I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

JUSTIÇA CASSA MANDATO DE PREFEITA, VICE-PREFEITO E PRESIDENTE DA CÂMARA DE TRAIRI (CE)

Nara foi eleita prefeita com mais de 45% dos votos (Foto: Diário do Nordeste)

A Justiça de Trairi cassou, nesta quinta-feira (28), os mandatos da prefeita do município, Regina Nara Batista Porto; do vice-prefeito, José Ademar Barroso; do presidente da Câmara de Vereadores e irmão da prefeita, Henrique Mauro Filho; e do vereador Gustavo Moreira.

O juiz Fernando Teles condenou os políticos por captação ilícita de sufrágio praticada nas últimas eleições.

O Ministério Público informou que foi comprovado que os acusados ofereciam em troca de voto, dinheiro e benefícios pessoais, como passagens de ônibus, cimentos e combustível. Conforme o promotor da Comarca, Igor Pereira, neste caso, o segundo colocado nas eleições assume o cargo. Francisco José Ferreira Noronha deve assumir com risco de ser cassado, pois também está sendo processado, por captação ilícita de sufrágio. Caso o político seja condenado, o município terá que passar por novas eleições.

A execução da condenação é imediata, mas os políticos cassados ainda podem recorrer da decisão. A equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Trairi, mas não foi atendida.

Desvio de verba e corrupção eleitoral tem marcado a política local

Desde o ano passado, o município de Trairi vive uma crise na política. A cidade vem passando por uma série de operações que visam combater crimes como desvio de verba no valor de R$ 20 milhões, fraude em licitação e crimes eleitorais.

Em novembro de 2012, a operação "Trairi Limpo III" prendeu 12 pessoas, entre elas, os 4 políticos que tiveram os mandatos cassados, nesta quinta-feira. Os acusados foram presos por corrupção eleitoral, formação de quadrilha e transporte irregular de eleitores.

Em setembro, o ex-prefeito, Josimar Moura Aguiar foi afastado e foram presos a primeira-dama, Sílvia Virgínia Aguiar, e o filho do casal, Gustavo Viana Aguiar por corrupção eleitoral e formação de quadrilha.

AUTOR: Diário do Nordeste

ULTRAPASSAGEM PERIGOSA MATA 2 PARAIBANOS NA BR-116 NA BAHIA

O Fiat Strada pegou fogo e ficou destruído (Foto: Portais locais)

Dois paraibanos que moravam na cidade de Patos, no Sertão do Estado, morreram nesta quarta-feira (27) em um acidente na BR 116 em Vitória da Conquista, na Bahia.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal da cidade, o acidente teria sido provocado por uma ultrapassagem perigosa feita pelo veículo Fiat Strada em que estavam as duas vítimas. Ele bateu de frente com a carreta de placas KUH - 9544 que seguia em sentido contrário.

Com o impacto, o Fiat Strada incendiou e ficou totalmente destruído pelas chamas. As informações preliminares são de que os dois eram vendedores e estavam em viagem a trabalho. Uma das vítimas, de prenome Wagner que dirigia o Fiat Strada, morava no Bairro do Noé Trajano. A outra vítima era conhecida na cidade como Pequeno e morava no Bairro Novo Horizonte.

Os corpos das vítimas estão previstos para chegar a Patos à noite.

Mais três pessoas que estavam na carreta, o motorista, a esposa e a filha de dois anos, ficaram feridas levemente.

AUTOR: Portal Correio

ADOLESCENTE DE 16 ANOS MORRE AFOGADO NA ZONA RURAL DE PIRES FERREIRA (CE)

Na tarde do último, domingo (24/02), durante o intervalo de uma partida de futebol que ocorria na localidade de Croatá dos Rodrigues, um adolescente de 16 anos morreu por afogamento após uma canoa virar em um açude na localidade de Croatá dos Rodrigues no Município de Pires Ferreira-CE.

No momento em que a canoa virou o adolescente que é residente no município de Ipu-CE, estavam na companhia de mais duas pessoas, sendo que apenas ele por não saber nadar acabou vindo a falecer, enquanto os outros conseguiam se salvar nadando.
Segundo informações de um blog de Pires Ferreira colhidas pela população local, a polícia foi acionada, e quando os polícias chegaram ao local, descobriram que a vítima era filho de um deles, causando assim uma choque muito grande e momentos comoventes no local.

AUTOR: Ipu Notícias

EM ITAITINGA (CE), QUADRILHA ASSALTA BANCO APÓS FAZER FAMÍLIA DE FUNCIONÁRIO REFÉM


Um tesoureiro do Banco do Brasil do município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi mantido refém por 5 homens quando chegava em casa junto com os 2 filhos e a esposa durante a manhã desta quinta-feira (28). A vítima foi levada ao banco pelos bandidos que esperaram o gerente geral chegar.

O grupo levou o dinheiro do cofre e dos caixas eletrônicos. Ainda não há notícias sobre a quantia exata levada, segundo informações da Polícia Civil.

O HD de computador com a gravação das imagens também foi levado pelo grupo. A Polícia de Itaitinga realizou diligências e o caso será investigado pela Delegacia de Roubos e Furtos e Coordenadoria de Inteligência.

Após a ação, a família da vítima foi liberada pelos bandidos.

AUTOR: DN/Com informações do repórter Fernando Barbosa

FUNCIONÁRIA DO GOVERNO AMERICANO MORTA EM HOTEL PASSAVA FÉRIAS NO RJ

A americana Victoria Ticaciuv, de 38 anos, que teria sido morta pelo carioca Alessandro Rufino Oliveira Carvalho, de 42 anos, estava de férias no Rio de Janeiro desde o dia 15 de fevereiro. A informação foi confirmada ao G1 pelo delegado Rivaldo Barbosa, da Divisão de Homicídios (DH), que investiga o caso.

O G1 teve acesso a imagens do circuito interno de câmeras do hotel. A acima exibe a entrada do suspeito e da americana entrando no local juntos e depois a saída dele sozinho.

O crime ocorreu no dia 20 de fevereiro, no Hotel Casa Blanca, na Rua do Lavradio, na Lapa. Victoria era funcionária do governo americano e chegou à cidade no dia 15 deste mês. Ela estava hospedada em um hotel em Copacabana, na Zona Sul. À polícia, o suspeito disse que conheceu a estrangeira em uma feira e negou ter cometido o assassinato.

"Funcionários do hotel em Copacabana, onde Victoria estava hospedada, perceberam que ela não retornou da rua após dois dias e avisou à polícia do desaparecimento. Após investigação junto com a DEAT e com a embaixada americana, nós encontramos o autor do crime através de imagens da câmera de segurança do hotel", explicou o delegado Rivaldo Barbosa, que acrescentou ainda que a americana ainda iria visitar outras cidades brasileiras:
Alessandro Rufino é suspeito do crime (Foto: Renata Soares/G1)

"Ela ia fazer um tour pelo Brasil pela primeira vez. Victoria estava no Rio e ainda iria para Salvador, Cuiabá, Amazonas e São Paulo. No dia do crime, eles estavam em um bar. Ele teria embriagado a vítima e, de lá, conseguiu levá-la para o motel, onde a matou esganada", completou.

A americana era divorciada, morava e trabalhava em Washington. O corpo dela ainda permanece no Instituto Médico Legal (IML) do Rio. "A embaixada americana já tomou as providências para a liberação do corpo. Mas a polícia ainda aguarda para saber se será necessário algum exame a mais para esclarecer algum outro fato", disse Rivaldo.

Prisão
O suspeito foi preso na madrugada desta quinta-feira (28), na Rodovia Presidente Dutra, na altura de Resende. Alessandro estava em um ônibus, voltando de São Paulo, para onde foi um dia após o crime. Ele é ex-bombeiro e foi expulso da corporação em 2005, quando foi preso por outro crime - o suspeito já havia sido condenado a onze anos de prisão por atentado ao pudor e constrangimento. Ele cumpriu oito anos e depois foi solto.

Alessandro Rufino vai responder por homicídio duplamente qualificado e roubo, porque também pegou pertences e documentos da vítima. Na delegacia, ele disse que é inocente. "Funcionários disseram também que para ele sair do hotel ele usou a desculpa de que queria comer cachorro-quente", concluiu o delegado Rivaldo Barbosa, da DH.

AUTOR: G1/RJ

CRIATURA PARECIDA COM ET APARECE EM FOTO, NAS FILIPINAS

Segundo Emily Santodelsis, criatura se parece com um extraterrestre (Foto: Reprodução)

Uma funcionária municipal de Bacolod City, nas Filipinas, disse que uma criatura estranha que se parece um extraterrestre surgiu perto dela em uma foto tirada por um colega de trabalho por volta das 16h da última terça-feira, segundo o jornal "Visayan Daily Star".

A funcionária identificada como Emily Santodelsis contou que pediu para seu colega de trabalho Arian Ponce tirar uma foto dela com o celular, mas, quando olhou a imagem depois, ela viu uma criatura de aparência estranha que parecia um alienígena em pé ao lado dela.
Filipina alega que criatura estranha apareceu em foto (Foto: Reprodução)

AUTOR: G1/SP

POLÍCIA APREENDE JOVENS SUSPEITOS DE QUEIMAR GAROTO DE 13 ANOS, NO DISTRITO FEDERAL

A delegada Mônica Ferreira durante entrevista nesta quinta-feira (28) (Foto: Raquel Morais/G1)

A Polícia Civil do Distrito Federal identificou e apreendeu todos os adolescentes suspeitos de espancar, amarrar e atear fogo ao corpo de um menino de 13 anos última terça-feira (26). O garoto sobreviveu. De acordo com a polícia, cinco adolescentes – três meninas e dois garotos – participaram do crime.

Inicialmente, a Polícia Militar havia informado que eram quatro os envolvidos e que a vítima tinha 11 anos. A motivação do crime, segundo a polícia, foi passional – a namorada do adolescente apontado como principal autor do crime supostamente teve um relacionamento com a vítima, o que ela nega.

Para se vingar, o namorado preparou uma emboscada, com a ajuda do outro adolescente. O menino foi atraído pela prima do jovem que planejou a vingança, diz a polícia.

"Ele [mandante] virou motivo de chacota na rua. Todo mundo comentava que fulano fez isso e aquilo com a mulher dele”, disse a delegada Mônica Ferreira. "É um crime que choca, muito cruel."

O garoto foi espancado, amarrado e teve o corpo embebido em gasolina e depois queimado. Ele foi internado com queimaduras 60% do corpo e traumatismo craniano. O hospital não informou o estado de saúde dele. As três meninas assistiram às agressões.

O namorado da menina havia sido internado no Centro Socioeducativo Amigoniano (Cesami) no dia 9 de janeiro para cumprir medida socioeducativa por crime análogo a furto de veiculo e alteração de chassi. Ele estava em liberdade havia uma semana.

Os cinco adolescentes vão responder por crime análogo a tentativa de homicídio qualificado.

Outros casos
No Distrito Federal, pelo menos outros dois casos de pessoas incendiadas tiveram repercussão nos últimos anos. Em 1997, cinco jovens de classe média queimaram o índio Galdino de Jesus enquanto ele dormia em um ponto de ônibus, no centro de Brasília. Um dos rapazes era adolescente e cumpriu medida socioeducativa. Os outros quatro foram presos e condenados.

Nesta semana, cinco homens estão sendo julgados por atearem fogo a dois moradores de rua em Santa Maria, região a 26 quilômetros de Brasília. O crime ocorreu em 25 de fevereiro de 2012. Uma das vítimas morreu e a outra teve 20% do corpo queimados.

AUTOR: G1/DF

TRANSGÊNERO: PAIS DE MENINO DE 6 ANOS QUE SE VÊ COMO MENINA DENUNCIAM ESCOLA

Coy brinca em sua casa em Fountain, Colorado, na segunda-feira (25) (Foto: Brennan Linsley/AP)

Os pais de um menino de 6 anos de idade que se identifica como menina no Colorado, nos EUA, entraram com uma queixa na agência estadual de direitos civis depois que a escola onde a criança estuda proibiu que ela use o banheiro feminino.

Com a polêmica em torno do caso do jovem transgênero Coy Mathis, diagnosticado com desordem de identidade de gênero, sua família chegou a divulgar fotos que mostram sua aparência claramente feminina.

Segundo a família, Coy age como menina desde os 18 meses de idade. Enquanto o irmão Max só queria saber de dinossauros, Coy brincava com bonecas. Aos 4 anos, falou para sua mãe, Kathryn, que havia algo errado com seu corpo.

"Nós queremos que Coy tenha as mesmas oportunidades educacionais que tem qualquer outra criança no estado do Colorado", disse Kathryn em entrevista à ABC News. Além de Coy e Max, o casal tem outras três filhas.

Desde que entrou na Escola Eagle na cidade de Fountain, Colorado, Coy se apresentou como menina e foi tratado dessa forma por professores e colegas, inclusive usando o banheiro feminino. Em dezembro, no entanto, a administração da escola informou os pais de que Coy não poderia mais usar o banheiro das colegas, recomendando que a criança recorra ao banheiro masculino ou ao da enfermaria.
O menino Coy Mathis, de 6 anos, foi diagnosticado com desordem de identidade de gênero (Foto: Reuters/Kathryn Mathis)
Família divulgou fotos de Coy Mathis, de 6 anos (Foto: Reuters/Kathryn Mathis)
Família divulgou fotos de Coy Mathis, de 6 anos (Foto: Reuters/Kathryn Mathis)
Coy (esq.), posa para foto com seu irmão, Max (Foto: Reuters/Kathryn Mathis)

AUTOR: G1/SP

BENTO XVI JÁ NÃO É MAIS O PAPA

Membro da Guarda Suíça fecha as portas da residência papal de verão, em Castel Gandolfo, para marcar o fim do pontificado de Bento XVI, nesta quinta-feira (28) (Foto: AP)
A renúncia do Papa Bento XVI começou a valer oficialmente às 20h desta quinta-feira (28) no Vaticano, 16h de Brasília.

Começa assim o período da Sé Vacante, em que a Igreja Católica fica provisoriamente sem líder -geralmente por conta da morte de um Papa e, neste caso excepcional da renúncia.

A guarnição da Guarda Suíça que acompanhou Bento XVI à residência papal de Castel Gandolfo se retirou do local, e a bandeira papal branca e amarela foi abaixada.

A partir desse momento, a segurança de Bento XVI está garantida pela Gendarmaria Vaticana.

Os aposentos papais no Vaticano também foram trancados, e só voltarão a ser ocupados pelo próximo pontífice.

O site do Vaticano também registrou a situação de Sé Vacante.

Durante a Sé Vacante, os assuntos da igreja ficam sob a responsabilidade do Camerlengo. O atual Camerlengo é o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone.

Papa Emérito
Bento XVI deixou o Vaticano cerca de três horas antes rumo à residência, onde deve ficar cerca de dois meses.

Depois desse período, o agora Papa Emérito, que vai continuar usando o nome de Bento XVI, vai se estabelecer em um mosteiro no Monte do Vaticano, que está sendo reformado para recebê-lo.

Conclave
Agora, os cardeais se organizam para escolher o sucessor, após os oito anos de pontificado de Bento XVI, marcados por controvérsias e escândalos.

O decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano, deve convocar formalmente nesta sexta-feira, o conclave. A primeira reunião preparatória para definir a data de início deve ocorrer na próxima segunda, 4 de março, disse informalmente o cardeal de Nápoles, Crescenzio Sepe.
O Papa Bento XVI acena para os fiéis da sacada da residência de Castel Gandolfo, pouco após deixar o Vaticano nesta quinta-feira (28) (Foto: Reuters)

'Peregrino'
Ao chegar à pequena vila de Castel Gandolfo, a 30 quilômetros de Roma, Bento XVI disse aos fiéis que o esperavam que agora não é mais pontífice, "mas um simples peregrino encerrando seu caminho nesta terra".

"Obrigado por sua amizade e seu afeto. Como vocês sabem, hoje é um dia diferente dos anteriores. Eu só serei o Sumo Pontífice da Igreja Católica até as 20h. Depois disso, serei simplesmente um peregrino que está começando a fase final de seu caminho nesta terra", disse o alemão Joseph Ratzinger, de 85 anos, da sacada, antes de se recolher ao edifício.

Bento XVI tinha deixado o Vaticano, em um helicóptero da Força Aérea Italiana, às 17h07 locais (13h07 de Brasília).

Antes de embarcar, o pontífice recebeu adeus no Pátio de São Damásio de um grupo da Guarda Suíça e de seus colaboradores da Secretária de Estado. Ele estava de carro, acompanhado de seu secretário, Georg Gänswein.

Os sinos do Vaticano e de todas as basílicas de Roma soaram durante a decolagem do helicóptero, sob aplausos de cardeais, outros religiosos e fiéis.

Renúncia surpreendente
O pontífice alemão havia anunciado em 11 de fevereiro que, no dia 28, renunciaria ao cargo. O anúncio, inédito na história recente da Igreja Católica, foi considerado surpreendente.

Bento XVI argumentou que, por conta da idade avançada, não tinha mais forças para liderar a Igreja Católica, após 8 anos de um mandato que, segundo ele próprio, teve "águas agitadas", como o escândalo do VatiLeaks e as investigaçõeso de casos de pedofilia envolvendo o clero em vários países.
Cardeais
Na manhã desta quinta, Bento XVI prometeu "incondicional reverência e obediência" ao seu sucessor no Trono de Pedro, ao falar brevemente no seu encontro de despedida com os cardeais.

"Continuarei próximo a vocês em oração, especialmente nos próximos dias, em que elegem o novo Papa, ao qual hoje declaro incondicionais reverência e obediência", disse.

Bento XVI também apelou para que a Igreja Católica permaneça unida, reiterando um apelo que fez várias vezes ao longo de suas aparições públicas desde o dia 11.

O Papa destacou a proximidade, a solidariedade e os conselhos que recebeu dos cardeais em seus oito anos de governo.

"Nestes anos, vivemos com fé momentos belíssimos de luz radiante no caminho da Igreja, ao lado de momentos nos quais as nuvens se condensavam no céu. Tentamos servir a Cristo e a sua Igreja com amor profundo e total, que é a alma de nosso Ministério", disse.

Bento XVI afirmou ainda que o Colégio Cardinalício deve ser "como uma orquestra, na qual a diversidade possa levar a uma harmonia de concórdia".

"Permaneçamos unidos, queridos irmãos, nas preces e especialmente na eucaristia. Assim servimos à Igreja e a toda à humanidade. Esta é nossa alegria, que ninguém nos pode tirar", disse.

Bento XVI disse ainda que a Igreja não é uma "instituição inventada por alguém, construída sobre uma mesa, mas uma realidade viva, que vive se transformando, embora sua natureza continua sendo sempre a mesma, já que sua natureza é Cristo".

'Gratidão'
Os cardeais, representados pelo decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano, expressaram sua "gratidão" a Bento XVI por seus anos de pontificado. Sodano disse que Bento XVI foi um "exemplo".

Cerca de 144 cardeais participam do encontro, na Sala Clementina, no Vaticano, segundo Federido Lombardi, porta-voz do Vaticano.

Eles receberam Bento XVI com um aplauso de despedida. Depois, os cardeais se despediram separadamente do pontífice, beijando sua mão.

Alguns cardeais deram presentes ao Papa, segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi. Ele não detalhou quais foram os presentes.

AUTOR: G1/SP

BANDIDO É ATROPELADO APÓS FURTAR BICICLETA, EM TERESINA (PI)

Na manhã de hoje (28) um acusado de assaltar um posto de combustível nesta quarta-feira (27) foi atropelado por um ônibus após realizar um novo furto no bairro Mocambinho III, zona norte de Teresina. O rapaz estava sem documentação e foi identificado por "Mucuim", nome pelo qual é conhecido na região.

Mucuim fugia de um assalto em uma bicicleta, fruto de um roubo em frente a uma loteria na Avenida jornalista José Lustosa, quando foi surpreendido por um ônibus da empresa teresinense de placa RWD 8036. Segundo relato de populares, ele não teria visto o veículo e acabou colidindo frontalmente com o ônibus.
Assaltante colidiu frontalmente com o ônibus

Uma viatura do SAMU foi acionada para prestar atendimento. O acusado teve uma fratura na perna esquerda e no o braço direito. O choque contra o para-brisa do ônibus ocasionou um corte profundo na cabeça. Com ele foram encontras trouxas de entorpecentes.

Mucuim é conhecido na região pela prática de assalto em conjunto com o parceiro "Buiu". A dupla é acusada de assaltar um posto de gasolina ontem.

AUTOR: PORTAL O DIA

IFCE OFERTA 970 VAGAS PARA CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) oferece 970 vagas para 29 cursos técnicos gratuitos distribuídos em 10 campi da instituição. Para os cursos do campus de Fortaleza, as inscrições para participação no exame de seleção seguem até 8 de março.

Para os campi de Acaraú, Camocim, Crateús, Maracanaú, Sobral, Tauá, Tianguá, Ubajara e Quixadá, as inscrições vão de 4 a 15 de março.

Há previsão de vagas para as cotas sociais, em atendimento à Lei Federal nº 12.711/2012 (lei de cotas). Os editais serão disponibilizados nesta semana no endereço eletrônico Qseleção, no portal do IFCE. Confira abaixo a lista de cursos, com os turnos e a quantidade de vagas ofertadas.

Acaraú
Pesca: 35 vagas (manhã); Serviços de Restaurante e Bar: 35 vagas (manhã); Aquicultura: 35 vagas (noite); Construção Naval: 35 vagas (noite)

Camocim
Serviços de Restaurante e Bar: 30 vagas (manhã)

Crateús
Edificações: 30 vagas (manhã); Agropecuária: 35 vagas (manhã)

Fortaleza
Edificações: 25 (noite); Eletrotécnica: 30 (noite); Instrumento Musical: 25 (manhã); Manutenção Automotiva: 30 (noite); Mecânica Industrial: 30 (noite); Segurança do trabalho: 30 (noite); Refrigeração e Climatização: 30 (noite)

Maracanaú
Meio Ambiente: 40 vagas (noite); Informática: 30 vagas (tarde); Automação Industrial: 30 vagas (tarde)

Quixadá
Edificações: 30 vagas (tarde); Química: 30 vagas (tarde); Controle Ambiental: 30 vagas (tarde)

SobralAgroindústria: 35 vagas (noite); Eletrotécnica: 35 vagas (noite); Fruticultura: 35 vagas (tarde); Mecânica: 35 vagas (noite); Meio Ambiente: 35 vagas (noite); Panificação: 35 vagas (noite)

Tauá
Agronegócio: 35 vagas (tarde)

TianguáInformática: 30 vagas (tarde)

UbajaraAlimentos: 70 vagas (manhã ou noite)

AUTOR: JANGADEIRO

MENINA DE 15 ANOS, QUE APARECE EM VÍDEO, FAZIA SEXO COM PADRE UMA VEZ POR MÊS, HÁ 1 ANO

Menina de 15 anos deixa delegacia após depoimento (Foto: Darlei Marinho/Extra)

As investigações sobre o caso do padre Emilson Soares Corrêa, já indiciado por estupro de uma menina de sete anos, ganharam novo personagem. A menina de 15 anos que aparece em um vídeo — divulgado pelo EXTRA na última terça-feira — fazendo sexo com o religioso na casa paroquial da Igreja Nossa Senhora do Amparo foi depor ontem na delegacia. Ela confirmou, em seu depoimento, que participou do flagra armado pelo pai das duas meninas que acusam o padre de estupro e afirmou que mantinha relações sexuais mensalmente com o padre desde os 14 anos. No relato, a menina afirma que ele oferecia pequenas quantias em dinheiro a ela.

— Ela disse claramente que aquela não foi a primeira vez. O relato da menor se aproxima muito do depoimento da outra menina, de 19 anos, também seduzida com presentes — afirmou a delegada Marta Dominguez, da Deam de Niterói.

Ela, porém, deixa claro que, apesar de a menina ser menor de idade, o ato sexual não configura crime:

— Ela tinha mais de 14 anos e não houve violência ou ameaça.

Embora o depoimento da menor não tenha produzido efeitos no inquérito, a situação do padre ficou mais complicada ontem. Um novo relato da menina de 19 anos, que também aparece no vídeo, resultou em novo indiciamento do padre por estupro. A jovem relatou à delegada que o padre a convenceu a fazer sexo oral com ele quando ela tinha apenas 13 anos. O episódio teria acontecido na banheira de hidromassagem em formato de coração que o padre tinha em sua casa paroquial.

— O novo indiciamento deixa o padre em situação mais difícil. Se a denúncia for aceita pelo Ministério Público, ele pode incorrer em concurso material, pois cometeu o crime mais de uma vez — explicou a delegada.

AUTOR: Extra

FILHO DE EX-PREFEITO É PRESO EM PRÉDIO DE LUXO EM JOÃO PESSOA (PB)

Polícia Civil de Monteiro (Foto: Cariri Ligado)

A Polícia Civil da cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, prendeu nesta quarta-feira (27), em um prédio de luxo, no bairro de Jardim Luna, em João Pessoa, o jovem André Gonçalves Vidal, filho do ex-prefeito da cidade de Gurjão, no Cariri paraibano, José Carlos Vidal. Ele estava foragido da justiça.

De acordo com informações da 4ª Delegacia Regional da Polícia Civil (4ª DRPC), em Monteiro, a prisão do jovem foi possível em cumprimento de mandado de prisão expedido pela Comarca de São João do Cariri.

“André Gonçalves é acusado de vários crimes, entre eles, desacato. Ele já estava cumprindo pena na cadeia pública de São João do Cariri, mas estava no regime semiaberto e não comparecia para assinar diariamente”, disse um policial civil.

André Gonçalves foi encaminhado para a Cadeia Pública de São João do Cariri onde deverá cumprir o resto da pena. “O jovem deve cumprir os 8 meses que restam da pena em regime fechado”, disse a Polícia Civil.

AUTOR: Portal Correio

EM CRATO (CE), MÃE ACUSADA DE ORIENTAR FILHOS MENORES EM FURTO, DIZ QUE TUDO NÃO PASSOU DE BRINCADEIRA

Mãe acusada de orientar filhos para furtarem, compareceu à delegacia (Foto: Agência Miséria)

Compareceu à Delegacia Regional de Polícia Civil de Crato por volta das 15 horas desta quarta-feira uma mulher de 29 anos acusada de treinar os seus filhos menores de 5 e 6 anos de idade para furtarem. Essa suposição é oriunda das imagens do circuito interno de TV da Loja Fox Importados de Crato passando a idéia que a mesma distrai a funcionária no balcão enquanto as duas crianças retiram celulares da vitrine e colocam em uma sacola. Depois, os três se retiram do estabelecimento.

Na conversa com o Delegado Bruno Montagnoli, ela negou qualquer orientação para os filhos praticarem tal ação garantindo que não era do seu conhecimento. Atribuiu o furto ao que classificou de “traquinice” e “brincadeira” das crianças. A jovem esteve acompanhada do seu marido de 49 anos e membros do Conselho Tutelar que acompanham o caso. Em casa, ela disse ter se surpreendido quando viu as crianças com os dois aparelhos.

Após o depoimento prestado a mesma foi liberada, mas a polícia vai aprofundar averiguações sobre o comportamento dela já que algumas informações estão chegando à Delegacia. O seu marido também vai ser investigado e todo esse processo terá o apoio do Conselho Tutelar de Crato. O empresário e dono da loja, Erlon Leitão, foi comedido afirmando que não se pode julgar as crianças pelo ato, mas confessou disse ter recebido ligações de pessoas dizendo que a mãe era usuária de drogas e usava as crianças para furtar.”. 

(REVEJA AS IMAGENS)


AUTOR: MISÉRIA

CEARÁ RENOVA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM 174 MUNICÍPIOS DO CEARÁ, POR CAUSA DA SECA

Fracos, animais morrem em Crateús, no sertão (Foto: Wellington Macedo/Arquivo Pessoal)

O governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, renovou por mais 90 dias a situação de emergência de 174 municípios cearenses por causa da seca. O decreto governamental foi publicado na edição de sexta-feira (22), no Diário Oficial do Estado. Pelo decreto, além de Fortaleza, não estão em situação de emergência apenas as cidades de Aquiraz, Horizonte, Barbalha, Eusébio, Guaramiranga, Itaitinga, Juazeiro do Norte, Pacatuba e Santa Quitéria. No Ceará são 1.995.939 pessoas atingidas pela estiagem, de acordo com o Ministério da Integração Nacional.

Entre as alegações para a decisão está "o agravamento da situação de emergência (...), distribuição temporal e espacial das chuvas no território do estado do Ceará e o registro de elevadas temperaturas que vêm comprometendo o armazenamento de água, causando sérios problemas no abastecimento para o consumo humano e animal, ocasionando perdas nas pastagens e lavouras, contribuindo para intensificar as dificuldades econômicas e comprometendo o padrão de qualidade de vida da população".

Sem chuva em 2012 e, por enquanto, também em 2013, comunidades em Caridade, distante 100 quilômetros de Fortaleza, já estão há um ano e meio sendo abastecidas, exclusivamente, por carros-pipa e continuam em estado de emergência. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, 1.342 municípios estão em situação e emergência na região do semi-árido. São cerca de 10.382.575 pessoas atingidas. "Já era para estar chovendo, só a água do carro não vai resolver a situação", lamenta a agricultora Maria Terezinha da Silva.

No último ano, o Governo Federal investiu R$ 5 bilhões para o combate à seca na região do semi-árido nordestino. Parte dos recursos se destina à contratação de 4.589 carros pipa, que já atende a 747 municípios, garantindo acesso à água a mais de três milhões de pessoas. Nessa operação já foram investidos R$ 402,2 milhões. O problema agora é onde captar água para abastecer as comunidades. De janeiro de 2012 a janeiro de 2013, o governo federal contratou 4.589 carros-pipa, já foram investidos nessa operação. Também foram repassados R$ 145 milhões aos estados da região, que contrataram mais 2.297 carros-pipa. Há, portanto, um total de 6.886 carros-pipa distribuindo água em 1.061 municípios da região.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, 90 carros pipa estão abastecendo 41 municípios cearenses, com o atendimento a 148.273 pessoas de 1.287 comunidade, enquanto que o Exército está atendendo a 105 municípios cearenses com o programa de carros-pipa. Segundo coordenador da Defesa Civil, Mauro Lima, o problema enfrentado atualmente é encontrar reservatórios para captar água para abastecer as comunidades. Entre os municípios em situação mais crítica estão Canindé, Choró, Mombaça, Morada Nova, Santa Quitéria, Boa viagem, Crateús, Iguatu, Irauçuba e Madalena.

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), a chuva na região Nordeste é causada, principalmente, pela zona de convergência intertropical. Acontece que as imagens do satélite da Funceme mostram que as nuvens estão estacionadas sobre o litoral. Por isso, nas regiões em vermelho no mapa, a chuva está 50% abaixo da média. Segundo a meteorologista Cláudia Rickes, "a zona de convergência acaba oscilando e tem regiões que ela atinge com mais intensidade. No Ceará, todas as regiões se encontram abaixo da média".

Segundo a Funceme, as chances de o estado ter chuva abaixo da média em março, abril e maio são de 40%. Para a categoria em torno da normal, foi apontada uma probabilidade de 35%, e há ainda 25% de probabilidade de chover acima da normal no período.

O reflexo da falta de chuva está nos açudes. No Ceará, dos 139 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 70 estão com capacidade de armazenamento abaixo de 30% e apenas 2 estão com mais de 90% da capacidade. Juntando o volume das 12 bacias que abastecem o estado do Ceará, o volume de água armazenado no estado está em 45,5%. Os açudes mais significativos em pior situação são o de Crateús com 15% de sua capacidade e Curu com 19% da capacidade de armazenamento.

AUTOR: G1/CE

ASSALTANTES FAZEM PASSAGEIROS DE ÔNIBUS REFÉNS APÓS PERSEGUIÇÃO

Crianças e idosos foram feitos reféns em ônibus na BR-316, em Ananindeua. (Foto: Reprodução/ TV Liberal)

Dois assaltantes fizeram os passageiros de um ônibus reféns por uma hora na noite da última quarta-feira (27) na BR-316, em Ananindeua. Os bandidos estavam fugindo de uma perseguição policial.

Entre os assaltantes, um adolescente. Eles fugiram em uma moto roubada momentos antes no município de Benevides, na região metropolitana de Belém, quando foram interceptados pela Policia Militar, já em Marituba.
“O proprietário [da moto roubada] por ser mototaxista, recebeu ajuda de um outro mototaxista, que veio em perseguição. Próximo a prefeitura de Ananindeua,já com apoio de outras viaturas de Ananindeua, eles se sentiram acuados e caíram da moto, onde pegaram na parada do ônibus duas pessoas como reféns e adentraram no ônibus, fazendo os passageiros de reféns”, conta o sargento Edílson Fernandes, da Polícia Militar.

Com os assaltantes, a polícia encontrou um revolver calibre 32.

Após os bandidos serem rendidos, os passageiros foram para a Seccional de Ananindeua no ônibus em que ficaram reféns. As vítimas contaram que viveram momentos de tensão. "Tinha crianças, pessoas com idade, pessoas passando mal, desmaiando", conta Claudio Roberto, um dos passageiros.

AUTOR: G1/PA

ELTON JOHN MOSTRA HITS EM SHOW SEM SURPRESAS EM SÃO PAULO

Elton John durante show no Jockey Club, em São Paulo, nesta quarta-feira (27) (Foto: Flavio Moraes/G1)

FOTOS DE ELTON JOHN EM SP

O show de Elton John em São Paulo na noite desta quarta-feira (27) não foi especialmente memorável. Mas a apresentação, de cerca de 2 horas e 15 minutos, teve instantes inspirados. É um repertório concebido para celebrar os 40 anos do lançamento de “Rocket man”, um dos principais êxitos do músico britânico. No Brasil, há datas agendadas para Porto Alegre (5 de março), Brasília (8 de março), Belo Horizonte (9 de março) e Recife (10 março).

Em São Paulo, ele entra em cena às 20h32, apenas dois minutos além do previsto. O público do Jockey Club está estático, como em um "teatro a céu aberto", nas palavras dos promotores. Mas basta a sequência inicial de acordes da sugestiva “The bitch is back” para levantar a plateia. Levantar no sentido literal, dado que o público estava acomodado em cadeiras. E pouco importa o fato de a voz do cantor e pianista ficar neste momento um pouco sufocada pelo resto da banda.

Terminada a canção, Elton John, que veste um paletó brilhoso e camisa e óculos azuis combinando, senta sobre seu instrumento. Retribui a ovação. Já na música seguinte, parte dos fãs regressa aos assentos, também por causa de pedidos de membros da organização. É hora então de fazer reverência a seus admiradores, desejar “boa noite, São Paulo”, dizer que o Brasil “é um país incrível” e mandar beijos. Uma dinâmica que se repetirá ao longo da noite, com eventual substituição do “incrível” por “fantástico” ou adjetivo similar.
Elton John senta sobre piano durante show no Jockey Club nesta quarta-feira (27) (Foto: G1/Flávio Moraes)

Em seguida, Elton John vai mostrando sucessos como “Tiny dancer” – dedicada “a todas as garotas bonitas” –, “Candle in the wind”, “Rocket man”, “Daniel” e “Skyline pigeon”. Esta, a 19ª do show, é a que merece até ali a melhor acolhida por parte da audiência. A aprovação parece depender mais do significado ou da familiaridade com os clássicos do que propriamente da execução – de resto, correta. Nada de desleixo. Mas nada tão vigoroso.

Nas baladas, contudo, o músico mostra que os graves seguem funcionando. É o caso de “Levon”, quarta do show, quando ele justifica por que seu timbre já foi habitual em estações de rádio. Agora, sua voz já não se deixa ocultar por excessos dos parceiros da banda. “Mona Lisas and mad hatters” é um exemplo. A interpretação de Elton John dá e sobra para vencer a intromissão “bandoleira” do guitarrista.

A sequência formada por “Skyline pigeon” e “Don’t let the sun go down on me” funciona. É quando a apresentação chega a seu 20º número e – curiosamente, se levado em conta o título desta última – começa a garoar. A esta altura, há os que começam a ir embora. A opção é ruim: depois disso, virá “Crocodile rock” (com o público participativo nos “lalalás” do refrão) e “Saturday night’s alright for fighting”. Surge, enfim, um álibi para quem quiser ficar de pé de vez, com Elton John solicitando algum movimento aos fãs. A sessão “baladas” estava encerrada. Assim como o show.

Elton John sai de cena de maneira protocolar, o palco se apaga. Em breve, ele retorna: “Obrigado por ser tão gentil e generoso, Brasil”. Vem o desfecho definitivo, com a lenta “Your song” ("I hope you don't mind, I hope you don't mind..."). É o desfecho marcante de um evento, para o bem e para o mal, transcorrido sem surpresas, com setlist quase todo previsível, como os dos shows recentes. Mas ele sobrevive à custa do essencial: hits.

AUTOR: G1/SP

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS POLICIAIS DE 27 À 28, DA 2ª CIA/3º BPM E 4ª CIA/4º BPCOM NA SERRA DA IBIAPABA

ROUBO A PESSOA SEGUIDO DE LESÃO CORPORAL A BALA/TIANGUÁ

Ontem, 27/02, por volta de 15:00 hs, foram vítimas de roubo e lesão corporal à bala Ricardo Machado de Meneses, 30 anos, e Raimunda Fernanda da Silva Lima, 34 anos, todos residentes na Cidade São João das Fronteiras no Estado do Piauí. 

Os acusados foram dois indivíduos de cútis branca de aparência jovem não identificados, estavam trajando bermudas e um deles camisa de cor vermelha, estavam em uma moto da marca Kasinsk de cor preta de placa não identificada. 

A vítima Ricardo Machado estava pilotando a sua moto com sua amiga Raimunda Fernanda, vindo da sua Cidade São João das Fronteiras no Piauí com destino a Cidade de Tianguá no Ceará, quando próximo ao Motel Ele e Ela na BR-222 foram surpreendidos por dois indivíduos com as características acima citadas, que um deles estava armado de revólver, e efetuaram alguns disparos de arma de fogo, lesionando com uma perfuração a perna esquerda da vítima Raimunda Fernanda e uma lesão superficial na perna esquerda do Ricardo Machado que pilotava a sua moto. 

Os acusados depois de roubar a moto da vítima Ricardo Machado, passaram pela Empresa Catatau Aço situado também na BR-222 próximo ao motel em alusão e roubaram uma quantia em dinheiro que a funcionária não soube informar, visto que ela informou as características dos acusados, sendo as mesmas dos que roubaram a moto do Ricardo Machado. 

A vítima Raimunda Fernanda foi socorrida pelo RESGATE sob o comando do Sargento BM Oliveira para o Hospital Municipal local, onde passou por uma pequena cirurgia e passa bem. A segunda vítima Ricardo Machado na hora dos disparos conseguiu adentrar num matagal e se refugiou, que horas depois ele compareceu no Hospital não sendo necessário ser medicado, para acompanhar sua amiga Raimunda Fernanda. 

A moto roubada é uma Titan FAN de cor vermelha de placa NRD 0784-Tianguá de propriedade do Deuzimar Machado de Meneses que é irmão da vítima Ricardo Machado. As vítimas foram conduzidas a DPC de Tianguá para fazer um Boletim de Ocorrência referente ao veículo roubado. 

Compareceram no local os PMs Capitão Gerardo comandante da Ronda do Quarteirão da 4ªCIA/ 4ºBPCOM, Soldado Josuer, Soldado Gomes, na Viatura Administrativa; Soldado L.Gomes, Soldado Ramos, Soldado Hallison, na RD 2772 e FTA 01 – Cabo Marcondes, Soldado Félix, Soldado Nascimento, na CP 3412 os quais fizeram diligências no intuito de prender os acusados deste crime, não obtiveram êxito, porém as investigações e diligências serão contínuas. 

Durante as diligências foi abordado pelo Capitão Gerardo uma moto Titan 150 de cor vermelha de placa HWO 4377 – Tianguá pilotada por Cícero Tiarlisson Rodrigues de Lima, 23 anos, residente no Sítio Croatá em Tianguá. O veículo em alusão estava sem retrovisor, descarga alterada e placa amassada, sendo recolhida na 2ª CIA/3º BPM e posteriormente será enviada ao DETRAN.

ASSALTO A MÃO ARMADA A POSTO DE GASOLINA/UBAJARA

Ontem, 27/02, por volta de 21:00 hs , No POSTO MAROLIVIA NA ENTRADA DE UBAJARA, Três indivíduos em uma MOTO BROS SEM PLACA E SEM CARENAGEM, TODOS ENCAPUZADOS E DE BLUSÃO ESCURO E DOIS ARMADOS A REVÓLVERES. 

Foram até o frentista CLEYTON ARAÚJO PARENTE e anunciaram o assalto, levando a quantia de R$ 3.000,00 e em seguida tomando destino ignorado. 

Adianto-vos que logo após foi acionado a equipe do destacamento de Ubajara CP 3402 SGT AÍRTON, CB HUMBERTO, CB MAURÍCIO, juntamente com o apoio do FTA 01 E FTA MOTOS, QUE ESTÃO EM DILIGÊNCIAS PARA A CAPTURA DOS ACUSADOS.

AUTOR: TIANGUÁ AGORA COM INFORMAÇÕES DOS SDs PMs CAVALCANTE E ANDRÉ LUIZ DO COPOM DA 2ª CIA/3º BPM-TIANGUÁ

ATUALIZAÇÃO: 21 PESSOAS SÃO PRESAS EM OFENSIVA POLICIAL AO TRÁFICO DE DROGAS, NO CEARÁ

Balanças de precisão, telefones celulares, armas, munição e até máscaras carnavalescas foram apreendidos durante a operação policial em Beberibe, no litoral Leste do Estado. Catorze pessoas acabaram sendo detidas fotos: Viviane Pinheiro

Vinte e uma pessoas foram presas e uma grande quantidade de drogas, armas e munição, dinheiro, telefones celulares e artefatos do tráfico, como prensas hidráulicas e material de embalagem apreendidos, além da desarticulação de um laboratório de produção de crack.

Este foi o resultado de uma ofensiva desencadeada em todo o Estado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), através das polícias Civil e Militar e da Coordenadoria de Inteligência (Coin) no combate ao tráfico de drogas em todo o Ceará. Somente ontem, foram concluídas duas operações realizadas, simultaneamente, em dois Municípios do litoral Leste, Beberibe e Aracati.

Em Beberibe (83Km de Fortaleza), a operação foi desencadeada por policiais civis da delegacia local, da Narcóticos (Denarc), e agentes da Coin, resultando na descoberta de um laboratório de refino de cocaína e crack, na localidade de Pirangi.

Cinco adultos foram presos e dois adolescentes apreendidos. Lá, em várias casas, os policiais encontraram materiais utilizados no refino das drogas.
Delegado municipal de Polícia Civil de Beberibe, Ednaldo do Vale, apresentou, ontem, o resultado da operação realizada naquela cidade. Um laboratório para a produção de entorpecentes foi descoberto durante as diligências na zona rural

Entre o material está uma prensa hidráulica, que estava enterrada no terreiro de uma das casas existentes no sítio, que pertence a Vicente Antônio de Freitas Filho, apontado como o chefe da organização criminosa. Ele permanece foragido. O delegado Ednaldo do Vale, titular da Delegacia Municipal de Beberibe, disse que o desmantelamento da quadrilha começou com a prisão de José Jardeson Fernandes da Fonseca, 23, mais conhecido pelo apelido de "Zig", que responde a processos por receptação e porte ilegal de arma. Com ele, foram apreendidos 128 gramas de crack e o veículo Polo de placas HYO-1027. Romário Bandeira Borges, 23; e Selenias Santos de Almeida, 36, estavam na companhia de "Zig" e também receberam voz de prisão. Ednaldo do Vale manteve contato com o delegado geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, que determinou a intensificação das investigações.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, coronel PM Francisco José Bezerra enviou agentes da Coin àquela cidade.
Em Aracati, armas de grosso calibre, como uma escopeta, foram encontradas durante o cerco da Polícia em Canoa Quebrada. No fim da varredura, oito pessoas foram presas e cumpridos vários mandados de busca e apreensão FOTO: MARA RODRIGUES

Laboratório

A prisão de "Zig" chamou a atenção das autoridades policiais por se tratar de uma pessoa considerada um bandido de alta periculosidade. Ele acabou dizendo que migrou da receptação para o tráfico porque pegava os "produtos" direto do laboratório. A prensa hidráulica enterrada.

A maior parte do material foi retirada do sítio, depois que os bandidos souberam da prisão de "Zig". Os policiais ainda apreenderam duas balanças de precisão, um quilo de pasta base de cocaína, 80 gramas de crack, 180 gramas de cocaína em pó e 9 quilos de mineirita, substância usada na mistura com a cocaína.

14 detidos em Canoa Quebrada

Em Aracati (148Km de Fortaleza), a operação aconteceu em cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão na Praia de Canoa Quebrada. O cerco policial começou de madrugada sob comando do delegado Andrade Júnior, diretor da Coordenadoria de Operações Policiais (Copol), da SSPDS, com o apoio de equipes do Batalhão de Choque, 1º BPM (Russas) e delegacia de Polícia Civil de Aracati.

De acordo com o delegado Thársio Facó, o objetivo foi combater o tráfico, porte ilegal de armas, além de homicídios.

Entre as pessoas presas estão Francisca Ione da Silva, Lúcio Ferreira de Jesus, o ´Baladeira´ , Ednardo Pereira Barreto, Paulo Roberto Pereira da Silva, Caio César Ferreira Rodrigues, o ´Caio da Irene´; Antônio Ferreira de Araújo, Francisco Herbert da Silva, Marcos Lima de Castro e Andréia Félix de Sousa.

AUTOR: DN

MULHER É MORTA A MANDO DE DETENTO

Neste ano, 32 mulheres foram assassinadas no Ceará. A maioria dos crimes está relacionada a motivos passionais ou, ainda, a tráfico de drogas FOTO: ALCIDES FREIRE

Uma mulher, identificada como Rafaela Lemos Honório, foi morta, na tarde de ontem, quando saia do Cartório Cavalcante, no bairro Parangaba, por um adolescente que estava sentado na calçada à sua espera.

De acordo com informações da Polícia, Rafaela Lemos Honório é ex-companheira de um presidiário, identificado apenas como ´Tael´. A vítima estava no cartório para tirar de seu nome a responsabilidade por um automóvel que era do detento e transferi-lo para o ex-cunhado.

De dentro do IPPOO II, ´´Tael´ estaria fazendo ameaças de morte a Rafaela, que decidiu pôr um fim no relacionamento. De lá, também, ele teria encomendado e planejado a execução.

O adolescente de 16 anos que atirou foi apreendido no fim da tarde de ontem, no bairro Serrinha. Depois da morte, ele praticou um assalto e na fuga, foi perseguido pelas patrulhas RDs 1051 e 1053, que conseguiram abordá-lo. O menor estava em uma moto roubada e ainda portava a arma usada no crime.

AUTOR: DN

QUADRILHA É PRESA VENDENDO DROGAS EM GARRAFAS DE CAFÉ

A operação do Comando Tático Motorizado (Cotam), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), ocorreu na Rua Solon Pinheiro, no Centro FOTO: KID JÚNIOR

Três pessoas, que participavam de um esquema de tráfico, foram presas na Rua Solon Pinheiro, no Centro da Cidade, em um quitinete alugado. De acordo com a Polícia, nenhum dos suspeitos morava no local, que era usado apenas para guardar e embalar as drogas.

O cabo Narcélio Gondim, do Comando Tático Motorizado (Cotam), disse que a droga era levada para vender dentro de garrafas de café para não despertar suspeitas. "Há cerca de seis meses eles vêm praticando esse crime. Depois de denúncias de pessoas que desconfiaram da movimentação no entorno da casa, o Serviço Reservado do BPChoque confirmou o que estava havendo aqui", afirmou.

Antônio Marcos Rodrigues Firmino, o ´Luquinha´, 29; Karliene Rodrigues Sales, 24; e Francisco Rafael Silva, 21; foram presos na posse do material. ´Luquinha´ que herdou a alcunha de um antigo traficante que mantinha um ponto de venda de crack no local, disse ser o dono da droga.

Ele informou à Polícia que adquiriu os entorpecentes - mais de meio quilo em pequenas pedras - de um estrangeiro, que não sabe dizer quem é, na Praia de Iracema. No quitinete foi encontrado muito dinheiro em cédulas de pequeno valor e moedas. Segundo a Polícia, os principais clientes de Francisco Rafael, que era o responsável por sair para vender a droga, eram flanelinhas e, por isto o pagamento em moedas era o mais comum.

Outros casos

Agentes da Coin prenderam Francisco Carlos Pessoa Pereira, 36, com dois quilos de maconha, no bairro Bela Vista. Ele é reincidente na prática de tráfico. O material apreendido e Pereira foram levados à Delegacia de Narcóticos (Denarc).

Algum tempo depois, José Roberto Lopes de Sousa, foi detido em casa, no bairro Bom Jardim, com quatro quilos de maconha e uma pistola de calibre 6.35.

No momento em que os policiais da Coordenadoria de Inteligência (Coin) entraram em sua residência, ele reagiu à prisão atirando nos PMs.

AUTOR: DN

CASA DE ABORTO INVESTIGADA DESDE 2005 É FLAGRADA EM PLENA ATIVIDADE EM TERESINA (PI)

Neusa Maria nega realizar abortos

A negociação é direta. Rodeada de imagens religiosas, Neusa Maria Silva Santos dá seu preço: "É mil reais." A cliente pede um desconto. "Diminui R$ 100", cede a idosa, fechando em R$ 900 o valor final. É quanto custa um aborto clandestino em Teresina, capital do Piauí.

A conversa transcrita acima foi gravada por uma equipe da TV Meio Norte e levada ao ar na tarde de hoje (27). A reportagem trouxe a público uma personagem que estampou as páginas de O DIA no ano de 2007. A matéria de seis anos atrás também denunciava a prática de abortos clandestinos na cidade.

Uma jornalista da emissora de TV procurou Neusa Maria para interromper uma suposta gravidez. Toda a conversa foi filmada por uma câmera escondida. Com desenvoltura, a mulher promete um serviço seguro - feito com materiais descartáveis - e sem possibilidade de erro. Garante até mostrar o feto abortado à mãe. "Você que tira [o feto]?", questiona a suposta grávida. "Ainda mostro pra você", arremata Neusa.

Há seis anos, no dia 27 de junho de 2007, a atividade ilegal praticada por Neusa Maria Silva Santos foi estampada na manchete de O DIA. "Aborto é feito por 400 em Teresina", denunciava a matéria assinada pela repórter Katiúscia Alves. Na época, a idosa trabalhava com uma tabela de preços. O aborto de um feto de até 12 semanas custava R$ 400. Do terceiro ao quinto mês de gestação, o valor passava para R$ 500. "É rápido (...) e você tem a garantia de estar fazendo o serviço com uma profissional, não precisa ter medo", assegurou em conversa gravada.
Capa da edição de 27 de junho de 2007 denunciou clínica clandestina mantida por Neusa

A reportagem de O DIA motivou uma batida policial no local, que resultou na detenção de duas pessoas e na apreensão de equipamentos ginecológicos. Neusa, entretanto, não foi encontrada.

Tantos anos depois, a mulher continua atuando no mesmo endereço. O número 1033 é uma casa simples na Rua Manoel Domingues, centro da cidade, onde a idosa reside, negocia abortos e realiza serviços exotéricos e ligados à umbanda. "Ela lê cartas, dá passes [espirituais], recebe entidades", relata o advogado Marco Patrício Nogueira Lima, que representa Neusa. O local consta em um guia na internet como loja de "artigos religiosos".

A única diferença é que agora somente as negociações são realizadas no nº 1033. Ao fechar a negociação, a grávida é levada até outro imóvel, na Rua Teodoro Sobral, bairro Poti Velho, zona norte de Teresina. É lá, segundo Neusa Maria, que o procedimento abortivo é efetuado.

Velha conhecida

Puxando pela "memória de aço" que alega ter, a delegada Vilma Alves, titular da 1ª Delegacia da Mulher de Teresina, trata Neusa Maria como uma "velha conhecida da polícia". Ainda na década de 90 e mais recentemente, no ano de 2005, a policial diz ter indiciado a mesma mulher pelo crime de aborto. "Todo mundo sabe que ela é velha nesse ramo. É uma mulher muito protegida", revela a delegada, sem revelar os nomes dos possíveis protetores.

Consta no sistema do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) um processo em que Neusa Maria Silva Santos aparece entre os réus. A Ação Penal por crime de aborto foi proposta pelo Ministério Público Estadual e se arrasta no Judiciário desde 2005, sem nunca ter sido julgada.

O advogado Marco Patrício Nogueira Lima, que atua na defesa de Neusa Maria, diz que algumas testemunhas ainda precisam ser ouvidas. Uma audiência marcada para o dia 26 de fevereiro deste ano não aconteceu porque a juíza titular da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Teresina, Maria Zilnar Coutinho Leal, está de férias.

Insanidade

A defesa tenta amenizar a situação da acusada, alegando insanidade mental. O advogado Marcos Patrício sustenta que sua cliente está prestes a se aposentar por invalidez. Ele acredita que Neusa Maria foi utilizada como "boi de piranha". "Essa mulher mal enxerga e já tem mais de 60 anos; não acredito que ela mexa com isso. Acho que pegaram ela para ilustrar alguma matéria sobre aborto", argumenta o advogado.

A própria acusada nega realizar abortos clandestinos. Ao ser procurada por uma equipe da mesma emissora, Neusa disse que apenas tentou enganar as jornalistas. "Não faço isso, não. Eu enganei elas, eu já sabia tudim", declarou. A acusada ainda ofereceu R$ 300 para que as imagens não fossem veiculadas.

Procurada, a promotora Clotildes Carvalho, coordenadora das Promotorias Criminais de Teresina, explicou que o Ministério Público ou a Polícia Civil não podem agir diante apenas de indícios. "Se alguma vítima prestar queixa contra ela, aí é diferente", disse. A autoridade policial também pode usar as informações veiculadas na imprensa para iniciar um procedimento investigativo.

Atualmente, o Código Penal Brasileiro considera o aborto como um crime contra a vida.

AUTOR: PORTAL O DIA

'AJUDA DE CUSTO': CÂMARA ACABA COM PAGAMENTO DO 14º E 15º SALÁRIOS DE PARLAMENTARES

Pelo projeto aprovado, o benefício continuará a ser pago apenas no primeiro e no último mês dos mandatos (FOTO: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (27), por unanimidade, projeto de decreto legislativo que acaba com a chamada ajuda de custo para os parlamentares no início e no final de cada ano, conhecido como décimo quarto e décimo quinto salários dos deputados e senadores. Essa ajuda de custo é equivalente ao valor do subsídio de cada congressista.

Pelo projeto aprovado, o benefício continuará a ser pago apenas no primeiro e no último mês dos mandatos de deputados e senadores, como uma ajuda de custo destinada a compensar despesas com mudança e transporte. De autoria da senadora e hoje ministra-chefe da Casa Civil Gleisi Hoffman (PT-PR), o projeto já foi aprovado pelo Senado e, com a votação na Câmara, será promulgado pelas mesas diretoras das duas Casas.

Ao discursar no plenário, o deputado federal Newton Cardoso (PMDB-MG) disse que estava votando o projeto com medo da imprensa. Segundo ele é uma deslealdade com os deputados que precisam dessa ajuda, mesmo assim ele votou pelo fim do benefício.

AUTOR: JANGADEIRO

JOVEM DE 18 ANOS É MORTO COM 17 TIROS EM FORTALEZA (CE)

(Foto: Cristiano Pantanal)

Felipe Cruz da Silva, de 18 anos, foi morto com 17 tiros na tarde desta quarta-feira (27) enquanto trafegava em sua bicicleta na Rua Eliseu Oriá, no bairro Alagadiço Novo, em Fortaleza. O jovem era conhecido como “Avatar”.

Segundo a Polícia Militar, Felipe foi abordado por um carro de cor prata, modelo astra, de onde saíram os disparos que o mataram. O tenente Messias Mendes informou que a vítima não tinha passagem pela polícia. Familiares do jovem informaram que ele tinha acabado de sair de casa.

Polícia prende suspeito

Durante as buscas na região, policiais do Ronda do Quarteirão prenderam um suspeito na comunidade Coqueirinho, na Travessa São Miguel, em Messejana. Pedro Jéferson Almeida Dias, de 18 anos, foi encontrado dentro do carro utilizado no crime. Ele foi encaminhado para o 35º Distrito Policial, no Curió.

AUTOR: JANGADEIRO

JOVEM DE 17 ANOS É VÍTIMA DE HOMICÍDIO NO BAIRRO PLANALTO MÃO SANTA, EM PARNAÍBA

O adolescente Francisco Filho Sousa dos Santos, 17 anos, que residia na Projetada 196, casa 1488 no bairro Planalto Mão Santa em Parnaíba, foi assassinado por volta das 23:50 hs, do dia (25), na porta de sua casa por um elemento desconhecido com um tiro de arma de fogo de calibre e marca desconhecida.
Cápsula da bala encontrada pela polícia na cena do crime

O projétil atingiu a vítima nas costas e transfixou seu corpo. Segundo o pai do adolescente o Sr. Francisco, um elemento bateu na porta de sua casa perguntando se tinha droga para vender. 

Seu filho que era usuário de droga abriu a porta, sendo surpreendido com o tiro.
Marca do tiro abaixo do peito esquerdo

A vítima ainda chegou a ser socorrida pelo pai com a ajuda de um vizinho que a conduziu em um carro para o Pronto Socorro Estadual Dirceu Arcoverde, onde já chegou sem vida.

A Polícia Militar foi informada do ocorrido e está realizando diligências no bairro Planalto na tentativa de identificar e prender o assassino.
A vítima foi levada para a pedra cadavérica do Heda

AUTOR: Blog do Yuri Gomes/Fotos: Portal do Catita

OPERAÇÃO POLICIAL PRENDE 16 PESSOAS POR TRÁFICO DE DROGAS NO CEARÁ

Operação em Aracati nesta manhã apreendeu armas, munições e drogas Foto: Divulgação

Na quarta-feira (27), a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), prendeu 16 pessoas envolvidas com tráfico de drogas no Ceará.

A última prisão aconteceu a noite no bairro Bom Jardim, onde o traficante José Roberto Lopes de Souza foi capturado. Conforme a SSPDS, Roberto estava com 4,5 Kg de maconha e trocou tiros com agentes da Coordenadoria de Inteligência (Coin).

O acusado foi atingido na perna e encaminhado para o Hospital Frotinha de Parangaba.

Já a tarde, no bairro Bela Vista, uma investigação que durava 15 dias, prendeu Francisco Carlos Pessoa Pereira, 36, com 2,270 Kg de maconha. Além da droga, foi encontrado um carregador de pistola Ponto 40 com sete cartuchos intactos.

Francisco Carlos, que já respondia por tráfico de drogas, foi levado para a Delegacia de Narcóticos (Dnarc).

Pela manhã, uma quadrilha foi desarticulada em Aracati, no litoral Leste do Ceará. 14 pessoas envolvidas com tráfico de drogas foram presas e armas, munições e drogas apreendidas.

Foram apreendidas: 2 escopetas calibre 12, 1 pistola calibre 380, 2 revólveres calibre 38, 16 projéteis calibre 38, e 20 projéteis calibre 12. Os policiais também apreenderam R$ 17.760,00 em espécie, 01 motocicleta, 01 balança de precisão e aproximadamente dois quilos de crack, 02 Kg de maconha, e 100 gramas de cocaína.

Laboratório de crack é fechado em Beberibe

Na noite de terça-feira (25), um laboratório de crack foi desativado pela Polícia. A operação resultou na prisão de 5 pessoas e apreensão de 2 adolescentes na localidade de Pirangi, em Beberibe, a 83 km de Fortaleza.

Foi apreendido 1 kg de pasta base de cocaína, aproximadamente 10 kg de um pó branco utilizado para a preparação do crack, 1 espingarda, 1 prensa hidráulica, 2 balanças de precisão, 1 veículo modelo Polo, 1 motocicleta, além de apetrechos para preparação e embalagem da droga além da quantia de R$ 4.300,00 em espécie.

AUTOR: DN

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

PADRE INDICIADO POR ESTUPRO SE RELACIONAVA COM OUTRAS MENINAS DA PARÓQUIA, ACUSA JOVEM

Padre era padrinho da menina Foto: Reprodução Rafael Soares

A lista de pecados do padre Emilson Soares Corrêa parece não ter fim, segundo o relato da jovem de 19 anos que afirma ter sido vítima dele desde os 15. Em entrevista ao EXTRA, ela contou que ele também se relacionava com outras meninas da paróquia. Segundo ela, a mãe foi quem descobriu os abusos, depois de presenciar a jovem sendo agressiva com o pároco. A jovem contou, ainda, que o sacerdote falava que se confessava com outros padres depois que os dois faziam sexo.

Você sabe se ele fazia sexo com outras meninas?
Havia, sim, outras meninas. Tinha outra coroinha lá no Cubango com quem ele ficava muito. Não sei se ele abusou dela. Mas eles eram muito próximos. Ela tinha Síndrome de Down.

Quem desconfiou primeiro do seu relacionamento com o padre Emilson?
Minha mãe desconfiou e veio perguntar para mim, depois que eu e o padre Emilson fomos levá-la ao médico. Ela estava passando mal, com dor no estômago. Ele se virou para ela e falou: "Aproveita se for morrer, que eu estou com material para fazer extrema-unção". Me revoltei: "Quem deveria morrer é você, que é pecador". Ela veio falar comigo depois disso.

Como era a relação dele com a sua família?
Ele ia bastante lá em casa. Convidava minha família para ir na missa, cobrava que a gente deveria ir. O que eu ia fazer na missa? Ele rezava missa, dava hóstia para as pessoas, depois de ter feito sexo comigo.

Ele se mostrava arrependido, se confessava?
Falava que se confessava com vários padres diferentes depois de fazer sexo comigo. Quantos padres devem saber o que ele fez?

Você quer ele preso?
Eu quero justiça. Quero que ele vá preso. Ele deve ser louco, uma pessoa que usa a batina para abusar de menores. Minha irmã vai crescer marcada por isso.

AUTOR: EXTRA

12 PRESOS FOGEM DE CENTRO DE DETENÇÃO EM PATU (RN), UTILIZANDO UMA HÉLICE DE VENTILADOR

Da esquerda para a direita: Antônio Carlos do Pereira do Nascimento, Francisco Josivan da Silva Paiva, Francisco Lucenildo da Silva, Márcio Ferreira Pereira, Samuel Jácome de Oliveira, Édipo Dantas da Costa, Fransueldo Xavier da Silva, Gladstone Clem (Foto: Divulgação/Coordenação Penitenciária do RN)

Doze homens fugiram do Centro de Detenção Provisória (CDP) da cidade de Patu, distante 314 quilômetros de Natal, na madrugada desta quarta-feira (27). A informação foi confirmada pelo coordenador da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte, major Castelo Branco.

Segundo o oficial, os detentos arrombaram uma das celas da unidade utilizando uma palheta de ventilador e escaparam pulando o muro do pátio do CDP. Castelo Branco disse que havia apenas um agente penitenciário de plantão no momento da fuga. “Ele ainda percebeu a ação e atirou para cima, evitando que mais presos fugissem”, contou.

O Centro de Detenção, de acordo com o major, abrigava 42 homens antes da fuga ocorrida nesta madrugada. O prédio do CDP fica localizado dentro do perímetro que compreende a Companhia da Polícia Militar de Patu.

Castelo Branco também afirmou que normalmente dois agentes fazem a guarda no CDP, no entanto, somente um estava de plantão nesta madrugada.

A polícia ainda segue à procura dos fugitivos pela região. Após ser acionada e informada sobre a fuga, a PM iniciou a procura, mas até o momento ninguém foi preso.

AUTOR: G1/RN

POLÍCIA DE JUAZEIRO DO NORTE (CE), PODE TER EVITADO UM HOMICÍDIO NA TARDE DESTA QUARTA

O menor de iniciais R. N. N dos S., de 17 anos, foi apreendido pela polícia (Foto: Chinês/Agência Miséria)

Dois jovens em uma moto Honda Fan de cor vermelha de placa OIN-6367, inscrição de Juazeiro do Norte, foram perseguidos e trocaram tiros com a polícia por volta das 15 horas desta quarta-feira pelas ruas do bairro João Cabral. 

O encontro de uma viatura do Ronda do Quarteirão com a dupla se deu na Rua Jaime Dorcy quando partiram em alta velocidade ao ver os PMs.

Na Rua José Andrade Lavor abandonaram a moto na porta de uma casa onde funciona um bar e adentraram o imóvel que seria um suposto ponto de venda de drogas. 

A proprietária tratou de impedir o acesso da polícia fechando a porta e, além disso, colocando a sinuca como obstáculo. Os militares subiram o telhado e conseguiu apreender um deles no caso o menor de iniciais R. N. N dos S., de 17 anos, residente no João Cabral.

Ele disse que conhecia seu comparsa apenas pelo apelido de “João Bocão” o qual conseguiu escapar com uma espingarda calibre 12 pulando muros de casas vizinhas. Segundo o Cabo Rodrigues, em poder do adolescente foi encontrado um revólver calibre 38 com três cartuchos deflagrados. 

O rapaz disse que estavam procurando uma pessoa para matar, mas não soube dizer o nome já que ainda lhe seria apontada por João. Por conta das irregularidades, a moto foi recolhida ao depósito do DEMUTRAN.
Em poder do adolescente foi encontrado um revólver calibre 38 com três cartuchos deflagrados (Foto: Chinês/Agência Miséria)

Na noite da última quinta-feira o Site Miséria noticiou que uma pessoa apelidada por João Bocão teria tentado contra a vida de um adolescente de 16 anos apelidado por “Chupeta” e residente no bairro Triângulo. 

Este foi alvejado a tiros de revólver no tórax e submetido a uma cirurgia no Hospital Regional do Cariri. A vítima estava na porta de sua casa e a reportagem não conseguiu apurar se seria o mesmo que trocou tiros com a polícia esta tarde.

AUTOR: MISÉRIA

CONHEÇA OS BANDIDOS MAIS PROCURADOS DO CEARÁ

Caso você possua informações sobre alguma dessas pessoas, por favor, entre em contato conosco através do Tele-Denúncia (181).

São bandidos procurados pela polícia. Sua identidade permanecerá em absoluto sigilo. Ajude a tornar o Ceará mais seguro.

CÉSAR ALMEIDA DE ANDRADE 
ALEMÃO 


FERNANDO DE CARVALHO PEREIRA 
FERNANDINHO 


MARCOS ROGÉRIO MACHADO MORAIS 
ROGÉRIO BOCÃO 


JUSCELINO COSTA DA FONSECA 
CELINO ou JUCA 


JOSINELSON FERREIRA DA SILVEIRA 
CARIOCA ou NELSON 


JANGLEDSON DE OLIVEIRA 
NEM 


JOSÉ ROBERTO HONÓRIO SILVA 
ROBERTO OLHÃO 


ANTÔNIO FERNANDO MARTINS BARBOSA 


HUMBERTO LOPES SANTANA JÚNIOR 
JÚNIOR ALEIJADO 


MARCONDES DA SILVA ANDRADE 
CORÔA 


RENAN RODRIGUES PEREIRA 


RUBNÍLSON DA CUNHA AMADOR 


JEAN LUÍS DE LIMA 


MAKALLIKIS DE SOUSA SILVA 
BRANQUINHO 


WILLAMS FREITAS DE SOUSA 
PIVETE 


ROBSON CARLOS MUNIZ 
CARIOCA 


ANTÔNIO CARLOS DOS SANTOS 
TORNADO 


EVANDRO NUNES DO NASCIMENTO 


FRANCISCO EDVAN ROCHA ALVES 


ANDRÉ LUÍS SOARES DE OLIVEIRA 
DRAGÃO 


FRANCISCO FABIANO DA SILVA AQUINO 
FABINHO DA PAVUNA 


ANTÔNIO FÁBIO BORGES 
FÁBIO FABULOSO 


ALEXANDRE DE SOUSA RIBEIRO 
ALEX GARDENAL 


LUIZ DE CASTRO DIÓGENES MARINHO 


JOSÉ SILVIO DOS SANTOS VIEIRA 
SILVEIRA 


FRANCISCO UANDERSON DA SILVA SOUSA 
ZÉ DA BARRA 


EDSON BARBOSA ANDRADE DA SILVA 
55 


EDESIO BATISTA DAS NEVES SOBRINHO 


ANTÔNIO REGINALDO ARAUJO 


FRANCISCO MAURO JEAN DE LIMA 
MAURO 


FRANCISCO DAS CHAGAS RODRIGUES 
ZICO 


JOÃO PAULO SOARES DA SILVA 
TOTA ou TOUTA 


FRANCISCO ELNO DOS SANTOS LOPES 


RUBENS RAMALHO DE ARÁUJO 
RUBÃO 


FERNANDO LOPES BARROS 
BOMBADO 


FRANCISCO MÁRCIO TEIXEIRA PERDIGÃO 
MÁRCIO PERDIGÃO 


JULIENE JUSTINO DA SILVA 
DIM 


FRANCISCO EDIVERTO AMARO HONÓRIO 
ALEIJADO 


PAULO ISAAC CLARINDO DE QUEIROZ 


JOSÉ WALTER DE BARROS SILVA 
PARAÍBA 


RAIMUNDO GILVAN OLIVEIRA DA SILVA 
PAI VÉI 

AUTOR: TIANGUÁ AGORA COM INFORMAÇÕES DO SITE DA SSPDS-CE

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics