I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 23 de agosto de 2015

IMIGRANTES ENTRAM NA MACEDÔNIA APÓS DIAS DE BLOQUEIO NA FRONTEIRA

Crianças migrantes acenam da janela de um trem em direção à Sérvia, na Macedônia (Foto: Boris Grdanoski / AP)

Os imigrantes bloqueados na fronteira entre Grécia e Macedônia, quase 2 mil pessoas, em sua maioria refugiados sírios, entraram neste sábado (22) na Macedônia sem que a polícia tentasse impedi-los, segundo a France Presse. Também neste sábado, uma operação no Mediterrâneo permitiu socorrer cerca de 3 mil migrantes, segundo a marinha da Itália.

Quase 2 mil pessoas, em sua maioria refugiados sírios que buscavam chegar à Europa Ocidental e que estavam bloqueadas há dias na fronteira entre Grécia e Macedônia, conseguiram fazer a travessia neste sábado.

Durante o dia, a polícia macedônia utilizou bombas de efeito moral e cassetetes para tentar deter os imigrantes que queriam ultrapassar a fronteira entre a localidade grega de Idomeni e Gevgelija, na Macedônia.
Polícia da Macedônia dica de guarda diante de imigrantes perto da passagem de fronteira com a Grécia (Foto: Alexandros Avramidis / Reuters)

Outro grupo de imigrantes que já havia conseguido entrar na Macedônia durante o dia se dirigiu a Gevgelija em busca de algum meio de transporte que os levasse à Sérvia, no norte.

Depois de permitir durante semanas a entrada maciça em seu território de migrantes procedentes da Grécia, o governo de Skopje decretou na quinta-feira estado de emergência e mobilizou forças especiais na fronteira para conter o fluxo migratório.

"Vamos seguir com os controles reforçados na fronteira, instalados depois que foi decretado o estado de emergência. No futuro só vamos permitir que um número limitado de pessoas entre no país, segundo nossas capacidades", disse neste sábado à AFP o porta-voz do ministério do Interior da Macedônia, Ivo Kotevski.

Grande operação italiana
Marinha da Itália resgatou migrantes em barcos de pesca e pequenos botes de borracha motorizados (Foto: Italian Navy via AP Photo)

Neste sábado, a Marinha e a Guarda Costeira italianas anunciaram o resgate de 3 mil pessoas, em uma vasta operação ao largo da costa líbia, após pedidos de socorro de cerca de vinte embarcações.

A operação envolve ao menos sete navios - seis italianos e um norueguês - e prosseguia na noite deste sábado para socorrer barcos e botes infláveis, segundo a France Presse.

Dois navios italianos - Cigala Fulgosi e Vega - socorreram 507 e 432 imigrantes a bordo de dois barcos prestes a naufragar. A Guarda Costeira resgatou 300 pessoas que viajavam em três botes pneumáticos.

Outros 1.003 imigrantes seguem para portos italianos a bordo de navios após seu resgate.

Segundo depoimentos obtidos pela polícia com 432 pessoas resgatadas em um barco, cada passageiro pagou cerca de € 2 mil para realizar a viagem entre Egito e Itália. A embarcação carregava o dobro da sua capacidade e muitos ficaram confinados no porão, segundo a France Presse.

Grande fluxo de migração
Imigrantes aguardam para se registrarem perante as autoridades de Mytilene, na ilha grega de Lesbos, na segunda (17) (Foto: AFP Photo/Achilleas Zavallis)

Desde o início do ano, mais de 104 mil emigrantes da África, Oriente Médio e sul da Ásia chegaram aos portos da Itália meridional após serem resgatados no Mediterrâneo.

A Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) manifestou preocupação com a situação na fronteira Macedônia-Grécia.

O ministro das Relações Exteriores da Macedônia, Nikola Poposki, assegurou ao Alto Comissário para os Refugiados, António Guterres, que a fronteira não será fechada no futuro, segundo um comunicado desta instância da ONU, no qual também convoca a UE a "apoiar os países afetados pelo fluxo de refugiados" no sudeste da Europa.

Desde 19 de junho chegaram ao país quase 42 mil migrantes, incluindo mais de 7 mil crianças, anunciou na sexta-feira o governo da Macedônia.

Espera-se que nos próximos dias milhares de refugiados e imigrantes cheguem ao ponto de controle, depois que nos últimos dias vários grupos de pessoas que chegaram pelo Mediterrâneo às ilhas gregas foram transferidos em balsas ao continente.

A maior parte também deseja atravessar a Sérvia e chegar à Hungria, membro da UE. Este país, no entanto, está construindo um muro de quatro metros de altura e 175 km de comprimento na fronteira com a Sérvia, com o objetivo de impedir a entrada dos migrantes, informou a France Presse.

AUTOR: G1/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics