I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

terça-feira, 10 de março de 2015

COMEÇAM FESTEJOS EM LOUVOR A SÃO JOSÉ EM TODO O CEARÁ

Quermesses e ritos religisos marcam as celebrações do Padroeiro do Ceará. FOTOS: HONÓRIO BARBOSA
O pai adotivo de Jesus é um santo popular e de forte devoção entre os sertanejos. A programação nas igrejas católicas possui uma diversidade de liturgias

Começam hoje os festejos em louvor a São José, padroeiro do Ceará e de 19 paróquias, além de centenas de capelas nas vilas rurais dos municípios do Interior. O pai adotivo de Jesus é um santo popular e de forte devoção entre os sertanejos. A programação nas igrejas inclui celebração de novenas, missas, caminhadas, quermesse e procissão.

Depois de três anos seguidos de seca, o cearense católico está de olho no céu e com o coração voltado em preces para que as chuvas que vem banhando o sertão permaneçam e até sejam intensificadas. Reza a tradição popular que se chover no dia 19, dedicado a São José, é sinal de que haverá bom inverno (chuva). Essa data é tida como limite, quando as precipitações demoram a chegar. Não é o caso deste ano, pois desde a segunda quinzena de fevereiro passado que boas chuvas têm ocorrido em várias regiões do Estado.

O Ceará tem uma dependência crônica por água e chuva. Os anos de seca, sofrimento, morte de gente e de gado ilustram as páginas de centenas de livros de ficção e de relatos históricos. O mês de março, nesse contexto, traz uma esperança mística, a celebração do padroeiro do Ceará, São José.

Tradição

A ocorrência de chuva no próximo dia 19 é uma tradição observada e mantida pelos antigos agricultores. Trata-se de um mito, observam os meteorologistas. Não há correlação científica, mas apenas coincidência com a passagem do equinócio (quando o sol passa do Hemisfério Sul para o Norte e incide com maior intensidade sobre as regiões localizadas próximas à linha do Equador, assinalando mudança de estação climática - no Hemisfério Sul o início do outono).

Para este ano, a Funceme prevê que a probabilidade maior é a ocorrência de pluviometria abaixo da média. O levantamento mais recente, divulgado no dia 20 de fevereiro, aponta um índice de 50% de chance das chuvas ficarem abaixo da média. De ocorrência dentro da média, são 35%, e acima da média, apenas 15%. Em janeiro passado, o percentual de chuvas abaixo da média chegou a ser maior, em torno dos 60%.

Equinócio

O transcurso da festa do padroeiro do Ceará ocorre, portanto, um dia antes da passagem do equinócio e no segundo mês da quadra invernosa (fevereiro a maio). De acordo com o meteorologista da Funceme, Leandro Valente, a ocorrência de chuva pode sofrer influência do equinócio.

"Pode mudar as condições de tempo e provocar precipitações", observou. "Cientificamente, a ocorrência de chuva no Dia de São José não tem relação com bom inverno, pois já houve ano em que não choveu nessa data e houve uma boa quadra invernosa, como o contrário também já se verificou".

Alheio às explicações científicas, os agricultores devotos de São José participam das celebrações religosas. Os festejos se estendem até o próximo dia 19, quando será feriado no Ceará. "Sem dúvida, esses últimos anos de seca fazem com que o sertanejo renove pedidos de um bom inverno", afirma o padre Afonso Queiroga, da diocese de Iguatu, cujo padroeiro também é São José. O sacerdote observa que a expressão de religiosidade popular é rica e se renova a cada ano.

São José é padroeiro da Arquidiocese de Fortaleza, da Catedral Metropolitana, dos bairros Edson Queiroz, Lagoa Redonda, Vila Peri, Papicu, das cidades de Maracanaú e Aquiraz, que celebra São José de Ribamar, e em Cascavel, no Alto Luminoso. É também padroeiro da Diocese de Iguatu (desde 1999) e de dezenas de paróquias no Interior, dente elas, Potengi, Missão Velha, Catarina, do Seminário do Crato, do distrito de Ponta da Serra e em Juazeiro do Norte, na paróquia de São José de Limoeiro do Norte.

A abertura dos festejos segue um rito comum à maioria das paróquias com desfile da imagem do santo e hasteamento da bandeira. São José é padroeiro da Diocese de Iguatu desde 1999, quando foi implantada a paróquia da Sé Catedral e construído o templo dedicado ao santo. Em Iguatu, o XV novenário começa com carreata com a condução da imagem do santo em um carro do Corpo de Bombeiros e em seguida a celebração da primeira novena. Neste ano, o novenário tem como tema central: 'Com São José, vivamos a luz da palavra de Deus'. A cada noite, há quermesse, venda de comidas típicas e música ao vivo ao lado da Catedral.

A festa religiosa é dirigida pelo padre Antonio Leandro de Oliveira, pároco da Catedral. "O povo de Iguatu é religioso, participativo e atende ao chamado da igreja", disse. "A participação dos devotos tem crescido muito nos últimos anos". O religioso destacou o papel de São José, obediente a Deus, na formação da família cristã. O santo é o patriarca da Igreja Católica.

"O novenário é momento de retiro espiritual, de preparação e de aproximação da palavra de Deus por meio dos santos", observou o padre Antonio Leandro de Oliveira. Sacerdotes da diocese de Iguatu se revezam na pregação a cada noite de novena. O novenário é celebrado em um momento especial para os cristãos, que é a Quaresma, período de oração, fraternidade, caridade e jejum.

Na comunidade de Baú, zona rural de Iguatu, as novenas são celebradas por todo o mês de março e no dia 19 haverá tradicional missa às 10 horas da manhã. A festa na localidade começou há 117 anos e é uma das mais antigas e tradicionais do Ceará. "Aqui é um exemplo de devoção e de que São José é um dos santos mais festejados do Ceará", observou a aposentada, Zenauda Alves de Oliveira, líder da comunidade.

Mais informações
Cúria Diocesana de Iguatu
Rua João XXIII, s/n
Fone: (88) 3581. 0731

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics