I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 14 de maio de 2015

ATAQUE CONTRA PENSÃO DEIXA 9 MORTOS EM CABUL, NO AFEGANISTÃO

Polícia afegã guarda prédio da pensão Park Palace, em Cabul. (Foto: Allauddin Khan / AP Photo)

Pelo menos nove pessoas, entre elas um cidadão americano e vários indianos, morreram no ataque de um insurgente fortemente armado contra uma pensão frequentada por estrangeiros em Cabul, no Afeganistão, informaram nesta quinta-feira (14) fontes oficiais.

O ataque, que durou várias horas, aconteceu no fim da tarde de quarta (13) na pensão Park Palace, situada no centro da capital afegã, a mesma área em que estão localizados um complexo das Nações Unidas e várias embaixadas.

"Morreram nove pessoas, incluídos estrangeiros, afegãos e um insurgente, e outras seis ficaram feridas, entre elas policiais e guardas da pensão", disse o chefe do Departamento de Emergência do Ministério do Interior, Homayoon Aini.

Apesar de Aini não ter informado a nacionalidade dos estrangeiros, uma porta-voz da embaixada americana, Monica Cummings, confirmou que um cidadão americano morreu no ataque. "Nossos pensamentos estão com as famílias das vítimas do ataque", acrescentou a porta-voz.

A embaixada da Índia em Cabul, localizada muito próxima da hospedaria atacada, também reconheceu que "infelizmente há indianos mortos" no ataque, explicou o embaixador do país no Afeganistão, Amar Sinha, através do Twitter.

A imprensa indiana informou que entre os mortos há pelo menos dois cidadãos do país.

Cerca de 52 pessoas estavam hospedadas na pensão, por isso a operação da Unidade de Resposta Rápida da polícia (CRU, sigla em inglês) se prolongou até começo da manhã para evitar um massacre maior.

"As tropas da CRU entraram nos quartos da pensão, um a um, para evitar que houvesse mais vítimas civis entre os que permaneciam no edifício", disse o chefe do Departamento de Investigação Criminal da polícia, Farid Afzali.

Talibã

Um porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, assumiu que o grupo foi o responsável pelo ataque através de um comunicado e detalhou que o insurgente carregava um fuzil AK-47, e várias granadas e explosivos.

"O ataque foi planejado minuciosamente. Durante o mesmo, hóspedes importantes de países invasores, sobretudo da América, participavam de uma importante reunião", disse Mujahid.

Minutos antes do incidente, Mujahid tinha declarado, contrariado pela decisão da Otan de prolongar sua missão no Afeganistão, que os talibãs não vão tolerar "a presença de invasores" em seu território. "Continuaremos a jihad (guerra santa). Todo estrangeiro de um país invasor, especialmente de países da Otan, é um inimigo e não vamos considerar nenhum deles como civil", escreveu o porta-voz talibã no Twitter. "Temos planos para causar duras perdas aos invasores", afirmou Mujahid.

A Otan encerrou em 2014 sua missão de combate no Afeganistão, a Isaf, que foi substituída desde janeiro pela operação Apoio Decidido, com aproximadamente 4 mil efetivos em tarefas de assistência e capacitação dos corpos de segurança afegãos.

Após a decisão de continuar no Afeganistão, tomada na Turquia, a aliança militar deverá estabelecer ainda em que consistirá sua nova missão no país.

Além disso, os Estados Unidos mantêm sua missão "antiterrorista" de combate no Afeganistão com cerca de 11 mil soldados, que devem permanecer no país até 2016, mas Washington está revisando os termos e a duração dessa operação.

AUTOR: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics