I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 4 de junho de 2015

CEARÁ É O 3º COM MAIOR TAXA DE HOMICÍDIOS JUVENIS

Detalhe de presos algemados na Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) IV

O Ceará é o terceiro estado no ranking de homicídios entre a população jovem, em 2012, aponta pesquisa feita a partir de dados do Infopen (Sistema de Informações Penitenciárias) e divulgada nesta quarta-feira, 3. O estado possui taxa de 94,6, inferior à de Alagoas (138,3) e maior que a do Espírito Santo (101,7).

Em seguida, apresentam as maiores taxas os estados de Goiás (87,5), Bahia (87,4), Paraíba (87,1).em relação ao crescimento dos homicídios entre a população juvenil das unidades federais durante o período de 2002 a 2012, verifica-se que os estados do Nordeste lideraram este ranking: Rio Grande do Norte cresce 343,4% – mais que quadruplica –, ou ainda Bahia, Ceará e Maranhão, que mais que triplicam.

Os dados relativo ao período entre 2005 e 2012 são do "Mapa do Encarceramento", divulgado pelas secretarias de Juventude e de Políticas para Igualdade Racial, do governo federal, em parceria com o Pnud (Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento).

Quanto à taxa de adolescentes em medidas socioeducativas de internação, internação provisória e semiliberdade, o Ceará ficou na 2° posição. Já o Espírito Santo é 2º estado no ranking de homicídios juvenis e, segundo os dados do InfoPen, também é o 2º estado a encarcerar mais jovens no Brasil (de 18 a 29 anos).

Os estados que possuíam as maiores taxas de encarceramento de negros sobre a população em 2012 são, respectivamente, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e Acre. A aceleração da taxa de encarceramento de negros entre 2007 e 2012, no entanto, foi disparada por Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Amazonas e Ceará.
FONTE: INFOPEN
População prisional da região nordeste

Crimes
Segundo o estudo, medidas decretadas por homicídios se concentram nas regiões Norte e Nordeste, impulsionadas pelos estados de Pernambuco e Ceará. No caso das medidas decretadas por tráfico de droga, a concentração é maior nas regiões Sul e Sudeste, nesta última impulsionada pelo Rio de Janeiro.

No Brasil, a maioria dos adolescentes em medidas socioeducativas de restrição de liberdade estava em regime de internação (13.674 ou 67 a cada 100 mil habitantes adolescentes) e respondia pelo ato infracional de roubo (39%).

Escolaridade
A maioria dos presos nos estados não completou o ensino fundamental, mas 16 estados brasileiros têm o percentual de presos analfabetos acima do percentual nacional de 5%. Alagoas e Piauí possuem, respectivamente, 25% e 26% de presos analfabetos ( o percentual nacional de presos que completaram o ensino médio é de 19%).
No quesito escolaridade, a pesquisa destacou o alto percentual de ausência de informação nos estados do Ceará, da Paraíba, do Rio de Janeiro e do Distrito Federal. Na análise por região, ficou constatado que 44% dos presos analfabetos do país estão concentrados no Nordeste e 49% dos presos brasileiros com formação superior estão concentrados no Sudeste.

AUTOR: O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics