I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

CHUVA PROVOCA ALAGAMENTOS E DESLIZAMENTOS, EM PETRÓPOLIS (RJ)

Rua General Rondon, no Quitandinha, ficou inundada em poucos minutos de chuva (Foto: Luciana Tesch/Arquivo pessoal)

Após o temporal que atingiu Petrópolis, na Região Serrana do Rio, no fim de semana, gerando transtornos no Centro e no distrito de Pedro do Rio, a cidade amanheceu com tempo nublado nesta segunda-feira (9). O nível do rio Quitandinha, que na tarde deste domingo (8) transbordou e formou uma correnteza, arrastando carros, já baixou e o comércio do Centro da cidade, não foi atingido.

O índice pluviomêtro foi de 60.8 milímetros nas últimas 24 horas. De acordo com o sistema de alerta de cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que informa sobre a possibilidade de chuvas intensas e inundações, todos os rios estão em estado de atenção.

Na tarde deste domingo, como medida preventiva, às 17h28 , a Defesa Civil acionou 11 sirenes com o alerta para risco de deslizamentos generalizados nos bairros Quitandinha (Amazonas, Ceará, Duques, Espírito Santo e Rio de Janeiro), Independência (Rua Ó e Taquara), Siméria, Dr. Thouzet e Vila Felipe (Campinho e Chácara Flora). Às 20h30, as sirenes foram desligadas.

Por volta das 8h desta segunda-feira, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis informou que as chuvas fortes da tarde deste domingo não geraram ocorrências graves no município. Segundo a secretaria, não houve vítimas ou feridos. 

Nenhuma casa foi atingida.
Veículos foram arrastados pela correnteza, após enchente na rua Cel. Veiga (Foto: Roge Oliveira / Reprodução vídeo)

Ocorrências registradas
Houve um deslizamento de terra no bairro Independência, interditando a Rua José Chaves, na esquina com a Rua Ó. Nenhuma casa foi atingida. A Defesa Civil acionou o Plano de Contingência de Petrópolis e mobilizou a Comdep para a limpeza da via. A Companhia está no local retirando a terra.

Também no domingo, o Rio Quitandinha, na altura da Rua Coronel Veiga, transbordou durante uma hora e meia. A Guarda Civil sinalizou os acessos à rua, orientando os motoristas a buscarem vias alternativas. Agentes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros percorreram a via preventivamente, para auxiliar quem pudesse estar na rua. Carros foram removidos das áreas inundadas por meio de cordas. 

A Defesa Civil mobilizou a concessionária Águas do Imperador, que irá ceder um caminhão pipa para a limpeza da via.
Lama atingiu trecho de cerca de 500 m da Estrada União e Indústria (Foto: Fernanda Soares/ G1)

Em Pedro do Rio, na Estrada União Indústria, após o escorregamento de lama na noite de sábado (7), água e terra entraram em cerca de 80 casas. A prefeitura informou que continuará o trabalho de limpeza nesta segunda-feira. A Comdep seguirá realizando a limpeza da via. A companhia está no local desde a noite de sábado, com cinco máquinas, 12 caminhões, três caminhões pipa e 73 funcionários para a limpeza da via. A limpeza do local deverá ser concluída em dois dias. 

A secretaria de Estado de Obras, a pedido do prefeito Rubens Bomtempo, se comprometeu a enviar máquinas e caminhões para auxiliar nos trabalhos. A CPTrans, também segundo informou o município, estará sinalizando a via e auxiliando os motoristas. No domingo, técnicos da Defesa Civil vistoriaram as casas e constataram que, por enquanto, não há necessidade de interdição e a Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) distribuiu kits de limpeza e de higiene e cadastrou os moradores. Nesta segunda, agentes da Defesa Civil voltarão ao local.

Já a secretaria de Proteção e Defesa Civil está orientando a população a ligar para o número 199 e solicitar uma vistoria no caso de qualquer sinal de instabilidade no terreno ou na construção. A Defesa Civil segue operando em estágio de atenção.

AUTOR: G1/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics