I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 29 de junho de 2015

EM 24 HORAS, RECIFE TEM MAIOR CHUVA DO ANO; PAI E FILHO MORREM SOTERRADOS

Em 24 horas, das 8h do domingo (28) às 8h desta segunda (29), choveu no Recife 228 mm – o volume esperado para 16 dias do mês de junho. De acordo com a Prefeitura, foi a maior chuva do ano.

A central de atendimento da Defesa Civil do Recife registrou, até as 11h, 174 chamados, entre solicitações de lonas plásticas e de vistorias.

FOTOS: Veja imagens dos transtornos causados pela chuva no Grande Recife
Funcionários trabalham em área onde pai e filho morreram após uma barreira deslizar e atingir casa no bairro da Bomba do Hemetério, na Zona Norte do Recife (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)

A ocorrência mais grave foi a morte de pai e filho no bairro Bomba do Hemetério, devido ao deslizamento de uma barreira. Os técnicos também registraram a queda de um muro na UR-1 e um deslizamento de barreira no Vasco da Gama, ocorrências que não deixaram vítimas. Cerca de 250 agentes da Defesa Civil estão em campo.

A Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) recebeu dez notificações de queda de árvores nos bairros das Graças, Espinheiro, Ibura, Ipsep, Santo Amaro (três casos), Setúbal, Monteiro e Boa Vista.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou que nove semáforos apresentaram falhas nesta manhã. Seis já voltaram a operar normalmente e três estão passando por reparos.
Barreira deslizou em cima da casa das vítimas, localizada na Rua Antônio Porfiro Santana, na Bomba do Hemetério (Foto: Ana Regina / TV Globo)

Fotos: Chuva derruba barreiras e alaga ruas no Grande Recife

Pai e filho soterrados
O deslizamento de uma barreira no bairro Bomba do Hemetério, na Zona Norte da capital, matou pai e filho que estavam na casa onde moravam na Rua Antônio Porfírio Santana.

Jorge Pacheco da Silva, de 53 anos, e Flávio Lopes Barbosa, de 27, morreram na hora do acidente, que aconteceu por volta das 3 horas. A mulher de Jorge, de 53 anos, ficou ferida. Ela foi atendida pelos bombeiros e está bem.

Ao todo, quatro casas foram interditadas devido ao risco de novo deslizamento. Elas são conjugadas ao imóvel atingido pela barreira. Os moradores se abrigaram em casa de parentes. O secretário-executivo de Defesa Civil do Recife, Cassio Sinomar, afirmou que a chuva forte da madrugada e o acúmulo de lixo contribuíram para o deslizamento.
Piso de estacionamento de residencial cedeu e 'engoliu' dois carros (Foto: Paulo Alexandre/Acervo pessoal)

A Prefeitura informa ainda que "a barreira que caiu, tecnicamente, não comporta utilização de lona plástica por causa da inclinação e extensão da encosta. Dessa forma, é uma área de constante monitoramento da Defesa Civil".

Há dez dias, a Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) fez uma operação de limpeza na área, durante uma semana. Ao fim do trabalho, foram recolhidas 50,4 toneladas de lixo de encostas.

Cratera 'engole' carros
O piso do estacionamento de um residencial do bairro de Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife, cedeu nesta madrugada. O acidente formou uma cratera com mais de seis metros de largura, que 'engoliu' dois veículos.

Agora, os moradores temem que o resto do edifício também corra risco de desabamento. A Defesa Civil e a construtora responsável pelos prédios vão avaliar a situação. Em nota, a Moura Dubeux afirmou que o buraco foi provocado pela chuva.
Na Rua Hélio Brandão, no bairro do Ipsep, água chegava quase na altura da cintura. (Foto: Reprodução / TV Globo)

Região Metropolitana
Em Olinda, no Grande Recife, o índice pluviométrico registrado na cidade, das 17h de domingo às 7h desta segunda, foi de 110 mm. De acordo com a prefeitura, a Defesa Civil registrou 15 solicitações de colocação e reposição de lona e 7 deslizamentos de barreira – nos bairros de Águas Compridas (quatro ocorrências), Caixa d'Água (duas) e Alto da Bondade.

Dois muros caíram nos bairros de Passarinho e Bultrins; duas quedas de árvores foram registradas na PE-15 e em Águas Compridas. Nenhuma dessas ocorrência teve vítimas.

No Cabo de Santo Agostinho, a Coordenadoria de Defesa Civil registrou 40 milímetros de chuvas, entre a manhã de domingo e a de segunda. O distrito de Ponte dos Carvalhos e o bairro da Charneca concentraram a maior quantidade de chuva, mas nenhuma ocorrência foi registrada.
Imagens aéreas da cidade de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, nesta segunda (29). (Foto: Reprodução / TV Globo)

Em Camaragibe, houve três deslizamentos no Bairro dos Estados, nas ruas Jardim Teresópolis, Henrique Dias e Paranaguá. Também houve ocorrências na Rua Arlindo Lopes e no Córrego Santa Fé, em Tabatinga; e na Rua Treze de Maio, no Timbi.

Segundo a Defesa Civil da cidade, todos os acidentes foram pequenos e não deixaram feridos. O maior dano foi registrado na Rua Paranaguá, onde um muro foi atingido pela barreira

Em nota, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informou que "os alunos impossibilitados de chegar ao campus Recife devido às fortes chuvas não levarão falta nem serão prejudicados por ausência em qualquer atividade acadêmica". A Reitoria solicita aos docentes que não realizem exercícios avaliativos nesta segunda.

Serviço
Defesa Civil do Recife: 0800 081 3400
Defesa Civil de ‪Olinda: 0800 281 2112
Defesa Civil do Cabo: 0800 281 8531

AUTOR: G1/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics