I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

domingo, 8 de fevereiro de 2015

FALTA DE FORÇA POLÍTICA CEARENSE EM BRASÍLIA, FAZ PROJETOS NÃO ACONTECEREM

Estão muito lentas as obras da transposição de águas do Rio São Francisco em território cearense como se não fosse o projeto imprescindível, pelo menos em mais este ano de escassez de chuvas, aumentando a calamidade FOTO: ELIZANGELA SANTOS

Os discursos fáceis da última semana foram focados na comunicação da Petrobras sobre a inviabilidade econômica da sonhada Refinaria Premium II e, nas mesmices sobre as consequências da seca no Ceará. O falatório, por estar mais no campo da demagogia, em absolutamente nada vai alterar a realidade, pesarosa, é verdade, da perda de um equipamento que, se de fato construído, em muito contribuiria para alavancar o desenvolvimento deste Estado, como o fez em outras unidades da Federação, onde ele já existe há décadas.

O mesmo poder-se-á dizer quanto às questões relacionadas à não construção dos instrumentos, conhecidos e eficazes em outras plagas, de garantia de convivência decente dos seres humanos e os rebanhos com a quase constante escassez de chuvas na região nordestina. Falou-se muito de miséria em vários pontos do Ceará em 2013. Em 2014 mais ainda e, por certo, como vêm demonstrando os detentores de mandatos eletivos, neste ano, o tema será abordado mais ainda. E tudo continua como dantes até que o ciclo da má quadro invernosa seja rompido por um bom inverno. A chuva é como o remédio que suspende a dor e faz o paciente pensar que está bom, e deixa imediatamente de reclamar por providências capazes de evitar novas dores.

Enérgica

O deputado estadual Walter Cavalcante (PMDB), na última quinta-feira, em meio aos discursos dos colegas clamando por ajuda para as vítimas da seca, apelou para a não exploração política da situação de calamidade que faz vítimas milhões de cearenses, uma prova de que até mesmo entre eles muitos dos discursos piegas, são cansativos, inconsistentes, infrutíferos e feitos para garantir espaços na mídia e pretensões eleitoreiras, consequentemente individualistas.

Por falta de ação coletiva dos cearenses, é possível até se ver concluir a obra de transposição de águas do Rio São Francisco, quando o Velho Chico já não mais tiver o líquido para verter de tão demorada estar sendo a construção, assim como longa foi a distância entre o projeto original, do século passado, para o hoje em execução. Os políticos governistas não têm coragem de conclamar a oposição para, juntos, comandarem uma reação enérgica, de repercussão política nacional, contra o descaso do Governo Federal, e até omissões do estadual, e a oposição, por sua vez, prefere deixar continuar como está para ter garantido o tema do discurso, e quem sabe, os votos na eleição futura.

As obras da transposição de águas de há muito deveriam estar concluídas. A prova do desinteresse da União, e até certo ponto da subserviência das nossas representações, deixou os serviços como se de menor importância fosse a conclusão do projeto que, realmente, não atende a todas as necessidades de água do Ceará, mas, com certeza, tranquilizaria uma boa parte de sua gente.

Refinaria

A Premium II não saiu por falta de força política, embora, reconheçamos, foi a interferência política que levou a Petrobras à situação deprimente em que se encontra. A busca de resultados econômicos são incompatíveis com os eleitorais. O fato de o Governo brasileiro ser o seu maior acionista não lhe autorizava a fazer as peripécias, hoje publicamente conhecidas, inclusive com promessas de instalações de refinarias servindo de moeda de troca por votos para garantir eleição de presidentes, governadores, senadores e deputados, facilitando a corrupção e deixando a empresa desmilinguida.

Hoje, depois de encontrar-se com a realidade, a classe política cearense, antes de protestar contra a decisão de encerrar o projeto da Premium II, poderia fazer uma mea culpa e reconhecer que faltou força política, no momento em que construir refinaria era, antes de ser um projeto econômico, uma retribuição ao apoio a lideranças locais. Está aí a Abreu e Lima em Pernambuco, toda bichada, mas em pé. Muito antes foi a Bahia, e o Maranhão só ficou em situação parecida com a do Ceará pelo fato de Sarney ter tratado do empreendimento quando o ocaso político quebrantava as suas forças.

Os nossos representantes se contentam com muito pouco quando se trata de participação federal em investimentos necessários à infraestrutura do Estado. Também, por isso, perdemos a refinaria. Agora não adianta mais derramar lágrimas. Voltar a sonhar com esse equipamento só para a década de 2030, se até lá a Petrobras conseguir se recuperar do assalto que a nocauteou e, retome os investimentos em construções de novos postos de refino.

Eunício governador

O senador Eunício Oliveira (PMDB) já se articula, não para disputar a Prefeitura de Fortaleza, como admite alguns dos seus correligionários e, inclusive aliados que estiveram com ele na última disputa pelo Governo do Estado. Ele garante que seu projeto é governar o Ceará e sobre 2018, inclusive, já conversou com as principais lideranças nacionais do seu partido.

Articula Eunício para ser presidente do Senado, nos dois últimos anos do seu mandato, quando, com a visibilidade e a força do cargo, formatará a sua aliança e inibirá a atuação do Planalto, se adversa for a posição do seu ocupante e o candidato a presidente por ele patrocinado.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics