I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 2 de maio de 2015

PROTESTO CONTRA EXPO DE MILÃO TEM CONFRONTO NA ITÁLIA

Um carro queima durante protesto contra a Exposição Universal em Milão, na Itália (Foto: Luca Bruno/AP)

Violentos confrontos explodiram nesta sexta-feira (1º) em Milão entre a polícia e dezenas de pessoas que usavam máscaras contra gases durante uma manifestação contra a Exposição Universal, que foi inaugurada na cidade italiana.

Os manifestantes incendiaram vários carros e latas de lixo e jogaram pedras e outros objetos contra a polícia, que respondeu com gás lacrimogêneo.

O movimento cidadão 'No Expo' e outras organizações ativistas começaram a se reunir em um ambiente festivo para desfilar pelas ruas de Milão. Os organizadores da manifestação esperam reunir 30.000 pessoas.

A Exposição Universal de Milão abriu as portas nesta sexta-feira para seis meses de debates e eventos a respeito da agricultura e a alimentação, sob a sombra dos protestos organizados pelos críticos do evento.

Os primeiros visitantes chegaram durante a manhã para observar as dezenas de pavilhões, após meses de obras.

A inauguração, na presença do primeiro-ministro italiano Matteo Renzi e de outras autoridades internacionais, aconteceu no grande teatro ao ar livre da Expo, onde o Cirque du Soleil se apresentará durante seis meses.
Manifestantes entram em confronto com a polícia durante protesto contra a Exposição Universal em Milão, na Itália (Foto: Andreas Solaro/AFP)

Apesar da forte presença das forças de segurança, os acessos à área da Expo permaneciam problemáticos, com dificuldades para a entrada de veículos e atrasos no metrô.

Quase 140 países participam no evento, que prosseguirá até o fim de outubro com o lema oficial "Alimentar o planeta, energia para a vida".

Em meio a vários escândalos de corrupção, as obras da Expo acumularam atrasos e os operários se viram obrigados a trabalhar por vários meses em sistema de rodízio as 24 horas do dia.
Manifestantes queimam carros em protesto contra realização da Expo Milão, na Itália (Foto: AP Photo/Riccardo De Luca)

A Itália espera receber quase 20 milhões de visitantes no evento, que o governo trata como o símbolo da recuperação econômica do país, mas que provocou muitas polêmicas.

Muitos criticam a forte presença das grandes multinacionais da indústria agroalimentar entre os patrocinadores, fato considerado considerado contraditório com a mensagem humanista da Expo.

O evento tem quase 80 pavilhões, sendo 54 administrados diretamente por países, nove dedicados a produtos concretos como café ou arroz e outros que abrigam empresas ou organizações da sociedade civil.

A Itália espera faturar quase 10 bilhões de euros, quase metade para o turismo em Milão e na região da Lombardia.

Mas muitos manifestantes, reunidos no movimento 'No Expo', denunciam o gasto desnecessário de dinheiro público, as condições precárias dos trabalhadores e a exploração dos voluntários.

Os protestos começaram na quinta-feira.
Carro queima em protesto contra a Expo 2015 em Milão, nesta sexta (1º) (Foto: Luca Bruno/AP)

AUTOR: FRANCE PRESSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics