segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

BLITZES REDUZEM CRIMES NA AIS-1

Major Alves (centro) e sua equipe planejam as operações semanalmente com o apoio do BPTur e da AMC. Os resultados têm sido positivos. FOTO: NATINHO RODRIGUES

Uma parceria entre a 3ª Companhia do 5ºBPM (Cristo Redentor) e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), desde setembro do ano passado, resultou na apreensão de 525 veículos, quase todos motocicletas, que circulavam de maneira irregular, além de seus condutores que trafegavam sem habilitação, sem contar que muitos deles respondem a processos na Justiça. Foram lavradas 296 multas e apreendidas 75 carteiras de habilitação.

O comandante da 3ª Companhia do 5ºBPM, major Océlio Alves, destacou que as apreensões dessas motocicletas contribuíram para a redução dos homicídios na Área Integrada de Segurança I (AIS I). "Quase todos os homicídios são cometidos por bandidos em motos. Sem elas, os bandidos não têm como agir".

O oficial acrescenta que os matadores preferem motos devido à facilidade de trafegar por vias onde carros não passam. "Eles usam mais para o momento da fuga", destaca Alves.

Áreas críticas

As operações conjuntas feitas por policiais militares e AMC são realizadas nas áreas consideradas mais críticas, tais como cacimba dos Pombos e Praça do Abel, no Pirambu; Conjunto Jaciara e favela do Gueto, na Barra do Ceará; Vila do Mar, que vai do Pirambu à Barra do Ceará; e Carlito Pamplona.

Quase todas as apreensões são realizadas em ruas onde dificilmente agentes de trânsito passam, principalmente por conta da falta de segurança. "Eles andam nesses locais pilotando motos, sem ter habilitação e circulando sem capacete. "Essas ações fizeram reduzir os números de homicídios na AIS I", comemora Océlio Alves.

Na Vila do Mar, os trabalhos são realizados, geralmente, nos dias e horários de grande movimentação com o reforço do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), através de viaturas e postos fixos de patrulhamento.

Além das apreensões, policiais da Força Tática de Apoio (FTA), prenderam José Douglas Jacaúna Rodrigues, o "Cinquentinha", acusado de matar Wellington de Sales Rocha, no dia 4, na Rua Três, do Conjunto Sítio Aratanha, na Barra do Ceará. A vítima foi assassinada porque estava querendo vingar a morte do irmão, ocorrida duas semanas antes. Outro preso foi Claudiano Cleiton Julião Caetano, 27, suspeito de matar Francisco Wanderson Abreu do Nascimento, 22, dia 5, na Travessa dos Pombos, no Pirambu.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU