I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

NO CEARÁ, BICA DO IPU VOLTA A JORRAR ÁGUA APÓS CHUVAS DESTA SEXTA-FEIRA

Bica do Ipu volta a jorrar nesta sexta-feira (20), após chuvas na região (Foto: Fagner Freire/Arquivo Pessoal)

A Bica do Ipu, um dos símbolos da cidade do Ceará e que estava seca, voltou a jorrar nesta sexta-feira (20), após a chuva registrada no município desde o início da manhã. Chamada de 'Véu de Noiva', a Bica do Ipu é uma queda d'água de 130 metros de altura do Riacho Ipuçaba, que despenca da Serra da Ibiapaba. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o município registrou 22,5 milímetros nas últimas 24 horas.

Conforme relata a moradora da cidade e comerciante Lucileide Magalhães, essa foi a maior chuva vista em Ipu desde o início do ano. "Antes, foi só sereno. Na região já chovia, mas é a primeira que tá dando bem na cidade", conta.

A funcionária de loja Ana Rodrigues reforça o relato e acrescenta que, nesta manhã, a Ponte da Beinha, via que dá acesso ao Bairro Alto dos 14 - um dos mais populosos -, chegou a alagar. "Foi ficando mais forte com o passar do tempo, e agora, pelo menos aqui no Centro, já diminuiu mais".

Em Tupi, língua indígena, Ipu significa água que cai do alto, expressão que deu nome ao município. A Bica do Ipu é contemplada nas páginas do romancista cearense José de Alencar, que relata os banhos de Iracema, a "virgem dos lábios de mel", em suas águas.

Chuvas no Ceará
As chuvas das últimas 24 horas no Ceará atingiram pelo menos 100 municípios desta quinta-feira (19) até 7h desta sexta-feira (20). Ao longo do dia, a previsão da Funceme é de nebulosidade variável com chuvas no noroeste e centro-sul do estado. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva.

A maior chuva foi no município de Senador Sá, no litoral norte cearense, com 94 milímetros, seguido de Pires Ferreira (83 mm), Morrinhos (73 mm), Crateús (73 mm), Martinópole (63 mm), Mombaça (58 mm), Itarema (58 mm), Ipueiras (57 mm), Camocim (55 mm) e São Gonçalo do Amarante (53,2 mm).

AUTOR: G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics