I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 6 de fevereiro de 2016

EUA DIVULGAM FOTOS DE ABUSOS CONTRA DETIDOS NO IRAQUE E AFEGANISTÃO

Fotos divulgadas preservam a identidade dos detentos. (Foto: Reuters)

Muitas das 198 fotografias selecionadas mostram lesões ou contusões pouco dramáticas, sem semelhança com as fotos da prisão iraquiana de Abu Graib divulgadas pela imprensa em 2004, que geraram um escândalo internacional e levaram à condenação de soldados americanos.

As fotos divulgadas preservam a identidade dos detentos e há pouco ou nenhum contexto que indique como eles foram feridos.
Foto sem identificação mostra um prisioneiro na prisão de Abu Ghraib. (Foto: Reuters)

A divulgação das fotografias acontece após um pedido da associação de defesa das liberdades civis Aclu feito em 2004 à Justiça reivindicando o respeito a uma lei de liberdade de informação para a divulgação de 2 mil fotos.

Após anos de recusa, o atual secretário de Defesa americano, Ashton Carter, decidiu levantar, em novembro passado, o veto a 198 destas imagens.

A Aclu criticou que as autoridades tenham divulgado poucas fotografias. "Estas imagens selecionadas podem induzir o público ao erro em relação à verdadeira dimensão dos abusos", disse Jameel Jaffer, vice-diretor de assuntos jurídicos da ONG.

"Elas ilustram apenas uma pequena parte da tortura aplicada pelo governo americano", assinalou Naureen Shah, da Anistia Internacional, em um comunicado.

Pelo menos um membro do serviço foi condenado à prisão perpétua como resultado das investigações dos fatos registrados nas fotos, informou o Pentágono, sem dar detalhes.

"Estas fotos são resultado de investigações criminais independentes de acusações de má conduta envolvendo americanos", disse um porta-voz do Departamento de Defesa. "As investigações confirmaram 14 das acusações, enquanto 42 não foram confirmadas."

Segundo a fonte, 65 efetivos receberam alguma forma de punição, desde cartas de reprimenda até a prisão perpétua.

AUTOR: FRANCE PRESSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics