I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

EM SOBRAL E MARCO (CE), PF FAZ "OPERAÇÃO MARCO ZERO" E DESARTICULA QUADRILHA QUE APLICOU GOLPE CONTRA A CEF

Policiais cumpriram mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Sobral

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (15), mais uma operação de combate a fraudes e contra o sistema financeiro. O “alvo” desta vez são duas cidades da Zona Norte do estado, Sobral e Marco. 

Os agentes e delegados cumprem seis mandados de busca e apreensão expedidos pela 18ª Vara da Justiça Federal sediada em Sobral. As fraudes contra a Caixa Econômica Federal chegam a cerca de R$ 3 milhões através da concessão de empréstimos fraudulentos.

Segundo o comunicado feito à Imprensa pela Assessoria de Comunicação da PF, em Fortaleza, a ação policial desta sexta-feira foi batizada de “Operação Marco Zero” e visa “identificar e pormenorizar a conduta de integrantes de uma organizado criminosa voltada à prática de fraudes contra a Caixa”.

Nas investigações realizadas até o momento, foi possível descobrir que a quadrilha é formada por funcionários do banco, empresários, contadores e pessoas físicas que figuram como sócias ou “laranjas” de empresas de fachada, criadas exclusivamente para que seus donos obtenham empréstimos junto à Caixa.

Saques

A organização criminosa agia, inicialmente, aliciando pessoas (“laranjas”) para integrar o quadro societário das empresas de fachada”. Na sequência, o grupo se ocupava de elaborar documentos falsos para habilitar os pedidos de empréstimos na CRF. 

Posteriormente, os servidores envolvidos manipulavam o processo de concessão do crédito, ignorando normas básicas de segurança, bem como se furtando de verificar a autenticidade da documentação necessária, inclusive, inserindo falsos dados nos sistemas corporativos da Caixa.

Aprovada a concessão do empréstimo, o passo seguinte da quadrilha era sacar os valores em espécie ou transferi-los para as contas de terceiros (pessoas físicas e jurídicas, quando não, destinados a maquiar a dívida originária, viabilizando a obtenção de novos empréstimos com quantias mais elevadas.

Ainda de acordo com a PF, as medidas judiciais cumpridas nesta manhã visam colher mais indícios e provas da participação de cada um dos membros da organização criminosa, bem como, rastrear e recuperar o dano causado ao erário. 

Os investigados vão responder por crimes como: corrupção ativa, corrupção passiva, crime contra o sistema financeiro, “lavagem” de dinheiro, enriquecimento ilícito e organização criminosa.

AUTOR: FERNANDO RIBEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics