I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 5 de março de 2015

NÚMERO DE HOMICÍDIOS CAI 29,8% EM FEVEREIRO, EM FORTALEZA (CE)

Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, caíram 29,8 % no mês de fevereiro, em Fortaleza. Em todo o Estado, houve uma redução de 13,5%, com 386 homicídios registrados em 2014 contra 334 em igual período deste ano.

Os números fazem parte de balanço elaborado pelo Setor de Estatística da Secretaria de Segurança e Defesa Social (SSPDS) e divulgado ontem. Durante entrevista coletiva na sede do órgão também foram destacadas novas ações para combater os índices de criminalidade no Ceará, como a criação de um Batalhão especializado nas divisas, uma reformulação no sistema para contabilizar os crimes de roubo e furto, além de um trabalho intensivo na área Sul do Interior do Estado, onde o aumento nos homicídios foi de 38,5%.

Em Fortaleza, o número de CVLIs registrados em fevereiro do ano passado foi de 178 contra 125 em igual período deste ano. Já na Região Metropolitana, houve uma diminuição de 20% nos casos. Foram 85 mortes em 2014 contra 68 casos em fevereiro último. No Interior Norte a diminuição foi de 12,1%, sendo 58 homicídios em 2014 e 51 em 2015.

Diferente de todas as outras áreas, o Interior Sul apresentou aumento nos Crimes Violentos Letais Intencionais, contabilizando 90 homicídios em 2015 contra 65 em 2014, o que representa aumento de 38,5%.

"Esse é um número bastante razoável para o trabalho que estamos fazendo. Nós perdemos o combate em fevereiro no Interior Sul, foi um aumento de 38,5%, logo no Carnaval. Isso nos levou a tomar medidas. Eu, o comandante Geral da Polícia Militar, o delegado Geral da Polícia Civil, o comandante do Corpo de Bombeiros, reunimos todos os comandantes, delegados e chefias da área e fomos para Juazeiro do Norte, para entendermos o que de fato está ocorrendo e os motivos pelos quais o Interior Sul não respondeu às ações que estamos implementando", explicou Teixeira.

O gestor afirmou que também se reuniu com o Ministério Público (MPCE) e com juízes da cidade de Juazeiro do Norte. O secretário revelou ter recebido queixas da atuação da Polícia e está tentando corrigir alguns problemas, como a demora na liberação dos laudos periciais para a conclusão dos processos. Teixeira disse que conversou com o governador Camilo Santana, que autorizou a convocação de uma nova turma de peritos e médicos legistas para a Perícia Forense do Ceará (Pefoce).

O secretário lamentou os números registrados do mês de janeiro, com 433 mortes e um aumento de 8,5 % comparado com igual período do ano passado, mas afirma que agora espera um trimestre positivo e que trabalhará diariamente para frear a taxa dos homicídios. "A nossa ideia é atingir a meta de redução de 6%. Se chegarmos ao final do ano e conseguimos algo próximo do que conseguimos atingir em fevereiro será muito bom", explicou o titular da SSPDS.

Melhorias

A criação de um Batalhão para atuar nas divisas do Estado do Ceará com Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco foi anunciada pelo secretário de Segurança.

O projeto será implantado nos eixos rodoviários, onde há maior fluxo de veículos. Um Batalhão para patrulhar as estradas vicinais, onde transitam pessoas que procuram outros caminhos para evitar os postos rodoviários. O projeto já foi apresentado ao governador do Estado. A convocação de policiais militares e um novo concurso público para a PM deve ajudar a compor o efetivo do Batalhão.

Outra mudança será a nomeação de um delegado federal, que deve assumir a Coordenadoria de Inteligência (Coin) dentro do período de 20 dias. O secretário informou que se reuniu com os técnicos de informática para falar sobre o sistema que coleta dados da Polícia Civil. Ele disse que ainda vai levar "um tempo" para ser implantado em todas as delegacias do Estado e que, por esta razão, não será possível divulgar, ainda, os registros de furtos e roubos.

Porém, o gestor citou que a Polícia Civil está implantando um sistema com totens, um projeto que se assemelha a um espécie de guichê de check-in de Aeroporto, mas para que a população faça o registro da ocorrência de uma forma mais rápida de como é feita hoje em dia.

Sobre as medidas para melhorar a situação do Interior, a ampliação do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e do Ronda do Quarteirão também foram citadas pelo secretário, além da reativação do projeto do Pró-Cidadania para combater a criminalidade. A Coordenadoria Integrada de Operações Áreas (Ciopaer) também deverá ser estendida para o Interior, com bases em Juazeiro do Norte e em Sobral.

Boatos

Teixeira negou boatos em relação à Pasta da Segurança e parabenizou o esforço dos oficiais e praças da PM, assim como os homens da Polícia Civil que se "desdobram" para conseguir a reduzir a criminalidade. Um dos rumores foi o de ele teria a intenção de deixar o cargo. O gestor disse que todas as mudanças na SSPDS foram ordenadas por ele. "Nunca houve tentativa de entregar cargo, mesmo porque não sou de fugir na primeira dificuldade que encontro", afirmou.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics