I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

sábado, 14 de fevereiro de 2015

FORTALEZA (CE), TERÁ 3 MIL POLICIAIS MILITARES DURANTE O CARNAVAL

A orla da Capital também terá policiamento reforçado por homens do BPTur e Ronda do Quarteirão para garantir a tranquilidade de quem ficar em Fortaleza e decidir ir à praia durante o período do Carnaval FOTO: HELENE SANTOS

O Comando de Policiamento da Capital (CPC) pretende trabalhar com um efetivo em torno de três mil policiais militares distribuídos em todo o território de Fortaleza e concentrados nos pontos onde a Prefeitura Municipal realiza eventos festivos. Para garantir o policiamento, o CPC retirou os profissionais que trabalham em setores administrativos da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) e deslocou todos para o trabalho nas ruas com o objetivo de suprir o deslocamento de policiais que foram trabalhar no Interior.

De acordo com o comandante do CPC, coronel PM Francisco Souto, são eventos variados como Praia de Iracema, Largo da Mocinha, Mercado dos Pinhões e Passeio Público, além do tradicional desfile na Avenida Domingos Olímpio. Em todos esses locais citados, a Polícia deve manter reforço contínuo.

Mas fora do ritmo de Carnaval, o Comando da Capital criou uma espécie de reforço itinerante que consiste em 15 policiais militares em uma van, sob o comando de um subtenente ou oficial. "Temos uma estatística diária. Hoje (ontem) a estatística apontou os bairros do Álvaro Weyne, Floresta e Padre Andrade. Então os policiais vão ocupar os bairros no horários de 18h à 0h. O policiamento é a pé, mas patrulhas em viaturas darão suporte. É como se estivessem acompanhando a migração da criminalidade. Nós verificamos o cenário das ocorrências passo a passo", explicou F. Souto.

O oficial salientou que algumas prefeituras desistiram de realizar eventos carnavalescos em virtude da seca, então ele acredita que em torno de 15 a 30% das pessoas, que iriam viajar, decidiram ficar em Fortaleza. "Evidentemente vai haver um aumento na quantidade de brincantes e a gente já espera que tenha um aumento das ocorrências relacionadas com o período festivo em Fortaleza. Por isso, a providência de tirar o efetivo da burocracia", afirmou.

Em 2014, o número de homicídios que ocorreu no período do Carnaval, que foi do dia 1º ao dia 5 de março, foi de 71. Em relação a 2013, houve um aumento de 16%, segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O comandante do CPC disse que vai trabalhar para diminuir o índice na Capital. "Estou no CPC há duas semanas e já reduzimos de 30 a 40% os CVLI's (Crimes Violentos Letais Intencionais). Estamos em primeiro lugar de todos os territórios em redução dos casos em comparação com a Região Metropolitana, Interior Sul e Norte. Mas isso é hoje. Amanhã pode mudar tudo. Estamos acompanhando a migração do cenário com o POG (Policiamento Ostensivo Geral e Ronda do Quarteirão", explica.

Pontos Turísticos

O Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) foi outro grupo operacional que ganhou cara nova. O major PM Océlio Alves, que foi o comandante da 3ª Companhia do 5º BPM (Pirambu), foi deslocado para se tornar o responsável pelas áreas turísticas, incluindo um dos cenários com maior visibilidade no Ceará, a orla marítima. Neste período de Carnaval, o oficial informou que vai trabalhar com mais de mil policiais, incluindo o POG e Ronda do Quarteirão. "Nossa atenção é na orla marítima, hoteis e pousadas. Na área que há intensidade de turistas", ressaltou o comandante do BPTur.

As principais preocupações do oficial são a Praia do Náutico, Praia do Futuro e Praia de Iracema, que registram altos números de roubos. O major Alves informou que são cerca de quatro autos de flagrante por dia e os principais casos ocorrem aos domingos, quando muitas pessoas "visitam a praia para se divertir, mas também para roubar", lamenta. Ele explica que outro fator que chama atenção é o número de adolescentes com automóveis roubados.

Somente nesta semana, a Polícia registrou seis ocorrências desse tipo. Na tarde de ontem um grupo de cinco adolescentes e uma mulher cercaram banhistas na Praia do Futuro e roubaram joias e pertences, porém o BPTur abordou o bando e realizou a apreensão dos menores e a prisão de uma mulher adulta. Uma arma foi apreendida com o grupo. Todos foram encaminhados à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e a adulta foi levada ao 2º DP (Aldeota).

"Por meio do setor de estatística da Secretaria de Segurança observamos os horários e colocamos um policiamento no momento específico. É um policiamento que condiz com a realidade, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Estamos fiscalizando e agindo de forma preventiva nos locais de grande quantidade de pessoas e isso está gerando um grande número de procedimentos policiais e a presença de menores é marcante. Hoje (ontem) foram apreendidos 5 e ontem (anteontem) 3. Domingo passado foram cinco flagrantes na Praia do Náuticos. Agimos em parceria com a Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) ", finalizou.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics