I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

terça-feira, 11 de outubro de 2016

9 SÃO PRESOS POR DESVIOS DE MAIS DE 85 MIL REMÉDIOS, EM FORTALEZA (CE)

Remédios foram apreendidos com quadrilha formada por pelo menos nove pessoas (Foto: Valdir Almeida/G1)

Nove pessoas foram presas até esta terça-feira (11) suspeitas de desvio de 85 mil medicamentos em Fortaleza na "Operação Tarja Preta". De acordo com a Polícia Civil, os remédios, destinados a hospitais do Estado do Ceará, eram repassados para estabelecimentos particulares. Dos nove presos, dois eram funcionários terceirizados do Estado, responsáveis pelo desvios; outros dois eram proprietários de farmácias e um, dono de uma academia.

Entre o material apreendido estão remédios tarja preta, esteroides, anabolizantes, inibidores de apetite, além de receitas e atestados médicos falsificados. Medicamentos de alto custo usados para combater doenças como câncer e leucemia. A polícia não fez estimativa de valor, já que os produtos não poderiam ser comercializados.

Os funcionários presos atuavam na Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (Coasf), ligada à Secretaria da Saúde do Ceará. Na casa de um dos suspeitos foram encontrados mais de 20 mil comprimidos.

A delegada da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), Patrícia Bezerra, que comandou a operação, informou outros profissionais da Coasf estão envolvidos no esquema.

"Os dois eram responsáveis por receber, armazenar e distribuir os medicamentos da Coasf. Eles trabalhavam no almoxarifado e eram responsáveis por diferentes tipos de remédios, o que facilitava o desvio. Eles assumiram que desviavam há oito meses, mas acreditamos que esse esquema era realizado há mais tempo", detalhou a investigadora.

Em nota a Secretaria da Saúde do Ceará afirma que dá apoio aos policiais para apurar o caso e "reafirma o compromisso com a transparência e legalidade para garantir o atendimento e a assistência à saúde da população".

Tarja preta

A operação da Polícia Civil, denominada Tarja Preta, teve início na quinta-feira (6), quando foram presos proprietários e funcionários de uma farmácia no Bairro Quintino Cunha. Dos quatro presos na primeira ação da Tarja Preta, estava uma pessoa que já responde pelo crime de ameaça e outras três pessoas.

Na sexta-feira (7), foi preso um personal trainer, que também era proprietário de uma academia no Bairro Passaré. Ele foi preso no estacionamento de um shopping no Bairro Papicu, quando iria dar aulas em uma academia.

No total, foram apreendidos 84.930 comprimidos; 860 fracos e ampolas de remédios variados e esteroides anabolizantes; 19 canetas de insulina e carimbos. Também foram apreendidos equipamentos eletrônicos com celulares, notebooks que serão periciados. Também foram apreendidos dois veículos e R$ 1 mil em dinheiro, que pertenciam aos integrantes da quadrilha.

"Esses medicamentos eram pra ser entregues para pessoas que realmente precisavam dos remédios. Essa operação foi importante pois acreditamos que existe um grande esquema de distribuição irregular de remédios. Isso aqui foi somente a 'ponta do iceberg', comentou a delegada Patrícia Bezerra.

Os suspeitos foram autuados em flagrante por tráfico, associação ao tráfico de drogas, falsificação, corrupção, adulteração e alteração de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais. Os funcionários da Coasf também foram indiciados por peculato, que é quando o profissional utiliza da função pública para cometer o crime.

AUTOR: G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics