I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 14 de março de 2015

4 ÔNIBUS SÃO INCENDIADOS EM 8 HORAS, EM FORTALEZA (CE)

O primeiro ataque foi contra o ônibus que fazia a linha Jardim Fluminense, na tarde de ontem, no bairro de mesmo nome. O motorista foi abordado por dois homens, um deles armado com um revólver FOTO: BRUNO GOMES
O suspeito é acusado de homicídio, roubo, tráfico, receptação, furtos, porte ilegal de arma e outros crimes

Quatro ônibus foram incendiados durante uma série de ataques a coletivos iniciados na tarde de ontem. Em Fortaleza, os atos de vandalismo foram praticados nos bairros Jardim Fluminense, Aracapé e Vicente Pinzón. Um coletivo também foi incinerado no bairro Conjunto Jatobá, em Maracanaú, na Região Metropolitana. Outro ataque foi frustrado no Planalto Pici, na Capital. De acordo com a Polícia, as ações foram praticadas pelo mesmo bando e seriam em protesto contra as condições carcerárias e intensificadas após a prisão do suposto líder.

Com os quatro ataques de ontem, sobe para sete o número de ônibus incinerados neste ano. Seis deles foram registrados em Fortaleza. Os incêndios em séries tiveram início por volta das 13h45. O primeiro coletivo queimado foi o veículo que fazia a linha Jardim Fluminense (346).

Conforme informou o motorista do ônibus, Rafael Luís, ele estava conduzindo o ônibus no cruzamento das ruas Guilhermina de Lima e Euclides Paulino Barroso, no bairro Jardim Fluminense, quando foi abordado por dois homens, um deles armado com um revólver.

Pichação

Segundo o relato do motorista, ele suspeitou que a ação fosse um assalto, mas os homens não pediram dinheiro e nenhum outro objeto. "Os dois vieram a pé e um deles bateu no vidro com um revólver e pediu que eu e o cobrador descêssemos", disse. Ainda de acordo com o motorista, antes de colocarem fogo no veículo, um dos acusados pichou a lateral do ônibus com uma mensagem. No entanto, temendo a ação da dupla, motorista e cobrador correram e não viram o texto deixada no veículo.

Cerca de duas horas depois, outro sinistro aconteceu. Desta vez, o alvo foi a Linha Aracapé/Parangaba (375). O ato foi praticado na Rua Miguel Aragão com Rua C, no bairro Aracapé. De acordo com o motorista que condizia o veículo, não havia passageiros no momento em que o ônibus foi incendiado. Neste segundo caso, os vândalos deixaram uma faixa escrita "o crime" e fugiram em seguida.

O terceiro ataque registrado na tarde de ontem foi na entrada no bairro Conjunto Timbó, em Maracanaú. O ônibus fazia a linha Conjunto Timbó/Maracanaú, pela Empresa Via Metro. De acordo com o capitão Lima, do Corpo de Bombeiros, motorista e cobrador foram ordenados a sair do ônibus e, em seguida, os dois homens atearam fogo no veículo. Segundo o capitão, devido ao trabalho rápido dos bombeiros, o coletivo foi apenas parcialmente queimado.

O quarto e último ônibus incendiado, já à noite, fazia a linha Parangaba-Mucuripe. Ele foi destruído na Rua da Feira, no bairro Vicente Pinzón. Segundo o Cel. Francisco Souto, chefe do Comando do Policiamento da Capital, o coletivo estava parado no fim da linha. Não havia ninguém dentro do ônibus. A Polícia já havia identificado alguns suspeitos, mas não informou os nomes para não atrapalhar as investigações. Os ônibus próximos a algumas favelas estavam sendo escoltados.

Fuga

Além dos quatro incêndios, o bando planejava atacar mais um coletivo, mas a ação foi frustrada. Populares perceberam um grupo de pessoas com um galão de combustível, na Avenida Perimetral, no bairro Planalto Pici, e acionaram a Polícia. Quando os policiais se aproximaram do local, os suspeitos fugiram.

Antes desses casos, o último ataque aconteceu na última terça-feira (10), no bairro Siqueira. Antes, no mês de fevereiro, houve incêndios a ônibus nos bairros Parque São João, bairro Bom Jardim e Henrique Jorge. Conforme a Polícia, o motivo está ligado a protestos contra o sistema carcerário e represália contra a prisão de um suspeito.

Por medidas protetivas, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro-CE) e a categoria optaram pelo recolhimento temporário dos carros e a paralisação das atividades das respectivas linhas. A categoria informou, por meio de nota, que espera uma ação da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Efufor) e que, caso a situação não seja contornada, vai entrar em estado de greve geral.

Suspeito das ações é preso com armas

O homem apontado com o responsável pelos ataques a ônibus de ontem foi preso e apresentando pela Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A informação é do titular da Pasta, Delci Teixeira. Com o suspeito, foram apreendidos um fuzil AK-47, pistolas, arma longa calibre 12 e munições intactas.

A arma e o suspeito, identificado como Francinei Nobre da Silva, 42, foram encaminhados à Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). O secretário ressaltou também que as investigações ainda não terminaram e que a operação está em andamento, no intuito de prender o restante do grupo.

O homem, que foi preso na Granja Lisboa, possui antecedentes criminais por homicídio, dez crimes de roubo, tráfico de drogas, receptação, dois portes ilegais de arma de fogo, furtos, formação de quadrilha e associação para o tráfico.

Fique por dentro

Atos similares aconteceram no ano passado

Na madrugada entre os dias 17 e 18 de fevereiro de 2014, criminosos também realizaram atos de vandalismo em coletivos. Na ocasião, dois ônibus foram incendiados e outros dois depredados nos bairros Jardim América, Conjunto Ceará e Siqueira.

Além disso, foram disparados tiros contra a fachada da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania (Sejus), na Praia de Iracema. A motivação, na época, seria a vingança pela morte do traficante de drogas e homicida Henrique de Sousa Monteiro e do assaltante José Uedson de Sousa Vieira. O primeiro foi encontrado com marcas de espancamento na Unidade Penitenciária Agente Luciano Andrade, enquanto o outro foi baleado pela Polícia.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics