I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

APROVEITE!

APROVEITE!
CLIQUE NA IMAGEM E CONFIRA SUPER OFERTAS PARA VOCÊ!
SEJA MUITO BEM VINDO, E TENHA UMA ÓTIMA LEITURA!.

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

SEJA VOCÊ O PRÓXIMO GANHADOR DE TIANGUÁ (CE)

SEJA VOCÊ O PRÓXIMO GANHADOR DE TIANGUÁ (CE)
ADQUIRA JÁ SUA CARTELA, E BOA SORTE!

DESENTUPIDORA E LIMPA FOSSAS IBIAPABA, A SOLUÇÃO DE SEUS PROBLEMAS ESTÁ AQUI

DESENTUPIDORA E LIMPA FOSSAS IBIAPABA, A SOLUÇÃO DE SEUS PROBLEMAS ESTÁ AQUI
FUNCIONAMOS DOMINGOS E FERIADOS, LIGUE JÁ: (88)9-9447-9020

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

ME OUÇA DE SEGUNDA À SEXTA DE 12 ÀS 13h30 NO JORNAL REGIONAL

ME OUÇA DE SEGUNDA À SEXTA DE 12 ÀS 13h30 NO JORNAL REGIONAL
É SÓ CLICAR NA IMAGEM, E FIQUE SABENDO DE TUDO O QUE ACONTECE NA SERRA DA IBIAPABA

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

AQUI VOCÊ ENCONTRA SEMPRE AS MELHORES OFERTAS!

AQUI VOCÊ ENCONTRA SEMPRE AS MELHORES OFERTAS!
NO ARMAZÉM PARAÍBA DE TIANGUÁ!

FAÇA SUAS COMPRAS SEM SAIR DE CASA

FAÇA SUAS COMPRAS SEM SAIR DE CASA
ATENDIMENTO DELIVERY DO SUPRA SUPERMERCADO LIGUE: (88) 9-9210.0302/9-9737.3611/9-9434.7201

O SEU MELHOR PROVEDOR DE INTERNET BANDA LARGA AGORA FIBRA ÓPTICA!

O SEU MELHOR PROVEDOR DE INTERNET BANDA LARGA AGORA FIBRA ÓPTICA!
EM SOBRAL, UBAJARA E TIANGUÁ - FONES: (88) 3611-5346/99244-7730/9931-8511/3671-1144/99428-2616/99739-8777

ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA, LIGUE LOGO!

ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA, LIGUE LOGO!
RUA VEREADOR MANOEL FROTA 539 - CENTRO - TIANGUÁ/CE

FAZENDO VALER SUA IDEIA!

FAZENDO VALER SUA IDEIA!
FAÇA AQUI SUA DIVULGAÇÃO!

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

MANDANTE DE GRUPO DE EXTERMÍNIO É CONDENADO, EM FORTALEZA (CE)

O POVO fez cobertura especial sobre o grupo. Na imagem, a capa da edição de 5/9/2008

Firmino Teles de Menezes foi condenado a 14 anos de reclusão em regime fechado, acusado de ser o mandante de um grupo de extermínio. O empresário foi condenado pelo Conselho de Sentença do 4º Tribunal do Júri de Fortaleza por formação de quadrilha e homicídio duplamente qualificado — por motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa da vítima, Carlos dos Santos Marques, morto em 2005. 

A condenação, ocorrida na última segunda-feira, 8, traz à tona o caso da Máfia das Execuções denunciada pelo O POVO. Um grupo de extermínio que teria envolvimento em seis mortes foi descoberto e preso em uma operação em 2007, que movimentou mais de 150 policiais federais do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.

Segundo boletim do Tribunal de Justiça divulgado ontem, a denúncia do Ministério Público diz que Carlos foi morto por dois homens com capacetes que conduziam uma motocicleta não identificada. A vítima era proprietária da madeireira Mardepel, que fornecia matéria-prima para a madeireira São Francisco, propriedade de Firmino. O réu teria deixado de repassar dinheiro para Carlos. O problema gerou discussões entre os dois empresários. A partir das discórdias aconteceram quatro mortes de pessoas ligadas à madeireira São Francisco.

Inquérito
A delegada de Polícia Civil Alexandra Medeiros, que presidiu o inquérito, lembra que Firmino Teles possuía uma briga judicial com Miguel Luiz Neto, sócio dele na madeireira. “Foi constatado que existia um problema entre eles. E ele (Firmino) tinha conhecidos que faziam a segurança dele, com alguns policiais militares. O Teles mandou matar o Miguel Luiz Neto (em 2007). Outras pessoas que presenciavam as discussões deles também foram mortas”, detalha.

Outros crimes
Além desse caso, o grupo de extermínio é acusado da participação no fuzilamento de dois jovens que teriam matado um policial. Na ocasião, policiais do serviço reservado levavam para o hospital os dois adolescentes em uma viatura descaracterizada. Um deles estava ferido a bala no pé. Eles chegaram ao Frotinha de Messejana, foram interceptados e abordados por dez homens encapuzados, que teriam rendido os PMs e fuzilado os adolescentes.

O delegado Paulo André Cavalcante, que hoje atua na Delegacia de Pacajus, na época era lotado na delegacia que apurava crimes de trânsito e foi convocado pelo então secretário da Segurança, Roberto Monteiro, para força-tarefa feita para elucidar os crimes. “Em 2007 foram cumpridos os mandados de busca e apreensão e de prisão de envolvidos no grupo de extermínio”, comenta.

Entre os mortos identificados como vítimas do grupo de extermínio estão Júlio César Diniz (2007), Francisco Tomé Filho (2004) e Gilberto Soares Duarte (2006), além de Carlos dos Santos Marques e Miguel Luiz Neto.

Os quatro acusados no processo — Paulo César Lima de Souza (Paulão), Rogério do Carmo (Cu de Boi), Sílvio Pereira do Vale Silva (Sílvio Pé de Pato) — não tiveram os processos julgados porque recorreram contra a decisão de pronúncia. O sexto acusado, Claudenor Ribeiro Alexandre (Nonô), morreu.

Conforme o TJCE, o advogado de Firmino Teles de Menezes, Francisco Antônio Eugênio Viana, negou que o cliente seja autor do crime. Na noite de ontem, O POVO não conseguiu contato com o advogado.

Frase

O (FIRMINO) TELES MANDOU MATAR O MIGUEL (LUIZ NETO) E OUTRAS PESSOAS QUE PRESENCIAVAM AS DISCUSSÕES DELES TAMBÉM FORAM MORTAS”
Alexandra Medeiros, delegada

AUTOR: O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics