I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

CHUVAS SÃO REGISTRADAS EM 117 CIDADES DO CEARÁ

As ruas alagadas atrapalharam não apenas os moradores da cidade, mas motoristas que trafegaram pelo local FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES

As chuvas registradas durante a madrugada e a manhã de ontem pegaram muitos moradores de surpresa em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. Na cidade de Pacatuba, que recebeu o maior volume pluviométrico do dia, a precipitação de 146mm alagou ruas e invadiu casas, gerando vários transtornos à população. Até um parque ecológico registrou prejuízos devido ao transbordamento de um rio, que inundou parte da sede do equipamento.

No Ceará, o município com a maior chuva registrada em 2015 foi Farias Brito, na Região do Cariri, que contabilizou um total de 182mm no dia 4 de fevereiro. Em Pacatuba, as precipitações de ontem foram as mais intensas dos últimos cinco anos. Desde a madrugada de quarta-feira, choveu em 117 municípios no Estado, de acordo com os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Centro

A atendente de supermercado Irani Oliveira Pinto, moradora do Centro da cidade, precisou faltar ao emprego para tentar colocar a lama para fora de casa, num trabalho que levou toda a manhã. "Passou uma correnteza dentro de casa. Nunca a água tinha entrado, em 24 anos que moro aqui", relata a moradora. Como a chuva continuou, a medida encontrada por Irani para evitar que a água voltasse a invadir o imóvel foi colocar sacos de areia na porta da rua.

No parque ecológico Apoena, também localizado no Centro do município, a inundação causou a perda de diversos equipamentos elétricos, como geladeiras, congeladores, computadores e bombas hidráulicas.

De acordo com Francisco Pereira, coordenador de manutenção do parque, foi preciso fazer buracos no muro do estabelecimento para que a água acumulada, que chegava a 40 centímetros de altura, pudesse escoar. "Estava com medo do muro cair, então, fiz os buracos para aliviar o peso da água que estava sobre ele", explicou.

Segundo o coordenador da Defesa Civil do Município de Pacatuba, Antônio Nogueira, várias comunidades ficaram alagadas. Em algumas, a própria população abriu valas para facilitar o escoamento da água. Além do Centro, também foram atingidas comunidades que moram no entorno do Estádio Betão; na área próxima ao posto da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), às margens da CE-060; e no Conjunto Jereissati.

Providências

"O principal perigo neste momento é o de transmissão de doenças. Depois, o risco de desabamento de estruturas. Estamos examinando as casas nessas áreas para tomar providências caso precise fazer a retirada de pessoas pra locais mais seguros. Mas o escoamento tem sido bom, pois assim que a chuva cessa, o nível da água baixa rápido", explicou Antônio Nogueira.

Até ontem, a maior precipitação registrada neste ano em Pacatuba ocorreu no dia 3 de janeiro, quando choveu 33.2 mm. No ano passado, a maior chuva do município foi de 75 mm, segundo informações da Funceme.

Em outras cidades da Região Metropolitana de Fortaleza também houve chuvas intensas, com destaque para Itaitinga, onde choveu 142mm.

Na cidade de Maranguape, onde ocorreram precipitações de até 125 mm em algumas localidades, o centro comercial da cidade registrou diversos pontos de alagamentos.

Também ultrapassaram os 100 milímetros de chuvas as ocorrências em Guaiúba (119 mm) e Horizonte (116 mm), conforme dados apresentados pela Funceme.

A previsão meteorológica do órgão para os dias de hoje e amanhã é de que o Estado se mantenha sob influência de áreas de instabilidade atmosférica, com possibilidade de chuvas em todas as regiões do Ceará.
AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics