Civil contaram que a discrepância em relação ao posicionamento das vítimas no crime foi um dos indícios mais fortes para decretar a prisão temporária do caseiro.

"Em todos os depoimentos, ele se contradisse em relação ao posicionamento das vítimas durante o assalto. Essa foi uma das características mais fortes, já que as informações dadas por ele não batiam", disse o delegado titular.

Cachorro ajuda investigação
O comportamento de um cachorro que vigiava a casa de Malhães também foi um elemento que a polícia levou em consideração para prender o caseiro. "O cachorro é feroz, pudemos constatar isso, e foi estranho ele não ter reagido quando a casa foi invadida por criminosos", explicou Medina.

Após o laudo que vai identificar as circunstâncias que levaram à morte do coronel, a polícia vai poder reforçar a tese de latrocínio ou acreditar na possibilidade de uma morte natural. Segundo policiais da DHBF, no caso de a morte não ter sido causada por asfixia ou outra ação direta dos criminosos, o crime poderá ser classificado apenas como roubo.

Perfil do coronel
A polícia disse que, com os depoimentos, está traçando um perfil do coronel. "Estamos trabalhando para criar uma rotina da vida dele, de desafetos, vizinhos." Maia disse que, com o que a polícia colheu até agora, é possível dizer que Malhães era uma pessoa reclusa, até pelo local em que vivia. "É uma miscelânea. Há pessoas que falam que ele tinha um problema de relacionamento social, mas tem também quem disse que ele ajudava vizinhos a pagar dívidas e era um cara solícito", afirmou.

O delegado destacou que a linha de investigação da polícia ainda é latrocínio, vingança e queima de arquivo. "As coisas caminham para o latrocínio, mas essa não é a principal linha."

Segundo Maia, o laudo cadavérico vai ajudar a tirar dúvidas sobre a causa morte do coronel. "A gente quer ser preciso e técnico", disse.

Invasão ao sítio
De acordo com depoimento prestado pela viúva do coronel, pelo menos três homens – um deles com o rosto coberto – invadiram o sítio de Malhães na tarde de quinta-feira. A mulher disse que a invasão ocorreu por volta das 13h e que, até as 22h, ela e o caseiro foram mantidos reféns em cômodos separados. Os criminosos fugiram levando armas que o oficial colecionava e dois computadores.

O coronel foi encontrado morto depois que os invasores deixaram a propriedade.
Segundo o delegado Pena Júnior, a polícia desconhece informações que apontem para possíveis ameaças sofridas pelo coronel antes de ser encontrado morto.

Há cerca de um mês, Malhães havia admitido na Comissão Nacional da Verdade, em Brasília, que participou de torturas e desaparecimentos durante a ditadura militar, inclusive no caso do ex-deputado Rubens Paiva – que foi preso em 20 de janeiro de 1971 e é um dos 183 desaparecidos políticos com o paradeiro a ser investigado pela comissão.

A Comissão Nacional da Verdade foi criada pelo governo federal para examinar e esclarecer violações de direitos humanos praticadas durante o regime militar, que vigorou no país entre 1964 e 1985.

Em depoimento à comissão, Malhães disse que o corpo do ex-deputado foi jogado em um rio de Itaipava, na Região Serrana do Rio, por agentes da ditadura. Cerca de uma semana depois, em outro depoimento, ele negou o fato.

AUTOR: G1/RJ

HOMEM COLOCA FOGO NO CORPO E ABRAÇA POLÍTICO

Expectadores indianos tentam conter o incêndio do estúdio (Foto: STR/ AFP)

Um homem ateou fogo no corpo e, em seguida, abraçou um líder político durante um debate exibido na TV por ocasião das eleições gerais da Índia, informaram nesta terça-feira (29) a polícia e várias testemunhas, que afirmam que os dois estão em estado crítico.

O debate foi organizado por uma rede de televisão em um parque de Sultanpur (nordeste).

Durgesh Kumar Singh emergiu da multidão, jogando gasolina no próprio corpo e ateando fogo. Em chamas, agarrou Kamruzzama Fauji, líder local do partido Bahujan Samaj.

Singh teve 95% do corpo queimado e Fauji 75%, segundo a polícia.

As eleições legislativas indianas vão durar várias semanas, até 16 de maio. O opositor partido nacionalista hindu Bharatiya Janata Party (BJP) é considerado o favorito, à frente do Congresso de Sonia Gandhi, enfraquecido por 10 anos de governo e vários casos de corrupção.

AUTOR: FRANCE PRESSE

PM MATA FEIRANTE DURANTE ABORDAGEM, EM PARNAÍBA

O feirante Francisco das Chagas Gomes da Rocha, de 51 anos, conhecido “Chaga Feijão”, morreu na UTI do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), após ser baleado por um PM dentro de casa na madrugada desta segunda-feira (28) em Parnaíba.

De acordo com a família, Chagas estava sob o efeito de álcool, apresentou um descontrole repentino e começou a quebrar móveis e objetos dentro da casa. Os parentes tiveram que ir para o meio da rua com medo de serem agredidos por ele e acionaram a polícia. A guarnição que atendeu à ocorrência era formada por sete policiais militares.

Quando Francisco das Chagas percebeu a presença dos PM’s, partiu para cima de um dos soldados armado com uma faca. Para contê-lo, o policial efetuou dois disparos que atingiram o feirante no abdômen.

Francisco das Chagas foi levado às pressas para o Hospital Dirceu Arcoverde com um quadro grave de hemorragia seguida de parada cardíaca. O feirante passou por três processos de reanimação, e uma intervenção de cirúrgica, mas não resistiu e faleceu por volta do meio dia desta segunda-feira (28). A família acusa a polícia de despreparo e culpa o soldado, que não teve o nome revelado, pela morte de Francisco das Chagas.

O comandante da polícia militar de Parnaíba, capitão Danilo Palhano, disse que o PM agiu em legítima defesa levando-se em conta que a atitude do feirante representava risco para ele. “Era um tiro de advertência e não atingiu nenhuma região letal do corpo. Se a vítima veio a óbito, foi por conta das intervenções cirúrgicas pelas quais passou e não por conta dos tiros”, diz.

O feirante não tinha nenhuma passagem pela polícia.

AUTOR: Proparnaíba VIA Portal ODia

VEJA O VÍDEO EM QUE RACHEL SHEHERAZADE FALA SOBRE PROIBIÇÃO DE COMENTAR NO SBT

Em entrevista à publicação Veja São Paulo, a jornalista Rachel Sheherazade comentou a proibição de comentários pessoais no SBT e conversou sobre o cotidiano, reação a polêmicas e perspectivas para o futuro.

Entre outros, Sheherazade afirma que recebe escolta paga pela emissora, além de ter blindado seu veículo e de receber, constantemente, ameaças pelos mais diversos meios, inclusive pelo aplicativo WhatsApp.

Ademais, Rachel ressaltou que não foi demitida e anteviu a possibilidade de um programa "solo" na emissora, com teor opinativo.

VEJA:

AUTOR: YOU TUBE

EM SOBRAL (CE), HOMEM É ENCONTRADO MORTO COM MAIS DE 40 PERFURAÇÕES A FACA

Nas primeiras horas desta terça-feira 29/04 por volta de 6:15hs, a policia militar de Sobral registrou mais um homicídio. 

Desta feita o palco desta cena sangrenta foi no conjunto Padre Zé Linhares, mais precisamente por trás do CRAS , um jovem que não foi identificado foi encontrado com mais de 40 perfurações a faca, a polícia compareceu ao local isolou a área e chamou a pericia para fazer os primeiros levantamentos.

AUTOR: Free Lance24hs\Foto: Sobral24hs

BRASILEIRO JÁ PODE ACESSAR PROCURADOS PELA JUSTIÇA ATRAVÉS DE APLICATIVO

Com um aplicativo gratuito instalado no celular, qualquer cidadão poderá identificar pessoas procuradas pela Justiça. 

O novo módulo do aplicativo Sinesp Cidadão foi lançado este mês de abril pelo Ministério da Justiça e permite a consulta a um cadastro nacional de 352 mil mandados de prisão. 

Quem identificar alguém nessa condição pode acionar a polícia para que a ordem judicial de prisão seja cumprida.

Para checar se a pessoa tem condenação na Justiça ou se há ordem judicial de prisão contra ela, basta digitar dados como nome completo ou número de algum documento de identificação, entre eles identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e passaporte. 

Quando um registro de mandado de prisão é localizado, aparecem também outros dados disponibilizados por órgãos do Poder Judiciário.

No caso de haver nomes iguais ou semelhantes, é possível checar no aplicativo mais dados, como nome da mãe ou data de nascimento, por exemplo. Outra opção é refinar a busca com detalhes como órgão expedidor do documento ou número do processo ou mandado.

A busca é um novo módulo do aplicativo Sinesp Cidadão que, atualmente, permite a consulta de veículos roubados. Com o aplicativo instalado no celular, basta escolher o módulo de consulta a mandados. O novo módulo está disponível para Android e, em breve, estará disponível para Apple.

AUTOR: Agência Brasil via Revista Camocim