I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 31 de março de 2016

REGISTRADOS 50 MIL RAIOS EM MARÇO NO CEARÁ; SOBRAL LIDERA

Sobral foi o município com o maior número de ocorrências, com 3.419; seguido de Granja (3.323) e Santa Quitéria (1.471) (Foto: Wellington Macedo/Diário do Nordeste)

O Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Companhia Energética do Ceará (Coelce) registrou, nessa terça-feira (29) 2.867 raios no Ceará. O levantamento apontou, ainda, que durante o mês de março, já foram registrados cerca de 50 mil no Estado. 

Sobral foi o município com a maior número de ocorrências, com 3.419; seguido de Granja (3.323) e Santa Quitéria (1.471). No ano passado, foram registrados mais de 140 mil raios em todo o Estado, e Sobral também ocupou a lista dos municípios com maiores ocorrências. Naquele ano, Santa Quitéria foi o município com a maior incidência com 5.843; seguido de Sobral (4.427); e Granja (com 4.092).

Segundo David Ferran, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), não existem bases de dados por parte da Funceme que indiquem as causas de que determinadas regiões fossem mais sujeitas ou não, a essas ocorrências. O que existe é o acompanhamento diário, por meio do mesmo sistema usado pela Coelce, que pode indicar qual a intensidade da chuva (e se há a possibilidade de emissão de raios) e a incidência das descargas, além da localização. 

"O raio se dá por conta da formação das nuvens do tipo ´Cumulus Nimbus´, quando são formadas por cristais de gelo. Ao evoluir, ganham grande extensão vertical com topos de 10 a 12 Km de altitude. Essa massa pode gerar maior incidência de descargas", explica o meteorologista.

Por meio do Centro de Controle do Sistema (CCS), a Coelce monitora todas as descargas atmosféricas com o objetivo de acompanhar e orientar as equipes de manutenção sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por essas descargas. O Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas foi desenvolvido para identificar o local de queda do raio na rede elétrica, prever tempestades e minimizar o tempo de atendimento.

Segundo Eduardo Gomes de Paula, gerente de Operação da Coelce, "empresas de telecomunicação e o setor elétrico sofrem muitos danos por raios.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics