I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

NO CEARÁ, DELEGACIA INVESTIGA 500 INQUÉRITOS INSTAURADOS SOBRE FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS

Por mês, cerca de 50 mil perícias são realizadas antes da emissão de identidades Foto: Thiago Gadelha

Tentativas de emissão de identidades com informações falsas e o próprio uso de documentos ilegal vem chamando atenção da Polícia Civil do Ceará. Neste ano de 2019, só na Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), foram contabilizados, aproximadamente, 500 inquéritos para apurar estes tipos de crimes.

Conforme o titular da DDF, delegado Eduardo Tomé, não existe um perfil de suspeito. Entre os autuados há, inclusive, idosos que tentaram emitir documentos com dados de outras pessoas com objetivo de fraudar a Previdência Social. De janeiro deste ano até a última quarta-feira (20), 21 pessoas foram presas em flagrante, por policiais da DDF, em posse de documentos falsificados.

Parte dos flagrantes aconteceu com apoio da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas da Perícia Forense do Ceará (Pefoce). O trabalho da Pefoce, de cruzar informações contidas em um banco de dados, vem impedindo que suspeitos recebam identidades falsas.

Cadastros

Felipe Moura, supervisor do núcleo de arquivo da Coordenadoria de Identificação da Pefoce afirma que há, aproximadamente, 14 milhões de registros no sistema, cada um deles com 10 impressões digitais. 

A base de dados do arquivo contempla RGs emitidos no Ceará de 1923 até os dias atuais. Por mês, cerca de 50 mil perícias são realizadas antes da emissão de identidades.

"Temos um sistema de identificação humana. Antes de qualquer RG ser liberado ele passa por uma perícia. Temos uma área de perícia documentoscópica. Algumas falsificações são grosseiras, feitas pela internet mesmo", afirmou Felipe Moura. Eduardo Tomé acrescenta que o trabalho de impedir a emissão de um documento porque um crime foi descoberto tem poder de evitar muitos outros crimes.

Na prática

Um dos casos citado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foi o de um baiano foragido da Justiça. Em dezembro do ano passado, Ricardo Oliveira dos Santos, 28, foi preso em Fortaleza enquanto tentava tirar uma carteira de identidade no Ceará. 

Ele havia se dirigido ao Vapt Vupt do Antônio Bezerra, apenas com a certidão de nascimento, para solicitar uma primeira via do RG.
Baiano é preso quando ia tirar identidade no Ceará

O cadastro dele foi analisado por servidores da Pefoce e houve levantamento junto aos órgãos de segurança do Estado da Bahia. A análise apontou que Ricardo Oliveira dos Santos já tinha identidade e contra ele havia um mandado de prisão em aberto, desde fevereiro de 2017. Já na delegacia, o suspeito confessou o crime.

AUTOR: G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics