I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 25 de junho de 2015

BATALHÃO DE CHOQUE DA PM CEARENSE COMPLETA HOJE 30 ANOS DE TRABALHO EM DEFESA DA SOCIEDADE

Trinta anos de serviço pesado, no combate à criminalidade e em favor da paz no Estado do Ceará. Estamos falando do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), que, nesta terça-feira (23), completou 30 décadas de criação. Trata-se da tropa de elite da Polícia Militar do Estado do Ceará, responsável por intervir nas ocorrências policiais de maior gravidade e risco.

Ataques a bancos, sequestros, desarme de bombas, controle de motins de rua, intervenção em rebeliões e fugas em presídios, penitenciárias e delegacias e outros eventos policiais que exigem uma tropa especializada são de competência do BPChoque.

Hoje, o Batalhão conta com um efetivo aproximado de 800 homens, divididos em cinco companhias. São elas: Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Comando Tático Motorizado (Cotam), Controle de Distúrbios Civis (CDC), Ronda com Cães (Roca/Canil) e Comando Tático Rural (Cotar). 

Cada uma delas é treinada especificamente para atividades policiais de sua competência. O treinamento exaustivo do efetivo, aliado à experiência de seus oficiais instrutores e comandantes, a dedicação e abnegação de toda a tropa e a utilização de modernas ferramentas de combate à criminalidade fazem do BPChoque modelo para todo o País e tem se destacado no treinamento de profissionais de outras forças da Segurança Pública.

O BPChoque atualmente é comandado pelo major PM Alexandre Ávila, e está subordinado ao Comando de Policiamento Especializado (CPE), que tem à sua frente o coronel PM José Maria Barbosa Soares, ex-comandante por duas vezes do batalhão.

História

O Batalhão originou-se da Companhia de Policiamento de Choque do 5º BPM, a qual teve sua criação no dia 22 de outubro de 1977, por força da lei estadual nº 10.145. No dia 23 de junho de 1985 ele se instalou oficialmente, funcionando, primeiramente, na ala direita do Quartel do 5º Batalhão Policial Militar, na Praça José Bonifácio, no Centro de Fortaleza.

O Batalhão de Polícia de Choque, teve como seu primeiro comandante o major PM Roberto Silva Nogueira e subcomandante o major PM José Raimundo Figueiredo Filho, sendo o major Figueiredo o primeiro oficial a assinar o boletim interno nº 001/85 datado de 13 de junho de 1985, na ocasião o mesmo estava respondendo pelo comando do Batalhão.

O BpChoque, como força de reação do Comando-Geral da PM-CE, é uma unidade de antiguerrilha, de controle de tumulto, além de patrulhamento urbano e rural.

AUTOR: Blog do Fernando Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics