I

LEITORES DO TIANGUÁ AGORA!

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO!.

CUIDEM-SE!

CUIDEM-SE!
COM A AJUDA DE DEUS, VAMOS VENCER ESSA PANDEMIA!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

RESGATE TIANGUÁ

RESGATE TIANGUÁ
NOVO NÚMERO!

TIANGUÁ AGORA - ÚLTIMAS NOTÍCIAS!!!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!

MERCEARIA MAIA, O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR!
RUA 103 N° 43 BAIRRO NOVO MONDUBIM

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ

JC ESTÚDIO TUDO EM MÍDIAS PARA VOCÊ
APROVEITE E PEÇA O SEU ORÇAMENTO JÁ!

CURTA O TIANGUÁ AGORA NO FACEBOOK!

CURTA A MAIS NOVA PÁGINA DESTE BLOG, NO FACEBOOK!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

CATÓLICOS DO CEARÁ SÃO CHAMADOS À CONVERSÃO

Em todas as paróquias do Estado do Ceará foi celebrada a Missa das Cinzas, celebração que consiste em fazer a imposição de cinzas, em forma de cruz, na testa dos fiéis FOTO: HONÓRIO BARBOSA

Começou ontem, quarta-feira, para os católicos, a Quaresma, período de conversão, penitência, reflexão e preparação para a Semana Santa e a Páscoa. Em todas as paróquias foi celebrada a Missa das Cinzas, que consiste em fazer a imposição de cinzas, em forma de cruz, na testa dos fiéis. O ato é sinal de penitência, segundo a tradição católica. Na ocasião, foi lançada a Campanha da Fraternidade, que neste ano traz como tema "Fraternidade: Igreja e Sociedade" e como lema "Eu vim para servir". Depois de quatro dias de Carnaval, os fiéis são chamados a participar de um tempo de práticas da caridade, oração e jejum.

A imposição de cinzas, em forma de cruz, na testa dos fiéis, ou mesmo sobre a cabeça, é sinal de penitência, segundo a tradição católica. Jovens e idosos participaram do ato religioso, numa demonstração de continuidade do rito litúrgico e da tradição. A maioria, entretanto, é de adultos. A celebração é realizada no fim de tarde e à noite em algumas paróquias do Ceará.

Após impor a cinza, o celebrante expressa: "Convertei-vos e crede no Evangelho". O padre Afonso Queiroga, vigário geral da Diocese de Iguatu, celebrou a missa da Quarta-Feira de Cinzas às 6 horas da manhã, na igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Prado, nesta cidade, e lembrou que a Quaresma é um período propício à conversão, reflexão e caridade. "É um tempo de retiro espiritual, de preparação e crescimento na fé", destacou. "Os cristãos são chamados a sair de uma vida superficial, do pecado".

De um modo geral, a Igreja Católica propõe uma mudança radical: que a Quaresma não seja simplesmente mais uma na vida de cada cristão, mas que traga transformações, segundo as lições de Jesus Cristo. "A conversão exige mudanças", frisou Queiroga. "Precisamos deixar o pecado de lado e partirmos para uma vida nova".

Os cristãos são convocados neste período a ter atitudes concretas e a igreja ressalta três: a prática da esmola, da oração e do jejum. "Ainda há pessoas que vivem na miséria e passam fome, vivenciam um jejum diário", disse o padre Carlos Roberto Costa, que também presidiu a celebração das Cinzas às 6 horas de ontem. "Precisamos ter uma atitude concreta em face do irmão necessitado".

O período da Quaresma, 40 dias, se estende até o Domingo de Ramos, quando começa a Semana Santa, de preparação para a Páscoa.

Os católicos são convocados, nesse tempo, a fazerem uma verdadeira mudança, seguindo as orientações do Evangelho. "Somos convidados à conversão, mudando a maneira de ver, pensar e agir", disse o padre Anastácio Oliveira. "Esse é o chamamento que a Igreja Católica faz nesse tempo litúrgico".

O comerciário José Lima disse que participa da cerimônia religiosa das cinzas há mais de 15 anos, seguindo uma tradição da família. "É um gesto de fé e de reconhecimento de que somos mortais e frágeis", disse. A aposentada Marluce Costa disse que a imposição das cinzas é um ato de pedir perdão pelos pecados. "É um gesto de humildade e reconhecimento das nossas falhas", disse. Para a maioria dos católicos, é uma forma de penitência.

No período da Quaresma, a Igreja Católica lança anualmente a Campanha da Fraternidade. Neste ano a temática está voltada para a presença da Igreja no mundo. No fim de janeiro passado, padres e representantes das paróquias da Diocese de Iguatu promoveram dois dias de estudos sobre a campanha. "A Igreja deve ser sempre servidora e isso está baseado no Concílio Vaticano Segundo", lembrou o padre Queiroga.

AUTOR: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPORTANTE

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos.

O TIANGUÁ AGORA descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

TIANGUÁ AGORA NO TWITTER!

Real Time Analytics